A Teoria de Tudo

Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Sun Rise 31/08/2016

A teoria de tudo
Esta é a história de seus 25 anos de casamento com Stephen Hawking, que é sem dúvida o mais famoso físico desde Newton de Jane Hawking. história improvável e inspiradora de Stephen Hawking é bem conhecido - como ele fez avanços científicos significativos e alcançou grande fama e celebridade, apesar de ser vítima de uma doença debilitante e neurológica progressiva (doença de Lou Gehrig) que eventualmente levou quase todos sua incapacidade de fazer qualquer coisa para si,apenas pensar. Ele pode ser o único cientista vivo cujo nome é conhecido por milhões de pessoas, e alcançou um status de celebridade geralmente reservada para estrelas do rock e atletas talentosos.O livro de Stephen Hawking Uma Breve História do Tempo,um fato surpreendente e verdadeiramente incrível considerando a natureza misteriosa do seu objecto e o fato de que ele não é suavizado físico,mas é realmente muito difícil de ler e ainda mais difícil de entender . Tem sido dito que nunca na história tem um livro foi comprado por tantas pessoas que não lêem. Isso é provavelmente um testamento para a marca duradoura Stephen fez sobre as pessoas pela força de sua determinação e espírito inquebrável em face de grandes adversidades.Também conhecido e alvo de muita fofoca e especulação, é a história de como Stephen divorciada Jane após 25 anos de casamento para viver e então se casar com um de suas enfermeiras. O livro de Jane Hawking é prudente e honesto. Aqueles que procuram detalhes picantes vai se decepcionar. Mas aqueles que procuram um exame criterioso do que faz os casamentos e relacionamentos bem sucedidos (e falha) será muito bem recompensada.Jane Hawking escreve que a sua história "seria bastante comum, bastante comum na vida da maioria das pessoas, se não fosse por dois fatores: a doença do neurológica e gênio." Em outras palavras, mas pelo fato de que ela era casada com uma figura emblemática que era tanto um intelecto imponente e uma pessoa devastadoramente desativado. Ambos estes factores colocou tensões incomuns sobre o casamento. Enquanto Jane descreve essas dificuldades incomuns, isso também é uma história comum, lidar com muitos dos problemas lugar comum e alegrias que as pessoas encontram quando tentam forjar uma vida juntos.Alguns destes problemas e alegrias, como a partilha de interesses e crenças conflitantes, características irritantes e cativantes do cônjuge, são mais provável encontrado em praticamente todos os relacionamentos. Outros também são comuns, se não generalizada. Por exemplo, as tensões causadas quando um parceiro sobrepõe o outro na realização e atenção. Somado a isso foi a natureza exigente da doença de Stephen, que consumiu muito tempo e energias de Jane para muitos dos anos de seu casamento, e a dificuldade de tentar criar três filhos ao mesmo tempo cuidar de um marido deficientes. A luta de Jane para encontrar a sua própria carreira e se sentir como algo mais do que um apêndice a um cônjuge famosa espelha a luta que muitos casais lidar com - como ser uma unidade ou equipe, enquanto continuam sendo indivíduos. Em lugares, às vezes francamente triste, no fundo é inspirador, pois é a história de uma pessoa não de vontade indomável e espírito elevado que sobreviveu a grandes dificuldades.

Gi 25/06/2016

Sensacional! Apesar das partes em que falava muito de física e eu ficava sem entender muita coisa, foi incrível ver a história do Stephen Hawking sendo relatada por sua mulher na época, Jane. Ela consegue mostrar o quanto sempre se esforçou por ele e todas as dificuldades que teve que enfrentar.

Mago_Literario 04/05/2016

O Amor pode mover montanhas? Até onde você iria por Amor? Quais os sacrifícios você faria por Amor? Será que realmente existe Na Saúde e na doença? Essas são as questões chamam atenção de cada pessoa, e para mim é isso que aborda esse livro que ire descrever, A Teoria de Tudo da autora Jane Hawking.

Sinopse: A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.
Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado.
Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida.

