Pecar e Perdoar

Pecar e Perdoar Leandro Karnal

Resenhas - Pecar e Perdoar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ronnayse 16/08/2023

A partir de uma experiência própria, Karnal começa escrever Pecar e Perdoar.
Ao longo do texto ele nos apresenta diversas colocações em que são consideradas pecados. Mas o que vem a ser pecado? Quem define o que é pecado? O texto bíblico é utilizado pelo autor para ajudar nessa análise e mostra que, na sociedade atual, essa dualidade de pecar e perdoar é baseada em tradições religiosas. Mas até essas tradições podem trazer interpretações diferentes pois cada um traduz a leitura a partir de si, da sua experiência no mundo.
Por que temos que perdoar? Perdoamos a nós mesmos? Aos outros? Ambos? Por que por muito tempo - e ainda hoje - alguma pessoas veem o perdão como uma fraqueza? "Há mas fulano perdoa todo mundo", "Fulano tem facilidade em perdoar", "Fulano é um tolo, perdoa tudo". O que vem a ser o perdão e qual a importância do perdão?

Pecar e Perdoar é um livro muito interessante de ler, muitas vezes até irônico, engraçado...

GuidoBR 26/12/2016

O livro que mais me ensinou sobre a Bíblia

eneida 12/08/2016

Muita informação com muito senso de humor. A leitura é tão gostosa que flui tão rápido e no fim esqueci muita coisa, não dei a devida importância a muitas coisas e acho que confundi algumas. Vou reler fazendo anotações

Marco459 17/08/2023

Perdôo minha namorada por tentar me influenciar a resenha desse livro falando bem dela, pois foi ela que me deu o livro.
Brincadeiras a parte Leandro Karnal fala sobre as influências religiosas nas nossas vidas cotidianas, nossos pecados inerentes a nossa existência como seres falhos e orgulhosos.
Conseguimos ver sobre prismas diferentes que mesmo estando em posições consideradas corretas podemos cometer o pecado do julgamento, do orgulho, de sentir que nós somos benfeitores realizados porque malfeitores não fazem o que é certo, dessa forma elevando nossas atitudes positivas .
O orgulho, a vaidade estão incrustadas na sociedade, muito perceptível nas rodas de fofoca, nas críticas de quem joga a primeira pedra mas tem o espelho de vidro.
Gostei da leitura

Luisalamoni 25/11/2023

Pecar e perdoar
Uma leitura muito interessante, que interpreta a visão da religião sobre os pecados capitais. A partir de trechos da Bíblia, Karnal escreve sobre como surgiram e evoluíram esses pecados e ao final, como hoje em dia eles estão presentes em nosso dia a dia.

Bruna.Bandeira 09/08/2023

Muitas reflexões
Mostrando que a moral religiosa está fundida com os princípios da sociedade em geral, Karnal traz um ensaio sobre os sete pecados capitais e como eles "amoldam" nossas vidas, independentemente de qualquer coisa, inclusive de sermos religiosos....

Karine.Fields 25/10/2018

Pesquisar e Peregrinar
Novamente, Leandro Karnal nos surpreende abordando temas um tanto polêmicos e cotidianos, mas necessários de se destacar e repensar.

A nova edição traz a obra de Bosch: Os Sete Pecados Mortais e as Quatro Últimas Coisas. Esta, é citada no livro pois é justamente o tema central: os pecados capitais, como se apresentam e suas consequências.

Ao longo do livro ele relaciona fatos até mesmo de sua vida pessoal (e a nossa), com conceitos filosóficos, históricos e religiosos, fazendo menção de obras de arte, filmes, livros como a Bíblia e o Torá principalmente. Justificando assim, ações que cometemos sem perceber ou questionar e quem sabe até reverter comportamentos.

Quem tem costume de assistir suas palestras se lembrará de muitos acontecimentos que ele cita com a mesma forma ácida e digamos que até engraçada.
Não é um livro pra se ler em 3 dias. Parei muitas vezes pra pesquisar várias coisas e aprendi bastante. Adorei e recomendo.
Diego.Fernandes 28/10/2018minha estante
realmente é engraçado e provocador, compartilho da sua admiração.

Josiane Gonzaga 15/10/2023

LIVRO MARAVILHOSO
É um livro incrível, fácil leitura, Karnal é realmente um gênio rs
Descreve com maestria e de forma suave as características historicas da Bíblia e das religiões em cima do perdão e dos sete pecados capitais.
Demonstra que para entender e compreender a Bíblia não precisa ser religioso, basta amar a história.
Descreve fatos e interpretações possíveis nunca imaginaria e no fim, deixa claro o motivo, necessidade e importância do perdão não só para a vítima, mas para o pecador.
LEIAM E LEIAM rs

Joel Domingos 20/09/2016

Fonte de conhecimento.
Recomendo a todos.

Professor Karnal, ta perdoado.

debora-leao 18/01/2024

Excelente introdução aos temas do livro.
Uma leitura para te imergir em reflexão. Não sou cristã, sou candomblecista agnóstica rsrsrs, e flerto com o niilismo de vez em quando. O título desta resenha se dá por isso: para mim, uma leiga, a introdução ao tema pela leitura desse livro foi excelente.

O livro é curto, mas me consumiu 10 dias lendo. No estilo usual de Karnal, com uma pegada diacrônica que nenhum historiador me parece resistir, rsrs, pontuada por algumas digressões, temos um livro que traz muita sensibilidade junto a suas reflexões. Constantemente, o autor nos faz apontar o dedo para nós mesmos, pensar sobre nossos próprios pecados e sobre a extensão de nossos perdões. Emocionei-me em diversos momentos.

