By Chance or Providence

By Chance or Providence Becky Cloonan...

Resenhas - By Chance or Providence

bardo 30/05/2024

Por Deus ou Pelo Acaso de Becky Cloonan é uma graphic novel que trás sentimentos um tanto conflitantes. Se por um lado impressiona a capacidade da autora em poucas palavras interessar o leitor, fazê-lo se interessar por seus personagens; por outro a curta extensão e finais abruptos, abertos e pouco claros são um pouco incômodos.
A três narrativas Lobos, O Pântano e Deméter, compartilham o mesmo ar de mistério, de meias verdades e uma aura entre o onírico e o pesadelo. É preciso porém considerar que são contos curtos, uma pena porquê todos atiçam a curiosidade sobre seus desdobramentos.
Já que as narrativas são curtas e relativamente truncadas o que rouba a cena e complementa o que o texto falha em fornecer são as artes da graphic, o traço da autora é extremamente belo e imagético, transmitindo a dramaticidade que por vezes falta ao texto.
O caderno de esboços que encerra a obra nos dá ainda mais exemplos do belo traço da autora. Em suma é uma obra extremamente bela, mas que deixa um pouco a desejar com relação a enredo e desenvolvimento, fica a sensação de que faltou algo.

Lucas Muzel 25/10/2023

Básico demais
São histórias ok. A arte também é ok. O roteiro tem umas surpresas que estão telegrafadas com várias páginas de antecedência. O texto tenta ser extremamente poético e profundo, mas é levemente enfadonho. Quando a história está indo para algum lugar, aí acaba.

Kaire 11/10/2023

Li por acaso e agora preciso de mais histórias assim! A arte é belíssima e as histórias são realmente envolventes com seus elementos mágicos

Vinicius Marcolino 24/08/2023

História interessantes
Por Deus ou Pelo Acaso é uma coletânea de 3 contos muito bem desenhados e construídos, mas mesmo assim eu ainda senti que faltou algo, acho que se cada conto tivesse mais capítulos ficariam incríveis. Segue abaixo o que achei de cada conto:

Lobos: Achei muito interessante e os traços são muito lindos, mas muito curta e ficou um gostinho de quero mais.

Pântano: A que para mim é a mais interessante das três, acho que a única delas que não senti que faltava capítulo para a trama estar completa.

Deméter: Mesmo tendo gostado dela, eu me senti confuso ao longo da narrativa. Em um momento, eu pensei que estava entendo a história, mas depois percebi que não estava kkkkkkk.

Misantropia 03/08/2023

Ainda melhor do que eu imaginei que fosse
Estou perdidamente apaixonada por essa tríade de estórias que são, infelizmente, tão curtas, mas tão arrebatadoras. Por Deus ou pelo acaso compila Lobos, O Pântano e Deméter, que trazem narrativas belas, melancólicas e um tantinho assustadoras. Foi muito fácil me perder no virar de cada página e, estranhamente, senti vontade de adentrar nelas.
???????
As personagens tão intensas e complexas, os cenários medievais e os traços góticos são extremamente atraentes e, esses são só alguns aspectos que tornam essa coletânea tão encantadora. É incrível como tão poucas páginas têm o poder de nos tocar tão profundamente.
???????
E esse é, precisamente, um dos meus tipos de fantasia favoritos e onde sei que voltarei a me embrenhar em outras ocasiões. Sinto que Por Deus ou pelo acaso está a tornar-se uma de minhas HQs favoritas. Ela é mesmo uma obra de arte!

Fran.Veloso 16/07/2023

Sim, pelo acaso
Eu ganhei essa HQ e juro não dava nada.
Só mais um quadrinho de contos.
Mas, digo, que perfeição.

A ilustração é perfeita. Os contos sempre com aquele gostinho de quero mais.

Pra mim isso que é conto, quando você termina e fica fullpistola por que acabou e não tem mais.
Só sei de uma coisa. Que mulher foda. Perfeição em um só lugar.

