A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo Stephen Hawking
Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Carina 19/07/2015

Quando vemos uma família com um deficiente pensamos apenas nas dores do doente.
Não percebemos o que as pessoas dessa família fazem para que esse deficiente fique bem.
Passar noites em claro velando seu sono, revezar-se quando ele adoece, carregar toneladas de peso para um simples passeio, passar horas dando um banho que tomamos 15 minutos.
E as vezes, quando aquela família, levada por anos a fio ao cansaço extremo, se estressa nós pensamos:
-Mas o deficiente não merece essa má vontade!!!
Percebi que devemos ser mais tolerantes com a família que mantém a calma com este deficiente 23 horas por dia e as vezes num momento de estresse as pessoas esquecem tudo de bom que é feito por ele diariamente.
Logo vem as criticas, o famoso "eu faria melhor", condenações, punições...
Lucy ficou ao lado de Stephen por 25 anos. Não foi obrigada, eu sei, mas não deve ter sido fácil e foi louvável.
Ela também ousou sonhar em ser bem sucedida em uma carreira, se atreveu a cantar para alivio do estresse, queria ter dado mais atenção aos filhos. E por ter ousado ter sonhos foi crucificada.
Os cuidadores não vivem 24 horas naquele ambiente, eles tem tempo de descansar ao fim de seu expediente. Mas nas horas que eles adentram o ambiente acabam deturpando certas coisas por não conviver o tempo todo naquele local e não passar por todas as mazelas sem descanso.
Amor não é apenas sexo. É carinho, zelo, cuidado.
E isso ela teve por ele.
Me comoveu bastante.

Gabi 09/08/2015

Stephen Hawking, um dos cientistas mais consagrados da atualidade, foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) aos 21 anos, quando ainda tinha muito para desvendar e acrescentar à Física. Conheceu Jane e nela encontrou a companhia que precisava para compartilhar a vida. Superando limites e enfrentando novos obstáculos a cada dia, o casal Hawking se manteve esperançoso e não desistiu de lutar contra o que o destino parecia lhe reservar.
Em A Teoria de Tudo conhecemos não apenas a história do famoso cientista Stephen Hawking, que deu uma enorme contribuição para o conhecimento e estudo do universo, mas o relato do relacionamento entre ele e sua primeira esposa, Jane Hawking, quem desenvolveu esse livro e conseguiu colocar no papel detalhes íntimos da sua vida durante mais de 25 anos, carregado de mensagens e reflexões sobre amor, superação, questões sociais, realização pessoal e ciência (este último abrangendo áreas além da Física).
Esse foi o meu primeiro contato com o gênero biografia e, apesar de não ter sido algo fácil, gostei bastante. Por ser biográfico, este não é um livro para ser lido em questão de dias, afinal, não é um enredo que prende o leitor e o faz querer dar asas à imaginação, mas sim uma história de pessoas reais, que nos faz pensar sobre a vida, enxergar melhor a sociedade da qual fazemos parte e refletir a cerca de tudo.
Durante a leitura, pensei muito em qual seria a minha conclusão final sobre a obra. Pensei que não iria gostar, já que demorei mais ou menos três meses para ler. Pensei que iria achar demasiadamente detalhado, de um jeito negativo. Por fim, quando li a última página, conclui que essa experiência havia sido incrível. Aprendi bastante e conheci uma mulher admirável, a Jane Hawking, cujos esforços não foram reconhecidos por muitos, incluindo a família do marido e até mesmo o próprio Stephen em alguns momentos, nem receberam o seu devido valor.
Se algum dia, ao ouvir um breve resumo sobre a vida desse cientista, você imaginou que ele conseguiu chegar a onde chegou sozinho, está muito enganado. O casamento com Jane não lhe proporcionou toda a sua sabedoria, mas sem os cuidados e a dedicação assegurados por ela, poderia não ter vivido o suficiente para compartilhar cada descoberta que fez. A Teoria de Tudo é um belo exemplo do famoso ditado "Por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher".

site: http://frases-perdidas.blogspot.com.br/2015/05/minha-estante-32a-teoria-de-tudo.html

