O Gênio da Zara

O Gênio da Zara Covadonga O'Shea

Resenhas - O Gênio da Zara

Beatriz3695 06/10/2022

Mais uma experiência de áudiobook e eu estou amando. É incrível ver as nuances da história na voz de alguém

Helen Dutra 22/01/2016

Ótima leitura para empreendedores!
Tenho que começar dizendo que há muito o que aprender com Amancio Ortega, um empresário de sucesso, considerado pela Revista Forbes como o mais rico e poderoso entre os “aristocratas da moda”, fundador de um grupo de empresas proprietárias de oito grandes marcas, mas acima de tudo, um homem apaixonado pelo trabalho, simples, humilde, generoso, observador e grande líder. Essa é a figura apresentada no livro e comprovada por vários colaboradores entrevistados pela autora, desde o motorista ao vice-presidente da Inditex. Esse mesmo homem rico e poderoso é também o que presa a todo custo por sua privacidade, tanto que não dá entrevistas, só há uma imagem sua autorizada e resistiu muito para que sua história fosse publicada.

Podemos dizer que a carreira de Amancio começou quando ele ainda era uma criança de treze anos de idade, quando ouviu que sua mãe não tinha direito a mais nenhum crédito na mercearia. A partir desse dia, Amancio largou seus estudos e começou a trabalhar (um fato que ele lamenta muito, pois sente falta de uma formação profissional, inclusive, de não ter aprendido a falar inglês). De vendedor de loja à um grande homem de negócios! Para isso acontecer, levou muito tempo; Ortega tinha quarenta anos quando inaugurou a primeira loja Zara, em La Corunã. Era o primeiro a chegar à fábrica e o último a sair, não tinha escritório, pois gostava de ficar andando por todos os lugares da empresa, conhecia todos os funcionários por nome, fazia questão de ouvi-los e nunca esquecia nada que tivesse importância.

Ao longo da leitura, “invadimos” um pouco a privacidade tão preservada por Ortega e conhecemos também, além da trajetória pessoal e seu estilo de vida, a criação da Inditex, a maneira como ele dirige a organização, o sistema de rotatividade de estoque nas lojas uma vez na semana ao redor do mundo e duas vezes na semana nas lojas europeias, a expansão internacional, o relacionamento com os clientes, a contratação dos colaboradores, enfim, o modelo empresarial como um todo! É o tipo de leitura que exige um marcador para tomar nota de todos os detalhes.

A autora não esconde uma admiração pessoal por Ortega, e não é difícil se encantar pela história do Gênio da Zara. Diria até que é impossível concluir a leitura sem esse sentimento. Mas pra mim, o mais fascinante mesmo foi conhecer o lado humano do protagonista, bem diferente da imagem de “carrasco” que eu tinha devido aos boatos de trabalho escravo (que também são mencionados no livro, você vai ver que a autora não deixa escapar nada). O que ficou foi a imagem de um homem pobre, mas que com muito esforço conseguiu construir um grande império e, mesmo tão poderoso, permaneceu com a mesma essência e com um sentimento enorme de gratidão à todas as pessoas que o ajudaram.

Resenha completa em: http://helendutra.com/resenha-o-genio-da-zara-covadonga-oshea/

site: http://helendutra.com/resenha-o-genio-da-zara-covadonga-oshea/