A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo Stephen Hawking
Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Thais Oliveira 05/04/2019

"A mente dele mudou o nosso mundo. O amor dela mudou o mundo dele."
O livro é contado pelo ponto de vista de Jane Hawking, a primeira esposa do cientista Stephen Hawking, com quem ele foi casado por 25 anos e tiveram 3 filhos. Jane relata o relacionamento e as dificuldades que ambos passaram devido a doença de Stephen.
É um livro profundo, com uma história verdadeiramente tocante.
Fui conquistada pela história de Stephen tanto que, assisti a adaptação e quero ler os livros escritos por ele futuramente.

"Eu o amava por sua coragem, sua inteligência, seu senso de ridículo e absurdo, e aquele seu terrível carisma que lhe permitia - e ainda permite - enrolar a maioria das pessoas, inclusive a mim, em volta de seu dedo mindinho. "
- Jane Hawking.

site: https://www.instagram.com/hey_sonhadora/?hl=pt-br
Junior.Dutra 30/12/2019minha estante
É incrível analisar a estima que Jane tem do mundo.... uma mulher a frente do seu tempo que reconhece as habilidades da época ao mesmo tempo que constrói uma vida consolidada pelo amor.

Leila 23/06/2015

Esse A teoria de tudo demorei um pouco pra ler, porque é uma biografia e esse tipo de leitura não flui tão bem como um romance, mas gostei do livro...

Tenho que confessar minha admiração à Jane, que pra mim foi tipo uma aspirante a Madre Teresa de Calcutá, fala sérioooo, o que essa mulher aguentou, sofreu e pra terminar tudo do jeito que terminou, eu não teria suportado nem 10%...e garrei um ódio desse Stephen Hawking (afffffff) carinha egoísta e mal agradecido, nossa senhora mil vezes pra ele!

Como eu disse é uma leitura não tão dinâmica mas eu recomendo o livro, dá pra ler tranquilamente, sem pressa e é muito bom mesmo!
Karina.Naldi 18/02/2016minha estante
hahahhahahaha " Nossa Senhora" mil vezes!

Matheus 21/12/2016

Filme > Livro
Jane Hawking super valoriza as dificuldades que teve em sua relação com Stephen Hawking e faz com que ela seja uma espécie de vitima que teve que larga todas as suas ambições e sua vida para virar dona de casa e cuidar dele. Num todo o livro é massante e com muitos trechos desnecessários. O filme consegue ser muito mais interessante que a escrita da autora e suas lamúrias.
Pri 18/08/2018minha estante
Adoreeeeeei a resenha falou tudo o que eu tô sentindo tentando terminar esse livro

Danielly.Mota 06/05/2017

A Teoria...
Não gostei muito do livro. Ele dá muitas voltas, tem uma visão simplista de tudo.
Sempre nas passagens abre parênteses para comentar fatos históricos,dar uma visão da época vivida ou outras coisas...e quando retorna ao enredo fica meio que pensando do por quê esses comentários. Não é dinâmico, não conta um romance.
Péssimo! Detestei!
@gugugb 15/07/2017minha estante
Acabei de abandonar!! Jane caprichando mimimi... piora gradativamente!

Karenok 06/10/2021

Monótono
Li na força do ódio porque queria terminar, mas achei bem chato e sem emoção. Vale só pra conhecer um pouco dos desafios que o Stephen enfrentou em sua vida pessoal.
Emy 30/01/2022minha estante
AkksK me definiu tentando terminar aaaaaaa

Ricardo Brandes 16/03/2015

Um livro sobre otimismo, amor e resiliência
Jane Hawking, que foi casada com o brilhante cientista Stephen Hawking por 25 anos, escreveu a obra A teoria de tudo para contar a grandiosa história de um amor que não vê obstáculos.
Mesmo enfrentando uma terrível doença, e tendo sua vida renegada a poucos anos de vida, Stephen pôde contar com o apoio dessa grande mulher, que esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis.
Juntos, enfrentaram as dificuldades da vida, por longos 25 anos. Jane era uma pessoa muito religiosa, e Stephen ateu. Incluindo sua família, que também não compartilhava das crenças de Jane. Isso provocou conflitos e reviravoltas nessa história cheia de surpresas e acontecimentos marcantes.
Falando sobre o livro, à primeira vista, a capa com a foto do filme se destaca. No primeiro contato com a obra, percebi que a aventura seria longa: são 447 páginas de uma emocionante história real, dividida em 4 partes. Finalizar um livro tão longo, para muitos leitores, pode tornar-se um longo desafio, e acabar desestimulando o processo. Mas os capítulos não são muito longos, o que facilita a leitura e incentiva o leitor a querer ir adiante, mesmo sabendo que o livro é extenso.
Apesar das qualidades da obra, senti falta de fotos e imagens anexas, o que facilitariam o processo de leitura e ajudaria o leitor a se situar melhor no contexto histórico.
A teoria de tudo, lançado no Brasil pela Única Editora, também inspirou o filme homônimo, vencedor do último Oscar, que também recomendo por ser pleno em emoções e lições de vida.