Nunca tinha lido uma biografia, e minha estreia foi com esse livro, e o que eu achei? FANTÁSTICO, nunca pensei que fosse gostar tanto de uma biografia, e esse livro me mostrou que posso ir mais e mais no mundo das biografias, e se tem uma coisa que aprendi, foi admirar a Jane, que lutou muito durante seus 25 anos de casamento pela sua família, sempre de cabeça erguida, sempre no limite, sem descanso, e venceu cada barreira que poderiam colocar em sua frente, a cada capitulo, você conhece um pouco dessa doença que atingiu Stephen Hawking, tudo bem, que a doença é abordada bem pouco, até como a autora mesmo diz, ele(Stephen), não gostava de falar sobre. Mas nós vemos a força de vontade tanto do Stephen em sobreviver, e quebrar tabus impostas pelos médicos, e da Jane, em viver para cuidar da casa família e Marido.

Uma coisa que não gostei muito, não sei se só aconteceu comigo, mas, eu durante a leitura me perdia muito na linha do tempo que a autora colocava, pois ela começava a contar sobre um ano, exemplo, 1979, daqui a pouco ela começava a falar de outro ano, ex: 1965, e do nada voltava para 1979, sem mais nem menos, isso eu achei meio confuso, e varias, e varias vezes tive que reler o texto para tentar entender em qual linha do tempo eu estava.

Eu gostei muito do livro, historia de vida muito fantástica, força de vontade de ver a família feliz é uma coisa boa de se ver, e até o final, para quem não conhece a historia do Stephen, terá uma surpresa. Lembram das perguntas do inicio?! Elas serão respondidas nas leitura, posso garantir. Recomendo a leitura, para quem nunca leu uma biografia e quiser começar, eu recomendo começar por esse livro, quem já leu biografias, leia esse também, e quem já leu esse livro, releia.

site: http://starslendo.blogspot.com.br/2016/01/a-teoria-de-tudo.html

Helen 20/04/2016

A Teoria de Tudo
O livro é mais extenso do que imaginei primeiramente (li em uma versão digital).
Parece mais um diário de Jane (esposa do Stephen) do que um livro sobre a vida do cientista, como pensei a princípio. Muitas passagens são dispensáveis, a meu ver.
Fiquei com muito dó dela ao longo do livro, ela tinha um fardo tão pesado para carregar, sofria pressão de todos os lados e seu marido nada fazia para tentar amenizar seus problemas, pelo contrário, parecia querer se vingar de Jane.
Sei que os acontecimentos ocorreram em outra época, época que mulher não tinha voz, que o divórcio era uma coisa escandalosa mas não concordo com as decisões amorosas de Jane. Ela sempre foi independente, espirituosa e a frente de seu tempo e se deixou apagar por uma mente brilhante.
Admiro a inteligência de Stephen, não nego sua contribuição para a humanidade, tampouco sua luta pessoal pela sobrevivência mas em alguns momentos me senti enojada com suas atitudes, por se considerar superior.
Não sabia da história de vida desse casal e o final me surpreendeu pois acreditava que seria um final feliz. Até foi um final feliz (principalmente sobre como ele foi tratado por Elaine Maison hahaha) mas não como eu imaginava.

Nanda 08/04/2016

Meu primeiro contato com A Teoria de Tudo foi por conta do filme. Eu conhecia superficialmente a história de Stephen Hawking e a teoria dos buracos negros. Como adorei o filme, resolvi solicitar o livro. Geralmente eu considero a história escrita melhor que adaptada, mas nem sempre isso acontece e foi este o caso.

O livro passeia pelas memórias de Jane, muito antes de Stephen entrar em sua vida. Tudo é bem romantizado e bem estruturado, porém a emoção passada pelo filme não me atingiu com a leitura. Achei tudo muito descritivo, algumas partes beirando o excesso, o que fez com que a narrativa se tornasse cansativa.

Uma coisa que não me deixou dúvidas foi como Jane é uma mulher forte. Outra pessoa poderia muito bem abandonar o barco quando tudo se tornasse difícil. Ela já entrou no relacionamento sabendo que não seria fácil, mas mesmo não desistiu dele. É muito bonito ver o quanto ela se importa com Stephen e o quanto o amou.

Aliás, amor é a palavra chave da história. Isso fica claro em vários trechos, quando tudo se complicar ainda mais. Jane nunca deixou de acreditar no amor que sentia por Stephen, mesmo nos momentos mais infelizes. Suas palavras transmitem o quanto ela o considera incrível (e convenhamos, ele é mesmo).

