A Teoria de Tudo

Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Mari Siqueira 08/01/2015

Simplesmente genial!
O ditado 'Por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher' se aplica perfeitamente à vida de Stephen Hawking. O cientista genial que sempre viveu preso num corpo enfraquecido pela doença, encontrou em sua primeira esposa, Jane Hawking, sua força. Uma história magnífica que apresenta uma perspectiva menos científica, mas não menos brilhante da vida de Stephen. Com amor, fé e determinação, uma mulher mudou a vida de seu marido.

Ao iniciar a leitura, como qualquer leigo que infelizmente confia na mídia para se informar, eu tinha uma opinião errônea sobre a primeira esposa de Stephen Hawking. Sempre achei que Jane fosse uma mulher egoísta e mesquinha que abandonou o marido quando ele mais precisava dela. Acontece que muitas das notícias vinculadas na mídia não eram verdade, mas sim especulação. Toda a história dessa família nada convencional foi esclarecida nesse relato sincero e intimista da primeira e única Sra. Hawking. Jane fez o possível para salvar seu casamento, mas as consequências acabaram deteriorando tudo. Nem sempre o amor é o bastante.

De início, é preciso entender que Jane se interessou por Stephen ciente de sua condição. A ELA (a doença degenerativa que acomete o físico) foi diagnosticada no jovem ainda em sua adolescência. Tímido, porém inteligente, Stephen chamou atenção de Jane e os dois começaram a namorar. Tudo é narrado detalhadamente e o leitor se vê na década de 60. Entre a magia de um primeiro amor e as ideias brilhantes do garoto, esse relacionamento evolui aos poucos e mesmo com um diagnostico cruel e nada otimista, Jane aceita se casar com Stephen.

A autora diz que um casamento é integrado basicamente por duas pessoas, mas que no seu caso, sempre houve uma terceira integrante: a doença de Stephen. Conviver com os efeitos da degeneração foi em especial complicado para a esposa dedicada, que sempre cuidou do marido, assim como de seus filhos. Após um tempo, a genialidade do físico envolve uma quarta integrante à esse casamento já tão complexo: a física. As fórmulas e equações sempre atingiram um lugar que a esposa nunca conseguiu atingir em Hawking.

Jane recebe cada vez menos atenção do marido, que vai aos poucos ficando famoso e conquistando seu lugar no mundo. Diversas vezes, percebemos como ela se sente deslocada, inútil, ignorante e desprezada. A genialidade de Stephen a ofusca e ela abre mão de seus sonhos para se dedicar à família e à carreira do marido. Jane Hawking é uma verdadeira guerreira. Ela lutou pelos direitos dos deficientes físicos, por melhores condições, por suas crenças e por sua família. Muitas vezes injustiçada, ela se sentia exausta pela rotina profissional e doméstica, além do dever para com o marido, que foi elevado a outro patamar, quando ela se viu responsável por cada atividade de Stephen.

O ponto mais interessante da narrativa são os embates clássicos entre os dois que ocorreram durante todo o casamento dos Hawking: a fé. Ateu declarado, Deus não tem espaço nas teorias de Stephen. Enquanto isso, Jane se apega à fé para aguentar tudo o que lhe foi designado. Com o tempo essas e outras diferenças vão interferindo no relacionamento do casal e o resultado é o que nós conhecemos hoje em dia.

Eu julgava Jane antes de conhecer sua história e depois de ler as memórias de sua vida, vi que eu não podia estar mais errada. Uma mulher admirável, que fez da sua vida um exemplo e ainda assim foi hostilizada, humilhada e abandonada. Amor, superação e dedicação. Jane é tão ou mais fascinante que Stephen Hawking e ela enfrentou tanta coisa quanto ele. A vida não é difícil apenas para os confinados à doença, mas também para os que os amam.

"(...) Eu estava convencida que tinha de haver mais no céu e na terra do que havia na frua e impessoal filosofia de Stephen. Embora nessa fase eu me sentisse completamente enfeitiçada, atraída por seus olhos claros cinza-azulados e pelo largo sorriso de covinhas, resisti a seu ateísmo. Por instinto, eu sabia que não poderia me permitir sucumbir a essa influência negativa; que não poderia oferecer consolo nem conforto e esperança para a condição humana. O que o ateísmo faria seria destruir a nós dois. Eu precisava agarrar-me a qualquer fio de esperança que pudesse encontrar e manter a fé suficiente por nós dois se houvesse algo de bom em nossa triste condição." (p. 42)

site: http://loveloversblog.blogspot.com
Paula 08/01/2015minha estante
Excelente resenha, Mari. Vontade de ler o livro aumentou consideravelmente!!