Por Ricardo Brandes / Escritor

site: http://www.amoreselivros.com.br/2015/03/a-teoria-de-tudo-jane-hawking.html
Fabi Brandes 17/03/2015minha estante
Muito bem, meu amor!

Flávia 26/03/2018

Um Gênio!
Esse foi minha última escolha para o Desafio de Março - ler um livro que deu origem a um filme.
Veio a calhar com a morte do gênio Stephen Hawking, pessoa que eu descobri na década de 90... onde a matemática e a física eram minhas paixões e faziam parte do meu cotidiano.
Seu livro ?O Universo numa casca de noz?, que eu li em 2002 e pretendo ler novamente, sempre foi um dos meus favoritos! E durante muito tempo foi meu livro de cabeceira.
Nunca o achei melhor que ninguém... só o achava espetacular... como acho Galileu Galilei... Newton... Einstein...cada um na sua época!
Demorei um tempo para ler esse livro, meticulosamente escrito por Jane, pois tinha um receio grande que a minha admiração por ele caísse por água abaixo. Pois, eu veria o lado dela. E pra ser sincera... sim me decepcionei com ele em vários episódios, em especial quando deixou ser dominado pelo seu ego, o que eu não imaginava. Deixou-se dominar pela glória.
E também consegui enxergar Jane com uma grande mulher. Ela se anulou em prol dele. O que ela fez por ele e por sua família poucas pessoas fariam. Admirável.
Se ele quebrou todas as expectativas referente a doença, hoje eu não acho que foi só por sua determinação, mas muito também pelo amor e dedicação dela.
O livro possui um dificuldade grande de leitura para o estilo... além de ela ser detalhista ao extremo em tudo que conta, em muitos capítulos ela fala de física quântica, lei da relatividade, buraco negro como se isso fizesse parte do nosso dia a dia. Mesmo sabendo conceitos, achei por vezes complexo. Agora pra mim mais difícil ainda foram os capítulos em que ela descreve sua tese baseada em poesia espanhola medieval... assunto que não entendo nada! ? ??
Mas, continuo achando STEPHEN Hawking o cara!!!!! RIP ?
Referente ao filme ao contrário do livro, foi romantizado... Stephen Hawking ficou mais leve... a história ficou mais suave!!! Não senti as 2 horas!!!! Acho como sua fã... eu deveria ter apenas assistido o filme, e não lido o livro ? E continuo achando que Jane Hawking não foi representada no filme com o devido valor. O ator que interpretou SH mereceu com honras o Oscar... Eddie Redmayne deu um show de interpretação. Terminei de ler ontem e hoje cedinho assisti o filme!!!! Recomendadíssimo!!!!!?????? #amoler #ATeoriadeTudo #janehawking #stephenhawking #bibliotecaparticularfláviaschütz #desafiodemarço #portasliterárias #lerumlivroqueviroufilme #amocinema #eddieredmayne
Junior.Dutra 30/12/2019minha estante
Estou lendo o livro ja tendo assistido o filme e partilho da mesma opinião... mas como fã do stiven so me deu mais interesse em conhecer mais...

Kamilla 03/05/2017

É bom, mas poderia ser bem melhor...
Stephen Hawking (como o wikipédia pode descrever: é é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade), você pode não conhecê-lo, mas certamente já ouviu falar dele. O físico é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que paralisa os músculos, mas não atinge o celebro e não tem cura. Essa é uma breve explicação de quem é o Hawking e da sua doença, mas não achem que o livro é só sobre isso.

