Com Outros Olhos

Resenhas - Com Outros Olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luciana Dryer 04/08/2023

Surpreendente!
O livro foi uma grata surpresa, adorei o rumo que a história tomou.
Comecei a ler sem expectativas e sem ler a sinopse, e foi o máximo.
Adorei a escrita da autora e plot do final.
Porém 2 coisinhas me incomodaram, a parte em que retrata as falas da peça e uma expressão usada em determinado ponto da história e que não se usa mais, por ter cunho racista.
Todo o resto da história, os temas abordados e as decisões dos personagens foram muito bem escritos e me encantaram.
Super recomendo!

Gab 21/01/2023

Clichêzinho!
Segundo a autora de Com Outros Olhos, a Thati Machado, essa é uma escrita ?com todo amor do mundo para vocês?.

O livro é dividido em sete capítulos chamados de ?atos?, uma tentativa de trazer o leitor ao cenário teatral onde a leitura é desenvolvida. Neles conhecemos Lana e Arthur, atores de uma companhia de teatro que encenam Romeu e Julieta numa ousada interpretação em que o diretor diverge das clássicas que já conhecemos. O livro aposta numa narrativa em primeira pessoa intercalada pelas vozes destes dois personagens centrais e ao longo da narrativa assimila o clássico de Shakespeare à història que está sendo contada.

Lana é uma jovem atriz que está se readaptando a sua rotina depois de um trágico acidente que lhe tirou a visão. No elenco que faz parte ela conhece Arthur, o rapaz que embora ela não saiba, sempre a amou na escola e nunca teve a oportunidade de ser retribuído. Aliás, Lana era a menina do colégio que andava cercada de outras meninas iguais a ela, soberbas, prepotentes e extremamente bonitas para aceitar as investidas de um colega que não estivesse à altura.

Em sua nova condição a personagem não só aprende a se ressocializar a partir do que não lhe é mais aparente, mas a conviver com todas as mudanças em sua personalidade, a vencer os desafios de sua profissão e a conviver sem uma reputação que sempre a acompanhou.

?Por muito tempo enxerguei com os olhos, agora enxergo com o coração?

Com outros olhos apresenta as qualidades de uma narrativa fácil e leve mas possui alguns pontos que não posso deixar de comentar:

Não é difícil encontrar frases de efeito ao longo de toda a narrativa. Minha citação nessa resenha mostra um bom exemplo do quanto a condição da personagem é aproveitada para frases como ?enxergo com o coração? ?é irônico perder a visão para enxergar certas coisas? e por aí vai.
Embora a cegueira de Lana nunca seja tratada como uma fraqueza no livro, essas frases são maçantes.

A história tem um bom ponto de partida mas não surpreende na sua continuação. As cenas são recheadas de sucessões e diálogos previsíveis e em um capítulo em que uma grande surpresa será revelada, ela não é revelada com peso suficiente para prender o leitor. Cai novamente em um diálogo monótono e batido.

Sendo uma história pequena e de poucas páginas, a autora deu conta de inserir personagens que representem minorias. Isso é um ponto positivo ainda que os temas abordados não tenham sido aprofundados.

Thati Machado é uma autora brasileira que aos 13 anos já escrevia fanfictions na internet. Este é um dos nove livros já publicados pela autora que se dedica a escrever sobre a inclusão e a representatividade como forma de quebrar preconceitos.

Bruna 19/09/2022

Enxergar com o coração.
A escrita é muito boa, faz a leitura ser bem fluida e a personagem principal é cega, o que é bem legal, já que são poucos os livros que eu conheço assim. Mas.. Eu não sei, algumas coisas me incomodaram bastante na história. De qualquer forma, é um livro ok!

AnaLetAcia 02/08/2022

Simplesmente leve.
Fazia tempo que eu não encontrava um livro que aborda temas sérios com tanta leveza, você entende o que a autora quer passar em algumas simples linhas, e ela te arrebata naquela leitura nas primeiras páginas.

Apaixonada pela história da Lana, do Leo e a única crítica que eu tenho pra fazer é que eu queria ver um pouco mais a história do Arthur como um spin off talvez, adorei o personagem, e acho que ele teria muito a dizer e também ensinar.

Com essa leitura me apaixonei pela escrita da autora, provável que eu leia outro livro dela daqui há 2 dias ??

Sleman 18/07/2022

Dois em um
Amei!
Não dava nada por este livro, mas me cativou muito.
Apesar das histórias serem meio rasas, fui facilmente envolvida e deixada com o coração quentinho ?

Rayssa.Radyja 12/07/2022

Amei
Um conto super gostoso e rapidinho de ler devorei em poucas horas.
Aborda temas de muita importancia de uma forma leve e que te prende e deixa um quentinho no coração.

lolos2ð 17/04/2022

Simplesmente não deu
Maestia vaga sobre o assunto, o plot tinha potencial, mas vira algo raso.
Lana perdeu a visão em um acidente de carro e passa a ser uma pessoa mais humilde, entra em uma equipe de teatro onde sofre conflitos por pegar o papel principal.
Até ai tudo bem, mas o plot do arthur ser praticamente um stalker de Lana quando ela ainda tinha a outra vida acaba com as esperanças que eu tinha, ele chega ao ponto de se culpar por não saber que ela tinha um irmão. BIZARRO.
Tenho opiniões sobre outros pontos da história, porém ficarei por aqui só.