As memórias de Jane são muito bem escritas, mesmo que não tenha me tocado tanto quanto o filme. Algo interessante em relação aos dois é como ela acrescenta fatos que no filme não ficam bem explicados. Como Stephen começou a trabalhar em sua teoria e em como isso influenciou no relacionamento deles.

A Teoria de Tudo é uma história incrível e inspiradora. Jane Hawking nos mostra que a força do amor é capaz de superar tudo e clarear os dias mais escuros. Sua força e sua inteligência me emocionaram e fizeram com que eu quisesse saber mais da história de ambos. É um livro para ser apreciado por todos.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/03/resenha-teoria-de-tudo-jane-hawking.html

rodolfo_ml 03/04/2016

Um livro massante pra quem gosta de alguma coisa menos detalhada
O livro em si tem uma narrativa com poucos diálogos, em todo momento você percebe que a autora meio que super valoriza a dificuldades que teve no relacionamento que teve com Stephen Hawking e faz com que ela seja uma especie de vitima que teve que larga todas as suas ambições para virar dona de casa. Exagero de detalhes com que faz com a leitura seja massante em longos momentos. Não gostei do livro, mas não é de todo mal.

Luana 24/06/2015

Invencível buraco negro
Engraçado como nem sei explicar com cheguei a este livro. Foi puro acaso, de início hesitei, afinal não costumo ler "romances" (pois era isso que pensei ao ver a capa).
Ah! como eu estava enganada!
Posso dizer que aprendi muitas coisas; aprendi como um relacionamento pode ser complicado, como é difícil ter que lutar a cada dia sem deixar de lado interesses de outras pessoas. Jane é uma tremenda guerreira, após conhecer sua história, posso dizer que virei sua fã.
O gostoso deste livro é tudo ser nos mínimos detalhes, em vários momentos me emocionei, a proximidade é incrível.
E valeu cada página, e agora consigo entender o rumo que esta história real tomou (pois andei lendo noticias maldosas a respeito da vida de Stephen e Jane).
E o amor, ele venceu este "buraco negro" chamado perspectiva de vida e eu, estou maravilhada.

Márcio 02/03/2016

A teoria de Tudo
O livro é rico em fatos interessantes porém, a escritora perde muito tempo em detalhes desnecessários tornando o livro cansativo.

Fernanda 02/07/2015

Todos aqui já devem ter tido algum contato com esse livro, ou com o filme que foi inspirado nele (que resultou no Oscar de melhor ator para o adorável Eddie Redmayne). Amei a adaptação e estava MUITO ansiosa para ter acesso ao livro. Obviamente que já esperava que o conteúdo do livro fosse mais rico, mas não imaginava o quanto! Jane Hawking, que foi a esposa do famosíssimo físico Stephen Hawking, tem um talento maravilhoso para narrativa e a história explica muito o porquê.

“A Teoria de Tudo” é basicamente um relato sobre a vida de Jane e Stephen Hawking. A narrativa nos expõe a perspectiva de Jane sobre o cotidiano nada normal do casal, desde que eles se conheceram até muitos anos depois de casados. Stephen Hawking foi diagnosticado com uma doença degenerativa conhecida como ELA (esclerose lateral amiotrófica) e isso alterou completamente a rotina deles. Jane sabia da condição de Stephen antes mesmo do casamento, em 1965, e aceitou o desafio de viver com ele até onde a vida os levasse.

“Então estávamos tão confiantes em nós mesmos, e tão ansiosos para o nosso futuro começar, que não permitimos que esses problemas mundanos nos incomodassem por muito tempo... Também sabíamos muito bem que, em nosso idealismo, estávamos, de modo deliberado, desafiando o senso comum e tudo o que era cauteloso, convencional e normal...”

Jane foi uma jovem muito independente; Intercâmbios e várias viagens quando universitária fazem parte do seu currículo. Formada em literatura, estudando mais especificamente a poesia medieval espanhola, Jane é encantadora e extremamente inteligente. Sem falar na paciência de Jó; se conviver com um gênio não deve ser fácil, imaginem o que é viver no meio de uma comunidade acadêmica que estava revolucionando o modo como o mundo via o universo.