Bruna 17/06/2015

A teoria de tudo – Jane Hawking
Jane Hawking que foi casada com o físico Stephen Hawking por 25 anos, escreveu esse livro contando sua história de amor e sua luta incansável contra a doença de Stephen ELA ( Esclerose Lateral Amiotrófica).
Stephen um ateu convicto e Jane uma religiosa fervorosa, dois extremos unidos pelo mesmo sentimento.
Jane não viu obstáculos nenhum quando soube da doença irreversível e degenerativa de Stephen e nem das excentricidades da família dele, ela passou por cima de reprovações, críticas e ao lado de Stephen criou sua família.
Stephen contrariou todos os prognósticos de vida curta, e com ajuda da ciência, ele pode ter várias mobilidades que a doença lhe tirou, quando a doença fez morada, a ciência lhe devolveu à vida.
Ele nunca deixou a doença roubar seu sorriso, sempre teve um ar brincalhão, sendo um grande exemplo de superação, nunca desistiu de nada, de suas ideias, estudos e aulas, tão pouco premiações,congressos e palestras por suas limitações físicas.
Jane sempre dizia que Stephen era casado com a física, tamanha paixão e devoção pela mesma, pena que Jane não entendeu que sua fé não manteve seu marido vivo, só mesmo a ciência foi capaz disso.

Autora Nadja Moreno 10/06/2015

Extremamente detalhado...
Resenhar A Teoria de Tudo não será uma tarefa fácil. Este é um relato detalhado, extremamente franco e pessoal de uma mulher notável, forte e, creio eu, a única com personalidade suficiente para viver ao lado de um ícone como Stephen Hawking.

Pelas páginas de A Teoria de Tudo passamos, juntamente com Jane, por momentos e situações de sua vida com Stephen, indo desde que se conheceram numa festa, quando ainda muito jovens, até recentes fatos quotidianos de suas vidas, acontecidos já no final do ano de 2014.

Nesta narrativa, Jane insere um relato detalhado abordando uma série de situações, como amizade, casamento, relacionamento com as famílias de ambos, crises financeiras pessoais, do país e do mundo, entraves dos limites físicos de Stephen, processo de reconhecimento de sua genialidade, problemas do quotidiano de uma família em busca de felicidade, crises que geram fobias. Enfim, as páginas são extremamente recheadas de sentimentos e reconhecimento de processos de vida.

Apenas uma vez eu tive a coragem de falar de meus problemas – com a máxima cautela – para Telma Thatcher. Sua resposta, se não uma rejeição, foi decisiva em sua gravidade.- Jane – ela disse – vou dizer a você o que eu sempre costumo falar quando as coisas não podem ser alteradas, conte as bênçãos.

Além de toda esta nuance familiar e pessoal, Jane se mostra uma pessoa integrada e cosmopolita. Cita ao longo da trama situações em que viveu e demonstram sua visão do mundo, em questões como o cisma entre religião e ciência, as dificuldades dos portadores de necessidades, sejam quais sejam elas, a posição da mulher na família e na sociedade, o interesse financeiro e de poder sobrepujando o pessoal e as necessidades individuais.

Quando cita estas questões mais globais, Jane me fez pensar o quanto o mundo mudou nos últimos anos, com a chegada da tecnologia acessível e a consequente globalização. Ela encontra no seu dia a dia dificuldades que hoje, se não resolvidas, pelo menos são tratadas com mais seriedade e consequências mais urgentes para quem não as minimiza. Os entraves entre ciência e religião, barreiras para os necessitados ou a visão do papel da mulher mudou muito, de acordo com seu relato de poucos anos atrás.

Várias páginas são recheadas de ciência pura e de reflexões acerca de buracos negros. Dá um vislumbre do que se passa na mente de Stephen, embora eu acredite que ninguém nunca poderá ter um retrato do que realmente esta mente prodigiosa alcança. É muito triste notar o quanto as limitações físicas podem ter barrado desta mente incrível.

Na opinião de Stephen, a intervenção foi um absurdo, uma vez que para obedecer as leis da termodinâmica, os buracos negros precisavam ter uma temperatura finita e teriam de irradiar; isto é, os dois conjuntos de leis teriam de coincidir em todos os aspectos, e não apenas em um. Em sua resolução da questão, a elaboração de Stephen era inovadora para além de qualquer expectativa.