As histórias contadas são muito relevantes e a didática, eficiente. Além disso, os capítulos são bem distribuído, abarcando ideias bem delineadas e coesas. Gostaria de elogiar, também, a postura madura e imparcial de Karnal por ser um homem sem fé que preserva a admiração por essa dimensão tão humana da experiência.

O livro não obteve nota máxima na minha avaliação por um pequeno detalhe: por vezes, causou microtédios, sempre muito pontuais, por conta dos assuntos e/ou exemplos fornecidos. Melhor dizendo: sempre que havia uma comparação com o capitalismo de forma genérica, com o empreendedorismo de forma ampla, etc, eu me distraí. Sou uma pessoa de esquerda que adora refletir sobre esses assuntos, porém, eventualmente em Pecar e Perdoar eles me pareceram genéricos demais. Não ocorreu sempre: no penúltimo capítulo a reflexão é sobre os pecados no mundo contemporâneo e não é superficial. No fim das contas, esse meu enfado eventual não diminuiu minha percepção do brilhantismo ou a originalidade da obra, que é uma iniciativa incomum, ousada e bem-executada. Para gracejar com o tema do livro, no que me tange e no que útil lhe seja, Karnal tem meu perdão.
Vania.Cristina 18/01/2024minha estante
Ótima resenha, Debora! Já percebi que as melhores são aquelas onde a gente mais se expõe, mais abertamente se coloca. Afinal, cada livro é construído também pela subjetividade do leitor. Você fez isso de forma potente, parabéns!

debora-leao 18/01/2024minha estante
Muito obrigada, Vania! Fico feliz em ler teu comentário. Sinceramente, eu mesma não sinto que sei exatamente resumir um livro o suficiente para que caiba em uma resenha... O que avaliar? A linguagem? O tema? A estrutura? A sensibilidade? Enfim. Mas entendi que me ajuda muito fazer esse exercício pois o conteúdo é melhor fixado e as coisas se concatenam antes de assentar. Também vi algumas resenhas suas, simplesmente fantásticas, como se fosse uma professora. Obrigada pela companhia virtual!

Vania.Cristina 19/01/2024minha estante

DIEGO JUVINIANO 19/06/2020

Interessante demais
Um livro que aborda o pecado fazendo contra ponto com o perdão. Visantando os sete pecados capitais envolvido com capítulos da bíblia.

erbook 26/08/2020

Livro não religioso e bem humorado
“Viver em sociedade é submeter-se a ritmos distintos, visões distintas, aparências e tons de voz distintos. Viver fora da ilha de Robinson Crusoé é concordar que meu ‘eu’ não reine soberano. Conviver é sempre abrir mão de elementos de minha liberdade, esperar que os outros abram mão da liberdade deles e, juntos, possamos achar um ponto onde o ‘nós’ seja possível”.

Leandro Karnal, historiador brasileiro e não religioso, aborda com profundidade e até com humor irônico que lhe é peculiar os sete pecados capitais e a essência do perdão.

Embora o autor não seja religioso, estudou em colégios católicos e é profundo conhecedor histórico da vida dos santos. Talvez por isso, Karnal mostra diferentes versões das histórias bíblicas, incluindo as descritas nas tradições hebraicas.

O autor menciona, ainda que de forma sucinta, algumas distinções entre as visões judaicas e cristãs acerca da bíblia, sendo o judaísmo “uma religião da hermenêutica”. O fato é que “as ideias judaicas, cristãs e islâmicas de pecado embasam quase todo comportamento moderno, inclusive dos não religiosos”. Com essas considerações, Karnal sustenta que a base da teologia moral continua até a modernidade, pois a humanidade que criou os sete pecados capitais é a mesma de hoje, só que com mais aparelhos tecnológicos e problemas diferentes.

De forma bem inteligente, Karnal faz alusões à obra de Dante Alighieri (A divina Comédia) ao longo do texto, o que enriquece nosso conhecimento.

A leitura é bem tranquila e agradável!

Cris.Aguiar 19/11/2020

Karnal...
Para quem gosta da escrita do Karnal, seria redundante eu dizer que esse ó outro livro muito bom do historiador.

Apesar de em um ou outro momento eu não conciliar minhas idéias com as dele, é um livro muito bom para religiosos (que se permitem pensar) e não religiosos (que sabem a importância da religião para a história e construção social). Leia sem preconceitos, vale muito a pena.
Tanto pelo vasto conhecimento, quanto pelos insights filosóficos e comportamentais.

RECOMENDO MUITO!

Jéssica Machado 30/12/2020

Reflexivo!
Amo a escrita do Karnal, ele aborda temas com bastante embasamento teórico com muitas referências literárias, nesse livro não foi diferente. Mesmo considerado ateu ele entra no tema bastante neutro e usando termos em na qual qualquer religioso não sinta sua fé desrespeitada. Excelente livro com uma leitura muito fluída. Recomendo.

José 16/09/2017

Um grande pensador
Muito bom. A erudição de Karnal é impressionante. Apesar do ateísmo e de algumas provocações heréticas, o livro é possível para crentes (meu caso). E vale a pena. O leitor termina a obra com mais uns trinta livros e uns vinte filmes na lista, em razão das referências.

1 | 2 | 3 | 4 | 5