Feito Homem

Feito Homem Norah Vincent

Resenhas - Feito Homem

Barbara108 19/01/2024

Bom para refletir
Achei um ótimo livro para refletir o quão afetamos somos, quando impostos a nós o machismo e feminismo social, a pressão social sobre as mulheres e homens, e como nos fazem agir perante o mesmo sexo e com o sexo oposto.

Rodrigo 09/07/2023

Feito Homem
Vincent se disfarçou como um homem chamado Ned e mergulhou em diferentes aspectos da vida masculina, como trabalho, relacionamentos, amizades e até mesmo visitas a um clube de striptease. Ela descreveu suas experiências e observações detalhadamente, oferecendo insights sobre as diferenças de tratamento e as pressões sociais enfrentadas pelos homens.
A motivação por trás do experimento de Vincent foi explorar as dinâmicas de gênero e a construção social do feminino e do masculino. Ela esperava ganhar uma compreensão mais profunda das experiências masculinas e também desafiar estereótipos de gênero.
"Self-Made Man" recebeu críticas mistas, com alguns elogiando a obra como uma análise perspicaz das normas de gênero, enquanto outros a criticaram por suas generalizações e por não representar adequadamente a diversidade de experiências masculinas.
No geral, Norah Vincent desempenhou um papel importante ao trazer à tona questões relacionadas ao gênero e à identidade, e seu livro trouxe à tona discussões significativas sobre as expectativas sociais impostas aos homens e mulheres em nossa sociedade.
Recomendo.

Thayane Oliveira 01/08/2022

Achei que valeu muito a pena ler este livro. Tive uma nova perspectiva sobre as lutas e conflitos masculinos. Nossa geração se cegou com a luta dos sexos, para a dificuldade que ambos os sexos tem para viver e enfrentar as dificuldades da vida

Vitor 13/07/2022

"Quando a imagem vociferante do Grande Oz passa a ser o homúnculo confuso puxando alavancas atrás de uma cortina, estamos compreensivelmente deficientes de solidariedade.". Acho que todos nós, homens, temos um pouco desse homúnculo por trás das cortinas fingindo ser o Grande Oz. É esse homúnculo que a autora desvenda no decorrer de seu mergulho no universo masculino. Esse é um livro que indico tanto para mulheres que querem conhecer um pouco melhor o universo masculino, quanto para homens que, através do estranhamento da autora, desejam perceber melhor o seu próprio universo.

derbi 31/12/2021

Explêndido
Ler livro é ao mesmo tempo uma jornada onde você sente estar contando algo à escritora, mas também aprendendo com ela.

Você conta a ela algo sobre o que é ser homem e ela te demonstra coisas que você é ou pensa que jamais havia percebido, ou caso houvesse percebido não era considerado relevante.

Uma aula onde se aprende e ensina. Quase uma terapia.

Agora, a conclusão era óbvia para qualquer um - homem ou mulher - que não tenha deixado sua mente e suas percepções sobre "o homem" e "a mulher" serem distorcidas pelo feminismo moderno.

Recomendável para qualquer um com a mente minimamente aberta a rever seus conceitos sobre os sexos.

Kátia Sulene 09/11/2020

Feito Homen
Esse livro mostra como o machismo prejudica os próprios homens.
A autora se passou por homem durante 1 ano e meio e se infiltrou do puteiro ao mosteiro para escrever seu livro, mostrando a pressão social que o machismo impõe aos homens.
Bééé! 09/11/2020minha estante
Por mais que eu saiba que o machismo afete infinitamente mais as mulheres, eu percebo como homem o quanto o machismo é prejudicial a nós mesmos, o que eu sinto principalmente em relação a repressão dos sentimentos e das emoções. Esse é um livro, sem dúvidas, que planejo ler, até porque pensava que não existia um que trata disso.

