Os Exilados da Capela (# 01)

Os Exilados da Capela (# 01) Edgard Armond

Resenhas - Os Exilados da Capela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

InêsMaria 26/02/2014

Os Exilados da Capela
Os Exilados da Capela - Espiritismo - Edgard Armond
Que ligação pode haver entre uma estrela da constelação do Cocheiro, distante 45 anos-luz do nosso planeta, e o alvorecer da humanidade terrestre?

Qual foi o ponto de transição que permitiu aos descendentes dos primatas australopitecos desenvolver a civilização inteligente?

Que causa suprema arrastou o Messias para o convívio direto com esta humanidade, ainda tão distante do Bem que levou seu Redentor ao suplício da cruz?

Que tempos são estes que vivemos agora, de tão velozes e profundas transformações, aliadas a tão angustiantes expectativas do coração?

‘Os Exilados de Capela’ é uma obra extraordinária que trata destas questões chegando a inquietante assertiva: a evolução espiritual de uma humanidade extraterrestre teve sua continuidade em nosso primitivo e obscuro planeta.

Renata CCS 05/02/2013

A teoria da evolução das espécies na doutrina espírita
No livro OS EXILADOS DE CAPELA, Edgard Armond defende que na órbita de uma constelação denominada Cocheiro, mais precisamente na estrela de Capela, desenvolveu-se uma complexa e avançada civilização. Parte de seus habitantes – os que não conseguiram acompanhar esta evolução e representariam um obstáculo ao desenvolvimento moral de Capela – foram exilados para a Terra, há aproximadamente cinco mil anos, época em que a Terra era habitada por povos primitivos, e foi a vinda desses seres altamente desenvolvidos que impulsionou o progresso da humanidade. Os exilados eram moralmente atrasados, mas intelectualmente detinham um saber científico inigualável. A escolha da Terra deu-se pelo padrão evolutivo que condizia com a atmosfera atrasada daqui. Seria essa a forma de eles aprimorarem seus espíritos e contribuírem para a evolução desse planeta. De acordo com o livro, o plano espiritual foi o responsável pelas alterações genéticas, realizando um aperfeiçoamento nos genes dos povos primitivos para que eles pudessem gerar corpos mais elaborados, condizentes com as essências espirituais dos capelinos. Esse item e diversos outros que apontam diferenças entre as raças e seu papel na evolução geraram polêmicas das mais diversas, inclusive apontando o livro como racista. Não vou tentar aqui ser uma defensora de diferentes pontos de vista ou interpretações. São muito pessoais. O que vou relatar é apenas o meu entender e a minha minúscula visão sobre o assunto. O que não podemos esquecer é que cada etnia guarda características particulares e esta pode ser observada de maneira positiva ou negativa. Não há discriminação alguma em se traçar determinados paralelos, porque todos têm suas funções e aptidões, que são úteis para o progresso da humanidade. Apontar as diferenças entre as raças é uma das características do racismo, mas isto não quer dizer que quem o faça seja racista. E esta não é a única característica do racismo, e várias outras são também tão ou mais importantes e fundamentais para que seja caracterizado o racismo propriamente dito. A crítica ao Espiritismo se dá devido a UM ÚNICO PONTO DE CONTATO com o racismo e o resto (ou seja, as diferenças) é convenientemente ignorado. E tudo deve ser analisado dentro do contexto em que se apresenta, e não apenas “recortes” que não expressam a ideia completa do livro.
Maria Luísa 28/02/2013minha estante
Gosto muito deste livro. Ele foi pioneiro ao esclarecer a evolução de nosso planeta e seus habitantes, e apresenta a contribuição dos exilados capelinos nesta transformação. Porém, recomendo cautela ao encarar o conteúdo da obra. Pessoas não familiarizadas com a doutrina podem ficar com impressões errôneas por falta de referências literárias espíritas.

