Com Outros Olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernanda2079 17/06/2016

Com o coração
[VISITEM MEU BLOG]

Com Outros Olhos conta a história de Lana, uma garota que costumava ser popular, até que um grave acidente de carros com seu então namorado Lucas muda sua vida pra sempre. Amante do teatro, deseja muito interpretar a tão sonhada Julieta na espetacular Companhia de Teatro da cidade, porém depois do acidente já não tinha tanta certeza se conseguiria seu papel. Com a ajuda do seu irmão Leo, irão tentar esconder sua deficiência visual de todas as pessoas que participam de sua vida, ao mesmo tempo que ela tenta ao máximo se adaptar a sua nova rotina mas sem nunca desistir dos seus objetivos, sempre persistindo e correndo atrás dos seus sonhos.

Artur sempre foi apaixonado por Lana, e sempre a achou metida e não ficou nada satisfeito quando a viu no teatro lutando para ser Julieta. E então Artur é escolhido para interpretar Romeu, mas sua felicidade dura pouco até ele descobrir que Lana será Julieta. Com problemas de entrosamento eles decidem ensaiar juntos e rola um confusão danada entre eles e então Artur descobre sobre ela.

Ai começa a jornada dos dois, passando por obstáculos e superando medos. A história tem personagens secundários incríveis também, como a mãe e o irmão de Lana, os amigos do teatro de Artur. A cada página um show de detalhes sobre o dia-a-dia dos personagens, e a autora conseguiu transmitir ao leitor toda beleza de conquistar um espaço na sociedade.

O livro é super leve, simples e muito inspirador, uma escrita maravilhosa de 87 páginas, que mais parecem 10 (juro que fiquei com raiva da Thati por fazer uma historia tão linda em APENAS 87 páginas). Ao invés de capítulos o livro é dividido em 'atos' que nem no teatro, sendo contada por Lana e por Artur, e que deixa com um gostão de quero mais e mais e muito mais.

site: http://soseiquevou.blogspot.com.br/2016/06/resenha-com-outros-olhos.html

kahcorso 01/06/2016

Surpreendente
É um romance leve e curtinho porém com uma surpresa bem legal no final. Mostra como uma tragédia às vezes ao invés de acabar com nossa vida faz com que a gente comece a realmente viver. Super recomendo :DD

Isis Tomie 10/05/2016

Emoções a todo vapor
Na época do colegial (Ensino Médio para os mais novos rs), sempre temos aquele casal ou aquelas pessoas que são os paparicados, que todo mundo deseja ser, ou os chamado de "populares". E o que acontece quando esses populares sofrem um acidente grave que deixa uma sequela até então irreparável?

É isso o que acontece com Lana. Após um acidente de carro, ela perde a visão, e o livro inicia dessa forma, com sua nova fase de adaptação, ao querer entrar em uma escola de teatro, sem que as pessoas saibam da sua condição. Já que ela não enxerga, não quer que as pessoas tenham dó dela ou que facilitem as coisas por pena. Para isso, ela pede para que o irmão a acompanhe nas aulas, para que ajude-a a conhecer melhor o seu entorno.

Logo nas primeiras páginas, já estamos submersos no universo de Lana. A riqueza de detalhes sobre o seu dia a dia é bem interessante, até mesmo um ótimo exercício para nós, de taparmos os olhos e sentir o seu redor apenas com o tato. Já tentaram isso? Pois aconselho, dará uma ótima visão do nosso mundo ;) .

Em seguida, o baque sobre a peça que será apresentada pelo grupo de teatro: Romeu e Julieta. Adivinham quem é a Julieta? Isso mesmo, Lana! O diretor é bem ousado, e coloca uma atriz cega para interpretar a protagonista. Muitos ficam bravos com essa decisão, inclusive Artur, que será Romeu.

A "braveza" de Artur vai além do papel dado a Lana, pois ele sempre fora apaixonado por ela desde os tempos de escola e nunca foi notado. Ele não percebeu sua nova condição, e, portanto, achava que ela o ignorava, até que o irmão de Lana conta tudo a ele, e vem mais um clímax na história. Eles se aproximam, a história vai num ritmo na qual queremos saber os próximos passos, o que irá acontecer e queremos logo saber o desfecho.

