The Understatement of the Year

The Understatement of the Year Sarina Bowen

Resenhas - The Understatement of the Year

eu . 11/03/2023

The undestatement of the year
Vou comecar falando do final. gente, por que a sarina acabou assim?? eu quero saber mais. eu quero a reação dos amigos. eu quero a relação deles doméstica agora que estão fora do armário. eu quero saber mais!!

mas enfim, o meio do livro também me deixou meio bleh em relação a eles porque eu sentia que eles ficavam clicando na mesma tecla o livro todo, e era muito chato.

porém, eu adorei eles. eles eram complicados e muito bagunçados, mas eu gostei. eles no final então ??? fofos dms.

enfim, foi uma leitura boa, só um pouco decepcionante com esse final.

Lui 11/02/2022

Para quem nunca leu um M/M, esse é um ótimo lugar para começar
A princípio, eu tinha dado 3,5 para esse livro, mas quanto mais eu penso nele, melhor ele fica, e depois de uma releitura minha nota foi para 4,5. Claro, é puramente pessoal, mas, tecnicamente falado, esse livro é excelente. Tem um história muito boa, com personagens super bem feitos e um ritmo ótimo de leitura. Mas é aquela coisa, gosto é gosto e os temas abordados podem não ser do agrado de todo mundo. É um livro de partir o coração em alguns momentos (em um nível introspectivo e de autoconhecimento do protagonista, que sofre muito com sua identidade), e admito que chorei em diversos momentos (assim, de sentir o coração doer mesmo). É aquele tipo de livro que faz você sentir tudo em um nível visceral. Um conflito de emoções entre o que os protagonistas querem e o medo de serem rejeitados, ou pior, agredidos por isso.
Eu acho que minha avaliação inicial foi mais baixa porque li esse livro logo depois de terminar "Ele" (da mesma autora, em coautoria com a Elle Kennedy), e esse é, sem sombra de dúvidas, meu romance M/M favorito (quiçá um dos meus livros favoritos do mundo).
Como todo romance new adult, o livro tem cenas +18, mas são bem menos explícitas do que algumas outras que existem por aí (por isso eu acho uma boa porta de entrada pra quem nunca leu, mas quer começar a molhar o dedinhos na piscina desse gênero). É um romance universitário com temática esportiva de hóquei (outro grande bônus para mim), com um dos meus tropes favoritos, que é o friends-to-lovers em que os protagonistas se reconectam depois de alguns anos separados.

Adrya.Ribeiro 24/12/2021

Veja bem, se você vai escrever um livro homo, você tem que colocar tudo, não ficar editando as coisas porque a série começou como hetero. Não gosto quando o autor censura alguma ação/informação e aqui a Bowen fez isso, na parte do romance entre eles.
Achei o Graham super abusivo, não deixava o Rikker ser feliz pow, que raivaa!!!
Personagem abusivo e chato, final corrido e péssimo desenvolvimento, não me deixaram curtir o livro.

Brubs 06/05/2021

Li super rapidinho, bem fácil de entender.

Gostei muito, é bem fofo!

Super recomendo!

calie 04/01/2021

aquele com bastante hóquei e mais dias de luta do que dias de glória
Um prato cheio de angústia, servido? Estou chateada em dizer, mas, dos 3 primeiros, este foi o meu menos favorito. É o mais cheio de cenas no gelo, e eu poderia ser QUASE feliz por esse detalhe, porém a história não me pegou como deveria porque eu gostava mais de Rikker do que de Graham (considero isso um problemão). Realmente gostei de Rikker. Não é fácil ser o novo cara, menos ainda o novo gay da equipe, mas ele não tinha vergonha de quem era e isso me arrancou muitos sorrisos. Por outro lado, confesso que sofri muito por ele (leia-se: lágrimas de raiva foram derramadas). Rikker lidava com um monte de merdas por causa de sua orientação sexual, e a crueldade das pessoas + o quão solitário ele era foram dois dos pontos que mais machucaram meu coração durante a leitura. Mesmo tendo feito amizade com Hartley (ainda mais maravilhoso aqui) e Bella, era notável que Rikker não conseguia ter a mesma camaradagem que a equipe compartilhava uns com os outros, então eu tinha uma constante vontade de GRITAR pela dificuldade em assisti-lo ser tão mal tratado. Desde estranhos à família, sua equipe e principalmente de Graham.

Falando nele, fiquei MUITO frustrada com Graham. Ele era desagradável de tantas maneiras... A narração pelo seu ponto de vista só não foi um castigo porque a autora sabe bem como escrever com fluidez. Detestei como ele tratou Rikker durante boa parte do livro e, embora eu tenha entendido seus medos, porque ele via em primeira mão o tanto de calúnias que Rikker tinha que lidar todos os dias e por isso decidiu não estar pronto para entrar nisso ainda, minha frustração não diminuiu. Graham sempre sentiu mais por Rikker, só demorou tempo demais para finalmente chegar a um acordo com isso e abraçar seus sentimentos. E admito que me sinto injusta por estar presa a esses detalhes da relação porque, honestamente, mal consigo imaginar como é estar lutando contra sua identidade e orientação sexual. Então tendo em mente que se trata de um New Adult pareceu bastante genuíno (ainda que eu ACHE que Rikker merecesse mais, principalmente alguém que não o fizesse rastejar aceitando pequenas migalhas de uma relação ?). Os fatores hóquei e Rikker foram os que não me deixaram desistir da leitura na metade, pois a angústia estava me sufocando.