Renata CCS 01/03/2013minha estante
Concordo com vc colega. Não é um livro para iniciantes da doutrina, mas é leitura indispensável a quem busca esclarecimentos evolutivos do planeta Terra, do ponto de vista espiritual.

sonia 28/10/2013minha estante
as idéias aí apresentadas são muito interessantes, e vem de encontro a algumas coisas que eu já havia reparado; mesmo quem não é espírita deve considerar estas questões, a deixar uma mente aberta para os mistérios desta existência.

Samila.Braga 01/05/2023minha estante
Achei sua síntese bem interessante! O livro traz muitos detalhes, às vezes, um pouco desconexos, em outras, bem conectados. Como não se pretende científico, fica a não-margem para questionamentos no que diz respeito às características e ou aspectos históricos. Mas no que diz respeito ao racismo, não é só questão de terem comentado sobre as características. Ele fala bem claramente que a raça ariana era "superior". A gente sabe quem foi a última pessoa com poder que defendeu essa ideia, né? :(

Gisele Santos 02/02/2013

Sinceramente eu não gostei, o livro ficou muito abaixo do que eu esperava que ele apresentasse. Foi muito legal saber sobre a evolução espiritual pelo qual esse planeta passou, mas no final das contas o livro acabou não trazendo nada de novo pra mim, e olha que eu não sou uma pessoa com estudos avançados de espiritismo. Um livro com uma temática muito boa no final das contas não acabou passando de um amontoado de citações de uma série de livros acompanhados pela explicação do autor que por muitas vezes me deixou confusa, aliás devido algumas partes acabei ficando com algumas dúvidas enormes na cabeça. Pra quem está começando os estudos o livro pode ser muito bom, mas pra quem já sabe de algumas coisas nada de novo vai ser acrescentado. A única coisa de que realmente gostei foi de ver que alguns fatos, como por exemplo o dilúvio, é comum em diversas crenças, o que pra mim é mais um forte sinal que não importa qual é nossa religião, somos todos iguais e passaremos pelas mesmas provações.
Day 19/10/2018minha estante
fiquei exatamente com a mesma sensação =\

daysdo 18/10/2012

Somos todos primitivos...
É uma excelente leitura e serve pra nos mostrar que para estar habitando essa Terra o pré-requisito é não ser evoluído, moralmente ou espiritualmente, é uma leitura que faz você se dar conta que a arrogância no mundo não é necessária, ninguém é melhor que ninguém e no fim todos serão cada um por si. Faz você entender o porque desse mundo ser tão desigual e egoísta, as pessoas não despertaram para seu lado espiritual e os aqui encarnados de Capela também não cumpriram seu dever completamente, gerando as primeiras civilizações que depois acabaram destruídas por esses mesmos sentimentos de orgulho e superioridade. Eu achei coerente toda a parte da evolução e fusão das raças, mas achei que deixa um pouco a desejar sim, no quesito de explicar e aprofundar mais os assuntos.
A título de curiosidade vale muito a pena, o livro te faz pensar sobre o que nós somos e onde viemos e claro, para onde vamos quando existirem (se já não existe) os exilados da Terra.

Cíntia 14/08/2012

Para os curiosos e simpatizantes da filosofia espírita esse livro é essencial para compreender a evolução espiritual do planeta Terra e espíritos habitantes desse planeta em ascensão.
Uma leitura é agradável e construtiva.

Alci 29/07/2012

Tem crença para tudo
Eu, que já passeei mentalmente em várias possibilidades de "verdades" - sempre acreditando que, como diz aquela música "a verdade é absurda no plural, mas pra mim honestamente isso é normal" e esse livro é uma dessas viagens de crer ou não crer. Então viemos de Capela e estamos aqui, purgando nossas misérias já criadas em outro lugar... Tenso. Acho que inventamos muitas coisas para querer explicar o inexplicável. Navalha de Ockham nisso tudo! Já basta ser daqui mesmo.
Maraysa 15/12/2015minha estante
Ainda não terminei o livro, mas o autor cita que nem todos somos de Capela, muitos que aqui estão são provenientes daqui mesmo. Porém, concordo contigo, até mesmo muitos espíritas têm dificuldades de lidar com esse livro, seja pela teoria ou pela forma como o livro foi escrito.

