Desenhos

Desenhos Sylvia Plath

Resenhas - Desenhos

Cy 18/03/2017

"A partir de 7 de dezembro estaremos juntos e felizes"
Para quem, como eu, conhece apenas a Sylvia de seu único romance (The Bell Jar), este apanhado de cartas, poemas e desenhos feitos por sua filha, Frieda Hughes, única sobrevivente do clã Plath-Hughes, terá um pequeno vislumbre de uma Sylvia Plath alegre, com belas expectativas para o futuro, e até mesmo divertida. As cartas contidas em "Desenhos" são destinadas ao marido e à mãe da escritora, e nelas descobrimos a Poeta espirituosa, irônica e inteligentíssima que a super exposição de sua luta contra a depressão e seu fatal suicídio tantas vezes obscurecem.

Além disso, descobrimos os outros grandes amores de Sylvia: a arte e seus desenhos. Ela aparece muito concentrada em seus estudos e esboços, em como ela vem numa evolução como desenhista, e num desejo profundo de que seus desenhos comecem a ser publicados junto a seus poemas. Desenhar parecia ser um grande ponto de encontro interior para ela, assim como Ted Hughes (seu marido). Aliás, a dependência que Sylvia acreditava ter por Ted fica claramente expressa nessas cartas, o que é muito triste e duro de ler. Ela chega a afirmar que fica 'perfeita' com ele e dividida ao meio sem. Isso pode ter tido grande impacto quando ela chegou na beira.

Recomendo para fãs da escritora ou para quem já conhece algum trabalho dela.

Iris Figueiredo 18/10/2016

Uma outra faceta de Sylvia Plath
Tudo que Sylvia Plath faz me encanta. “Desenhos” é um livro curto, organizado por sua filha, compilando alguns desenhos que a autora fez entre 1956 e 1957.

A maioria dos desenhos são de observação – paisagens e objetos –, todos feitos de forma simples. Sylvia Plath foi, sem dúvidas, uma mulher extremamente talentosa. Ainda na simplicidade dos seus traços havia seu talento estampado.

Além dos desenhos, o livro reúne algumas cartas enviadas por Sylvia, assim como poemas. A maior parte das cartas é endereçada ao seu ex-marido, Ted Hughes. Os textos que acompanham os desenhos são sobre o ato de desenhar e as expectativas carregadas em cima daquilo.

Para os fãs da autora, “Desenhos” é uma leitura rápida que revela mais uma faceta de uma autora incrível, que se foi antes de dar muito mais de si para o mundo.

site: http://irisfigueiredo.com.br
Didi 28/04/2017minha estante
undefined

Adriana Scarpin 22/02/2016

Apanhados de desenhos de Plath "emoldurados" com poesia, diário e cartas escritos e esboçados durante o primeiro ano de casamento com Ted Hughes.

site: http://www.fashionschooldaily.com/wp-content/uploads/2011/10/Screen-shot-2011-10-31-at-3.37.31-PM.png

Pedro 14/07/2015

Além das Poesias, e do Romance A Redoma de Vidro (resenha), Sylvia Plath também costumava desenhar. O livro intitulado Desenhos, publicado pela Biblioteca Azul, irá resgatar alguns de seus desenhos feitos durante 1956 e 1957.

Plath começou a desenhar em meados 1956, quando ainda estudava em Cambridge, frequentando o Newnham College, no Reino Unido, onde conheceu o seu futuro marido, o poeta, Ted Hughes. A maioria dos desenhos são um retrato de fases de sua vida e de onde ela passou, como quando viajou em Lua-de-mel pela Europa registrando, com caneta nanquim, os lugares, animais, alimentos, paisagens, árvores e objetos que a cercava.

É um livro que ainda traz essa atmosfera triste que permeia a vida da autora e que acabamos notando que volta a mexer com a vida da família, pois quem organizou o livro foi a filha dela, Frieda Hughes, que nos relata logo no prefacio que quando recebeu do pai os desenhos da mãe, ela e o irmão decidiram que iriam pública-los em uma coletânea (como aconteceu) no entanto, o suicídio voltou a atacar e infelizmente Nicholas Hughes, filho da Sylvia, não pode estar presente na publicação.

Mas não só desenhos, estudos e esboços se constitui o livro. Nele encontramos algumas cartas acompanhando as ilustrações, onde Sylvia faz alguns comentários acerca deles e do momento em que se encontra.

É inegável que a autora tinha o talento para desenhar, notamos isso no seu traço que mostra-se bem desenvolvido e a própria autora dizia que se sentia bem e tranquila enquanto desenhava. Era uma fase em que ela estava feliz e apaixonada e que é claro ao lermos suas cartas.

No blog você pode conferir algumas das ilustrações:

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/06/resenha-82-desenhos-sylvia-plath.html
A 14/07/2015minha estante
Fui lá ver seu blog! Tá bem legal, parabéns! =]