Confira mais detalhes da resenha no link.

site: http://www.elefantevoador.com/2016/04/08/com-outros-olhos-thati-machado-resenha-booktour/

Camila Lobo 02/04/2016

Resenha: Com Outros Olhos (Por Livros Incríveis)
Lana é uma garota cheia de sonhos e que vive de aparências, quando toda sua vida desmorona ao se envolver em um acidente com o seu ex-namorado, Lucas. Ambos sobrevivem, mas não sem sequelas. A garota precisa reaprender a viver com suas limitações, e para isso, resolve entrar na companhia Raoul de teatro, sem que ninguém saiba de seus problemas, e onde ganha o papel principal. Entretanto, Arthur, seu par romântico na peça, parece odiá-la, tornando as coisas mais difíceis para todos. E é no teatro que Lana aprenderá que ainda tem uma vida inteira para viver com outros olhos.

Conheci a Thati Machado no dia 16/02, no evento Literando que aconteceu aqui em Niterói RJ. Sempre ouvi falar muito bem da autora e queria muito ler Com Outros Olhos. Tive a oportunidade de adquiri-lo com a capa nova (que é maravilhosa, olha isso!), e após a rápida leitura, posso dizer que adorei e espero ler outros livros da autora.

Com Outros Olhos é um livro bem curtinho, que pode ser lido em 3 horas, e que conta a história de Lana, que após sofrer um acidente com o então namorado e ser abandonada por ele quando ela mais precisava, precisa reaprender a viver e superar suas limitações e as aparências. Ela resolve então entrar em uma companhia de teatro sem que ninguém saiba de suas dificuldades e é lá que conhece Arthur, que parece não gostar nem um pouco dela.

A escrita de Thati Machado é bem simples e fluída. Achei apenas que o livro foi bem curtinho e que faltou um aprofundamento nos acontecimentos, além de um maior detalhamento. As cenas foram corridas, e nos são contadas apenas pontos específicos da história de Lana e Arthur, o que se tornaria uma leitura bem seca se não fosse pela ótima escrita. Acredito que se houvesse um aprofundamento da história, Com Outros Olhos poderia ganhar mais umas 100 páginas facilmente, o que nos daria a chance de acompanhar melhor a protagonista. Ainda assim, a autora aborda temas delicados como preconceito e deficiências de forma muito sútil, nada como o que estamos acostumados a ler sobre esses assunto.

Lana é uma garota que, mesmo tendo perdido praticamente sua vida anterior - antes do acidente não se deixa abalar, tomando seus problemas como um incentivo para seguir em frente e poder aprender mais. Ela está em completa evolução e desenvolvimento, já que antes do dia que mudou sua vida, ela era uma pessoa fútil e eu diria até mesmo preconceituosa. É na companhia de teatro que ela se encontra e encontra Arthur. Eles serão o par romântico da peça e ao mesmo tempo em que ele tenta se afastar, eles se aproximam, mostrando um ao outro que é possível aprender a ver a vida de forma diferente.

O que mais gostei na obra foi a quebra de inúmeros paradigmas. Tathi nos mostra um romance divertido, apesar de tratar de inúmeros assuntos sérios, e que infelizmente ainda são problemas comuns hoje em dia, quando deveria ser tudo, menos problemas.

O final é fofíssimo, e com um plot twist maravilhoso, feito para chocar até mesmo as pessoas mais preparadas, pois é um tanto inusitado de uma ótima forma. É algo bastante simples, mas que está ali para fazer o leitor refletir por um bom tempo e sorrir com a revelação.