Maria 19/02/2022

Um clichê diferente. Uma história muito fofa e bem contada, tem como protagonista uma personagem cega. Eu queria saber sobre os personagens e o que mais aconteceu com eles, leria mais 300 páginas facilmente. Amei!

Eme Pê 27/12/2021

Ai não sei
Não foi, nem de longe, a melhor leitura do ano. Não sei exatamente o que foi, qual fator da história, mas simplesmente não me ganhou?. Talvez eu lendo de novo eu consiga gostar mais

Eme Pê 27/12/2021

Ai não sei
Esse conto ele tenta trazer uma certa moral no fim, só é meio complicado pra mim conseguir aceitar? Compreender? Não sei, não foi nem de perto a melhor leitura do ano

VIVI 12/09/2021

sinceramente
sinceramente eu só terminei a leitura por ter menos de 100 páginas e ser algo bem rapidinho, se fosse maior eu teria largado. e a nota que dei foi por causa do assunto principal abordado, que quase nunca se vê em histórias. se não fosse por isso, teria sido 0. foi a única coisa que salvou mesmo, porque os personagens, o desenvolvimento... não rolou comigo. e parece muito norte americano esse livro, procurei os autores e são brasileiros mas parece que isso foi tradução de um livro inglês. tô em dúvida ainda.

minha opinião não parece ser a popular então se alguém ler isso aqui não se deixe decidir se lê ou não apenas pelo o que eu disse. vai que é pra tu a história e os personagens.

downeysupremo 05/04/2021

Era Uma Vez Resenhas: Com Outros Olhos
Com Outros Olhos conta a história de Lana, uma aspirante a atriz, popular e de beleza maravilhosa, que ao lado de Lucas, seu namorado, achava que era invencível, até ambos se envolverem em um acidente que a fez perder a visão, fazendo assim com que Lucas terminasse o namoro e a deixasse sozinha em seu momento mais delicado. Após um ano do acidente, Lana consegue entrar para uma das melhores escolas de teatro e conhece Arthur, seu mais novo par romântico em Romeu e Julieta.

É apaixonante. A escrita da autora tornou uma história que tinha tudo para ser pesada em algo leve, que dá borboletas no estômago e te faz suspirar pelos cantos. Arthur e Lana no começo tem uma dificuldade em se conectar, Arthur por uma história do passado que viveu com a garota e Lana por sua condição e por não querer que ele saiba e sinta pena. Thati Machado foi certeira em sua desenvoltura, mesmo sendo breve, não foi superficial; podemos sentir a profundidade da história e de seus personagens. Com algumas reviravoltas, a autora mostrou que nem tudo é o que parece ser, e ainda trouxe alguns assuntos importantes para o conto. No final, a gente fica com um gostinho de quero mais e eu adoraria um longa desse casal, mostrando como estão suas vidas após a peça e também se Lana conseguiu recuperar sua visão, já quem em certo momento ela tem um vislumbre da luz do palco.

Jéssica 09/12/2020

Lana é uma garota que sofreu um acidente de carro com seu ex namorado Lucas e a um ano ela está cega. Seu irmão Léo e o seu maior apoiador e ajuda Lana sempre, a levando ao teatro onde sua história começa a ter novas perspectivas e transformações. Arthur é um ex colega do ensino fundamental e médio que escreveu um bilhete apaixonado para Lana que apenas riu do bilhete junto com as amigas. Quando ele entra no teatro que é o seu lugar seguro e vê Lana ele nem acredita que ela está lá no lugar que ele brilha. E quando o diretor diz que ele vai ser Romeu e Lana a Julieta ele fica com raiva, porque não pode acreditar que vai ter que atuar com o amor da sua vida que nem mesmo reconheceu ele. O que ele não sabe e nenhuma outra pessoa no teatro é que Lana é cega. Mas, o diretor é firme em sua palavra e não aceita os argumentos de Arthur, então, ele é "obrigado" a ensaiar com Lana. Em uma oportunidade Arthur foi a casa de Lana ensaiar e ele ficou muito chateado porque ela não olhava nos olhos dele e não demonstrava nenhum sentimento, mas quando ele levanta e vai indo embora, Lana vai atrás dele e esbarra com ele na porta, seus corpos ficam tão próximos e Arthur não perdi a oportunidade e beija Lana, a qual retribui o beijo. Mas ela não olha nos olhos dele novamente e ele fica muito triste e sai, ela vai atrás dele e escorrega e cai no gelo. Léo seu irmão chega e começa a discutir com Arthur e fala para ele que Lana é sua irmã e que ela é cega. Aí que Arthur consegue entender porque Lana não fixa o olhar nos olhos dele. A partir daí, começa um lindo romance, mas primeiro Lana tenta fugir desse sentimento, fica confusa e com medo, mas Arthur não desiste de conquista-la e ele é um verdadeiro cavalheiro com ela, se mostrando presente, amoroso, dedicado, mostrando que realmente se importa e que não é apenas mais uma pegação. É uma escrita muito boa, capítulos curtos que você não quer parar de ler e acaba em poucas horas e fica um gostinho de quero mais. Quero saber mais de Lana e Arthur, de seus familiares, se casaram, se tiveram filhos, se ela voltou a enxergar (em uma parte ela consegue ver o clarão do teatro por alguns minutos). Enfim, é isso. Eu gostei muito. Espero que tenham uma boa leitura.

Marisa.Gois 18/08/2020

Com outros olhos
Realmente depois dessa leitura, relembramos que as pequenas coisas da vida, dificilmente são lembradas e valorizadas!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6