Recomendo

Allan 05/07/2023

Uma grata surpresa!
Essa graphic novel foi uma grata surpresa.

São contadas 3 estórias curtas sem conexão entre elas e com pouco mais de 20 páginas cada, sendo que, todas exploram o tema fantasia.

Sempre gostei do formato oneshot, mas, devo admitir que fazia bastante tempo que não encontrava histórias curtas tão cativantes com personagens interessantes.

Os roteiros da autora Becky Cloonan são formidáveis, com textos simples, porém gostosos de ler. A arte tem um estilo que combina perfeitamente com a narrativa e torna o resultado bastante imersivo.

No final do livro temos uma rica galeria de artes conceituais e esboços. O papel couché tem excelente gramatura e o acabamento em capa dura está muito bem feito.

A editora Pipoca e Nanquim está de parabéns por trazer esse excelente trabalho ao Brasil.

Recomendo a todos que apreciem o gênero fantasia.

Allison 27/06/2023

Um dos melhores do catalogo da P&N
Um quadrinho completo, bem desenhado, bem escrito, bem colorido, tudo muito redondo, deve ser ainda melhor para quem tem conhecimento em tarô, pois, desde de sua contracapa, há algumas ideias que parecem ter alguma relação com o carteado. Particularmente, realço, a qualidade da última historia, para mim, a melhor do encadernado.

Dango Yoshio 19/05/2023

Dark fantasy de respeito
Por Deus ou Pelo Acaso compila três contos curtos de terror e fantasia, e um artbook de esboços e ilustrações, que é belíssimo e nos dá um vislumbre de outras tantas histórias que permeiam esse universo que a autora criou.

É curto, mas os contos são bem interessantes e sombrios, cheios de mistérios, perigos e abismos. Meu favorito foi O Pântano, quando terminei de ler fiquei maravilhado com a narrativa. E a arte da Becky Cloonan é linda demais!

xblacky 24/04/2023

Dei 3 estrelas por conta da história, mas a arte merece 5, principalmente os quadros finais.
os contos chegam a prender a gente, mas acabam rápido e é um pouco decepcionante, os 3 dariam boas histórias longas.

Ragnar 22/04/2023

Uma viagem pela fantasia medieval!
Por Deus ou Pelo Acaso apresenta um compilado trilogia de Becky Clooman onde somos transportados para o medievo, que parace real e ao mesmo tempo místico, com elementos de fantasia e principalmente horror. O leitor contempla narrativas profundas que mechem com os sentidos e levam a reflexões.

Lucas.Souza 16/03/2023

HQ da editora Pipoca e Nanquim mas totalmente com a pegada da Darkside! Os 3 contos são muito bons, apesar de que os 2 primeiros talvez sejam curtos demais. As histórias tem um clima medieval de suspense, e deixam muita coisa "em aberto" dando a liberdade pra várias interpretações diferentes. Muito bom mesmo!

Vitor173 17/12/2022

Curto demais
A HQ é legal, a arte é excepcional, porém são 3 histórias curtas (que poderiam se estender um pouco mais), seguidas de vários rascunhos e artes aleatórias (que poderiam ser substituídas por outra história). Não é ruim, vale a pena a leitura, a edição do Pipoca e Nanquim está, como sempre, excelente, mas não sei se vale a pena pagar um valor alto por ela. Não pretendo reler também.

Will 21/11/2022

Trilogia "simples", mas com profundidade
Histórias curtas, simples, com uma arte incrível e com muitas camadas não exploradas - e creio que esse é o ponto negativo. Eu queria mais dessas histórias!

Das 3 histórias (todas boas), "Lobos" é a que mais destoa, pois fica bem abaixo das outras duas, que são incríveis.

Danizio0 30/08/2022

Por Deus que quadrinho bom
Uma grata surpresa lançada pelo editora pipoca e nanquim, um quadrinho de histórias curtas porém totalmente surpreendentes, e uma arte de tirar o fôlego.