Lívia Gomes 21/01/2015minha estante
resenha linda! já quero ler este livro!

July 21/02/2015minha estante
queria muito muito ler esse livro, mas não achei em pdf. voce sabe onde poderia encontrar??

José Luiz 17/04/2015minha estante
Muito boa resenha, mas não concordo com esta frase que é passada de geração para
geração de que " Por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher ", Não, não concordo com a frase, esta mais do que na hora ( aliás, já passou da hora ) de homens e principalmente mulheres ( Mães ) a ensinar as crianças do sexo que masculino que em vez de usar as palavras desta frase ridícula " Por trás ", as substituam por " Ao lado ". É o certo e o correto, começar a corrigir estas expressões nefastas utilizadas há décadas na educação e formação da personalidade de uma criança principalmente do sexo masculino. Direitos iguais, não diferentes.

THALES76 30/08/2016minha estante
Ótima resenha, já li o livro e recomendo-o.

Alex cesar 22/06/2020minha estante
Ótima explicação!

Wesley - @quemleganhamais 09/11/2020minha estante
Ótima resenha. Deu muita vontade de ler esse livro!

Ednea0 13/12/2023minha estante
Excelente resenha. Já li o livro e com a sua resenha me despertou a vontade de uma releitura.?

Cath´s 03/02/2015

Resenha A Teoria de Tudo.
Se eu disser que chego a rosnar para esse livro não estarei mentindo, mas na verdade estou rosnando é para a Jane Hawking, já que foi ela que escreveu a obra e que a estragou com sua personalidade pavorosa.

Pessoalmente, eu olhei o trailer do filme e pensei: "Parece maravilhoso, como os livros são melhores que os filmes, vou querer lê-lo." Eis que não estava preparada para me deparar com uma mulher tão chata e mesquinha.

Em síntese, o livro conta a história da vida de Stephen e Jane Hawking. Para quem não sabe, Stephen é totalmente conhecido por propor as quatro leis da mecânica do buraco negro, entre várias outras coisas, o cara realmente fez a diferença dele no mundo.

Meu problema com a obra não foi de maneira nenhuma a vida do Stephen, mas sim a detestável da Jane, a mulher se acha uma santa, sendo que ela começou a namorar com ele já sabendo que ele tinha ELLA (uma doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais) e desde o começo já reclamava do Stephen.

Então desde o começo da obra ela já está reclamando, “Stephen dirige mal, nunca mais quero andar de carro com ele”, “Stephen não é religioso, isso é horrível”, e blábláblá. Não sei se eu sou romântica demais, mas não vejo por que ficar com alguém para estar reclamando!

Além disso, depois que ela se casa, piora a síndrome do coitadismo e isso me irritou o tempo inteiro. Seriamente, eu queria sacudir essa mulher.

E a obra se passa pela vida do Stephen retratado pela visão da primeira esposa dele, sendo que eles ficaram casados mais de vinte anos antes de se separarem, e o livro não vai te contar o porquê da separação.

É a minha opinião, mas eu odiei o livro, pelo simples fato de ter detestado quem narra ele. É como andar com uma pessoa que você sente vontade de esganar. A capa e diagramação que a Editora fez estão lindas, certamente, mas o conteúdo me deixou furiosa.

Ademais, é um livro com muito pouco dialogo, pois 90% é a Jane narrando. Em resumo, eu detestei a Jane, logo a obra acabou se tornando terrível para mim, mas você pode muito bem gostar dela se aprecia um grau máximo de coitadismo.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2015/02/resenha-livro-teoria-de-tudo-jane-hawking.html
Emi 18/02/2015minha estante
Concordo plenamente. A personalidade egoísta da autora transparece em todo o livro, principalmente quando ela dá detalhes de sua vida acadêmica e de sua tese, que nada têm a ver com as teorias brilhantes propostas por Stephen. Concordo com a resenha de que a leitura se torna muito maçante por causa da autora (vários episódios sem relevância poderiam ter sido suprimidos e a leitura seria muito mais interessante).

Gustavo Carmo 15/04/2015minha estante
July, se você tiver um tablet pode comprar no Google Play Livros. Será lá que eu vou comprar. Por enquanto, baixei apenas a amostra.

Verônica 14/10/2016minha estante
Descreveu o que senti....

Juliana 23/01/2018minha estante
Nossa, concordo plenamente!! Tem meses que estou tentando terminar o livro, está chato, bem maçante mesmo, e só consigo pensar que ela está contando a versão dela né... se colocando como a santa mesmo... e além disso, ela vai contar um episódio e dá tantas voltas desnecessárias que o livro ficou insuportável!!!

