A Favor do Vento

A Favor do Vento Duca Leindecker

Resenhas - A Favor do Vento

Luiz 15/01/2024

Um bom livro. História curta porém envolvente. Temas sobre a natureza humana são abordados de forma leve. Fica a sensação de querer conhecer mais os personagens.

Yorgos 11/04/2023

A forma poética do Duca escrever suas músicas se estende ao seu livro.
Uma pequena história traz formas aos personagens em cada linha do texto.
Não consegui me apaixonar por nenhum personagem mas me vi em várias reflexões que eles tiveram.

Cris Compagnoni 02/12/2011

Não faz muito tempo que conheci o lado escritor do Duca Leindecker, pra mim ele era líder da banda Cidadão Quem (que adoro) e atualmente no duo Pouca Vogal com Humberto Gessinger dos Engenheiros do Hawaí (que também gosto muito), ou seja, um músico apenas.

Assim que “descobri” o Duca autor logo tratei de comprar os seus dois livros já publicados: A CASA DA ESQUINA e A FAVOR DO VENTO, e não me arrependi; gostei dos seus livros assim como gosto da sua música. Não é preciso deixar a música de lado para falar de A FAVOR DO VENTO, pois ela está presente nessa história, é como se fosse um pano de fundo.

O livro conta duas histórias paralelamente, alternando os capítulos. Uma é contada por um garoto que sonha em ser músico, trabalha como roadie para uma banda que já faz sucesso, tem os instrumentos nas mãos e está em cima do palco, mas apenas quando o público não está presente.

Os caras da banda o chamavam de Silverclei, não se importavam com o seu verdadeiro nome, o importante é que o apelido era engraçado. E o garoto passou por muitas situações viajando com a banda, algumas engraçadas, outras dramáticas; viveu experiências inesquecíveis enquanto uma paixão platônica estava sempre nos seus pensamentos.

A outra história contada por um jovem músico, que vivencia um momento extremamente difícil. Ele se refugia no litoral gelado do inverno gaúcho, a praia quase sempre deserta por causa do frio. O seu abrigo é a velha casa de veraneio da família onde viveu momentos felizes, e volta na esperança de recordar esses momentos.

Porém ele é atormentado por lembranças, delírios; caminha sozinho na areia gelada sentindo o vento, a brisa, tentando se reencontrar. Conhece duas moças que estão na casa ao lado, as conversas o distraem, mas ele ainda não está em paz.
E no decorrer destas duas narrativas fascinantes o leitor acaba sendo surpreendido pelo final inesperado. Quando comecei a ler este livro não consegui parar mais, é uma leitura hipinotizante; e quando me deparei com o entrelaçar das duas histórias fiquei chocada, não acreditei voltei algumas páginas e li novamente pra conferir se tinha realmente entendido.

Bom, não vou estragar a história para um futuro leitor contando o final, mesmo com muita vontade de fazê-lo. E no meu conceito agora, Duca Leindecker não é mais apenas um músico, é um escritor e dos bons; espero ansiosamente o seu próximo livro!

Erika 17/01/2011

A Favor do Vento
Li em 2004, na escola, porque o Duca Leindecker iria lá autografar os livros - só que não comprei, minha irmã e eu lemos o da biblioteca!
Eu adorei esse livro, até vou procurá-lo para ler novamente, das leituras que tivemos na escola para as visitas, este foi um dos mais populares, e ele foi muito legal.
Qualquer menção próxima a Pinhal me lembra este livro! É a praia dele! É um livro tranqüilo, muito bem escrito, que emociona bastante.

"E agooooraaa... o Pinhal...
Não tem maaaais a gente lá..."