O livro inteiro é narrado pela ex-mulher do físico, a Jane... ela conta todos os momentos, desde o conhecer até a separação dos dois, passando pelas superações, dificuldades, filhos, medos e aflições que ela se deparou no meio do caminho. A Teoria de tudo é versão resumida de um livro de memórias da própria Jane e isso ela deixa claro no final, creio que seja por isso que o livro não me convenceu tanto.

A história do Hawking é incrível, passar por tudo isso e ainda ter força e determinação para se tornar um dos cientistas mais renomados do mundo, não é pra qualquer um. Tem gente que por menos desiste no meio do caminho. Mas pra mim a Jane não conseguiu me cativar com suas palavras, pelo contrário, me deixou com sono... Ela divagava em muitas partes, se estendia em outras e tudo isso se tornava muito cansativo. O livro tem quase 500 páginas, imagine como fiquei? Claro que o livro não foi de todo ruim, há cenas apaixonantes e encantadoras. Outras que você fica com o coração na mão por eles terem passado por certos momentos.

Outra coisa que me incomodou foi que tudo que diz respeito a este livro e ao filme, diz que é a história dos dois, mas a Jane ela foca muito em si. No começo do livro o Stephen mal aparecia, era só a Jane contanto que viajou pra isso e aquilo, tanto que comentei no instagram se isso mudava, porque olha... fiquei com raivinha. rs Em algumas partes ela remete que ele é frio e distante, não estive presente com eles, mas desde o começo da relação ela meio que remete à isso, culpa a física e isso e aquilo. Isso me irritou. Em uma cena ela descreve que ele a pediu em casamento e isso não teve nenhum destaque, foi como se uma informação fosse jogada pra você. Ele me pediu em casamento. Ponto.

Vejam bem, não estou diminuindo a Jane e nem a história, mas a forma que ela escreveu (ou que traduziram? rs) não conseguiu me fisgar, contudo não posso de forma alguma diminuir a história deles dois e mais que isso, tudo que a Jane fez e quão incrível ela foi com ele. Abdicou de muita coisa pra cuidar dele e estar presente. Eles tiveram três filhos, Robert, Lucy e Tim... que segundo ela, são inteligentíssimos (mas é mãe é mãe, fica ai a dúvida rs). Há várias outras pessoas que passaram e tiveram destaque na vida dos Hawking e outros que estiveram presentes, mas era melhor nem estarem - já fiquei com uma antipatia pelos pais do Stephen, são egoístas sabem? não pensaram verdadeiramente no filho. Já os pais da Jane foram incríveis, ajudaram muito em todos os momentos.

É um livro de memórias da Jane, que ela conta as memórias dela e da vida que ela partilhou por anos ao lado do Stephen. Os dois já se separaram e ela conta como foi, adianto que foi algo que me deixou chateada com Jane... Sei que ela é humana e tinha direito de viver pra si, mas havia outras maneiras de fazer as coisas. O Stephen tem uma doença degenerativa que atinge os músculos e não o cérebro, podia ter sido um pouco mais madura e conversado. Mas somos humanos e falhos, o que mais se encanta em biografias/memórias é que os personagens são reais, erram, caem, aprendem e nos fazem aprender também.

Sobre os detalhes: Achei a fonte boa, mas poderia ser um pouco maior, afinal o livro já é extenso com fonte pequena... A capa é linda, o espaçamento está ótimo e não encontrei erros de digitação e nem ortografia.

Comentário final: O livro tem uma história incrível e apesar dos pesares vale a pena ser lido. É sem dúvidas alguma uma história inspiradora.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2016/10/resenha-teoria-de-tudo-jane-hawking.html
Pri 18/08/2018minha estante
Amei sua resenha, senti a mesma coisa sobre esse livro!

