A Saúde dos Planos de Saúde

A Saúde dos Planos de Saúde Drauzio Varella
Mauricio Ceschin

Resenhas - A Saúde dos Planos de Saúde

Felipe 20/08/2023

A saúde dos planos de saúde
Esse livro é uma conversa entre dois médicos, Dráuzio Varella e Maurício Ceschin, em que vão traçando um perfil dos planos de saúde e consequentemente da saúde brasileira.

Bem interessante e acabei aprendendo algumas coisas sobre os planos de saúde privado que não sabia. E a gente concluí sempre que o que mata nesse país é a falta de investimento naquilo que realmente importa.

Pedro 09/10/2022

Uma pílula de grande conhecimento
Um livro gostoso, rápido, que traz consigo um grande conhecimento pouco acessado pelo grande público que vive a realidade da saúde suplementar mas não tem ideia do que se passa ali. Recomendo.

Amanda 18/04/2022

Válido para saber mais sobre o que a saúde suplementar significa de fato. Como atua ANS, como deveríamos pensar sobre o uso das operadoras de saúde como prestadores, cooperados ou beneficiários. Leitura leve que leva a reflexão.

Tai 18/01/2022

Várias informações legais (por mais que antigas, se não me engano o livro é de 2013), mas não só a conversa entre os dois médicos fica repetitiva as vezes como em uma parte do livro um parágrafo se repete palavra por palavra ao que já havia sido dito antes.

E além disso, nesse livro o Drauzio Varela soa bastante gordofóbico e um tanto classicista. Parece que o outro médico pergunta "vai chover hoje?" E o Drauzio responde "veja bem, tem muita gente gorda no Brasil". Exagerei aqui, mas é a sensação que passa, parece que ele quer falar mal das pessoas obesas toda hora, mesmo quando não tem nada haver com a pergunta (o livro é uma conversa/entrevista entre dois médicos).

Humberto.Cunha 15/01/2022

Uma conversa (entendiante) entre dois médicos famosos ?.
O livro não é cativante. Os médicos contam através das páginas com perguntas e respostas como se fosse uma "conversa de bar" (ou de uma cantina, refeitório do hospital).

Claro! Eles falam dos planos de saúde (saúde pública e saúde suplementar) trazendo a tona o histórico da medicina no Brasil; relação médico-paciente; avanço da tecnologia na medicina; custos desnecessários ou exorbitantes de exames para um diagnóstico simples como uma enxaqueca; estrategias das operadoras de saúde suplementar na cobrança acima da média além dos serviços oferecidos; concentração de médicos em centros urbanos e a escassez de atendimento médico no interior do interior de algum lugar que não tenha nem oxígenio disponível no hospital; planos e reformas da ANS contada pelo segundo médico quando esteve na sua própria gestão.

Enfim, você quer ter argumentos plausíveis quando alguém criticar o SUS? Leia o livro mas não vá com muita sede ao pote.

Joel 23/08/2021

Esclarecedor, mas nada aprofundado
O diálogo que o Dráuzio faz com o Maurício esclarece alguns pontos interessantes sobre planos de saúde: como é a administração por parte das operadoras; os custos gerados para as operadores e clientes; como se regula tais operadoras através da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) etc.

Não senti um aprofundamento em determinados pontos, acho que alguns capítulos poderiam ter sido melhor desenvolvidos, ser mais extenso, ter mais conteúdo. Senti que às vezes se jogava uma ideia, um relato, um dado e eles não eram mais explorados. Mas é um bom livro para entender como funcionam os bastidores de uma operadora de saúde.

Elaine 20/07/2021

Apesar de observar que muitos dados não eram atuais foi muito interessante ler esse livro e conhecer um pouco sobre a prática exercida pelos planos de saúde.
Um assunto abordado com certa ênfase nesse livro é questão da falta de programas de prevenção de doenças nos planos de saúde. Eles acabam gastando muito mais com os tratamentos do usuário que adoecem do que gastariam se tivessem esse tipo de programa.
Gostei da leitura e acho bem interessante conhecer o assunto.

Heros Pena 24/03/2021

Bom, ,as desatualizado
O livro é bom, mas a meu ver desatualizado, entendo que um livro que trata de um tema tão atual e dinâmico, aida mais de um mercado tão volátil quanto o brasileiro deveria ser atualizado anualmente sob pena de perder confiabilidade.

Este também foi o primeiro livro que recebi da plataforma Skeelo, ponto negativo para eles que já começaram enviando um livro desatualizado.
Nati 15/04/2021minha estante
Tb estou lendo pelo Skeelo, mas não tem a possibilidade de trocar a cada mês?