Day 14/03/2018minha estante
Pensei em compra-lo hoje, mas acabo de mudar de ideia, pelos primeiros trechos do livro que li, também senti que a narrativa dela é bem chata!

Manoela 25/02/2019

Cansativo
Para início de conversa, iniciei a leitura do livro em 2016, depois de assistir ao filme. Pensei que o livro seria melhor, mais completo e comecei a lê-lo com bastante empolgação. Bem, realmente é mais completo, porém com muitas páginas, parágrafos e capítulos com informação não relevante para a história. Detalhes extensos sobre tese em literatura, reformas de casas, localização de algum ponto turístico, pessoas que mal aparecerão depois e suas opiniões/características aparecem excessivamente.
Depois do início da leitura, praticamente abandonei o livro, lendo desde então até o início desse ano (2019) umas 60 páginas. Por teimosia, continuei a leitura do ponto em que estava nesse ano e realmente a partir de mais ou menos a metade do livro, ele melhora. A impressão que me deu foi que no início a autora adicionou detalhes demais em ritmo lento por (não tantos) anos em que se passaram na história, e depois escreveu em um ritmo normal o resto dos anos da história.
Mais para o fim começamos a realmente ver o ponto da história, o drama realmente dos dias em que Stephen ia ao hospital, a chegada de Jonathan, o terceiro filho e a aflição da autora nesses pontos.
Foi bom acompanhar um pouco da reação das crianças ao crescer com um pai gênio e conhecido, as suas opiniões (assim como da esposa de Stephen) sobre seu trabalho, personalidade e como lidaram com a doença, fisicamente (só depois de muito tempo contaram com o auxílio de enfermeiros em período integral) e mentalmente (exaustivo para a família toda, sentimento de que ele era melhor do que todos os filhos e esposa por causa de sua genialidade, como foi mencionado várias vezes).
No geral, o livro é extremamente cansativo, na minha opinião. No início demora a pegar o jeito da escrita em primeira pessoa, quase sem diálogos e parágrafos longos - porém capítulos de cerca de 3 a 5 páginas em sua maioria. Não espere um romance como o filme retratou ou como qualquer outro, se trata mais para um livro biográfico da família Hawking. Se vai começar a ler, sugiro que tenha paciência no início e aproveite depois com a melhora.
Esse infelizmente virou um dos casos (para mim) em que o filme é melhor do que o livro.
Stefanie 28/07/2019minha estante
Estava me sentindo culpada achando que era coisa da minha cabeça essa dificuldade em terminar esse livro. ?

Manoela 29/07/2019minha estante
Quando estava lendo, também me sentia! Ficava pensando que o livro TINHA que melhorar, não podia ser tão cansativo. Mas realmente é um desses casos em que é muito cansativa e demorada a leitura. Você chegou a terminar? O que achou?

Stefanie 29/07/2019minha estante
Não consegui terminar não. Dei uma pausa na metade e fui ler outro que está fluindo. Estou lendo sem parar. Realmente a forma que a pessoa escreve influência muito, mesmo que a história seja maravilhosa. Vamos ver se em outro momento eu volto e consigo retomar a leitura.

Manoela 30/07/2019minha estante
Achei que a partir da metade começou a fluir melhor, mas realmente cansa muito você ler um livro que não está gostando da escrita. A autora explica detalhadamente muitas coisas/pessoas que nem aparecem depois, que são sem sentido para a história muitas vezes. Eu terminei de ler por teimosia hahaha mas admito que cheguei perto de abandonar o livro algumas vezes e seguir com outros que sei que iria gostar mais.

Stefanie 01/08/2019minha estante
Eu não gosto de abandonar livro, vou pegar depois novamente e tentar terminar. Vou tirar um tempo somente para ele. Espero conseguir. Parabéns por ter conseguido. rsrs

