Preto & Branco #1

Preto & Branco #1 Taiyo Matsumoto

Resenhas - Preto e Branco

messala 15/12/2009

muito mais que um shounen
Preto e Branco é um mangá shounen (de ação, voltado para o público masculino), mas não para aí. Para quem não conhece a história como um todo (eu já assisti ao longa-metragem), ao ler somente este primeiro volume, poderá não perceber o quê especial deste quadrinho único.

Preto e Branco são dois irmãos órfãos que vivem nas ruas de uma cidade fictícia que reflete a realidade de muitas cidades grandes da realidade, repleta de gangues de rua e com a presença da yakuza.

Apesar de crianças, ambos são bons de briga e temidos por quem perturba a paz nas ruas. Preto é enérgico e sempre toma iniciativa ao defender "sua cidade", enquanto Branco é mais jovem e mais puro, com perguntas e deixas inocentes e, quando não idiotas, extremamente interessantes, mas nem por isso é menos perigoso que seu irmão.

Acho que a melhor analogia para descrever a relação entre os dois irmãos é que, tendo-os como uma só pessoa, Preto seria o cérebro enquanto Branco o coração.

Mesmo em meio ao caos sob controle da cidade, Preto e Branco evoca um diferente significante da relação entre irmãos que só têm um ao outro em quem confiar e com quem contar, mas essa é a deixa para o volume dois ou três.