Shardik

Shardik Richard Adams

Resenhas - Shardik

Jefferson Nóbrega 26/02/2022

A superstição e o acaso manifestam a vontade de Deus
A obra conta a história da vinda do Poder de Deus para o mundo, através do gigantesco Urso chamado Shardik.

Diante da morte Kelderek é salvo por um urso, mas não era um animal comum, além do seu imenso tamanho, ao vê-lo Kelderek é tomado de um êxtase espiritual ditante da presença da criatura e não tem qualquer dúvida: O Urso é Shardik, o Poder de Deus esperado por um culto já quase extinto, mas que em outrora tinha feito o pequeno vilarejo de Ortelga ser centro de um império. O retorno do Urso faz de Kelderek seu sacerdote e junto a líder da fé, a Tunginda, eles devem guiar o povo na vontade de Shardik.

Poréms as situações de fé sempre despertam interpretações diferentes, assim aparecem aqueles que acreditam que o Urso é o sinal para o início de uma guerra com o objetivo da retomada do antigo império.

Assim, Kelderek inicia uma jornada emocionante, repleta de erros, dor, fé e transformação. O autor apresenta para nós através da obra um pouco da cultura iraniana pré-islamização, assim como partes das culturas mesopotâmicas.

No início o livro é um pouco arrastado e complicado, pois nos deparamos com expressões, nomes, descrições de locais fora do que estamos acostumados, mas depois a leitura emplaca e nos ficamos diante de uma obra muito bonita, repleta de emoção e com grandes lições de vidas nos conflitos externos e internos dos personagens. Richard Adams ao escrever não se prende apenas ao ponto de vista de Kelderek, apresenta também a visão de outros personagens criando um mosaico cultural muito interessante dentro da história.

Shardik é um clássico e não recebeu atoa esse título, a obra vem atravessando gerações com sua profundidade e forma diferente de ver a fé. No livro a fé passa por diversos aspectos do qual já estamos acostumados, fervor, capitalização, manipulação e crueldade, entretanto encontra também a pureza e a simplicidade, onde realmente o Poder de Deus resisti e habita.

É uma leitura que me trouxe bastantes reflexões e que recomendo.

Alcione13 18/06/2017

Maravilhoso
Um enorme urso viria a ser o dom de deus em uma antiga profecia.E quando o dom se revela,fui as lágrimas.Dois vasos seriam quebrados e renovados.E o autor foi magistral na renovação.Lindo.Personagens marcantes e inesquecíveis.Super recomendo!!

scarleth 23/03/2012

O livro conta a história de um urso que aparece numa floresta cumprindo uma antiga profecia e do destino de seus seguidores.
Começa um pouco chato, mas vai ficando cada vez mais interessante.

O autor mostra vários pontos de vista de uma sociedade conforme conta a vida dos personagens, e as implicações das guerras e conquistas nas pessoas, dos reis aos escravos, dos mercadores às sacerdotisas, e sem esquecer do próprio urso.
No fim, tem uma moral positiva e bonitinha. O final definitivamente é mais legal que o começo, é uma recompensa para quem aguenta as primeiras 50 páginas.

Inlectus 01/07/2011

Boa leitura.