Amanda 04/08/2017

A Teoria de Tudo
A Teoria de Tudo nos conta a história de vida de Jane Hawking e Stephen Hawking, que foi escrito pela própria Jane. Antes de mais nada, é importante saber que Stephen Hawking é um físico teórico e cosmólogo, sendo considerado um dos mais consagrados cientistas da atualidade.
Ao ler esse livro, podemos conhecer com mais intimidade a vida desse casal que juntos passaram por muitos obstáculos, sendo o principal a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), que atingiu o Stephen na sua juventude e que com o passar do tempo foi ficando cada vez mais intensa.
A partir do momento que o Stephen foi diagnosticado com a ELA, todo o conceito de vida do casal mudou drasticamente. Jane parou sua vida para poder dedicar cada minuto do seu tempo aos cuidados de Stephen, que estava desenvolvendo seus estudos sobre os buracos negros, e precisava de todo o apoio de sua esposa, afinal a sua teoria não podia parar. E para ajudar, infelizmente eles não tiveram a ajuda necessária do Serviço Nacional de Saúde.
O tempo vai passando, a doença vai piorando, as teorias vão se aperfeiçoando, os três filhos do casal vão chegando, e a rotina vai ficando cada vez mais cansativa para todos os envolvidos.
É uma linda história de superação. Confesso que muitas vezes tive vontade de abandonar o livro, devido ao fato dele ter algumas partes muito cansativas. Mas sou muito grata por não tê-lo abandonado, pois é uma ótima história.
Renata.Bastos 07/08/2017minha estante
Amo essa historia , do começo ao fim .. super recomendo , o livro e o filme .

Amanda 07/08/2017minha estante
Realmente é uma linda história de superação. E o filme também é excelente, exceto pelo fato de cortar muitas cenas que tem no livro. Mas isso já era de se esperar...

Renata.Bastos 12/08/2017minha estante
Sim .. nem sempre o filme segue ao pé da letra do livro mais .. eu gostei do filme e não canso de assistir

Amanda 12/08/2017minha estante
E a Jane é linda hahaha s2

Gabii 14/02/2015

O que esperar de um livro que conta uma parte da história dos mais notáveis acontecimentos científicos das ultimas décadas, e de um dos maiores gênios da física? Garanto que muito mais do que um romance biográfico meloso e superficial, e muito mais do que apenas os disparates de um homem brilhante.
Jane é a mulher que escolheu viver ao lado de Stephen – sim senhores, o Hawking, o grande físico estudioso dos buracos negros e outros fenômenos do universo macro e microscópico – logo após o diagnostico de sua doença: esclerose lateral amiotrófica – ELA – e é Jane que nos conta um pouco sobre a trajetória desse gênio. Eu particularmente tinha desanimado um pouco depois que comecei a ver o trailer do filme, que estreou a pouco tempo, mas apesar da historia de amor e de dedicação, Jane traz um relato menos romântico e mais real do que é conviver com todas as dificuldades de construir e manter uma vida ao lado de uma pessoa atingida pela ELA, e ainda nos mostra o agravante, que é o fato de Stephen ser um gênio da física – não que isso seja ruim – e o que sua posição no cenário cientifico exige dele. O fato é que Jane escreve de maneira delicada, revelando as nuances de sua vida ao lado de seu marido e de seus filhos, os meios que ela utilizou para superar algumas dificuldades e como a mascara de família perfeita e feliz escondia vários problemas no dia a dia da casa.
É difícil concluir a leitura e admitir que talvez Stephen não seja um herói absoluto, assim como outros gênios – como Einstein – ele teve muitos problemas com sua família, muitos ocasionados principalmente por ele ser o “astro” da casa, o que tirou um pouco da simpatia que eu sinto por ele. Pensando como livro A Teoria de Tudo me surpreendeu muito, eu o achei extremamente bem escrito – não poderia esperar menos de uma linguista que deu aula até para um dos filhos de Mario Vargas Llosa – e cativante, e ainda tem o bônus de contar os bastidores da vida de um dos maiores gênios da física e de sua família.

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com.br/2015/02/a-teoria-de-tudo-jane-hawking.html

Gabii 26/02/2015minha estante
Olha, acho que ele nem tem e-book nem nada, a Editora Única não costuma disponibilizar... :/
Olha esse link:

Danielle 20/02/2015

Resenha - Jane Hawking - A teoria de tudo

Estava muito empolgada em ler esse livro para saber um pouco mais da história de amor do famoso Stephen Hawking para poder ver o filme, então expectativas estavam lá no alto e acabou que me decepcionei um pouco, acho que fui a única pois só vejo resenhas 5 estrelas e se rasgando em elogios, eu gostei, mas não amei e me decepcionei um pouco com algumas atitudes dos personagens, mas tudo bem que é uma história real, então não julguei o livro por isso, só que tinha uma ideia completamente diferente da história deles e isso frustou um pouco, mas foi bom ler e agora preciso ver o filme, que ainda não consegui ver para comparar, mas eu prevejo que esse será um dos casos que o filme será melhor que o livro.

Um ponto que não gostei no livro foi muitos detalhes desnecessários que o leitor não deseja saber e que deixou o livro longo demais (448 páginas), por muitas vezes cansativo, perdendo o foco, na minha humilde opinião.