Com uma mensagem linda e passada de forma singela, Com Outros Olhos é um livro pequeno, mas que passa sua mensagem na medida certa. Leve, mas ainda chocante.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/04/resenha-com-outros-olhos-thati-machado.html

Cheiro de Livro 14/02/2016

COM OUTROS OLHOS
Conheci a autora Thati Machado em um evento ano passado. Ou será que foi em 2014? Acho que não importa. O que importa é que na semana passada, nos reencontramos e ela me entregou um exemplar de seu novo livro: “Com outros olhos”.
Acho o máximo quando autores me mandam ou entregam seus livros. É um gesto de carinho e confiança. É uma grande responsabilidade abordar o trabalho dos outros. Bem, para mim é. Enfim, Thati me entregou o livro com uma dedicatória linda. Mas tive que ser realista: eu demoro para ler alguns livros porque tenho uma lista de leitura com base no Clube do Livro e de outros projetos. Eu leio, mas demoro para chegar em cada um. E ela super entendeu.
Thati é autora independente, o que quer dizer é que ela está correndo atrás de suas oportunidades com a cara e com a coragem e isso é louvável! A capa do livro é linda e disse isso para Thati e ela soltou um humilde “fui eu que desenhei”. Autora e desenhista!
Fui para casa, mas o livro da Thati não me saia da cabeça. Então acordei no domingo e resolvi ler logo. E li as 88 páginas e achei uma delícia!
“Com outros olhos” conta uma história de superação de Lana, uma jovem popular e com a vida perfeita que, por consequência de um acidente causado por seu ex-namorado, é deixada no escuro. Mas Lana não quer se deixar vencer e está determinada a trabalhar duro na melhor companhia teatral de seu estado. E lá ela encontra Arthur. Ele é seu príncipe encantado? Calma aí, gente! Muita coisa vai rolar até esses dois se acertarem.
“Com outros olhos” aborda superação, segundas chances (não só aos outros, mas a si), a importância da empatia e da família. Mas mais importante do que tudo, o livro mostra que é importante olhar para a literatura brasileira independente com outros olhos.
Thati escreve há bastante tempo, mas seu livro poderia ser mais bem desenvolvido em pontos da história. Está tudo lá, amarradinho, mas falta experiência de um editor para pontuar o trabalho da autora com sugestões como “explora mais esse ângulo” e “não me conta, descreve. Me mostra. Não quero saber, quero acompanhar a descoberta.”
Ao ler “Com outros olhos”, a sensação que tive é que os personagens falavam tanto e tanta coisa acontecia na cabeça e no coração da autora, que ela tinha que transbordar tudo para as páginas o mais rápido possível! E com razão. Mas, na minha opinião, após tudo no papel, é preciso tirar uns dias para deixar a poeira baixar (e o coração acalmar) e retornar à história com olhos frescos. Aí é a hora de enriquecê-la. E é aqui que senti a falta de um editor para dar uma mão.
O carinho que Thati tem com os personagens e com o ofício de escrever é nítido em sua narrativa e a obra só peca por falta de acabamento. Mas é exatamente isso que quero dizer quando falo que a literatura independente brasileira precisa ser vista com outros olhos.
Em época de redes sociais, é muito fácil apontar o dedo (ou o cursor) e criticar sem contexto, argumento ou preocupação com os sentimentos alheios. Thati colocou um pedacinho do seu coração nas páginas de seu livro e me entregou com cuidado, pedindo para eu tomar conta dele. Ao comprar cada exemplar – principalmente de um autor iniciante -, é isso que levamos junto para casa: a responsabilidade de ser um leitor.
Pensando assim, concluo esse post ao dizer que “Com outros olhos” traz um twist muito bacana sobre um dos personagens (que se eu contar estraga), é uma história linda e que mostra o potencial que Thati Machado tem como autora. E a lição fora das páginas que aprendi ao terminar essa leitura é que ler é muito mais proveitoso quando feito com o coração aberto e sem “pré” conceitos.
Para conhecer o trabalho da Thati, acesse www.nemteconto.org/thatimachado e
boa leitura!

site: http://cheirodelivro.com/com-outros-olhos/

Karen.Dorothy 26/12/2015

Maravilhoso
Uma história que realmente nos faz enxergar a vida Com Outros Olhos.
Delicado, surpreendente e muito bem escrito.
Até mesmo os personagens secundários nos fazem criar um carinho imenso por eles. Super recomendo a leitura, não vão se arrepender.

