A Vida Íntima de Laura

A Vida Íntima de Laura Clarice Lispector

Resenhas - A Vida Íntima de Laura

1 | 2 | 3 | 4

Nica 11/12/2010

Acabei de ler A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector. Li numa sentada de 15 minutos numa sala de espera, kkkk... Ah, se todos os livros fossem assim! Bem, trata-se de uma Literatura Infantil, mas sabemos que Clarice, mesmo se dirigindo às crianças, deixa tudo no invisível mundo da realidade, telepaticamente. Mas sabe que eu senti que ela já tentava iniciar as crianças nesta linha? Vou explicar a minha observação:
Clarice utiliza uma linguagem bem amigável, quase maternal, deixando a criança confortavelmente preparada para sentir - já que com esta escritora não há o entender, e sim o sentir. Laura é uma galinha feia e burra. Vocês lembram alguém assim? Eu me lembrei na hora de Macabéia: a verdade é que Laura tem o pescoço mais feio que eu já vi no mundo / Laura é bastante burra / ela pensa que pensa / ela come por pura mania, ela come cada porcaria. Vejam só como ela inicia a obra: Vou logo explicando o que quer dizer “vida íntima” vida íntima quer dizer o que a gente não deve contar a todo mundo o que se passa na casa da gente. Daí ela vai invadindo as profundezas da mente, não da galinha, mas do inocente leitor, através da sondagem de seus mecanismos psicológicos ela vai introduzindo seu estilo subjetivo, deixando o enredo em segundo plano. Ao escrever seus sentimentos em relação a galinha ela vai colocando suas impressões e deixando dúvida do ser e do estar íntimos do leitorzinho. O dia-a-dia de Laura é um pretexto para ela abordar assuntos complexos para crianças, como o racismo, a geração e o nascimento, e principalmente a beleza interior ser mais importante do que a exterior. Tudo visto e sentido por Laura, mas narrado pela própria Clarice.
Este conto também me fez lembrar Uma galinha, um conto do livro Laços de Família, o qual a galinha também não era morta por botar muitos ovos.

Torres 07/11/2012minha estante
numa sentada de 15 minutos numa sala de espera ??????????????????????????????

Karina 08/04/2015

A VIDA ÍNTIMA DE LAURA - (A Vida Íntima de Laura e Outros Contos) - Clarice Lispector.
Clarice Lispector escreveu um livro juvenil com alguns contos que possuem uma moral lindíssima.
De uma forma simples, pura e divertida, conseguiu levar até as crianças ensinamentos sobre o bem e o mal.
A Vida Íntima de Laura nos conta a história de uma galinha muito simpática, que vivia no galinheiro de Dona Luísa.
Laura era casada com o galo Luís. Um dos mais bonitos, vaidosos e que mais cantavam.
Laura era a galinha que mais botava ovos. Luís se sentia orgulhoso em ser o galo com mais filhos.
Dona Luísa tinha um amor tão grande por aquela galinha, que não deixaria nunca que fizessem mal a ela.
Os sentimentos do animal eram tão puros para com a dona. Laura sentia-se feliz em ali morar.
Em fazer parte de uma comunidade tão feliz de galinhas amigas.
É claro que ela tinha algumas “inimizades”. Laura gostava de todo mundo, mas tinha algumas galinhas que tinham inveja.
Ela tinha o marido mais lindo.
A dona do galinheiro a adorava.
Botava a maioria dos ovos.
É claro que não seria adorada por todos, não é?
Mas Laura era humilde, e sabia que estaria sempre pronta para ajudar a sua dona.
Uma história infantil linda, que tem como mensagem o bem, a amizade e a felicidade.
Casa de Livro Recomenda.

Eu queria tanto que Laura soubesse falar...

Titulo: A Vida Íntima de Laura - A Vida Íntima de Laura e outros contos.
Autora: Clarice Lispector.
Páginas: 5 até 19
Ano: 2012
Editora: Rocco

Boa Leitura.
Casa de Livro.

Karina Belo.

Você sabe que Deus gosta de galinhas? E sabe como é que eu sei que Ele gosta? É o seguinte: se Ele não gostasse de galinha, Ele simplesmente não fazia galinha no mundo. Deus gosta de você também senão Ele não fazia você. Mas por que faz ratos? Não sei.

Keylla 08/07/2015

" A vida íntima de Laura" é o terceiro livro infantil escrito por Clarice. Ela inicia explicando que o termo " vida íntima" quer dizer que há coisas que não devemos contar a qualquer pessoa sobre o que passa na casa da gente e se propõe a contar a vida íntima da galinha Laura.

