A décima segunda noite

A décima segunda noite Luis Fernando Verissimo

Resenhas - A Décima Segunda Noite

Fabio 22/11/2022

Engenhoso, criativo e divertido.
Esse livro é bastante singular. Com um estrutura em que cada parágrafo é um capítulo, a estratégia é adotada para retratar um papagaio tagarela que só para de falar quando é interrompido. O papagaio narra a história com um ar de fofoqueiro, que está passando adiante a informação. Uma delícia de leitura.

Divertido, engraçadinho, dinâmico. Também tem um ar de confusão, por conta dos muitos desdobramentos que a história acaba tendo, por conta dos muitos personagens. Mas em nenhum momento fiquei perdido, o ritmo frenético ajuda a absorver rápido, principalmente porque a história é simples e direta. Afinal, a ideia é contar um caso, então o autor não entra em detalhes dos personagens, espaço e afins. É ação do início ao fim, com um narrador observador.

Pretendo dar mais atenção aos romances do autor. Já é a segunda boa leitura, depois do maravilhoso O clube dos anjos, da coleção plenos pecados. Diferente da maioria dos escritores, Luis Fernando parece gostar de livros encomendados ou saber lidar com as encomendas, já que nenhum dos dois passa a ideia de um livro capenga que foi feito apenas para cumprir uma obrigação, como acontece, por exemplo, com vários romances das coleções plenos pecados e amores expressos.

Almond Blossom 1890 13/08/2022

História leve e divertida
É um bom livro, aquelas histórias leves que lemos em um dia ou dois, a escrita é de fácil entendimento.

Iury 23/02/2022

O livro tem sua qualidade garantida pela autoria de Veríssimo. Contudo, a obra não se caracteriza na intenção de uma leitura leve e despretenciosa: marca do autor.
A prosa vista exige uma atenção firme do leitor pois são muitos personagens com várias nuances e o texto é desenvolvido em parágrafos-capítulos de 15 páginas.
Para quem já gosta de Veríssimo é uma boa pedida, mas talvez não seja uma boa recomendação para quem deseja conhecer o autor.

Douglas 29/07/2021

Já havia me esquecido como é ler Luis Fernando Veríssimo. Essa obra foi como uma versão estendida de uma de suas crônicas, com todo o jeito brasileiro travestido com comicidades (ou será o contrário?).

Leitura rápida e bastante agradável, que rende boas horas descompromissadas de uma boa comédia que é drama - ou, quem sabe, de um drama que é comédia.

kleris aqui, @amocadotexto no ig 29/09/2017

Não imaginava o tamanho tesouro de Veríssimo que tinha em mãos!
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

A décima segunda noite é baseada na peça Noite de Reis, de Shakespeare, e faz parte de uma coleção de adaptações, chamada Devorando Shakespeare, da Editora Objetiva. Os livros são independentes, todos novelas literárias, e com autores diferentes para cada título. Além de Veríssimo, temos Jorge Furtado no primeiro livro e Adriana Falcão no terceiro.

Não conheço muito de Shakespeare para poder calibrar uma crítica à adaptação, porém, já assisti um filme baseado na mesma peça, um high school americano chamado Ela é o Cara (com Amanda Bynes e Channing Tatum) que me salvou de entender e me orientar nas loucuras da história. Veríssimo ainda aproveitou a oportunidade para mergulhar em Paris, cidade pela qual é fascinado e onde toda a novela se passa. Eu diria, inclusive, que é uma novela inglesa afrancesada à brasileira. E metaficção!

A gente chega na primeira página e já é golpeado pela trama. Tem um papagaio tagarelando sem fim sobre algo que a gente ainda não sabe o que é, nem o que tá acontecendo. Esse é um toque maravilhoso de Luis Fernando, que faz grandes imersões no ofício da escrita dentro da própria escrita e narração. O papagaio narrador é Henri, bisbilhoteiro, piadista, erudito e um verdadeiro contador de história.

Conforme o passar dos capítulos, vemos que ele é a única testemunha de uma tragicomédia em Paris. Por isso mesmo estão gravando seu depoimento. Como toda metaficção (uma ficção que conta sobre a própria arte e construção de ficção), a história é de camadas. O brilhantismo de Veríssimo atua bem aí, pois afora toda a confusão da Décima Segunda Noite (data conhecida após o Natal, que é a Noite de Reis), temos um grande mistério no ar com mil e uma pistas: Quem é que tá gravando? Por que tá gravando? Qual o interesse nessa gravação? Não imaginava o tamanho tesouro de Veríssimo que tinha em mãos!