Matheus 31/12/2020

A Sarina já provou, nos livros anteriores, o porquê de ser considerada a rainha (pelo menos para mim) dos livros M/M. Nesse, ela prova mais uma vez o título. Livro maravilho, o Graham e Rikker são maravilhosos e foi lindo ver o crescimento dos dois. Para aqueles que leram Ele e gostou, super vale a pena ler esse, além de todos os outros dela.

Fernanda M B 24/08/2020

Amei!
Esse é o terceiro livro da série e foi surpreendente para mim.
Conta a história de dois amigos que se apaixonaram ainda adolescentes e que foram separados por uma violência baseada no preconceito social, e que se encontram após 5 anos, já na faculdade. É tão real, e mostra como um homossexual pode sofrer, com medo em se aceitar.

Sério, Sarina Bowen escreve muito bem, e vale cada minuto.

Uma linda história de amor, de perdão, de aceitação.

ana lorena 19/05/2020

Adorei a escrita da Sarina e como ela trouxe a história contando ela através dos meses.

Adorei a a maneira como ela desenvolveu os personagens, principalmente o Graham. Fiquei muito impressionada com a maturidade e coragem do Rikker.

É um romance bem legal sobre medo, descobertas e resistir.

Duda.Sousa 05/12/2018

poderia dar 5 estrelas porém...
foi um ótimo livro porém ficou muito vago com varias situações no final

joana 12/04/2016

Romance
Romance homo muito gostoso sobre sentimentos e receio de amar quando lutamos contra. Adorei. Casal muito fofo.

Mirela 22/10/2015

O melhor da série
Este foi o meu livro favorito da série. Então TALVEZ eu fique um pouco emocionada enquanto fale dele. Todos os livros desta série falam sobre um dos membros do time e como eles se apaixonaram. Este livro também conta uma história de amor, mas entre dois rapazes.

Eu não estou acostumada a ler livros de casais homossexuais, então fui bem cuidadosa com este. E também fiquei muito curiosa porque todas as resenhas que eu li sobre ele foram tão maravilhosas, todos dizendo que era uma história de amor linda então eu entrei de cabeça nele, e nunca na minha vida estive tão agradecida por ter lido um livro.

É maravilhoso. Talvez seja um dos meus livros favoritos de todos os tempos.

Começa quando Michael Graham reencontra seu antigo namorado e ex-melhor amigo dos tempos do colégio John Rikker… No vestiário… Do seu time de hoquei… Onde agora Rikker está sendo apresentado como um novo membro… E o mundo de Graham apenas desaba.

Desde que Rikker deixou a antiga cidade onde eles moravam eles nunca mais se falaram. Graham tem este grande arrependimento dentro dele. Escondendo seus verdadeiros sentimentos, sua verdadeira alma de todo mundo. A única pessoa que sabe seu segredo está de volta em sua vida.

Rikker nunca duvidou de quem ele era. Ele foi transferido do time de hóquei porque seu antigo técnico não suportou a ideia dele ser gay. Agora ele tem que fazer com que o time saiba da opção dele para que não aja mais desentendimentos.
E também tem Graham, seu único verdadeiro amor que nem mesmo o olha nos olhos. Graham o ignora completamente ou o que é pior, parece que vai vomitar a todo momento que coloca os olhos em Rikker.

E o que este livro vai nos ensinar? A enfrentar nossos medos. A confrontar o mundo para podermos mostrar quem nós somos verdadeiramente. Vai nos mostrar como as pessoas vivem com medo do que as outras pessoas vão pensar sobre nós, sobre a nossa vida. E isso é tão frustrante!

Este livro é doloroso e ainda assim tão maravilhoso. Meu coração ficou apertado e eu me apaixonei totalmente por estes dois rapazes. O amor deles é uma história de amor totalmente incrível. E eu também preciso dizer que este livro é HOT. Todas as cenas de amor são tão intensas e TÃO necessárias. Foram poucos os livros que eu li que realmente senti “necessidade” nas cenas de sexo, e este livro foi um deles.

Foram todas necessárias e todas muito boas.

Este livro é um daqueles que “precisam” ser lidos, e se você acha que não consegue ler um livro gay é você quem estará perdendo aqui.

site: http://cincogarotasexemplares.com.br/2015/10/21/resenha-serie-the-ivy-years-sarina-bowen/
Bárbara Masu 30/04/2016minha estante
Li numa resenha de Him, da mesma autora em parceria com a ótima Elle Kennedy, que esse era muito parecido com aquele, e aí fiquei muito enlouquecida para ler esse, porque Him é muito maravilhoso!!! Ahh, já estou suspirando por esses dois, hehehe!!! Imagino como deve ser fofo...

Giselle 22/09/2017minha estante
Ótima resenha! Colega to doida pra ler esse livro, tu conseguiste onde? Já li os dois primeiros mas os outros estão complicados de achar. Obrigada!

Bru bernardes 15/07/2020minha estante
Posso ler esse sem ter lido os outros da série?