Raffafust 22/01/2015

Já havia lido Minha Breve História ( biografia de Stephen Hawking lançado no Brasil pela Editora Intrínseca, confiram a resenha aqui) e nem de longe o livro é tão completo como A Teoria de Tudo . O motivo possa ser exatamente porque dessa vez a história não é contada pelo próprio , mas sim pela mulher que foi sua esposa por 25 anos!
Jane Hawking jamais imaginou que ao se apaixonar por Stephen na faculdade fosse passar por tudo que passou. Primeiro porque após a doença dele ser diagnosticada os médicos lhe deram 2 anos de vida e ele está vivo até hoje. Depois porque seu marido virou um Isaac Newton de nossos tempos, respeitado por todos ao descobrir as quatro leis do buraco negro.
A vida de Stephen também não foi fácil, aos 21 anos descobriu que tinha ELA ( Esclerose Lateral Miotrófica) , desse dia para frente sua vida regrediu e ele lutou até onde pôde para que tivesse acesso a tudo menos se tornando cada dia mais deficiente e dependente de tudo e todos. Jane foi a mulher que estava ao seu lado, ao contrário de muitas que o abandonariam, ela esteve ali presente, sendo mãe e esposa, e muitas vezes enfermeira de seu marido . Foi mãe por três vezes mesmo sabendo que a cada saída de casa cuidaria das crianças e de Stephen que demorou muito para aceitar que enfermeiros cuidassem dele.
Seus 3 filhos foram criados ajudando o pai , e a vida da família sempre foi pular de galho em galho , seja para testes por causa da doença de Stephen, seja para palestras, estudos e recebimento de medalhas que o físico recebeu a vida toda. Passaram por diversos países europeus e também moraram nos Estados Unidos.
A cada avanço da doença a família inteira se unia para que Stephen tivesse uma vida normal, isso também incluía os pais dele e os pais dela.
Jane abdicou de seus sonhos, de sua carreira e de muitas outras coisas para o sucesso do marido, foi fiel até onde pôde, e ao conhecer outro homem fez questão de continuar cuidando do marido e tendo o amante por perto, este - surrealmente - também ajudava a carregar Stephen para onde eles iam. Na frente dos filhos e do marido ela não demonstrava afeto por Jonathan, eram raros os momentos a sós, e me perguntei como alguém pode conseguir fazer algo assim? Mas ao ler mais do livro o julgamento ficou de lado ao ver que o próprio Stephen aceitava a situação - e o livro não conta o que fez eles se separarem !
Jane é minuciosa ao nos contar sua vida com Stephen e detalhes da época, o livro merece atenção ao ser lido, apesar de que continuo sem entender nada sobre buracos negros e sua importância, Física nunca foi minha matéria preferida. Mas ali, naquelas quase 500 páginas o que a autora deseja é desabafar com o mundo, mostrar que tem certeza do amor que sempre demonstrou pelo ex marido, que sempre fez tudo que estava ao seu alcance e que mesmo sendo julgada por muitos ela tem orgulho da vida que levou ao lado do homem que mais amou na vida.
A Teoria de Tudo é uma lição , em muitas páginas , mas que passam voando quando nos pegamos admirando essa mulher e deixando de julgar o que ela fez ou deixou de fazer. Que venha o filme.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/01/resenha-teoria-de-tudo-unicaeditora.html
July 21/02/2015minha estante
queria muito muito ler esse livro, mas não achei em pdf. voce sabe onde poderia encontrar??

Ana Carol 28/04/2015

De todos os livros de romance que eu já li, acho que nunca vi tanto amor expresso neles quanto em A Teoria de Tudo.
Jane Hawking é uma mulher que merece respeito e todos deveriam conhecer sua história... Uma mulher que abdicou de sua vida, sua felicidade e suas vontades por 25 anos e colocou sua família, e ainda a coloca, em primeiro lugar.
Para mim, a Teoria de Tudo não diz respeito a física, mas sim ao amor incondicional que dá início a uma história comovente, sensível e contagiante.

Rosana - @tudoquemotiva 23/04/2015

Uma emocionante história de vida
O livro trás a história de vida de Stephen e Jane Hawking, sobre o ponto de vista dela. Com uma narração bem minuciosa e cheia de detalhes, ela conta todos os aspectos da vida que levou ao lado de Stephen, desde o descobrimento da doença, as batalhas para mantê-lo ativo e sempre que necessário (e possível) ajudá-lo a ser um pouco mais independente.

Stephen Hawking foi diagnosticado aos 21 anos com a doença chamada ELA (esclerose lateral amiotrófica), no auge de sua carreira acadêmica. Foi nessa época que Jane e Stephen se apaixonaram e como voto de confiança, Jane prometeu cuidar de Stephen em todos os momentos de sua vida e foi o que ela fez.