Uma galinha simples, simpática, meio ruiva e bastante burrinha. Laura vive no quintal da dona Luísa e é casada com o galo Luís. Um galo muito ciumento e briguento. Laura não gosta que se aproximem dela para fazer carinho, pois acha que essa aproximação é para a capturarem e ela poderia terminar dentro da panela. Ela tem pavor da morte. Isso não acontece já que Laura é a galinha que mais bota ovos, mas caso isso acontecesse ela gostaria de ser almoçada ao molho pardo pelo Pelé.

Clarice apresenta sua personagem e características e nos passa a lição que alguém pode ser importante por outros talentos que possui que não sejam os físicos e intelectuais.

Numa linguagem amável e estilo subjetivo, Clarice desperta a imaginação do leitor abordando assuntos como o respeito às diferenças, o nascimento e as qualidades interiores. A vida íntima de galinha Laura é apenas um pretexto para abordar assuntos amplos e típicos de Clarice.

" Se vc conhece uma história de galinha, quero saber. Me conte". Querida Clarice, um dia quero poder compartilhar a história da minha galinha. Já digo que não se chamava Laura e não era ruiva, mas tinha pose de rainha e - tadinha- não sobrou nem a asinha.

Liz 14/07/2016

Que galinha!!!
Nesse conto é narrada à história da vida íntima de Laura.
E quem é Laura? Pois bem, Laura é uma galinha que vive no quintal de Dona Luísa na companhia de outras aves, caracterizada pelo narrador inicialmente como uma galinha “muito das simples”, casada com um galo, chamado Luís, que às vezes brigam, mas briguinhas á toa. Laura também é simpática e meio burrinha. E tem o pescoço, “mais feio do mundo”.

Não que isso tirasse o valor de Laura, pois o que importa é “ser bonito por dentro”. Laura também tinha suas qualidades, botava ovos, como nenhuma outra galinha na vizinhança. E isso a tornava especial, passando a mensagem de que mesmo com - supostos - ''defeitos'' (físicos – pescoço feio – ou psicológicos – meio burrinha; todos têm suas qualidades – botar ovos com excelência).

O interessante é que por mais que Laura seja uma galinha, ela assim como na galinha do conto Uma Galinha (também da autora), também recebe predicados humanos (a galinha é casada, tem filho – nessa denominação, é simpática, vaidosa, burrinha, tem até “pensamentozinhos e sentimentozinhos” e amiguinhas...). Mas o que isso pode simbolizar? Sabemos que galinhas não se casam... Mulheres é que, no sentido genérico (errôneo) se casam (e obviamente têm filhos, no sentido de “dar à luz”). Dessa forma, Laura assim como a galinha de Uma Galinha, representam figurativamente a situação feminina, a mulher na sociedade.

Você poderá dizer, e com razão, que é um conto infantil e que isso (humanização da galinha) é um atrativo que a autora utiliza para deixar o conto interessante e divertido. Sim, por isso também, mas levei na interpretação em conta a minha loucura, digo, outros textos que li sobre o assunto, além das conotações que o conto me passou, sendo intencionalmente (ou não) feitas pela autora.

Em determinado momento, na história de Laura, é aludida à possibilidade de ela virar o jantar, galinha ao molho pardo, sugerida por uma cozinheira... “Essa galinha já não está botando muito ovo e está ficando velha. Antes que pegue alguma doença ou morra de velhice a gente bem que podia fazer ela ao molho pardo.” (LISPECTOR, p.13). Com isso, vemos que Laura tinha seu valor (para os humanos), na medida em que tinha algo para oferecer (os ovos) e que a partir do momento em que deixava de ser tão boa produtiva era deixada de lado, assim como a galinha do conto anterior. Ao contrário do que ela era para as outras aves, que eram suas amigas e sabiam viver com as diferenças e respeitá-las... Outro fato interessante é que Laura ao pensar que poderia virar o jantar, e mesmo morrendo de vontade de não morrer, gostaria ao menos que fosse comida por Pelé... Como se isso lhe dignificasse. Burrinha ela? (Sim! rs).

Lizandra Souza.

site: http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

Adriana Scarpin 09/10/2016

Resolvi ler este livro depois de um artigo que fazia um paralelo entre ele e o Caderno Rosa de Lori Lamby da Hilst cair em minhas mãos. Parece um paralelo disparatado, mas faz muito sentido, ambos são narrados por uma criança e tem o conteúdo chocante, cada qual a seu modo.