O livro é narrado por Jane Hawking, ela narra desde quando conheceu Stephen e se apaixonaram, gostei de saber que ela começou a namorá-lo quando ele já estava doente, ou seja ela já o aceitou sabendo como ele iria ficar e que tinha uma pequena expectativa de vida, o que não foi verdade, Stephen está vivo até hoje e convive muitos anos com a doença, ela apenas foi progredindo com o tempo.

Jane conta todos os momentos de alegria e também da luta que é cuidar de uma pessoa com necessidades especias, e ainda cuidar dos filhos, ela realmente é muito guerreira e mostrou ser uma ótima esposa e mãe, mas ela não é perfeita e também teve seus momentos de fraqueza como todo ser humano e essa fraqueza me fez decepcionar um pouco com ela. Mas são foi só com ela, Stephen também me decepcionou com suas atitudes, mas é assim mesmo, é uma história real e não conto de fadas.

No geral foi um livro bom, é legal saber que pessoas muito famosas e perfeitas que vemos na TV também são humanas, amam, erram, acertam, sofrem e que nem tudo são flores como pensamos.

Não vou contar muito da história deles porque eu não sabia de absolutamente nada e foi legal descobrir aos poucos, e tenho certeza que muita gente também não sabe então prefiro não falar e deixar vocês descobrirem ao ler.

Recomendo a leitura com as ressalvas que o livro pode ser cansativo e que não é um conto de fadas, é uma história real.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Silvia 31/03/2015minha estante
Cansativo é pouco...vou ter que correr os olhos pelas páginas, senão vou desistir do livro...

Pandora 11/03/2016

A teoria de tudo nos mínimos detalhes
Bem, se as coisas ocorreram como descritas no livro o que tenho a dizer é: esta mulher é uma guerreira, uma heroína com uma energia e força de vontade praticamente inesgotáveis; é também uma chata de galochas que me fez demorar três meses para conseguir terminar este livro. Se as teorias sobre física e buraco negro já são difíceis de entender, a sua poesia medieval espanhola e os kharjas são um sonífero mais do que eficiente. Jane não se contenta em dizer que foi a uma festa: ela esmiúça a festa toda, diz que alguém contou uma piada e... descreve a piada! Explica como foi atrás de sapatos para sua filha porque, numa viagem, ela os tinha esquecido em casa; você pensa que, então, a odisseia dos sapatos terá alguma surpresa, um acontecimento relevante, mas não: é só Jane contando tudo nos míííííínimos detalhes. Faltando 20% para terminar a leitura, parecia que as páginas se reproduziam, num autêntico milagre da multiplicação. Não me entenda mal: a história é bastante interessante, mas podia ser contada em metade destas quatrocentas e tantas páginas.
Lu 12/03/2016minha estante
Hahahaha

Juliana 23/01/2018minha estante
verdade... até explicar a vida de Galileu, a ditadura na Rússia... aff
chaaaata demais!!!
E cá pra nós, é claro que ela está contando a versão DELA né... não tiro os méritos das suas batalhas diárias, mas ela se fez muito de santa, vitimista, colocou pintou o caso dela como um romance épico, e o dele como uma traição horrenda...
Já se vão 5 meses que tô tentando terminar essa porcaria rsrs

Mayara Marques 22/11/2016

O livro tem uma história interessante mas muito cansativa com partes que chegam a levar o leitor ao cansaço. Tirando essa questão da extensão do livro com algumas partes desnecessárias é um livro bom.
Juninho 11/12/2016minha estante
Verdade , por isso parei de ler

Caroline 13/12/2016minha estante
Eu comecei essa semana, Mas estou achando cansativo mesmo, tem muito detalhe desnecessário

@apilhadathay 05/02/2017

Decepcionante
Eu iniciei a leitura deste livro junto a um amigo que tem o mesmo, no projeto "Leitura Conjunta: Tirando os empoeirados da estante". Nós estabelecemos metas de leitura diárias, para compartilhamento de impressões ao fim do dia. O primeiro obstáculo veio quando percebemos que se tratava de uma biografia, na leitura da ficha. Mas já havíamos iniciado, então prosseguimos.

Eu tenho muita admiração por Stephen e embarquei na leitura esperando ver um belo relato sobre a vida em casal, com profundidade - afinal, são 447 páginas - e emoção; quis ler sobre a participação dele na Física e como ela esteve ao seu lado o tempo todo. Quem sabe até uma justificativa plausível para ela ter encontrado um amante e se separado dele. Mas não foi bem o que encontrei.