Cada descoberta de Stephen, cada passo que Jane dava em sua carreira. Os filhos que tiveram e todas as dificuldades que Jane teve com criar os filhos pequenos e cuidar de uma pessoa com necessidades especiais. Ela conseguiu nos contar com um olhar único e muito sensível, todas as dificuldades e incertezas, os 25 anos que viveram juntos e a criação de três lindos filhos.
"[...] enquanto todo mundo elogiava sua coragem e seu brilho [...] ela dissera a si mesma que devia haver alguém igualmente corajoso por trás dele, ou simplesmente ele não estaria ali."
A narração de Jane é bem lenta e minuciosa, trás muitos detalhes de suas vidas e de todo o percurso que passaram. Confesso que muitas vezes tive que parar a leitura pois me dava muito sono, demorei mais de duas semanas para concluir tal leitura, foi bem complicado.

Mas quando acabou o livro, eu comecei a ver toda a situação com outros olhos, dando muito valor a Jane por tudo o que ela passou. Stephen Hawking não é uma pessoa fácil e Jane conseguiu contorná-lo, conseguiu cuidar para que ele se tornasse a grande pessoa que é hoje.

Fazendo uma breve comparação com o filme, ele mostra o lado bem mais romantizado da vida dos dois, não mostra todas as dificuldades que passaram, todas as mudanças de casa, as lutas pelos direitos das pessoas com necessidades especiais. O filme mostra breves momentos que valem a reflexão e vale muito a pena ser assistido. Eu amei o filme, tanto que me fez querer ler o livro, mas o livro trás uma visão da vida deles que eu não estava esperando.

Não me leve a mal, eu gostei de tudo isso, porém a narração de Jane tem muitos detalhes, é bem vagarosa, cheia de nomes pessoais e de cidades que me fizeram ficar confusa. Os capítulos são curtos e cada um contém um tema, eu tiraria vários capítulos que não acrescentaram em nada na história.

NOTA: 3/5 - amei a história de vida deles e saber muitos detalhes que eu não fazia ideia, mas poderia ter evitado muitos capítulos, as 448 páginas foram bem arrastadas e dificultou bastante o desenvolvimento da leitura.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/04/a-teoria-de-tudo-jane-hawking.html

Rita 18/05/2024

Gostei de saber muitos detalhes que no filme não tem, mas na minha opinião, o filme foi muito bem adaptado e prendeu minha atenção, muito mais do que o livro kkk, e isso é raro!

Carina 19/07/2015

Quando vemos uma família com um deficiente pensamos apenas nas dores do doente.
Não percebemos o que as pessoas dessa família fazem para que esse deficiente fique bem.
Passar noites em claro velando seu sono, revezar-se quando ele adoece, carregar toneladas de peso para um simples passeio, passar horas dando um banho que tomamos 15 minutos.
E as vezes, quando aquela família, levada por anos a fio ao cansaço extremo, se estressa nós pensamos:
-Mas o deficiente não merece essa má vontade!!!
Percebi que devemos ser mais tolerantes com a família que mantém a calma com este deficiente 23 horas por dia e as vezes num momento de estresse as pessoas esquecem tudo de bom que é feito por ele diariamente.
Logo vem as criticas, o famoso "eu faria melhor", condenações, punições...
Lucy ficou ao lado de Stephen por 25 anos. Não foi obrigada, eu sei, mas não deve ter sido fácil e foi louvável.
Ela também ousou sonhar em ser bem sucedida em uma carreira, se atreveu a cantar para alivio do estresse, queria ter dado mais atenção aos filhos. E por ter ousado ter sonhos foi crucificada.
Os cuidadores não vivem 24 horas naquele ambiente, eles tem tempo de descansar ao fim de seu expediente. Mas nas horas que eles adentram o ambiente acabam deturpando certas coisas por não conviver o tempo todo naquele local e não passar por todas as mazelas sem descanso.
Amor não é apenas sexo. É carinho, zelo, cuidado.
E isso ela teve por ele.
Me comoveu bastante.

