O Olhar de Milo

O Olhar de Milo Virginia Macgregor

Resenhas - O Olhar de Milo

Paola 06/02/2021

Emocionante
Gostei bastante da leitura, por diversos motivos: além de explorar a deterioração visual de Milo, a dor de Sandy ao ser deixada pelo marido e sua dificuldade de cuidar do filho e dor lar, a questão dos imigrantes vistos de forma humanizada, também mostrou a possibilidade do amor e paixão entre idosos. É raro encontrar livros, filmes ou séries que explore isso, normalmente fica subentendido que pessoas velhas não tem direito a se apaixonar novamente.
Só não dou 5 estrelas porque a leitura não me prendeu no início e não achei o final satisfatório, visto que foi tudo definido pela imaginação de Milo, e nada concreto, além de não ter ficado claro como ficaria a situação da casa de Sandy e Andy.

Helder 19/01/2017

Pouco foco
Infelizmente não consegui me envolver muito com Milo. Acho que na verdade não entendi muito o “foco” deste livro e achei os personagens muito fracos.
Milo é um bom garoto que tem um problema de visão. É como se ele enxergasse por um buraco de agulha. Não tem visão periférica, mas isso não o impede de perceber as coisas que estão acontecendo ao seu redor, como quando descobre que seu pai tem uma amante.
Mas o foco do livro não é este problema de visão e sinceramente este ponto contribui muito pouco para o desenvolvimento do livro. Quando conhecemos Milo, seu pai foi embora com a amante e o deixou junto com um porquinho de estimação e sua avó de 92 anos morando com a mãe, uma das personagens mais losers que já encontrei em um livro. A falta de comunicação com o pequeno Milo é tão exagerada que diversas vezes fiquei com vontade de bater naquele ser.
A Vovó, percebe que é um peso naquela casa, e toma uma ação exagerada para convencer a mãe de Milo que o melhor para ela é um asilo. E ai começa o drama de Milo, pois ele acha que é sua obrigação cuidar da avó e não se conforma com o asilo encontrado pela mãe, pois só ele consegue perceber que a enfermeira responsável pela casa de saúde é uma nazista que se veste em pele de cordeiro quando recebe as visitas dos parentes dos idosos.
Lá ele conhece Tripi, o único personagem que me despertou um pouco de interesse e passam a ser amigos. Tripi é um refugiado sírio que trabalha como cozinheiro na casa de repouso e também percebe os maus tratos que as idosas sofrem, mas como é um imigrante ilegal, não sabe como defender as idosas sem perder o único emprego que conseguiu arrumar.
Milo me irritou diversas vezes. A ideia da autora é que vejamos um menino inocente que ama demais a sua avó querendo salva-la. Eu só via um menino pentelho e sem noção que devia arrumar amigos da sua idade, ao invés de ficar amarrado a uma pessoa idosa. E ninguém se esforça para lhe dizer isso.
No fim, este é um livro para adolescentes e seu maior objetivo é mostrar o plano para salvar as idosas da casa de repouso. Podia se salvar o Salvamento da Vovó. Muito pouco para segurar o interesse pela leitura.

Del 22/10/2016

Fofo e cativante.
Esse livro me lembra um pouco aqueles filmes de seção da tarde que eu via quando era criança e adorava.
Os personagens são interessantes e o pequeno Milo é dessas crianças que a gente quer ter por perto sempre. Fofo, esperto e o mais legal de tudo é o carinho e cuidado de Milo para com sua avó.
Um livro leve, bonito e emocionante.

Dressa Oficial 23/02/2015

Resenha - O Olhar de Milo
Olá, tudo bem com você?

O Olhar de Milo é um livro emocionante, narrado em terceira pessoa conhecemos Milo um
menino de apenas 9 anos que está com uma doença chamada "Ritinite Pigmentosa" o que faz ele perder a visão aos poucos, no momento ele enxerga as coisas apenas por uma "fresta" como se estivesse vendo por um buraco de uma agulha.