Thaysa 17/09/2015

Tocante!
Lana é uma garota linda e popular em seu colégio, assim como seu namorado Lucas. Ambos, sempre em festas, curtindo tudo o que a vida tem a oferecer, achando que nada poderia acontecer com eles. Até que um acidente muda completamente a opinião e a vida desses dois.

Vivendo em um mundo de aparências, com atitudes fúteis e mimadas, Lana é quem paga o preço por se arriscar demais. Agora, com suas recentes limitações, é deixada pelo namorado por não se encaixar nos padrões da popularidade. Mesmo assim, ela segue determinada, e acreditando que ela pode conseguir tudo que almeja.

"Eu não pretendia culpar Lucas pelo acidente. Nós dois havíamos sido culpados, no fim das contas. E daríamos um jeito. Nós dois. Juntos. Era no que eu acreditava. [...] Lucas terminara comigo porque eu já não era tão cool; Porque não havia mais nada de especial em me exibir por aí." (pág. 13)

Arthur é um cara fofo, apaixonado por Lana desde o ensino fundamental. Ela, é claro, em sua bolha de popularidade, não deu a mínima ao garoto. Depois de finalmente ter superado sua apaixonite e ingressar na melhor companhia de teatro do estado, mal podia esperar que ela apareceria por lá. E o pior, ela olha para ele e simplesmente não o reconhece. O que o deixa ainda mais louco da vida!

"Aproximamo-nos e como se o destino estivesse rindo da minha cara, eu a vi. Sim... Lana estava lá." (pág. 25)
Mesmo se tratando de uma narrativa bem curtinha, foi muito bem escrita e me deixou suspirando. Narrado em primeira pessoa por Lana e Arthur, Com Outros Olhos é um romance nacional que merece atenção. Mostrando como a vida não é um mar de rosas e quem mostra ser seu amigo, muitas vezes, nas horas mais difíceis, é o primeiro a te virar as costas.

É uma lição de vida sem muitos floreios, mas que te toca de uma maneira especial. Recomendo a todos, afinal é um livro curtinho, li em algumas horas. Mas foi o suficiente para me tocar e me fazer refletir sobre as coisas da vida.

site: http://www.guardiadebibliotecas.com.br/2015/09/resenha-com-outros-olhos.html

Náh Andrade 09/09/2015

Depois de sofrer um acidente com seu namorado Lucas, Lana passou a ter outra visão do mundo, literalmente. Tudo o que antes era prioridade, já não fazia mais sentido de ser. Leo, seu irmão e grande companheiro, está sempre disposto a ajudar. A sintonia e o amor entre os dois é admirável. Com o sonho de se tornar atriz, Lana passa a ensaiar a peça Romeu e Julieta no teatro Raoul.
Arthur, desde o primeiro momento implica com a presença e a escolha de Lana para o papel principal. Já não suportava mais não ser olhado nos olhos a cada vez que lhe dirigia a palavra. Será que a tensão entre os dois iria acabar? Leiam. Não dou spoilers (ou pelo menos tento)

Lucas 13/08/2015

Derrubando Forninhos
Pense em um tema sério como a exclusão social ou preconceitos. Imagine um livro que fale sobre esses temas. Bem... "Com Outros Olhos" não tem NADA a ver com o que você pensou. A escritora Thati Machado conseguiu abordar um tema tão sério de uma forma tão leve que ao ler, por várias vezes, você se esquece dos preconceitos, de limitações, de estereótipos e começa a pensar como a protagonista, Lana, percebendo que o mundo não é feito de aparências, mas sim de pessoas com sentimentos lindos. Lana, que perde a visão após um acidente, consegue ingressar na melhor companhia de teatro do estado e conta com a ajuda de seu irmão para evitar que percebam sua cegueira e a tratem como uma coitada. Mas grandes reviravoltas acontecem quando ela conhece Arthur, um jovem que vai fazer seu mundo ficar de pernas pro ar. Contado em dois pontos de vista diferentes (o do Arthur e o da Lana), esta história vai te fazer sorrir, se emocionar, se apaixonar, e, principalmente, ver o mundo com outros olhos.