Entre os disse-me-disse de Violeta, Orsino, Olívia, César, Negra, Malvolio e outros, nos embrenhamos nos mal-entendidos, mistérios e toda emoção. A leitura é super rápida, de uma sentada, com muitos OH-MY-GOD! para soltar. Mon Dieu, são muitos babados numa só novela! Por isso mesmo não indico lugares que possam interromper a leitura, pois você não vai querer largá-lo de jeito nenhum.

Super legal também é o show de representatividade que Luis coloca, de maneira tão natural, além de tratar de uma época interessante da história do Brasil e França. Uma nota ademais é que Henri de vez em quando solta umas falas em francês, nada muito difícil e que nem nos atrapalha. São elementos que só enriquecem a obra. E o resto... bem, Henri te conta.

Se você procura um bom livro com gostosas sacadas, suspense, humor, conspiração e confusão, com toda a certeza, é A décima segunda noite, de Luis Fernando Veríssimo!

site: http://www.dear-book.net/2016/12/resenha-decima-segunda-noite-luis.html

Rutemberg.Filho 02/09/2016

Um Papagaio Abrasileirado
Uma História Narrada por Um papagaio que nem brasileiro era e que presencia divertidas e inusitadas situações em um salão de beleza em uma Paris atemporal

Dionisio.Junior 04/09/2015

Uma ótima leitura
"A décima segunda noite" é uma releitura de um clássico de Shakespeare, realizada por Luis Fernando Veríssimo.
Sou um pouco suspeito para falar, porque gosto muito da estilo do autor, mas assim como em seus outros livros, vemos presente em todo o texto o cômico e a ironia encaixados com genialidade.
Veríssimo, utilizando o enredo principal da trama da peça (que já é uma comédia com personagens que não são o que realmente aparentam e situações inusitadas), cria um livro espetacular, que vai te prender até a ultima página e com certeza tirar qualquer um do sério.
Narrada por um papagaio, dono de uma personalidade única, o enredo vai se desenvolvendo de uma maneira muito envolvente, sempre finalizando cada capítulo com fatos e acontecimentos que te instigam a continuar a leitura.
Um dos grandes méritos do autor é o de transformar uma peça teatral do séc XVII, em um acontecimento perfeitamente adequado ao nosso cotidiano atual, que perece ser mais uma típica história contada por fofoca em salões de beleza. Outro aspecto, é que o livro, mesmo não se passando no Brasil, tem presente fortemente o modo de vida brasileiro, o que nos aproxima ainda mais da trama.

Em suma, se você quer se distrair e rir, super indico este livro, ele é um livro curto e dinâmico, que vai te fazer gargalhar em muitos momentos.

Fimbrethil Call 19/04/2015

Engraçadíssimo!
Engraçadíssimo esse livro contado por um papagaio filósofo e metido a intelectual.

DIÓGENES ARAÚJO 12/12/2012

Livre, leve e solto
Conta as história de um papagaio cinza que nasceu em Paris, pintado de verde e amarelo para ficar com as cores do Brasil.
A história acontece na França e é narrada pelo papagaio, que cede uma entrevista a alguns estudantes e conta a história dos acontecimentos que viu no salão de beleza onde morava, sobre contrabando de santos barrocos recheados de pedras preciosas além de um divertido triângulo amoroso vivido pelos personagens principais.

Uma leitura leve e rápida, descontraída e interessante.

Jacy 15/08/2012

Luís Fernando Veríssimo, apenas.
Bem, eu já havia visto algumas resenhas desse livro aqui no Skoob que simplesmente desmereceram o grande escritor que é Luís Fernando Veríssimo. Digo isto porque eu já tinha lido alguns livros de crônicas dele e foi amor à primeira vista. Eis que ontem resolvi dar uma volta no shopping aqui perto de casa, na livraria do shopping para ser mais específica, tentando me distrair do tédio que se tornaram esses últimos 3 meses nos quais, devido à greve dos professores das universidades federais, estou sendo obrigada a permanecer em casa na mais profunda monotonia. Como encontrei o livro em promoção, achei que ele merecia uma chance e então acabei comprando-o... bem, vamos parar com as digressões, eu sei que vocês só estão lendo esta resenha porque querem saber da história do livro, e não da minha, mas não poderei contá-la, deixo este encargo ao Henri e quem ler saberá... Olha, só o que eu posso dizer é que o livro é incrível, assim como tudo que já li do Luís Fernando Veríssimo até hoje, o único problema é que ele tem muitas expressões em francês, sem tradução no rodapé da página, então é aconselhável que se leia acompanhado de um dicionário de francês, coisa que eu infelizmente não pude fazer... Porém, o desconhecimento de tal idioma não chega a atrapalhar a leitura, pelo menos foi essa a impressão que tive. Sei, sei, menos digressões, já que não vou contar a história, vocês certamente querem saber se vale a pena ler o livro, a resposta é sim, sim, sim, mil vezes sim, afinal, como eu já disse, o livro é incrível e faz jus ao seu autor.

Gláucia 19/07/2011

A Décima Segunda Noite - Luis Fernando Verissimo
O autor é melhor nas crônicas, os romances são razoáveis e este, particularmente achei bem fraquinho, historinha um pouco forçada. Fez-me lembrar um pouco O Xangô de Baker Street do Jô, livro que achei péssimo.

FEbbem 20/11/2009

A Decima Segunda Noite
JÁ HAVIA DITO EM TEXTOS ANTERIORES QUE SOU INCAPAZ DE COMENTAR OS TEXTOS E OS ÓCULOS DE VERÍSSIMO, MAS ESSA MANIA ME PERSEGUE, ASSIM COMO OS LIVROS DELE, E O DETETIVE CONTRATADO PELA MINHA MULHER. PELA SEGUNDA VEZ ME SAGRO UM PERFEITO MENTIROSO, ME ARRISCANDO EM “A DÉCIMA SEGUNDA NOITE” UM ROMANCE INSPIRADO EM “NOITE DE REIS” DE W. SHAKESPEARE.
NA OBRA DE L.F. VERÍSSIMO A HISTORIA SE PASSA NA FRANÇA, MAIS PRECISAMENTE DENTRO DE UM SALÃO DE BELEZA E TEM COMO PRINCIPAL FOCO O NARRADOR, QUE POR SUA VEZ, SE TRATA DE UM PAPAGAIO ARISTOCRÁTICO DE NOME HENRI. COMO NÃO PODERIA SER DIFERENTE HENRI É UM PAPAGAIO FALADOR, DOTADO DE CONHECIMENTOS DA ORATÓRIA, ELE PERCEBE TUDO A SUA VOLTA, E NOS CONTA ESSA TRAGICOMÉDIA DO SANTO QUE VIROU SANTA.
PEÇA DE ENFEITE DO SALÃO DE CABELEIREIROS, HENRI É PECA CENTRAL DE TODOS OS ACONTECIMENTOS, SENDO ASSIM , O PRIMEIRO A SABER, QUE DE UM SIMPLES MAL ENTENDIDO (NA VERDADE, VÁRIOS) UMA TRAGÉDIA PODE SE SUCEDER.
ORSINO É O DONO DE UM SALÃO DE BELEZA, NO QUAL VIVE HENRI, O PAPAGAIO, ELE SE APAIXONA POR OLÍVIA, UMA DONZELA, CUJO IRMÃO, UM GRANDE COMERCIANTE DE SANTOS MORREU. PARA APROXIMAR DA DONZELA, ORSINO PEDE A CÉSAR, QUE SE APROXIME DELA COM A INTENÇÃO DE UNIR OS DOIS, MAS O QUE ORSINO NÃO SABE, É QUE CÉSAR NA VERDADE É VIOLETA, E VIOLETA ESTA APAIXONADA POR ORSINO!
COMEÇOU A COMPLICAR? VOCÊS AINDA NÃO VIRAM NADA, AGORA IMAGINEM UM PAPAGAIO CONTANDO ISSO, QUEM PODERIA DAR LHE OS CRÉDITOS.
MAS NA VERDADE, VIOLETA TEM UM IRMÃO GÊMEO, VALENTINO QUE NO FIM DAS CONTAS... TUDO BEM! VOU CONTROLAR A MINHA VONTADE DE CONTAR O FINAL...
OS DIVERSOS PERSONAGENS ENRIQUECEM A TRAMA, UM DOS QUAIS É O NOSSO TÃO CONHECIDO MALANDRO, QUE VIVE À CUSTA DOS AMIGOS E SÓ PENSA EM DIVERSÃO E MESMO ASSIM É MUITO BEM QUISTO POR TODOS, NA OBRA ELE CARREGA O NOME DE “FESTINHA”,
CABE RESSALTAR QUE HENRI, É UM PAPAGAIO CINZENTO QUE AMA O BRASIL, PAÍS DO QUAL APENAS OUVIU FALAR E NUNCA CHEGOU A CONHECER, SUAS PENAS SÃO PINTADAS PARA QUE ELA TENHA APARÊNCIA TUPINIQUIM, O QUE VAI DETERIORANDO O PAPAGAIO AOS POUCOS. A VERSÃO DE VERÍSSIMO E DOTADA DE SIMBOLISMOS, DO POVO QUE SAI DO BRASIL E VAI VIVER A DUREZA NUM PAIS DO EXTERIOR, A HISTORIA INCLUI AINDA, TRAVESTIS, DIPLOMATAS, CABELEREIROS E UMA NEGRA QUE TEM PODERES PARA LA DE ESPECIAIS, ASSIM COMO NA OBRA DE SHAKESPEARE O ENREDO TEM UM FINAL FELIZ PARA TODOS.