O relato de Jane é bastante linear, porém é feito de uma forma que prende a atenção do leitor e várias páginas descritivas não se mostram cansativas ou redundantes. É muito profundo no sentido de mostrar toda a realidade, em seus pormenores e consequências. Me pareceu um relato bastante amargo até certo momento do livro. É como se ela lavasse a alma ao redigir cada palavra da trama. Mais para o final, porém, ela passa a redigir de forma mais leve e com mais carinho nas entrelinhas... chega a ser comovente de se ler.

Enfim, é uma leitura introspectiva e pessoal. É como se lêssemos o diário proibido de uma pessoa e a partir da leitura pouco se pode comentar ou falar, sob o risco de revelar algo que foi confidenciado em segredo. Alguns atos de Jane, expostos por ela nestas páginas soam como uma confissão, ou ainda um mea culpa ainda que absurdamente justificável, altruísta e forte. Em vários assuntos, poucos teriam a mesma força que ela nos relata ter tido.

A edição é muito bem feita pela Editora Única. Páginas amareladas e em textura ideal colaboram com a leitura, embora a fonte seja um ponto menor que o ideal (inclusive existe redação de cartas de Jane em fonte ainda menor). Recomendo a leitura. Ainda que não seja um livro ágil e simples de se ler, é uma história comovente que merece ser lida!

site: http://www.escrevarte.com.br/2015/03/resenha-teoria-de-tudo-de-jane-hawking.html

Samantha @degraudeletras 16/08/2015

A Teoria de Tudo, de Jane Hawking
A Teoria de Tudo é o livro que inspirou o filme homônimo, ganhador do Oscar de melhor ator no ano de 2015, ele foi escrito por Jane Hawking e conta a história dela e de Stephen Hawking, seu esposo na época.

Stephen Hawking é o famoso Físico que estuda Cosmologia e que é portador da doença degenerativa ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). A ELA atinge todo o sistema nervoso do paciente, o que limita gradativamente os movimentos corporais.

Quando esse filme foi lançado, várias pessoas ficaram muito ansiosas para conhecer um pouco mais a vida de de Stephen, mas a maioria dos espectadores se decepcionaram um pouco por mostrar mais o lado da Jane. Nesse mesmo período os blogs que falaram sobre o filme disseram que até entendiam já que a o enredo foi criado por Jane e tal.

Depois de alguns meses, tive a oportunidade de ler o livro A Teoria de Tudo e fiquei ainda mais encantada pela Jane. Se eu fiquei fascinada pela história mostrada no filme, quando li o livro me identifiquei muito com a protagonista por causa do seu jeito determinado e esforçado.

A figura pública do Stephen é muito cativante, toda a sua inteligência e sua luta contra a ELA e em A Teoria de Tudo podemos conhecer o outro lado da moeda, as suas dificuldades e conquistas diárias. É evidente todo o esforço que Stephen faz diariamente para realizar tarefas básicas, sua determinação acadêmica e sua personalidade forte.

Confesso que em alguns momentos senti muita raiva do Stephen, o considerei arrogante e egoísta, principalmente quando ele menosprezava as preferências culturais e acadêmicas da Jane. Um exemplo simples disso é quando ele inventa que está com dor de cabeça para não assistir a uma apresentação de ballet, algo que a Jane adora, e obriga os dois a ir para casa.... Sem contar nos comentários sobre os compositores preferidos dela, que ele sempre faz questão de diminuí-los.

A Jane é uma jovem muito esforçada, batalhadora e forte. Com o marido em condições críticas de saúde ela ainda teve peito para encarar um mestrado, cuidar de casa e dos filhos. Os momentos em que ela aproveitava para estudar um pouquinho nas raras horas livres me inspiraram profundamente.

