A Conquista do México

A Conquista do México Hernán Cortés

Resenhas - A Conquista do México

Daniel432 14/09/2010

História oficial
A história é contada pelos vitoriosos. Não lembro quem disse isso mas é a pura verdade!! Vejamos nossos livros de histórias, o que dizem sobre a ditadura militar?? O que dizem do período monarquico? Quase nada que comprometa, exceto quando já estávamos mais para a República do que para a Monarquia. Lênin e Stalin manipularam fantasticamente a verdade, inclusive apagando pessoas indesejadas de fotos tiradas quando estas pessoas ainda não eram consideradas indesejadas.

Aqui, neste livro, temos a mesma situação. A história contada pelo lado vitorioso, a visão dos espanhois!!! A visão da metrópole sobre a colônia, onde a colônia e seus colonizados sempre se mostram indispostos ao trabalho, à obediência aos representantes reais, eles sempre são expostos como os verdadeiros culpados da sua destruição. Os espanhois queriam somente fazer o bem, para a graça de Deus, nem que para isso fosse preciso matar e destruir.

Em todos os relatos, Hernan Cortez faz questão de não entrar em muitos detalhes quanto a quantidade de inimigos enfrentados e eliminados, são sempre "muitos". "Muitos" é um número relativo, que encobre a verdadeira carnificina que foi a colonização espanhola em toda a América Latina.

Talvez, o livro do frei Bartolomé de Las Casas, chamado Brevíssima Relação da Destruição das Índias seja mais realista, mas imagino o quão difícil deve ser encontrar esse livro para comprar. Será que a versão publicada pela L&PM Pocket é fiel à versão original??!!
Dailton 14/09/2016minha estante
Concordo com você, Daniel. A pergunta "Quem está contando a história?" É fundamental para a correta leitura. O ideal é conhecer os fatos vistos por olhos distintos. Li recentemente o livro do Frei Bartholome de Las Casas em ebook e realmente é uma visão bem mais realista da história. O titulo do ebook é: " O massacre dos nativos na américa espanhola" e você encontra somente na Amazon.

Juliano 30/08/2021

Relato impressionante da conquista. É muito interessante as impressões de Cortes quanto às cidades mexicas

Kátia Sulene 10/11/2020

Escrito pelo próprio conquistador do México, o livro é assustador .

JoAo 31/01/2023

Vemos a história do ponto de vista dos vencedores. Vemos como Hernan Cortez foi extremamente eficaz em sua conquista. É um livro de rápida leitura, que conta nos mínimos detalhes a visão de Cortez de seus feitos. Achei maçante a última carta escrita por ele, mas já vi que foi devido as outras cartas revelarem batalhas e a forma que foi utilizado para a conquista. Um livro que eu indico para leitura de quem gosta de saber um pouco mais sobre história.