Gabi 09/08/2015

Stephen Hawking, um dos cientistas mais consagrados da atualidade, foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) aos 21 anos, quando ainda tinha muito para desvendar e acrescentar à Física. Conheceu Jane e nela encontrou a companhia que precisava para compartilhar a vida. Superando limites e enfrentando novos obstáculos a cada dia, o casal Hawking se manteve esperançoso e não desistiu de lutar contra o que o destino parecia lhe reservar.
Em A Teoria de Tudo conhecemos não apenas a história do famoso cientista Stephen Hawking, que deu uma enorme contribuição para o conhecimento e estudo do universo, mas o relato do relacionamento entre ele e sua primeira esposa, Jane Hawking, quem desenvolveu esse livro e conseguiu colocar no papel detalhes íntimos da sua vida durante mais de 25 anos, carregado de mensagens e reflexões sobre amor, superação, questões sociais, realização pessoal e ciência (este último abrangendo áreas além da Física).
Esse foi o meu primeiro contato com o gênero biografia e, apesar de não ter sido algo fácil, gostei bastante. Por ser biográfico, este não é um livro para ser lido em questão de dias, afinal, não é um enredo que prende o leitor e o faz querer dar asas à imaginação, mas sim uma história de pessoas reais, que nos faz pensar sobre a vida, enxergar melhor a sociedade da qual fazemos parte e refletir a cerca de tudo.
Durante a leitura, pensei muito em qual seria a minha conclusão final sobre a obra. Pensei que não iria gostar, já que demorei mais ou menos três meses para ler. Pensei que iria achar demasiadamente detalhado, de um jeito negativo. Por fim, quando li a última página, conclui que essa experiência havia sido incrível. Aprendi bastante e conheci uma mulher admirável, a Jane Hawking, cujos esforços não foram reconhecidos por muitos, incluindo a família do marido e até mesmo o próprio Stephen em alguns momentos, nem receberam o seu devido valor.
Se algum dia, ao ouvir um breve resumo sobre a vida desse cientista, você imaginou que ele conseguiu chegar a onde chegou sozinho, está muito enganado. O casamento com Jane não lhe proporcionou toda a sua sabedoria, mas sem os cuidados e a dedicação assegurados por ela, poderia não ter vivido o suficiente para compartilhar cada descoberta que fez. A Teoria de Tudo é um belo exemplo do famoso ditado "Por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher".

site: http://frases-perdidas.blogspot.com.br/2015/05/minha-estante-32a-teoria-de-tudo.html

Samantha @degraudeletras 16/08/2015

A Teoria de Tudo, de Jane Hawking
A Teoria de Tudo é o livro que inspirou o filme homônimo, ganhador do Oscar de melhor ator no ano de 2015, ele foi escrito por Jane Hawking e conta a história dela e de Stephen Hawking, seu esposo na época.

Stephen Hawking é o famoso Físico que estuda Cosmologia e que é portador da doença degenerativa ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). A ELA atinge todo o sistema nervoso do paciente, o que limita gradativamente os movimentos corporais.

Quando esse filme foi lançado, várias pessoas ficaram muito ansiosas para conhecer um pouco mais a vida de de Stephen, mas a maioria dos espectadores se decepcionaram um pouco por mostrar mais o lado da Jane. Nesse mesmo período os blogs que falaram sobre o filme disseram que até entendiam já que a o enredo foi criado por Jane e tal.

Depois de alguns meses, tive a oportunidade de ler o livro A Teoria de Tudo e fiquei ainda mais encantada pela Jane. Se eu fiquei fascinada pela história mostrada no filme, quando li o livro me identifiquei muito com a protagonista por causa do seu jeito determinado e esforçado.

A figura pública do Stephen é muito cativante, toda a sua inteligência e sua luta contra a ELA e em A Teoria de Tudo podemos conhecer o outro lado da moeda, as suas dificuldades e conquistas diárias. É evidente todo o esforço que Stephen faz diariamente para realizar tarefas básicas, sua determinação acadêmica e sua personalidade forte.

Confesso que em alguns momentos senti muita raiva do Stephen, o considerei arrogante e egoísta, principalmente quando ele menosprezava as preferências culturais e acadêmicas da Jane. Um exemplo simples disso é quando ele inventa que está com dor de cabeça para não assistir a uma apresentação de ballet, algo que a Jane adora, e obriga os dois a ir para casa.... Sem contar nos comentários sobre os compositores preferidos dela, que ele sempre faz questão de diminuí-los.

A Jane é uma jovem muito esforçada, batalhadora e forte. Com o marido em condições críticas de saúde ela ainda teve peito para encarar um mestrado, cuidar de casa e dos filhos. Os momentos em que ela aproveitava para estudar um pouquinho nas raras horas livres me inspiraram profundamente.

A Teoria de Tudo é um livro extenso e inspirador, principalmente para quem tem uma vida tão corrida, assim como eu. No filme, quem esperou para ver física se decepcionou um pouco, mas no livro a Jane discorre um pouco sobre as teorias de Stephen, o que enriquece ainda mais a sua obra.

site: http://www.wordinmybag.com.br/