A Teoria de Tudo é um livro extenso e inspirador, principalmente para quem tem uma vida tão corrida, assim como eu. No filme, quem esperou para ver física se decepcionou um pouco, mas no livro a Jane discorre um pouco sobre as teorias de Stephen, o que enriquece ainda mais a sua obra.

site: http://www.wordinmybag.com.br/

Bruna.Saczk 22/08/2015

Profundo.
“Por muito má que a sua vida possa parecer, sempre há alguma coisa que você pode fazer e ter sucesso. Enquanto há vida, há esperança.” – Stephen Hawking. A Teoria de Tudo (Editora Única, 448 pág.) escrito por Jane Hawking faz pensar exatamente sobre isso.
Stephen foi diagnosticado, aos 21 anos, com a doença ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e encontrou em Jane o apoio e a companhia de que precisava. Superando todas as dificuldades, o casal Hawking se manteve firme até (quase) o final.
Como uma visão unilateral de toda história, o olhar de Jane transforma o livro em um diário pessoal, um desabafo bem maçante. Com riqueza de detalhes de cada sofrimento e dificuldade encontrada por ela, a história se desenrola lenta.
Apesar de mostrar ser uma mulher de fibra cuidando de Stephen cada dia, a sra. Hawking descreve o amor dos dois com total frieza, como se estivesse casada por obrigação. Ela se deixou ser “podada” por Stephen que julgava seus estudos literários como “fúteis”.
O filme baseado no livro foi indicado ao óscar em 2015 e apesar da quantidade excessiva de romance, é lindo, enquanto o livro é exaustivo. Talvez seja o único caso em que a versão das telonas é melhor que a leitura.

Fimbrethil Call 11/12/2015

Bom livro. Gostei de conhecer Stephen Hawking o homem, não o físico, e sua família. Eu nem sabia que ele tinha filhos e netos.

Ana Carol 28/04/2015

De todos os livros de romance que eu já li, acho que nunca vi tanto amor expresso neles quanto em A Teoria de Tudo.
Jane Hawking é uma mulher que merece respeito e todos deveriam conhecer sua história... Uma mulher que abdicou de sua vida, sua felicidade e suas vontades por 25 anos e colocou sua família, e ainda a coloca, em primeiro lugar.
Para mim, a Teoria de Tudo não diz respeito a física, mas sim ao amor incondicional que dá início a uma história comovente, sensível e contagiante.

Arca Literária 14/09/2015

leia toda resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/a-teoria-de-tudo-jane-hawking/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/a-teoria-de-tudo-jane-hawking/

Rita 18/05/2024

Gostei de saber muitos detalhes que no filme não tem, mas na minha opinião, o filme foi muito bem adaptado e prendeu minha atenção, muito mais do que o livro kkk, e isso é raro!

Rosana - @tudoquemotiva 23/04/2015

Uma emocionante história de vida
O livro trás a história de vida de Stephen e Jane Hawking, sobre o ponto de vista dela. Com uma narração bem minuciosa e cheia de detalhes, ela conta todos os aspectos da vida que levou ao lado de Stephen, desde o descobrimento da doença, as batalhas para mantê-lo ativo e sempre que necessário (e possível) ajudá-lo a ser um pouco mais independente.

Stephen Hawking foi diagnosticado aos 21 anos com a doença chamada ELA (esclerose lateral amiotrófica), no auge de sua carreira acadêmica. Foi nessa época que Jane e Stephen se apaixonaram e como voto de confiança, Jane prometeu cuidar de Stephen em todos os momentos de sua vida e foi o que ela fez.

Cada descoberta de Stephen, cada passo que Jane dava em sua carreira. Os filhos que tiveram e todas as dificuldades que Jane teve com criar os filhos pequenos e cuidar de uma pessoa com necessidades especiais. Ela conseguiu nos contar com um olhar único e muito sensível, todas as dificuldades e incertezas, os 25 anos que viveram juntos e a criação de três lindos filhos.
"[...] enquanto todo mundo elogiava sua coragem e seu brilho [...] ela dissera a si mesma que devia haver alguém igualmente corajoso por trás dele, ou simplesmente ele não estaria ali."
A narração de Jane é bem lenta e minuciosa, trás muitos detalhes de suas vidas e de todo o percurso que passaram. Confesso que muitas vezes tive que parar a leitura pois me dava muito sono, demorei mais de duas semanas para concluir tal leitura, foi bem complicado.

Mas quando acabou o livro, eu comecei a ver toda a situação com outros olhos, dando muito valor a Jane por tudo o que ela passou. Stephen Hawking não é uma pessoa fácil e Jane conseguiu contorná-lo, conseguiu cuidar para que ele se tornasse a grande pessoa que é hoje.