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 16/05/2017

Mais um livro da minha infância #MeusLivros
No mês passado, o mundo todo comemorou o dia Internacional do Livro e, no dia 18, no Brasil, se comemorou o dia Nacional do Livro Infantil. Antes disso, no dia 02 do mesmo mês comemoramos o dia Internacional do Livro Infantil, com certeza um período delicioso para rememorar os livros que me fizeram leitor, que me iniciaram nos misteriosos caminhos da literatura. Por isso retomei, no mês passado, a campanha dos Livros da Minha Infância e Adolescência (#MeusLivros). Na última resenha da campanha falei um pouco dos primeiros livros que li na vida e o primeiro que resenhei foi Rio Tem Coração? onde contei como os meus primeiros livros me foram dados. Dessa vez, falei no Conhecer Tudo um pouco sobre outro livro dessa época: A Vida Íntima de Laura, de Clarice Lispector.
De uma forma divertida e bem próxima do leitor mirim Clarice inicia o seu pequeno monólogo sobre a vida de Laura, “uma galinha muito da simples”, esposa do galo Luís e que vivia no quintal de Dona Luísa. Em seu tom afável e descontraído que lembra mais uma prosa de fim de tarde, Clarice vai contando as intimidades e pequenas aventuras da “simpática” Laura e faz graça ao confessar que a galinha do pescoço feio é também “bastante burra”. Mas quem se importa com aparência, não é mesmo? “Porque o que vale mesmo é ser bonito por dentro”, e, quanto a Laura ser “burríssima”, isto é um grande exagero, e sabe por quê? Porque “quem conhece bem Laura é que sabe que Laura tem seus pensamentozinhos e sentimentozinhos. Não muitos, mas que tem, tem”.
A Vida Íntima de Laura é pouco mais do que um conto no qual Clarice Lispector escreve uma história simples e sem grandes acontecimentos. Escreve a história íntima de uma das criaturas mais corriqueiras e desinteressantes que existe, mas que ao mesmo tempo tem grande importância nas nossas vidas. E no meio dessa história Clarice expõe o quanto a vida singela de uma galinha meio burrinha pode suscitar uma série de importantes questões humanas e sobre as nossas relações interpessoais.
Confiram a resenha completa: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2017/05/meuslivros-vida-intima-de-laura-clarice.html

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2017/05/meuslivros-vida-intima-de-laura-clarice.html

Nanda 27/01/2018

A vida íntima de Laura
RESENHA CRÍTICA
LISPECTOR, Clarice . A vida íntima de Laura e outros contos. 1 Edição . – RJ .Sindicato Nacional dos Editores de Livros , 2011 . ( Literatura Infanto Juvenil – brasileira ).

BIOGRAFIA DA AUTORA
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia , em 1920, e veio para o Brasil ainda bebê. Desde pequena, gostava de inventar histórias e, quando virou jornalista, começou a publicar seus primeiros contos. Por ter sido casada com um diplomata, com que teve dois filhos, viajou por muitos lugares: morou na Itália , na Suíça, nos Estados Unidos e na Inglaterra, antes de retornar ao Rio Janeiro, onde faleceu em 1977. Ao todo , escreveu 26 livros – dos quais cinco infantis – de tanto sucesso que foram traduzidos para outros idiomas.

O LIVRO

A vida íntima de Laura, O mistério do Coelho pensante , Quase de verdade e A mulher que matou os peixes – é o reflexo evidente desta paixão que Clarice tinha por crianças e bichos.

A OBRA

Aqui reunidos em único volume, três desses quatro livros, são contos surpreendentes e envolventes em que Clarice se entrega por inteiro aos jovens leitores, confessando, por exemplo, ter sido ela própria quem matou os peixes, porém compensando esse ‘ crime’ involuntário com inúmeros relatos de seu amor pelos animais e pela natureza em geral. A leitura desse livro fará com que você veja Clarice e os animais com outros olhos. Mais ainda, fará com que você veja a si mesmo de forma diferente.

CAPÍTULOS
O primeiro conto: A vida íntima de Laura. Apresenta de forma clara, engraçada e extrovertida, a vida íntima de uma galinha expressada em muita sabedoria, que Laura como todas as galinhas sabem que vão morrer, mas que vive a vida aproveitando o melhor dela. Laura é bem vivinha.