A justificativa plausível para a traição estava lá.
Porém, em vez de ler sobre o que eu esperava, acabei me deparando com a descrição superficial e a enumeração de muitos fatos irrelevantes para a compreensão do que eu esperava na história. O livro me mostrou ser um diário das aventuras de Jane Hawking, independente da presença de Stephen, que se tornou um coadjuvante de aparição rara, quando os protagonistas eram o medo, a aflição, a perturbação e todas as sensações e experiências que Jane viveu.

O livro é dividido em 4 partes, com número variado de capítulos (14, 12, 15 e 16, a saber), tem uma narrativa monótona, tendenciosa, com fonte pequena e sem profundidade nas descrições. Quando pensamos que ela se estenderá em um tema mais interessante, ela para, com o objetivo de narrar um outro fato irrelevante.

Recomendo apenas para quem viu o filme e é colecionador.

NOTA:
2/5
Craotchky 20/02/2017minha estante
Querida Thaís, duas pessoas começam um livro sem saber que é biografia?! Lamentável. E se você tem admiração por Stephen KING (como você mesma diz no início do segundo parágrafo) devia ler a biografia dele e não um livro sobre Stephen HAWKING!

Craotchky 20/02/2017minha estante
Querida Thaíse, duas pessoas começam um livro sem saber que é biografia?! Lamentável. E se você tem admiração por Stephen KING (como você mesma diz no início do segundo parágrafo) devia ler a biografia dele e não um livro sobre Stephen HAWKING!

Lilian 22/10/2020

Monótono
Talvez este não seja o meu tipo de leitura, foi um dos livros mais arrastados e que demorei um certo tempo pra terminar, quase foi um dos abandonados.

No começo eu estava muito empolgada
para lê-lo, e não estava sendo chato, mas depois você percebe que a autora apresenta inúmeras pessoas que, para ela talvez faça sentido pois ela as conheceu, mas a forma que foi escrita, não tornou a história nem um pouco fluida.
Uma das coisas que dá para parabenizar e muito a autora, é que ela com certeza é uma mulher muito forte, e teve que aguentar coisas que provavelmente outras pessoas teriam largado.
O fato de ter o apoio dos pais de Stephen de vez em quando e a família falar pra ela que era fácil cuidar dele, isso realmente acontece, inclusive já passei por isso. Para quem olha de fora pensa que a família está bem, mas mal oferecem uma simples ajuda.
Além de ter que cuidar do Stephen, ela ainda dedicou-se ao estudo também, além de ter que cuidar da casa e dos filhos, com um turbilhão de emoções que com certeza ela não exprimiu muito do que sentia para não se expor e expor ainda mais sua família.
Certas singularidades do casal, não são demonstradas, mas ao que parece Stephen era uma pessoa com uma personalidade difícil de lidar.
No contexto geral não devemos julgar, pois estamos falando da vida real, e não deve ter sido fácil o que eles passaram.

O livro não vai retratar as questões da física ou sobre Stephen, mas ela vai relatar a vida deles desde o início e como foi a trajetória dos dois quanto casal e sobre ter um marido com E.L.A., mas também ter que governar a casa, cuidar dos filhos e tudo mais.
Ana Domingues 24/10/2020minha estante
aaaa não vou ler sua resenha pq quero ler o livro ainda kkkk ta em casa só me esperando