No começo, Jane era vista apenas como esposa simplória de um físico, mas tempo e oportunidade mostraram que ela tinha muito mais a oferecer. Pela minha interpretação do texto, Jane foi de fundamental importância para Stephen Hawking ser quem ele é hoje. Jane o ajudou e esteve com ele em momentos tão diversos e difíceis que, me colocando no lugar dela, não sei como eu reagiria ao que ela passou. Não foram apenas pedras no caminho, obviamente, mas Jane cuidou de Stephen, e dos filhos que vieram depois, por muitos anos sozinha! Ela expõe as limitações físicas (sua, por ser mulher e de Stephen, por ser deficiente) de forma realista e leva o leitor a compreender muitas coisas acerca de acesso.

O casal Hawking, mesmo com todas as limitações, fez diversas viagens e morou em vários lugares, tudo em prol do sucesso acadêmico do físico. No decorrer dos anos, Stephen ganhou muitos prêmios e Jane teve um papel fundamental em seu sucesso. Com uma linguagem acessível, Jane Hawking dá alguns exemplos das pesquisas de Stephen e também nos delicia com algumas de suas produções literárias. Nada de forma maçante ou sonolenta, mas de modo interessante e atraente. O supracitado talento para a narrativa tem um quê de uma veia muito profissional. E não apenas! Jane também relata diversas situações vividas pelo casal que leva o leitor a compreender mais sobre o real significado de companheirismo. São muitas histórias interessantes, preocupantes, engraçadas, tristes... e Jane sempre tira algum tipo de ideia que oferece ao leitor assuntos para pensar a respeito. Creio que as aleatoriedades das histórias não foram nadas aleatórias.

A adaptação cinematográfica foi extremamente adorável, mas o livro tem muito mais a oferecer ao leitor em conteúdo informativo. A narrativa é em 1ª pessoa e repleta de contexto histórico dos anos 60 para cá. É uma narrativa inteligente e corrida e acho que estou apaixonada por Jane!

A Editora Única fez um ótimo trabalho com a edição nacional. O livro tem uma ótima diagramação, mas tenho ressalvas com capas inspiradas em filmes. Já devia estar acostumada, eu sei, mas a vida é assim. Uma curiosidade interessante: “A Teoria de Tudo” está nessa semana na lista dos mais vendidos de Não Ficção da Veja e atentem que o livro já foi lançado há alguns meses no Brasil.

A vida do casal Hawking me divertiu e emocionou. Não tenho a pretensão de dizer a vocês que o relato de Jane pode mudar vidas, mas garanto que pode inspirar de forma maravilhosa se o leitor estiver aberto para acompanhar essa história.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2015/05/eu-li-teoria-de-tudo-jane-hawking_8.html

PS Amo Leitura 14/02/2016

Razoável
"Nesse livro Jane relata todos os acontecimentos de sua vida com Stephen, até mesmo quando eles estão se conhecendo - que foi quando ele foi diagnosticado com esclerosa lateral amiotrófica aos 21 anos. No começo Stephen achou que Jane fosse desistir deles após descobrir sobre sua doença, mas foi ao contrário: ela passou a amá-lo mais ainda e compartilhar todos os momentos de sua vida com ele.

A trajetória deles narra o casamento de 25 longos anos e três filhos. Jane sempre fez de tudo para acompanhar Stephen em suas descobertas cientificas. Vivia para ele e para as crianças. Contava com ajuda de amigos e familiares para sobreviver as dificuldades impostas pela vida.

Quando você está lendo, em certos momentos, você fica indignada como alguém, mesmo depois de tanto esforço, pode ser vista como uma má pessoa por querer ter uma identidade própria; querer seguir um caminho diferente e ter uma vida além de seu marido. Jane, mesmo esforçando-se muito, viveu quase toda sua vida para ele, muitas vezes abrindo mão de seus sonhos. Quando você fecha o livro, você percebe o quanto Jane foi guerreira em estar sempre ao lado de Stephen. Quanto ela batalhou para superar os obstáculos. E, acima de tudo, o quanto ela o amava. Mesmo tendo que ser uma pessoa diferente do que ela sonhava, ela o amava acima de tudo.