Fazendo uma breve comparação com o filme, ele mostra o lado bem mais romantizado da vida dos dois, não mostra todas as dificuldades que passaram, todas as mudanças de casa, as lutas pelos direitos das pessoas com necessidades especiais. O filme mostra breves momentos que valem a reflexão e vale muito a pena ser assistido. Eu amei o filme, tanto que me fez querer ler o livro, mas o livro trás uma visão da vida deles que eu não estava esperando.

Não me leve a mal, eu gostei de tudo isso, porém a narração de Jane tem muitos detalhes, é bem vagarosa, cheia de nomes pessoais e de cidades que me fizeram ficar confusa. Os capítulos são curtos e cada um contém um tema, eu tiraria vários capítulos que não acrescentaram em nada na história.

NOTA: 3/5 - amei a história de vida deles e saber muitos detalhes que eu não fazia ideia, mas poderia ter evitado muitos capítulos, as 448 páginas foram bem arrastadas e dificultou bastante o desenvolvimento da leitura.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/04/a-teoria-de-tudo-jane-hawking.html

priscila.wenzel 20/10/2015

Lindo, inspirador e comovente!
Essas são três palavras que se encaixam perfeitamente na história do físico Stephen Hawking.

Através das páginas contadas por Jane Wilde Hawking, temos um vislumbre de como foi seu casamento com Stephen, o relacionamento dos dois como se conheceram e principalmente. Como foi a descoberta da doença e os anos convivendo com ela.

Mas não estou aqui para falar apenas do livro, mas também do filme ao qual o livro deu origem.
Tanto livro quanto filme mostram a vida de Stephen, antes dele ficar doente, a descoberta da doença e como ela vai avançando e criando “obstáculos” para Stephen dos quais ele vai superando de forma brilhante.

Pra uma pessoa que viveria apenas dois anos, segundo os médicos, você se superou Stephen!

A história de vida é linda, inspiradora e nos faz repensar em muitas coisas. Li o livro e vi o filme no começo deste ano (2015) e mesmo assim ainda me pego refletindo sobre as coisas lindas que o filme passa. Entre elas o significado de família e superação.

Gostei como a história terminou e acho lindo no final quando Stephen diz à Jane:
“Olha só o que nós fizemos!” Referindo-se aos 03 filhos do casal!

Tiro o chapéu e aplaudo de pé Eddie Redmayne e Felicity Jones por interpretarem respectivamente Stephen e sua esposa Jane.
Eddie principalmente encarnou Stephen, aumentando ainda mais a semelhança entre eles. E de uma forma brilhante conseguiu transmitir a todos que assistiram ao filme os desafios da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais.

A única coisa que posso dizer é que assistiam ao filme e leiam o livro e se emocionem duas vezes. É uma história da qual você vai continuar refletindo muito tempo depois após assistir e / ou ler. :D

Prof. Angélica Zanin 23/10/2015

Um gênio e seu anjo
Maravilhoso! Jane narra sua história com o físico Stephen Hawking, que é mais que uma relação de amor, pois dando sustentação emocional, afetiva e humana a este homem, ela o ajudou a desenvolver suas teorias físicas mantendo ao seu redor um ambiente de amor, não sem luta; de honestidade, não sem conflito; de evolução, não sem fragilidades. Forte sem ser dura, abnegada sem ser submissa, afetiva sem ser piegas Jane Hawking conseguiu ser notada e ser amada não só por aqueles que fazem parte de sua história, mas por todos que conhecendo-a reconhecem sua importância, não, no mundo da ciência e dos seres geniais, mas na vida de todos que buscam através da fé, da determinação e do amor preencher os espaços entre os "buracos negros" da nossa existência na terra! Fabuloso!

Letícia 30/11/2015

Nota 6!
O livro inicia com um contexto muito bom, bem escrito e emocionante. Seria uma incrível historia se ... a autora não perdesse o foco no romance e não prolongasse uma historia na qual ficaria muito melhor se não tivesse escrito. Ao decorrer das paginas ficou entediante e por muitas vezes pensei em desistir e abandonar o livro, mas por questão de HONRA ( porque eu paguei, rs) eu não desisti, e ainda bem, pois o final é bem interessante. Se pudesse arrancar algumas paginas do meio ficaria muito melhor. O livro é começo, muitaaaa enrolação e fim! Nota 6!