Lilian 26/10/2020minha estante
Aii mds, já quero ler a sua kakakak

Raffafust 22/01/2015

Já havia lido Minha Breve História ( biografia de Stephen Hawking lançado no Brasil pela Editora Intrínseca, confiram a resenha aqui) e nem de longe o livro é tão completo como A Teoria de Tudo . O motivo possa ser exatamente porque dessa vez a história não é contada pelo próprio , mas sim pela mulher que foi sua esposa por 25 anos!
Jane Hawking jamais imaginou que ao se apaixonar por Stephen na faculdade fosse passar por tudo que passou. Primeiro porque após a doença dele ser diagnosticada os médicos lhe deram 2 anos de vida e ele está vivo até hoje. Depois porque seu marido virou um Isaac Newton de nossos tempos, respeitado por todos ao descobrir as quatro leis do buraco negro.
A vida de Stephen também não foi fácil, aos 21 anos descobriu que tinha ELA ( Esclerose Lateral Miotrófica) , desse dia para frente sua vida regrediu e ele lutou até onde pôde para que tivesse acesso a tudo menos se tornando cada dia mais deficiente e dependente de tudo e todos. Jane foi a mulher que estava ao seu lado, ao contrário de muitas que o abandonariam, ela esteve ali presente, sendo mãe e esposa, e muitas vezes enfermeira de seu marido . Foi mãe por três vezes mesmo sabendo que a cada saída de casa cuidaria das crianças e de Stephen que demorou muito para aceitar que enfermeiros cuidassem dele.
Seus 3 filhos foram criados ajudando o pai , e a vida da família sempre foi pular de galho em galho , seja para testes por causa da doença de Stephen, seja para palestras, estudos e recebimento de medalhas que o físico recebeu a vida toda. Passaram por diversos países europeus e também moraram nos Estados Unidos.
A cada avanço da doença a família inteira se unia para que Stephen tivesse uma vida normal, isso também incluía os pais dele e os pais dela.
Jane abdicou de seus sonhos, de sua carreira e de muitas outras coisas para o sucesso do marido, foi fiel até onde pôde, e ao conhecer outro homem fez questão de continuar cuidando do marido e tendo o amante por perto, este - surrealmente - também ajudava a carregar Stephen para onde eles iam. Na frente dos filhos e do marido ela não demonstrava afeto por Jonathan, eram raros os momentos a sós, e me perguntei como alguém pode conseguir fazer algo assim? Mas ao ler mais do livro o julgamento ficou de lado ao ver que o próprio Stephen aceitava a situação - e o livro não conta o que fez eles se separarem !
Jane é minuciosa ao nos contar sua vida com Stephen e detalhes da época, o livro merece atenção ao ser lido, apesar de que continuo sem entender nada sobre buracos negros e sua importância, Física nunca foi minha matéria preferida. Mas ali, naquelas quase 500 páginas o que a autora deseja é desabafar com o mundo, mostrar que tem certeza do amor que sempre demonstrou pelo ex marido, que sempre fez tudo que estava ao seu alcance e que mesmo sendo julgada por muitos ela tem orgulho da vida que levou ao lado do homem que mais amou na vida.
A Teoria de Tudo é uma lição , em muitas páginas , mas que passam voando quando nos pegamos admirando essa mulher e deixando de julgar o que ela fez ou deixou de fazer. Que venha o filme.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/01/resenha-teoria-de-tudo-unicaeditora.html

Kamilla 03/05/2017

É bom, mas poderia ser bem melhor...
Stephen Hawking (como o wikipédia pode descrever: é é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade), você pode não conhecê-lo, mas certamente já ouviu falar dele. O físico é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que paralisa os músculos, mas não atinge o celebro e não tem cura. Essa é uma breve explicação de quem é o Hawking e da sua doença, mas não achem que o livro é só sobre isso.

O livro inteiro é narrado pela ex-mulher do físico, a Jane... ela conta todos os momentos, desde o conhecer até a separação dos dois, passando pelas superações, dificuldades, filhos, medos e aflições que ela se deparou no meio do caminho. A Teoria de tudo é versão resumida de um livro de memórias da própria Jane e isso ela deixa claro no final, creio que seja por isso que o livro não me convenceu tanto.

A história do Hawking é incrível, passar por tudo isso e ainda ter força e determinação para se tornar um dos cientistas mais renomados do mundo, não é pra qualquer um. Tem gente que por menos desiste no meio do caminho. Mas pra mim a Jane não conseguiu me cativar com suas palavras, pelo contrário, me deixou com sono... Ela divagava em muitas partes, se estendia em outras e tudo isso se tornava muito cansativo. O livro tem quase 500 páginas, imagine como fiquei? Claro que o livro não foi de todo ruim, há cenas apaixonantes e encantadoras. Outras que você fica com o coração na mão por eles terem passado por certos momentos.

Outra coisa que me incomodou foi que tudo que diz respeito a este livro e ao filme, diz que é a história dos dois, mas a Jane ela foca muito em si. No começo do livro o Stephen mal aparecia, era só a Jane contanto que viajou pra isso e aquilo, tanto que comentei no instagram se isso mudava, porque olha... fiquei com raivinha. rs Em algumas partes ela remete que ele é frio e distante, não estive presente com eles, mas desde o começo da relação ela meio que remete à isso, culpa a física e isso e aquilo. Isso me irritou. Em uma cena ela descreve que ele a pediu em casamento e isso não teve nenhum destaque, foi como se uma informação fosse jogada pra você. Ele me pediu em casamento. Ponto.