Página 145
Se todo mundo vê, não é muito especial.Mas o que você vê, isso, sim é importante.
Milo pensou em todas as coisas que havia visto no Não me Esqueças e em como as outras pessoas que tinham olhos melhores do que os seus pareciam nao perceber. Talvez Al estivesse certo, talvez a visão através do buraco de agulha fosse uma espécie de superpoder.

Sandy a mãe de Milo está passando por uma situação muito complicada, pois além de seu marido ter abandonado sua família, seu filho ficando cego, a avó de seu marido está com 92 anos e está apresentando sintomas do Mal de Alzheimer, ela sem querer colocou fogo na casa causando quase um acidente mais grave.

Depois que este acidente acontece, Sandy pede para Milo procurar casas de repouso na internet para poder colocar a vovó Lou.

Milo adoro conversar com vovó Lou e seu passatempo preferido é se comunicarem por escrita pois já tem um bom tempo que vovó Lou não fala nada apenas escreve, além de Vovó, Milo tem outra companhia nada convencional o porquinho chamado Hamlet que é muito fofo e que adora ficar o tempo todo ao lado de Milo e Vovó Lou.

O desejo dele é cuidar da própria avó e não abandona-la em uma casa de repouso, porém sua mãe diz que ela precisa trabalhar, e Milo precisa estudar não tem como manter vovó Lou em casa podendo acontecer qualquer acidente novamente.

Então depois de muito relutar os dois colocam vovó Lou na casa de repouso "Não Me Esqueças" e lá conhecem a enfermeira Thornhill que para acolher se torna uma pessoa maravilhosa, diz que Milo pode visitar sua avó sempre que quiser e quando Milo sai da escola todos os dias ele vai visitar a sua avó porém percebe que a enfermeira Thornhill não é aquele amor de pessoa que pensou ser, e nem sempre ele consegue visitar sua avó.

Ele percebe que outros idosos também estão sofrendo maus tratos dentro do lar "Não me Esqueças" e conhece o cozinheiro Tripi um refugiado da Síria onde teve que fugir do seu país por estar em guerra e acabou se perdendo de sua irmã mais nova de apenas 12 anos chamada Ayishah onde ele pretende um dia encontra-la novamente.

pagina 167
Luzinhas e sinos e enfeites
Por que todo mundo parecia tão feliz? Será que não viam o que estava acontecendo?
Ninguém tinha o direito de tratar as pessoas daquele jeito. Coisas ruins estavam sempre acontecendo, e as pessoas não ficavam descontando nos outros.

Então Milo se torna amigo de Tripi e os dois tentam fazer a vida da vovó Lou e de outras senhoras mais agradável, mas sempre quando a enfermeira Thornhill aparece eles fingem que nada está acontecendo.

Sandy mãe de Milo aluga o quarto na casa que era de vovó Lou para um jornalista chamado Cloud e a principio Milo não gosta dele por estar invadindo seu espaço, porém agora com a mãe desempregada ela precisa de alguma renda para bancar a casa e essa é a única alternativa que existe no momento.

Milo precisa encontrar um jeito de convencer sua mãe e os outros parentes dos moradores do lar Não me Esqueças do que realmente acontece lá dentro e conversando com Cloud que é jornalista ele resolve pedir para Milo reunir provas.

Então Milo e Tripi se juntam para tentar desmascarar a enfermeira Thornhill e o livro então é cheio de aventuras, momentos doces e fofos e dá vontade de abraçar todos os personagens.

Página 168
Que importância tinha se Jesus nasceu pobre? Com Deus ao lado dele, Jesus conseguiria resolver tudo no final. Mas e a senhora Moseley e Vovó e todas aquelas senhoras do Não me Esqueças?