"É pena que o amor, de olhar velado/ Mesmo cego descubra o desejado"

rafajudd 11/06/2015

O que os olhos não vêem
Com Outros Olhos nos conta a estória de Lana, uma jovem que se encontra aprendendo a viver com a sua nova condição de deficiente visual. Mas não pense que ela quer ser a coitadinha. Ela quer mais e é com este desejo que resolve entrar na companhia de teatro da sua cidade. Até aqui eu já estava encantada com a força da personagem, e eis que a companhia resolve fazer a peça Romeu e Julieta. Posso cair de amores? Ainda não! Quem fica com o papel da Julieta? LANA! Pronto, ganhou meu coração! (Tenho uma adoração pelas peças de Shakespeare e ler um romance com alguns trechos dele fez meu coração palpitar)

Voltando ao livro, nossa protagonista passa então por uma nova provação, o Romeu não a quer como par. COMO ASSIM?! Ok, não é bem o Romeu e sim o ator que irá interpretá-lo, Arthur. E assim que conhecemos nosso co-protagonista. Na versão digital tínhamos apenas a visão de Lana, e tal qual ela, era pouca (sem piadinhas infames). Não sabíamos qual era a do Arthur e nem o porquê dele ser tão duro com a nossa jovem atriz. Já na versão impressa, somos presentados com alguns capítulos narrados pelo rapaz, e é onde entendemos a revolta dele para com Lana: eles já se conheciam de antes, e a menina não tinha um passado muito doce. Entre algumas brigas, tiradas sarcásticas e olhadelas nada amigáveis (juro que não tô sendo piadista), vemos um doce e caliente romance surgir em uma peça nada convencional de Romeu e Julieta. Não irei dizer muito mais sobre a estória, ela é curta e uma virgula a mais pode estragar toda a surpresa deste livro que aprendi a amar. O que posso dizer é que os personagens possuem suas delicadezas e peculiaridades que conquistam.

Quanto a formatação, tendo lido a versão digital e a versão impressa, posso afirmar que ambas se encontram sem erros, apesar de a revisão para a versão impressa ter sido ótima e trazendo algumas pequenas mudanças que só uma pessoa que leu milhares de vezes a versão digital para depois ler a versão impressa, como eu, poderia perceber… Num todo é um livro de rápida leitura.

Para finalizar, Com Outros Olhos é um pequeno conto que nos traz a sensibilidade e a leveza de um mundo aparentemente sem luz e ao mesmo tempo com muita luz.

site: http://antisocialreview.com.br/o-que-os-olhos-nao-veem/

Kamila 29/05/2015

Com Outros Olhos
Com Outros Olhos conta a história de Lana, uma jovem que fica cega após um grave acidente. Quando se vê nessa situação, ela resolve que quer sair da zona de conforto e para isso, resolve ingressar numa escola de teatro.

Para sua surpresa, ela é escolhida protagonista da preça de teatro que o grupo vai apresentar, “uma escolha ousada” segundo o diretor da peça. Mas ela demoraria um pouco a descobrir o porquê dessa ousadia. A peça em questão era “Romeu e Julieta”. Enquanto isso, o Romeu seria Arthur, um jovem que, logo de cara não queria fazer par com Lana, mas com o tempo, viu-se apaixonado por Lana. Ela, claro, no começo não queria, pois ainda estava sentida com seu ex-namorado, que também sofreu o acidente, mas saiu sem ferimentos, e que ainda a incomodava. Mas quando ela viu que correspondia aos sentimentos de Arthur, a entrega foi inevitável.

Gostei do e-conto por retratar uma deficiente visual que decidiu sair da zona de conforto e recuperar, pelo menos, parte de sua independência, uma jovem que não se autopiedava nem gostava de perceber que as pessoas a sua volta tinham pena dela. Aliás, o que falta na literatura nacional são deficientes como protagonistas.

O final é realmente surpreendente, eu mesma não esperava que a peça realmente tivesse um casal tão ousado (não posso contar senão vira spoiler).É um conto muito interessante, vale a pena ler, por ser curtinho, fica um gosto de quero mais, um desejo de continuação.

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2015/01/resenha-com-outros-olhos.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6