Marcos.Catini 18/06/2021minha estante
Impressionante como você não entendeu o que de fato acontece. Essa ideia de "machismo" é um solipsismo feminista, pois os homens têm muitos problemas, e não tem o estado pra dar apoio, criando diversas leis absurdas. Alguns dados: 80% moradores de rua; 94% dos acidentes de trabalho; 92% vitimas de homicídio; se aposenta 5 anos depois, ainda que nossa expectativa de vida seja quase 8 anos menos etc. Mulheres têm seus desafios e problemas, seguramente, mas se há um sexo "privilegiado" (nenhum é), é o feminino.

Daniel 17/09/2022minha estante
Pelo visto a senhora não leu o livro ou não entendeu o que de fato a autora desenhou para a sociedade através deste livro. Seu pensamento era o que ela pensava até se passar por homem e sentir na pele.A ideia foi justamente oposta ao que você disse sobre machismo.Norah Faz a sociedade e o feminismo refletir sobre os dois lados que o homem para estes não podem ser: Se o homem é forte, ele é machista, se é fraco é um imprestável. Simples assim. Você fala como se importasse com os homens alegando que se eles forem fracos serão acolhidos por vocês mulheres e feminismo, mas não é assim.

Leandro 25/10/2022minha estante
Mais burra que você só um jegue

Maria 14/11/2022minha estante
Livro feito por uma feminista para provar como a vida dos homens é bem mais fácil, ou o privilégio masculino. Ela se disfarça de homem por 18 meses e entra em grupos formados por homens tradicionais, como grupo de boliche, emprego de vendas, mosteiro, clube de striptease, encontros com mulheres. E descobre como os homens tem vários problemas e que eles são obrigados a terem determinados comportamentos que tanto incomodam as mulheres, como serem calados, fechados e não expressarem seus sentimentos. Descobre que os homens também sofrem e passa a ter empatia por eles de verdade. Descobre a difícil pressão social de parecerem sempre seguros, confiantes e másculos. Ao final do livro ela quebra seus preconceitos e mostra que o feminismo só tem prejudicado as mulheres e principalmente os homens. Infelizmente o livro foi rejeitado pelas feministas por isso não ganhou notoriedade pela mídia de massa, apesar da sua grande relevância antropológica. A autora ficou tão mal que teve que se internar ao final do experimento e cometeu suicido assistido em 2022. Não teve o reconhecimento que mereceu? Muita tristeza em saber disso. Leiam e meus profundos sentimentos a essa grande mulher.

Alberto 13/10/2015

Interessante mergulho no universo masculino
Este livro é um interessante mergulho no universo masculino. Embora não compreenda toda sua vastidão, a autora (uma lésbica feminista) consegue mergulhar no universo masculino e vê caírem por terra muitas de suas convicções feministas, vendo que na sociedade patriarcal que vivemos, o homem não é só o vilão, mas também vítima do sistema, junto as mulheres, embora desempenhando papéis diferentes e com questões e problemas diferentes.

Ela compreende a dinâmica social existente entre os próprios homens, suas limitações, problemas, dilemas e dramas. Sempre com um olhar crítico, curioso e analítico (e inicialmente preconceituoso), ela acaba percebendo como opera o outro lado, o lado masculino, e passa a ter por ele empatia, derrubando muitos de seus preconceitos, ou ao menos, entendendo o porque de homens muitas vezes agirem como agem.

É uma leitura interessante e embora superficial, por ser praticamente impossível à uma mulher desvendar a mente masculina, mesmo que infiltrada e imersa entre eles, faz um panorama geral e retrata bem como funciona o mundo masculino e sua relação com as mulheres e com o restante do mundo. Serve como ponto de partida para que outras mulheres também possam compreender seus parceiros, filhos e demais homens, bem como para que os próprios homens tomem ciência do que acontece com os mesmos, pois muitas vezes operam em um piloto automático que apenas os oprime e do qual não se identificam, mas que perpetuam.
Ingrid Trindade 21/02/2019minha estante
Eu acho que é um livro necessário. Daqueles que nos fazem repensar. Eu adorei.

Drikka 28/12/2019minha estante
Eu gostei muito do livro. Só lamento a tradução descuidada que contém vários erros.