A leitura eu fiz em ebook, então não tenho avaliar a edição, mas não encontrei erros, os capítulos são separados e curtos, o que facilita muito a leitura, ela fluiu muito rápido e eu amei muito esta história.

Cada personagem tem um problema a ser enfrentado e na visão de Milo tudo fica mais fácil de ser resolvido basta se unir e querer.

Um livro que passa uma linda mensagem de amor e união, e podem esperar momentos muito engraçados como o namoro da vovó Lou com Petros os dois tem cerca de 92 anos e ao se conhecerem na casa de repouso Não me Esqueças resolvem se casar :)

Página 205
-Sim, Louisa. Eu me caso com você. Mas acho que deveríamos pedir a permissão de Milo primeiro, você não acha?

Um livro que mostra o quanto uma criança pode ensinar e quanto um adulto pode aprender, uma leitura leve, fácil e simplesmente emocionante, eu amei a leitura e minha recomendação é apenas que você leia este livro e se encante.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/02/resenha-o-olhar-de-milo.html

Carolina 12/02/2015

"Milo sentiu os olhos escurecerem. Estava cansado de olhar para o mundo e descobrir coisas de que não gostava."
Milo Moon é um garotinho de 9 anos completamente apaixonado pela avó e por seu bixinho de estimação, um porquinho chamado Hamlet. Milo seria uma criança totalmente comum se não fosse pelo fato de sofrer de retinite pigmentosa, uma doença que degenera a visão até sua vítima ficar totalmente cega. Por sofrer dessa doença, Milo enxerga as coisas como se tivesse vendo por um “buraco de agulha” e, por não conseguir ver as extremidades das coisas, ele possui um foco incrível, o que o torna capaz de perceber diversas coisas e principalmente os pequenos detalhes que os adultos deixam passar.

Alguns dias antes do Natal e de seu aniversário de 10 anos, Milo acorda com a cozinha de sua casa pegando fogo e descobre que sua avó Lou, que já possui uma idade avançada e precisa de cuidados quase o tempo todo, foi quem causou o incêndio por causa de sua demência. A mãe de Milo, Sandy, preocupada com a possibilidade de coisas mais graves acontecerem, resolve levar a avó Lou para uma casa de repouso, o Lar Não Me Esqueças, o que faz Milo ficar totalmente triste por se separar de sua avó e irritado por sua mãe não confiar nele para cuidar dela.

Desde o primeiro momento que Milo conhece a casa de repouso, ele percebe que há algo sinistro e muito errado no local. Diferente das grandiosas propagandas, o Lar Não Me Esqueças é um lugar frio e apavorante. Apesar dos diversos avisos de Milo sobre o local, os adultos não lhe dão atenção e, por isso, com a ajuda de Tripi, o cozinheiro do Não Me Esqueças, e as idosas que lá vivem, Milo começa uma investigação e bola um plano para desmascarar a dona da casa de repouso, a terrível Enfermeira Thornhill.

Confesso que quando li a sinopse do livro, a primeira coisa que me veio na cabeça foi Auggie, de Extraordinário, pois vi semelhanças entre ele e Milo, ambos crianças com algum tipo de doença. Mas as semelhanças param por aí! A história me pegou de surpresa, esperava por algo na mesma pegada de Extraordinário, mas me surpreendi ao ver que Milo, apesar da pouca idade e da doença, é um menino totalmente independente, inteligente e, de sua maneira, único.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que me agradou bastante já que prefiro esse tipo de narração. Além disso, cada capítulo nos traz a visão de um personagem diferente, o que nos faz ficar a par de cada ponto de vista da história, tornando a trama e seus personagens mais reais.
O Olhar de Milo é um livro agradável e de leitura fácil. A cada página nos apegamos mais ao Milo e ficamos curiosos e aflitos para saber o destino de cada um dos personagens. Uma boa sugestão para quem gostou de Extraordinário e principalmente para quem busca uma leitura leve e divertida.