Tata 16/09/2017minha estante
Pelo livro, não viemos de capela. Seres que não eram evoluídos o suficiente para capela mas muito mais evoluído que as formas animais que viviam na terra foram trazidos pra cá para estimular a evolução da humanidade. Após os expurgos eles retornaram ao seu mundo original. Somos terrenos

KHOR 01/10/2011

mais um elo
Neste livro é descrito uma transmigração de almas de um planeta para outro. Neste caso de Capela para Terra. Não é um livro doutrinário porém muitos espiritas já o leram e concordam com a ideia central do livro. Trata de um tema que traz uma reflexão sobre o expurgo pelo qual o nossa planeta está passando.
Enfim, este livro junto com livros de Eric von Daniken, no meu entender fundamenta a teoria do "Alienígenas do Passado".

Gabriel 26/09/2011

Ótimo!
Livro retrata o surgimento da humanidade em nosso planeta, a evolução das espécies até atingirmos a raça humana.
Se você também não acredita em "Adão e Eva", é seu dever ler este livro.
Clássico do Espiritismo, nos mostra o real motivo de chamarmos nosso planeta de escola, hospital, planeta Terra.
Local onde os espíritos menos evoluídos do planeta Capela foram encaminhados para a evolução, dando origem a todas as raças.
Didático, porém simples.
Desafiador e esclarecedor.
Para quem não acredita, serve como curiosidade então.
Vale muito a pena!!

Sufralipe 22/09/2011

Que ligação pode haver entre a mais brilhante estrela da constelação do Cocheiro, distante 45 anos-luz do nosso planeta, e o alvorecer da humanidade terrestre?
Sufralipe 22/09/2011minha estante
Muito bom!!!!

Clara 02/04/2013minha estante
se voce ler o livro, vai ver que essa ligaçao existe - para aqueles que acreditam, claro.

Albuquerque 19/08/2011

Esperava outra coisa...
Este livro me decepcionou muito. Esperava muito mais.

Pontos fracos:

1- O livro é extremamente desconexo. O autor se perde na sua proposição inicial e começa a "encher linguiça" com citações sem fim, principalmente do meio para o final do livro;

2- A teoria do autor é antiquada (livro escrito nos meados do século XX), e ainda pode-se notar certos "ranços" da ciência da época, podendo mesmo em algumas passagens ser acusado de racismo...

3- O livro tem pouco sobre a Doutrina Espírita. O autor utilizou mais o esoterismo e outras crenças do que o Espiritismo para defender suas idéias.

Pontos fortes:

1- As citações de fatos e previsões comuns à várias crenças de diversos locais do mundo. Isso foi muito interessante! Só para citar um fato (SPOILER) O dilúvio está presente em textos sagrados de diversas religiões (FIM DO SPOILER).

Lu 21/08/2011minha estante
Xiii...eu ia ler esse livro, mas pelo visto não vou curtir.

Nanoreader 03/08/2011

Opinião do escritor
As referências bibliográficas do livro não batem, ou seja, não se baseia em livros da doutrina, apenas na opinião do autor, já que a obra não foi psicografada). Sem fundamento nas obras espíritas, ficou apenas com uma estrela.

Fati 02/05/2011

Recomendado
Para iniciantes no assunto, que nunca se aprofundaram no tema, é bastante interessante, pois aborda hipóteses que a maioria das pessoas nunca havia cogitado.

patypenrabel 06/01/2011

Ótimo
um dos melhores livros que ja li na minha vida, o começo é um pouco cansativo, mas depois se torna muito interessante, para os espiritas e amantes de historia, até eu que nunca fui muito fã de historia me interessei pra caramba e termina numa mensagem linda que te faz refletir e de repente tudo faz sentido!

1 | 2 | 3 | 4 | 5