Vejam bem, não estou diminuindo a Jane e nem a história, mas a forma que ela escreveu (ou que traduziram? rs) não conseguiu me fisgar, contudo não posso de forma alguma diminuir a história deles dois e mais que isso, tudo que a Jane fez e quão incrível ela foi com ele. Abdicou de muita coisa pra cuidar dele e estar presente. Eles tiveram três filhos, Robert, Lucy e Tim... que segundo ela, são inteligentíssimos (mas é mãe é mãe, fica ai a dúvida rs). Há várias outras pessoas que passaram e tiveram destaque na vida dos Hawking e outros que estiveram presentes, mas era melhor nem estarem - já fiquei com uma antipatia pelos pais do Stephen, são egoístas sabem? não pensaram verdadeiramente no filho. Já os pais da Jane foram incríveis, ajudaram muito em todos os momentos.

É um livro de memórias da Jane, que ela conta as memórias dela e da vida que ela partilhou por anos ao lado do Stephen. Os dois já se separaram e ela conta como foi, adianto que foi algo que me deixou chateada com Jane... Sei que ela é humana e tinha direito de viver pra si, mas havia outras maneiras de fazer as coisas. O Stephen tem uma doença degenerativa que atinge os músculos e não o cérebro, podia ter sido um pouco mais madura e conversado. Mas somos humanos e falhos, o que mais se encanta em biografias/memórias é que os personagens são reais, erram, caem, aprendem e nos fazem aprender também.

Sobre os detalhes: Achei a fonte boa, mas poderia ser um pouco maior, afinal o livro já é extenso com fonte pequena... A capa é linda, o espaçamento está ótimo e não encontrei erros de digitação e nem ortografia.

Comentário final: O livro tem uma história incrível e apesar dos pesares vale a pena ser lido. É sem dúvidas alguma uma história inspiradora.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2016/10/resenha-teoria-de-tudo-jane-hawking.html
Pri 18/08/2018minha estante
Amei sua resenha, senti a mesma coisa sobre esse livro!

Ricardo Brandes 16/03/2015

Um livro sobre otimismo, amor e resiliência
Jane Hawking, que foi casada com o brilhante cientista Stephen Hawking por 25 anos, escreveu a obra A teoria de tudo para contar a grandiosa história de um amor que não vê obstáculos.
Mesmo enfrentando uma terrível doença, e tendo sua vida renegada a poucos anos de vida, Stephen pôde contar com o apoio dessa grande mulher, que esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis.
Juntos, enfrentaram as dificuldades da vida, por longos 25 anos. Jane era uma pessoa muito religiosa, e Stephen ateu. Incluindo sua família, que também não compartilhava das crenças de Jane. Isso provocou conflitos e reviravoltas nessa história cheia de surpresas e acontecimentos marcantes.
Falando sobre o livro, à primeira vista, a capa com a foto do filme se destaca. No primeiro contato com a obra, percebi que a aventura seria longa: são 447 páginas de uma emocionante história real, dividida em 4 partes. Finalizar um livro tão longo, para muitos leitores, pode tornar-se um longo desafio, e acabar desestimulando o processo. Mas os capítulos não são muito longos, o que facilita a leitura e incentiva o leitor a querer ir adiante, mesmo sabendo que o livro é extenso.
Apesar das qualidades da obra, senti falta de fotos e imagens anexas, o que facilitariam o processo de leitura e ajudaria o leitor a se situar melhor no contexto histórico.
A teoria de tudo, lançado no Brasil pela Única Editora, também inspirou o filme homônimo, vencedor do último Oscar, que também recomendo por ser pleno em emoções e lições de vida.

Por Ricardo Brandes / Escritor

site: http://www.amoreselivros.com.br/2015/03/a-teoria-de-tudo-jane-hawking.html
Fabi Brandes 17/03/2015minha estante
Muito bem, meu amor!

Danielly.Mota 06/05/2017

A Teoria...
Não gostei muito do livro. Ele dá muitas voltas, tem uma visão simplista de tudo.
Sempre nas passagens abre parênteses para comentar fatos históricos,dar uma visão da época vivida ou outras coisas...e quando retorna ao enredo fica meio que pensando do por quê esses comentários. Não é dinâmico, não conta um romance.
Péssimo! Detestei!
@gugugb 15/07/2017minha estante
Acabei de abandonar!! Jane caprichando mimimi... piora gradativamente!

Matheus 21/12/2016

Filme > Livro
Jane Hawking super valoriza as dificuldades que teve em sua relação com Stephen Hawking e faz com que ela seja uma espécie de vitima que teve que larga todas as suas ambições e sua vida para virar dona de casa e cuidar dele. Num todo o livro é massante e com muitos trechos desnecessários. O filme consegue ser muito mais interessante que a escrita da autora e suas lamúrias.
Pri 18/08/2018minha estante
Adoreeeeeei a resenha falou tudo o que eu tô sentindo tentando terminar esse livro