Adriana.Cruvinel 09/09/2017

Um olhar diferente...
... que permite ver apenas o essencial.

Pandora 16/07/2017

Milo é um garoto de nove anos que sofre de retinite pigmentosa. Ele mora com a mãe Sandy, a bisavó Lou e um porquinho de estimação chamado Hamlet. Seu pai deixou a família para se casar com a amante e se mudou com ela para o exterior, onde tiveram uma bebezinha. Com a partida do ex-marido, Sandy fica totalmente perdida, entra em depressão, passa a engordar e se torna relaxada no trabalho, perdendo pouco a pouco as clientes. Com isso, Milo assume toda a responsabilidade de cuidar de Lou, e eles desenvolvem uma relação muito próxima. Quando Lou provoca um incêndio na cozinha, Sandy decide interná-la num asilo e Milo, inconformado, faz planos para trazer a vovó (como ele chama a bisavó) de volta para casa antes do Natal.

A premissa é fofa, uma fábula urbana que retrata o amor de um garoto solitário por sua avó e seu desejo de cuidar dela para sempre; mas o livro é muito longo e o foco um tanto infantil. Apesar de eu tê-lo terminado em dois dias, por ser uma leitura simples e fluida, acho que seria mais interessante se não tivesse se tornado uma espécie de luta entre o bem e o mal. A cegueira iminente de Milo, a depressão da mãe, a maneira como lidamos com nossos idosos, a imigração ilegal, todos foram temas tratados superficialmente no livro em detrimento da aventura de desmascarar uma dirigente dissimulada e cruel. Veja, não que eu não ache importante expor a realidade de alguns asilos por aí; a forma como isto foi feito neste livro é que não me agradou muito.

O "Não me esqueças", o asilo onde a avó de Milo foi internada é comandado por Thornhill, uma enfermeira aos moldes de uma Cruella Cruel e, à princípio, só Milo nota isso. Sua mãe não visita a velhinha e os parentes das outras internas parecem não perceber que a enfermeira "maquia" o asilo nos dias de visita e age como uma bruxa má nos dias restantes. Milo faz amizade com Tripi, o cozinheiro do asilo, um refugiado sírio que apesar de não compactuar com a direção do lugar, tem medo de se expor e ser mandado de volta ao seu país. Mas vendo a determinação de Milo, Tripi resolve ajudá-lo num plano para evidenciar a verdade sobre a enfermeira, no que são ajudados por outros personagens que vão surgindo no caminho.

Uma coisa curiosa neste livro é que ninguém trata Milo com uma criança, com exceção de sua professora, a sra. Harris. Todos parecem achar absolutamente normal que ele assuma toda a responsabilidade sobre a avó e sobre ele mesmo, já que a mãe parece vagar num mundo próprio o tempo todo. Ele só tem nove anos!!! E quando a professora procura a mãe do menino a fim de falar sobre seus problemas de aprendizado e de como poderiam ajudá-lo, ainda ouve de Sandy: "Parece que a senhora não sabe cuidar da própria vida." Ah, tá.

