O Legado de Avalon

O Legado de Avalon Goldfield




Resenhas - O Legado de Avalon


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Paul Law 24/04/2020

O Rei Arthur é adolescente e brasileiro!
Luiz Fabrício Mendes é professor de História, assíduo jogador de vídeo-game e autor do livro "O Legado de Avalon - O Garoto, o Velho e a Espada". Acreditem, esta combinação produz um ótimo resultado literário.

Neste primeiro livro de "O Legado de Avalon" conhecemos Aurélio, aparentemente um comum adolescente que vive com o avô da periferia do Rio de Janeiro. O que o jovem não sabe é que ele é o único descendente vivo do Rei Arthur; que é caçado pela bruxa Morgana e o filho, além de o dono de uma loja de antiguidade da vizinhança ser o mago Merlin disfarçado. Tudo, no entanto, se desenrola rapidamente, já no primeiro ataque do inimigo à casa do menino, estragando o campeonato de futebol de botão do avô e outros conhecidos. Aurélio Britto precisa deixar sua casa, a vida que tinha e os amigos para recuperar a lendária Excalibur e rumar até um lugar seguro em Minas Gerais. É assim que a aventura começa...

No mesmo ritmo em que o Monza do avô do personagem e o Gol de Junior avançam pela rodovia, vamos mergulhando neste conto de herói moderno, recheado de referências históricas e folclóricas. Geografia também é um ponto a se destacar na narrativa, já que o autor descreve com detalhes os locais visitados pelos aventureiros. Luiz Fabrício adequou sua escrita para o público infanto-juvenil, aquele de Harry Potter, para contar este início de aventura do descendente de Arthur, o que foi muito bom. Amarrou de forma criativa as lendas brasileiras às gringas. Mostrou-se conhecedor do que contava, especialmente sobre a história do Rei Arthur e seus cavaleiros, apresentando um enredo bem construído e passível de continuação.

Em suma, uma obra muito bem construída, intensa em sua maioria; boa de ser lida. Eu ficarei aguardando outra promoção para adquirir "O Legado de Avalon II" e continuar acompanhando Aurélio em sua jornada de aprendizado e batalhas. E tem o romance também...

site: http://paullawblog.blogspot.com/2019/01/o-legado-de-avalon-o-garoto-o-velho-e.html
comentários(0)comente



Camille.Pezzino 09/01/2020

MISTURA FOLCLÓRICA
Embora poucos saibam, os mitos – na verdade, lendas – arturianos podem e devem ser considerados como folclore. Folclore é, literalmente, aquilo que deriva do conhecimento popular, sendo a justaposição de duas palavras inglesas folk (povo) somado a lore (saber).

O Legado de Avalon, um livro focado no público infanto-juvenil e pensado para este, tem como principal teor fantástico esse sincretismo folclórico, o que quer dizer o seguinte: há uma mistura entre conhecimentos culturais e fantásticos tanto brasileiros quanto celtas e cristãos, miscigenando os lugares, tradições e personagens lendários do folclore brasileiro com detalhes, ideias, objetos e personagens das lendas arturianas, pautado na percepção de Thomas Malory, autor de Le Morte d’Arthur.

Com essa ideia, Goldfield – pseudônimo do autor – traz para sua obra algo que falta, em larga escala, nas histórias brasileiras contemporâneas: ele introduz o Brasil, explora a nossa cultura e, ao mesmo tempo, acaba nos ensinando sobre nós mesmos e nosso povo. Por mais que isso não seja uma obrigatoriedade de nenhuma literatura, muito menos da nossa, deve-se destacar que esse sincretismo cumpre duas funções: (1) suscitar a curiosidade para aquilo que é nacional e, ao mesmo tempo, (2) previamente cativar o público já interessado em outras culturas.

Por vivermos em certo viralatismo, entendemos – muitas vezes – que o que vem de fora é melhor do que aquilo que há dentro, contudo, essa premissa não deve ser considerada verdadeira. Isso pode ser observado em uma livraria, cuja parte dedicada a livros estrangeiros é muito maior do que a de nacionais, além do público que se dirige a elas. No entanto, Goldfield engloba o estrangeiro e não esmaga o nacional, fazendo com que ambas as culturas confluam e dialoguem não só entre si, mas com o leitor. Isso é um mérito inegável da obra, posto que é bem elaborado, bem marcado e muito bem feito.

Esse norteador da obra vai se intercalando com alguns detalhes que deixam a desejar – como variantes vocabulares – e outros que surpreendem, como o conhecimento histórico e geográfico de lugares e pessoas. Aliás, conhecimento não falta, principalmente pela formação do autor.

Mais uma vez, reforça-se que o público-alvo da obra é o infanto-juvenil, sendo um ótimo exemplo de livro didático para apresentar as crianças, misturando a aventura dos personagens principais com conhecimentos de diversas áreas do saber, até mesmo português. Dessa maneira, considero essa uma obra que não pode faltar na formação colegial e literária das crianças brasileiras.

QUER SABER O RESTO? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-111-mistura-folclorica/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-111-mistura-folclorica/
comentários(0)comente



Inês Montenegro 10/11/2018

Virado para um público juvenil, O Legado de Avalon destaca-se no uso dos mitos, da acção e da aventura. Ao longo da sua leitura, são notados dois elementos muito comuns à literatura de fantasia: o jovem “Escolhido” e a estrutura da “Jornada do Herói”, cunhada por Campbell. Clichés, talvez, mas nem por isso negativos. O autor não só demonstra ter conhecimento sobre os mesmos (inclusive inserindo “Mr. Campbell” na narrativa), como uma capacidade em os utilizar a favor da sua narrativa.

Review completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2018/08/25/o-legado-de-avalon-o-garoto-o-velho-e-e-a-espada-luiz-fabricio-de-oliveira-mendes/
comentários(0)comente



Marcos Antonio 28/11/2016

Avalon
É um livro bom, que chama atenção por recriar e fala sobre nosso folclore. Fala sobre Aurélio um jovem que vive no Rio de Janeiro que é o último descendente do Rei Arthur e sua função é conseguir a espada excalibur e derrotar a bruxa Morgana. O livro serve muito bem como guia turístico de Minas gerais e é um Livro que fala sobre minha cidade natal que é Três Rios. Nova Avalon fica em Diamantina e eles andam por São Thomé das Letras um lugar lindo de Minas Gerais.
comentários(0)comente



Raphael Santos 02/07/2015

Resenha
O livro explora com maestria a lenda de Arthur, com claras referências a mitologia celta e peculiaridades do povo brasileira, a obra vai e levar para um outro mundo, cheio de magia e aventura. Se você procura um livro para te prender a respiração, e fazer querer devorar cada página, esta é uma ótima opção.

Ansioso para o próximo volume dessa saga que me conquistou e com certeza ira e conquistar também!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR