Satyricon

Satyricon Petrônio

Resenhas - Satyricon

Rafaella 25/09/2023

Romance latino
Eu realmente só terminei esse livro por ter que fazer uma prova sobre ele na minha cadeira de latim da faculdade, pois pra mim ele é um livro muito confuso e sem sentido.
Entendo que por ser um livro antigo ele tenha perdido partes, mas para mim essas partes fizeram muita falta na hora de entender o livro, consegui entender ele 100% apenas depois de ver um vídeo sobre ele.

eduardadsmoraes 09/09/2023

A leitura mais doida que já fiz
Li esse livro para fazer uma prova da cadeira de Latim e só li esse livro, pois realmente precisava. Não gostei nem um pouco das cenas gráficas de sexo que o livro possui. Não é o tipo de leitura que eu gosto. Mas tirando as partes opcenas o livro é razoável.

brunossgodinho 08/12/2021

O Satyricon é uma história esquisita. Primeiro porque, como gênero, está absolutamente deslocado no nosso mundo. Na melhor das hipóteses, somos acostumados com os gêneros poéticos (não chamo de literários e explico abaixo) da Idade Média, época em que surgiu o romance como estrutura narrativa com a qual estamos familiarizados. Além disso, não temos o Satyricon por completo, mas entrecortado.

Dito isso, é difícil aproveitar razoavelmente essa narrativa quando não se está propriamente de posse de conhecimento do mundo antigo. São muitas as coisas que acontecem, de maneira que parece absolutamente arbitrária, mas elas têm (acredite) uma razão. Essa razão está fundada num mundo que não existe mais e, portanto, o qual não podemos compreender muito bem. Nesse mundo antigo, não existia aquilo que chamamos de "literatura" hoje, quer dizer, um espaço social e socialmente construído para pessoas que vivem de uma atividade artística que resulta na produção de objetos que serão transformados em mercadoria e, ao mesmo tempo, valorizados por suas qualidades de mercadoria e de obra de arte. A "literatura" do nosso tempo está irrevogavelmente ligada ao modo de produção capitalista. A "literatura" da época do Satyricon não o estava e, por isso, só falo em "literatura" entre aspas ou prefiro falar de gêneros poéticos (não de poesia, ou seja, discurso em versos, mas do grego poiesis — atividade de criação, elaboração, composição).

Mutilada pelas perdas ocasionadas pelo passar do tempo (seja em conteúdo, seja em qualidades poéticas), essa edição do Satyricon, infelizmente, ainda padece de descuidos editoriais. Uma das coisas que chama atenção é a ausência de revisão das notas da tradutora relativas ao texto. Há desencontros entre as indicações e o texto que dificultam a compreensão dos comentários, o que é um evidente contrassenso ao propósito de notas explicativas.

Em última instância, penso que ainda há mérito na edição, especialmente por nos proporcionar a oportunidade da leitura bilíngue (ainda que, claro, o latim seja uma língua de poucos leitores no Brasil). Seria o caso de uma segunda edição, revisada em todos os aspectos possíveis e, quem sabe, com um ensaio introdutório mais atual, voltado à explicação das convenções artísticas das letras do mundo antigo.
Emanuell K. 19/01/2023minha estante
Você chegou a ver a edição da 34, tenho curiosidade em ler por meio dela.

Emanuell K. 19/01/2023minha estante
Você chegou a ver a edição da 34, tenho curiosidade em ler por meio dela.

brunossgodinho 20/01/2023minha estante
Não, não tive oportunidade. Só sei que ela usa a tradução do Cláudio Aquati, a mesma da edição da Cosac Naify.

Emanuell K. 20/01/2023minha estante
Bom saber!

henrique 14/07/2016

Em Roma como os romanos
Não recomendo esse livro para menores de 18 anos e pessoas moralistas. Os costumes da sociedade romana do primeiro século da era cristã eram muito influenciados pela filosofia hedonista. Misturando prosa e poesia Petrônio narra as aventuras e desventuras de Encólpio, Ascilto, Gitão e Eumolpo pela Península Itálica.

Mônica 20/05/2012

Se esse é só um décimo da obra original...
... o que eu não daria para tê-la na íntegra!

Fabulosamente bem escrita, permeada de humor, ironia, dramatismo e surrealidade, Satyricon é um joia muito bem apreciada por quem possui uma mente mais aberta, digamos assim.

Não tenho muito do que dizer para recomendar essa leitura, mas posso afirmar que ela é viciante e extremamente prazerosa [as palavras fluem do texto e entram na gente sem esforço algum], que conta uma história que passa longe do politicamente correto mas que não dá para não se encantar!
Marli 23/04/2013minha estante
Mostra a realidade escondida nos bastidores de uma Roma corrompida, apesar de considerada uma obra prima literária, leva o leitor por um caminho de liberalidade inconsequência e imoralidade.