MArcia.ColaAo 18/05/2024

Um Livro Que Aquece O Coração
Podemos ver toda a história pelos olhos de um rapaz de nove
anos desde que teve um acidente, que fez com que visse o mundo de uma maneira
diferente de uma pessoa comum: ver o mundo pelo buranco de uma agulha. Foi o livro que
me aqueceu muito o meu coração porque vemos o grande amor que este rapaz tem pela
sua bisavó.
Durante a história que nos é contada neste livro, vemos como esse rapaz luta
quando a sua bisavó vai parar a um lar de terceira idade após quase incendiar a casa em
que viviam. Durante essa luta desse rapaz, podemos ver como funciona o sistema dos lares
de idosos, que muitas vezes, podem esconder segredos terríveis, que podem vir daquela
pessoa que administra um determinado lar.
Vemos que a luta desse rapaz desde que descobre que nem tudo naquele lar não
está certo, como devia correr e que tem que fazer algo para ajudar aquelas pessoas que
vivem naquele lar, para além da sua própria bisavó, podendo ver como é o amor que este
rapaz tem dentro de si. Podemos ver esse amor durante o livro inteiro, desde o início ao fim,
até à última página.
É um amor que só podemos encontrar nas crianças. Um amor tão verdadeiro que
não se perdeu ainda nas profundezas da vida adulta. Um amor de uma criança que passou
por muita coisa e que vê o seu mundo a desmoronar-se a cada dia que passa. Uma vida
que vai ficar marcada pela cegueira que está a chegar definitivamente à vida desta criança
tão amorosa como é o Milo.
Algo que adorei durante esta leitura que por acaso fala na sinopse do livro é o facto
de que o Milo sente que o único que o ouve é o seu porquinho de estimação. Um animal
que ama desde que teve, sendo que este animal de estimação acaba por nos mostrar um
momento tão divertido, mas ao mesmo tempo, um pouco aflitivo, porque vemos o
desespero de Milo para o ter de volta.
Digamos que este é um livro que fala sobre um tema atual, que pode acontecer em
muitos lares que estão espalhados pelo mundo, de qualquer país que existe neste mundo

azul. Este livro fala em como é importante cuidarmos dos nossos idosos, porque mesmo
que viveram durante algum tempo, podem viver os seus últimos momentos da sua vida,
nem que seja com a sua própria família, guardado momentos maravilhosos com os nossos
antepassados, porque estas pessoas nos ensinam tudo o que aprenderam ao longo da sua
vida, mesmo que sejam vividas numa época diferente.
Acho isso tão maravilhoso que eu apenas quero deixar claro que isso pode nos
deixar uma lição tão boa para vivermos a nossa vida. Podemos ver neste livro que podemos
aprender muito com os idosos porque temos vários exemplos de vida para além das
pessoas que podemos seguir nas redes sociais, algo que me deixa de coração quentinho
pois sei que encontrarei, perto de mim, uma história de vida que me pode marcar muito para
conseguir seguir em frente.

site: https://www.youtube.com/watch?v=DSCl0OHjmtI&t=2s

Jess 07/08/2016

Lindo demais
Milo é um garoto de 9 anos e sofre de retinite pigmentosa, ele enxerga como se fosse através de um buraco de agulha. Milo logo ficará cego mas suas limitações não são barreira pra ele. Com pais separados e com a vó indo para casa de repouso, Milo percebe que algo acontece naquele lugar. O que os adultos não percebem, Milo enxerga e faz de tudo pra revelar a verdade sobre a casa e a enfermeira falsa.

O olhar de Milo é uma história maravilhosa! Narrado em terceira pessoa, o narrador intercala entre os personagens e de uma forma bem delicada nos apresenta cada um.

Um romance bem simples e gostoso de ler. Com personagens apaixonantes, uma narrativa perspicaz te faz virar as páginas sem perceber o tempo passando.

Impossível falar desse livro sem sentir um aconchego no coração, a leitura me fez lembrar da sensação de quando li O extraordinário