É uma história linda de superação, em dedicar-se mais para quem você ama do que para você mesma. Mas ainda assim, achei a história cansativa pelo fato de detalhar coisas desnecessárias, como, por exemplo, sobre como surgiu "tal" acontecimento no universo ou como os físicos eram descritos. Coisas que, ao meu ver, tornou o livro massacrante.

Mas se você gosta de biografia e quer saber como Jane foi capaz de sobreviver aos altos e baixos da vida, leia."

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/02/resenha-teoria-de-tudo.html

sabris 29/01/2016

"Ensina-nos, Senhor, a servir-te como mereces:
A dar sem contar o preço,
A lutar sem contar as feridas" (...)
O livro A Teoria de Tudo publicado aqui no Brasil pela Única Editora, é um drama romântico biográfico do Reino Unido, onde conhecemos a brilhante história de Jane Hawking - autora do livro - e Stephen Hawking, um dos maiores cientistas da
nossa atualidade e também autor da obra Uma Breve História do Tempo com mais de 25 milhões de exemplares vendidos. Narrado por Jane, ela nos conta como foi conhecer a estranha família Hawking que incitava seus filhos ao hábito de levar material de leitura para o jantar; se apaixonar por um dos maiores gênios, no qual, com 21 anos foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica, mais conhecida como ELA,- uma doença degenerativa do sistema nervoso, acarretando paralisia motora progressiva; as dificuldades que um deficiente especial enfrenta; a maternidade; o sucesso cada vez maior de Stephen no mundo da física; a pressão como estudante, mulher fiel, mãe, construção de sua tese
e tradutora. Um relato magnífico abrangendo 25 anos de história contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Contada com riqueza de detalhes sobre os lugares visitados, as dificuldades de se andar com uma cadeira de rodas na rua ou as especificações que deviam ser feitas em casas e faculdades para uma condição habitável, somos apresentados e convidados a pensar em como é difícil a vida de um deficiente, em como a mídia pensa em passar a imagem de uma celebridade feliz mesmo quando nem tudo são flores, pois existe a constante rotina de remédios, compras, estudos,
procura de ajuda entre diversas outras coisas. A capa do livro é inspiradora, com capítulos não muito longos, tamanho da letra razoável, porém, dividido em quatro partes, deixando o livro extenso, mas, apesar de ser uma biografia, Jane consegue deixar a história interessante, envolvendo o leitor numa viagem confortável, apesar de que ainda sim, eu ter sentido pressa em terminar. Algo que também me deixou impressionada é a reviravolta da história, em que lemos com a certeza de que será um "felizes para sempre", porém, um dos maiores exemplos de que isso não acontece, é a ingratidão de Stephen e a sua
facilidade em ser influenciado por outros, mas ainda sim, um livro adorável em que me deixou com vontade tanto de ver sua recente adaptação para o cinema e de conhecer um pouco mais da genialidade de Stephen Hawking, por meio de sua mais famosa
obra Uma Breve História do Tempo!

Rafa 08/01/2016

O livro melhora, acreditem, tenham fé
Confesso que comecei a ler o livro e fiquei com uma preguiça enorme. Os detalhes, sentenças longas e fuga do foco me deixaram meio desacreditada. Mas continuei lendo com a esperança de que melhorasse. E melhorou! Fiquei encantada com a história, embora não seja de "amor" e toda "feliz" como eu esperava. Acho que isso foi exatamente o que me fez gostar mais ainda do livro e não descansar até poder lê-lo inteiro. Não era nada do que eu esperava, o que me encantou.
Fiquei com o pé atrás em muitos momentos justamente por saber que aquelas palavras eram apenas a visão da Jane. Fiquei muito curiosa em saber e entender o lado do Stephen também, conhecer a tal da Elaine Mason. O livro realmente mexeu comigo, aguçou meu faro de jornalista pra tentar entender todos os lados. Conhecer o mundo dos Hawkings por trás de toda a mídia é algo impressionante.

É um bom livro e indico. Acreditem, vale a pena ir até o final.

Esly 15/12/2015

tentando ler.
estou na pagina 250 e não acho que seja uma leitura muito agradável, as vezes acho cansativa, porém a história é bem interessante.

Fimbrethil Call 11/12/2015

Bom livro. Gostei de conhecer Stephen Hawking o homem, não o físico, e sua família. Eu nem sabia que ele tinha filhos e netos.