Como Ganhar Uma Eleição

Como Ganhar Uma Eleição Cícero

Resenhas - Como Ganhar Uma Eleição

denis.caldas 20/12/2020

Resenha de botequim
Sempre ouvi falar desse livrinho, então encontrei essa edição da Edipro em promoção na Amazon e zap! Peguei para ler após o clima de eleições municipais, e não é que, mesmo depois de 2.000 anos as coisas continuam iguais nas eleições do deus-democracia?!

Embora não use o termo "comprar voto", como a gente vê muito aqui no sertão, se utiliza dos termos como favores, promessas e bajulações simplórias, mas que têm um efeito devastador na comoção da maioria. Dizem que o mundo está mudando, mas não sei não, sou pessimista nesse aspecto.

Outro dia conversando com um concidadão, fizemos uma conta para se eleger vereador em uma pequena cidade: em quatro anos receberá cerca de R$ 200.000, daí considerando a variação do preço do voto de R$ 100 a 200, dependendo do tamanho da família do eleitor, e a necessidade de uns 200 votos para se eleger, oras, é um belo investimento pessoal. Ah, a reunião na câmara ocorre somente uma vez por mês, fora o pouco tempo de "contribuição" para se aposentar nesse nobre cargo. E se a candidata ou o candidato lerem esse livro e colocá-lo em prática, com certeza será o mais votado do município!

Agora falando em nível nacional, até o partido dito "novo", que há quatro anos disse que os seus eleitos não poderiam concorrer à reeleição, pegou gosto e colocou todo mundo pra tentar se reeleger, com relativo sucesso! "Ah, mas não foi com dinheiro público do fundo eleitoral!!!" Tudo bem, mas teve dinheiro próprio, de terceiros, de sonhadores, mas teve investimento, afinal de contas você precisa ter caixa para parar de trabalhar (se trabalhar ou já não for um político profissional, que usa a própria máquina do Estado) por 2 ou 3 meses e fazer campanha. Agora me diga, a boquinha é boa ou não é?!

"18. Você precisa trabalhar com afinco para obter partidários de um amplo espectro de origens sociais. Os mais importantes são os homens de reputação ilibada, pois mesmo que não o apoiem ativamente eles lhe emprestarão dignidade por mera associação." (pg. 60)

Bruno Oliveira 15/05/2020

Politica antiga
O autor sugere ao irmao que está se cadidatando, situacões importante que precisam ser consideradas.

No prefacio do servidor da Fiesp é importante destacar que a ideia é esclarecer o povo sobre as eleiçoes em meio a crise do mensalao e tambem como ainda há politicos com a mesma estrategia do autor do livro.

O autor do prefacio tenta nos levar para uma zona de desconforto, afim de considerar a participacao na politica.

O autor do livro considera ou sugere que ha uma estrategia para cada eleicao, considerando cada canditato.