site: www.instagram.com/saymybook

Raffafust 14/04/2015

Imaginem um menino de 9 anos que mora com a mãe que não tem a auto estima muito alta, uma avó de 92 anos que tem Alzheimer e que ainda por cima tem uma doença raríssima que lhe atrapalha a visão?
Essa é a história de Milo, de certo na vida ele só tem uma coisa : ficará cego com o tempo, n momento ele enxerga muito pouco.
No entanto, provando que nenhuma dificuldade faz com que o ser humano persistente corra atrás de seus ideias , o pequeno Milo quer provar que a casa de repouso onde colocaram sua querida avó não é esse mar de Rosas que aparenta ser. Há uma enfermeira com cara de madrasta de filme da Disney maltratando os velhinhos.
Sandy, a mãe dele parece só pensar em si própria, no momento está dura e acha que a vida divorciada - o pai de Milo a trocou por outra - e com problemas no banco não tem a menor graça..não enxerga as coisas bem a frente de seu nariz, talvez tenha sido proposital alguém que enxerga bem só ver problemas e alguém que mal enxerga tentar resolvê-los dentro de uma mesma família.
Há também um personagem fundamental, fofo demais, o porquinho Hamlet. Ele é o companheiro de aventuras de Milo. Tripi, o cozinheiro do asilo Não Me Esqueças também será peça fundamental para que Milo possa mostrar o que de verdade acontece no lugar que colocaram sua avó.
Milo é daqueles personagens que ficamos com vontade de conhecer, de dar um abraço e dizer " que bom que você existe!" Não tem como passar despercebida a força que esse pequeno grande menino tem . Viva Milo!

Elle 28/02/2022

o olhar de milo
este é um livro de leitura leve e aconchegante, Milo é um garoto sensível, que mesmo ao enxergar pelo furo de uma agulha, tem um olhar mais focado do que as outras pessoas, os personagens do livro são divertidos e fáceis de se apegar.

howbruno 29/03/2015

"Mas, às vezes, quando você vê coisas que não parecem corretas, é seu dever virar o barco, não é?"
Milo Moon é um garotinho de 9 anos comum, a não ser por uma doença que está lhe roubando a visão. Apesar de jovem, é ele que cuida da avó, Lou (na verdade ela é sua bisavó, mas ele a chama de Vovó assim mesmo), que sofre de demência. Quando a mãe de Milo decide mandar Lou para uma casa de repouso, o menino passa a fazer tudo que pode para provar que o lugar e especialmente sua administradora, a enfermeira Thornhill, têm algo de errado.

E é em meio a essa situação que somos inseridos na história. A escrita da autora é simples e até mesmo poética em alguns momentos, e é algo que vale a pena ressaltar.

"Milo pensou que devia ser bom ter alguma coisa que fazia a pessoa tão feliz que ela se esquecia de todas as coisas que não estavam bem em sua vida."

Virginia criou uma espécie de teia de personagens, cada um com seus dilemas, sua história, que conquistam seu espaço, não só no livro, mas também em nossos corações. E como não amar o protagonista? Embora não encare a doença como algo que o torna especial, Milo também não é do tipo que sente pena de si mesmo. Ele é inteligente, perspicaz, atencioso e cuidadoso (Hamlet que o diga). E a relação dele com a avó (bisavó) é linda, linda.

"Ao virar a cabeça e focar nas imagens que apareciam no pequeno 'O' de sua visão, [Milo] pensou que tinha sorte por não ter de ver tudo. [...] As pessoas que enxergavam tudo de uma vez deviam se sentir engolidas pelo mundo. Milo, porém, só precisava virar a cabeça, focar em outra coisa e fingir que as partes ruins não existiam."

Eu tenho as minhas ressalvas com a edição, que tem vários erros de digitação, revisão, concordância, enfim, todo tipo de erro, mas relevo porque a história é simplesmente maravilhosa; não tem como não se apaixonar. Recomendo.

Ana Bia 17/11/2022

Uma leitura delicada e sensível, vai mostrar o mundo pelos olhos de uma criança que carrega muita responsabilidade desde pequeno. Uma família real, com traumas, com problemas reais e complexos, vai falar sobre o descaso com idosos e os problemas de um imigrante refugiado. Chorei horrores, a conexão que Milo consegue estabelecer com todos os personagens é linda, a ÚNICA coisa que me irrita, não especificamente nesse livro, mas em muitos livros é como eles retratam os idosos como sábios e santos, não sei vocês, mas todos os idosos que eu conheço são safados, vigaristas, preconceituosos, e falta esse tipo de representatividade da terceira idade, canalha também envelhece! Quero ver mais velhos trambiqueiros