O segundo conto: A mulher que matou os peixes. Uma narrativa do personagem, que ela mesma matou os peixes, antes do leitor compreender essa ação, Clarice enaltece a vida dos bichos, o carinho por eles e pelas crianças, outros acontecimentos com animais e seus cuidados para com eles. Até então, que o leitor percebe a inocência da autora, quando é revelado como peixes morreram.

O terceiro conto: Quase de verdade. Relata a história verídica de um cachorro chamado Ulisses, bonito e sabido, parecia até gente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Consideramos os contos de Clarice Lispector, como um aprendizado de forma humana e prazeirosa, o envolvimento de conversação com o leitor, perguntas, supostas respostas, esta dinâmica que Clarice apresenta em seus contos. Tornando o leitor capaz de imaginar formas, cores. Clarice deixa bem claro, que animais não falam ,as falas e argumentos são da própria personagem. Clarice Lispector, apresenta o lado humano de quem ama bicho e criança, passa a segurança de alguém que você , pequeno leitor, pode confiar!

Nome : Isnanda Cátia Pedroza Silva
Data: 16/11/2017

Clara Vellozo 20/12/2018

Clarice criança deve ter sido maravilhosa, gostaria de ter tido esta amizade na minha infância
O que mais admiro é a sua capacidade de observação e assim descobrir o maravilhoso mundo que nos cerca em seus mínimos detalhes. Talvez essa seja a missão do artista e do escritor: mostrar ao ser humano o que nos passa batido no dia-a-dia.

Neste livro, Clarice confirma sua sensibilidade quando fala também sobre animais, existe muita ternura na sua escrita. Depois de ler fica a dúvida: será que as galinhas são mesmo tão burras e sem sentimentos?

Leitura muito dinâmica permeada de perguntas feitas aos seus leitores, criam vão adorar!

Biblioteca Álvaro Guerra 18/10/2019

Por acaso você já leu osbre a vida íntima de uma galinha? Intimidade é coisa que não se conta a todo mundo, mas Laura não tem segredo algum: você vai saber onde ela vive, o que ela pensa e até o que ela sente. Além de conhecer umas histórias inusutadas que aconteceram com ela. A vida íntima dela tem uma beleza tão única que você vai adorar descobrir.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788562500374

Léia Viana 23/10/2019

Bonitinho
"Vou logo explicando o que quer dizer "vida íntima". É assim: vida íntima quer dizer que a gente não deve contar a todo mundo o que se passa na casa da gente. São coisas que não se dizem a qualquer pessoa.
Pois vou contar a vida íntima de Laura.
Agora adivinhe quem é Laura.
Dou-lhe um beijo na testa se você adivinhar. E dúvido que você acerte! Dê três palpites.
Viu como é difícil?"

Clarice já começa mostrando aquilo que todos nós já sabemos de tanto ouvir alguém, ou até nós mesmos, aconselhar: a importância de guardar para nós mesmos a intimidade do nosso lar, da nossa vida íntima, em uma narrativa infantil.

Gostei bastante da leitura e das ilustrações, a subjetividade na obra de Clarice é algo que se torna desnecessário comentar aqui.

Leitura recomendada!

strawbelrry 06/08/2020

Laurinha, a galinha risonha, que ri e sonha...
Nunca pensei que fosse ler um livro protagonizado por uma galinha, ainda mais uma galinha muito da faceira. Mas é Clarice Lispector ne, aquela mulher é uma gênia. Ela conseguiu deixar a história da vida sem graça de uma galinha até que interessante. Mesmo colocando adjetivos subestimando a coitada, Laura virou uma personagem cativante. Preciso dizer que no começo do livro achei que iam almoçar essa galinha a qualquer momento, mas ela se safou de poucas e boas.

Ana Lee 28/09/2020

Mais um livro de galinha kkkk
Muito fofo, rápido de ler e bom pra curar ressaca literária

Gabriel 04/11/2020

Clarice ?
Sem sombra de dúvidas é um livro muito fofo e lindo! É muito massa poder ver o lado infantil das obras de Clarice. Isso faz a gente perceber que Clarice não era só uma mulher complexa e misteriosa, mas também uma mãe, uma pessoa que gostava de crianças e que, acima de tudo, tinha prazer em observar as coisas do cotidiano.

Nana 28/12/2020

O livro se vale de episódios da vida de uma galinha (chamada Laura) para levantar questões que são próprias à natureza humana. Traz boas reflexões, inclusive sobre o medo da morte. Além disso, as ilustrações de Odilon Moraes deixam o livro com visual agradável e belo.

1 | 2 | 3 | 4