Especial Natalino

Especial Natalino Clara Madrigano

Resenhas - Especial Natalino

PorEssasPáginas 11/03/2015

A Cuca Recomenda: Especial Natalino - Por Essas Páginas
A primeira vez que li (e comentei) a autora Clara Madrigano foi no Contos do Dragão #1, no qual fiz resenhas de três contos da Editora Draco publicados em e-book. Depois disso, a autora gentilmente nos cedeu o e-book de Especial Natalino para leitura e resenha. E, dessa vez, a resenha será só dela, afinal, Especial Natalino não é apenas um conto, mas sim uma novela… e de terror.

É impossível começar essa resenha sem observar o quanto é tremendamente bizarro ler uma obra brasileira que se passa em uma cidadezinha no meio dos Estados Unidos. Nomes (Cheryl, Brooke, Justin…), costumes e lugares, portanto, são todos de lá nesse texto. Até que a autora fez um bom trabalho remetendo ao, por se assim dizer, “clima americano”, e o texto tinha todo aquele ar blockbuster americano de terror (e isso está longe de ser uma crítica, afinal, eu gosto muito de assistir esse tipo de filme), escorregando poucas vezes em costumes brasileiros insinuados numa frase aqui e ali, mas… foi meio difícil me concentrar na história, especialmente no começo, por causa disso.

Entendam meu dilema: quando eu leio algo brasileiro, eu espero uma identificação. E não digo isso no nível humano, que acontece em qualquer obra, mas sim no nível cultural. Uma das coisas mais legais em ler obras nacionais é que provavelmente você vai se identificar com os costumes, o jeito de viver daqueles personagens, os lugares, o jeito de falar. Então é no mínimo decepcionante pegar uma obra brasileira pra ler e me deparar… com os Estados Unidos.

Podem me chamar de purista. Eu sou. Não é à toa que sou a Cuca.

Mas, certo, engoli esse estranhamento e guardei-o no meu coraçãozinho verde e amarelo e tomei a história simplesmente por uma história, não importa se a autora é brasileira, americana ou japonesa (mas, novamente, se você lê um mangá japonês, você espera o quê? Vou deixá-los completar o pensamento, ele explica o meu purismo).

“Aprendera dirigir quando estava com seus quinze anos, a idade em que a maioria dos jovens haveria implorado pela chance, e só o fizera porque o pai o obrigara.”

E, ignorando esse fato, a novela de Clara Madrigano é realmente ótima. Uma tensão gradual e crescente, que se infiltra pelos cantos e, quando você menos espera, BUM, as coisas explodem loucamente à sua volta. O texto é bem escrito, com personagens bem desenvolvidos, e você realmente se envolve com eles – não necessariamente gosta deles, mas se envolve com sua história. Não cheguei a torcer por eles, talvez apenas no final, mas gostei do que vi.

Justin, Cheryl e Brooke são três irmãos que, devido ao Natal, reencontram-se na casa da mãe para passar a data, na pequena cidade de Amberline. Fica clara a tensão no ar e os assuntos mal-resolvidos entre a família, que todos tentam esconder e engolir devido à data. Mas, de todos os lugares no mundo, foi logo Amberline a cidade escolhida para o surgimento de um mal grotesco e horrível. O Natal definitivamente não será o tédio de sempre.

Não vou revelar o grande segredo da história, seria spoiler, e vou respeitar que a autora não quis revelar isso na sinopse (e na história, demora um bom tempinho para que revele, apesar de que leitores acostumados com o gênero vão notar um pouco antes a ideia). É um tema um pouco batido, mas que gosto muito e, apesar de não ter sido desenvolvido com originalidade (novamente, os filmes americanos…), foi desenvolvido com emoção, e isso me bastou. O horror da história puxa mais para o gore, que não é minha vertente favorita do terror – sou mais para o psicológico -, mas não foi desnecessariamente sangrento, e sim no ponto certo para transmitir a ideia e atingir o leitor sem chocar apenas por chocar.

“Ela estragara tudo. Ela fora a favorita do pai, mas então deixara de ser no minuto em que aceitara aquele feto crescendo nela; deixara de ser favorita para tornar-se apenas mulher, cometendo erros burros de uma mulher.”

Gostei e muito do tom irônico e crítico da novela, do tom feminista e ácido, dos questionamentos familiares profundos, do jeito que o texto transmitiu mensagens importantes. O texto, aliás, flui muito bem; é possível ler o conto em uma sentada, mas ainda assim não sair com o sentimento de que tudo aconteceu “rápido demais”, é tudo muito bem dosado. Inicialmente, pensei em dar 3 estrelas, mas depois percebi que seria injusta, uma análise passional baseada fortemente no meu sentimento de descontentamento por ser uma história brasileira que não se passa no Brasil. Então, pela ótima trama, pelos personagens e pela escrita, dei 4 estrelinhas. Vale a pena para quem curte terror, mas não espere identificação total…

Fica a pergunta: por que, afinal, é tão difícil terror no Brasil? Somos coloridos demais?

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-especial-natalino

Nath 22/06/2015

Resenha do blog Pobre Leitora
Especial Natalino é um conto, aliás, uma novela de terror. Ambientado em Amberline, EUA, conhecemos rapidamente a família de Justin, composta por sua mãe, suas irmãs, Cheryl e Brooke e seu sobrinho. A família está toda reunida na cidade para passar o natal juntos mas dessa vez a data vai ser muito mais do que só o estranhamento entre os irmãos.
No meio de mágoas, lembranças e desgostos, Justin e suas irmãs vão descobrir que Amberline, a cidadezinha da qual nunca gostaram, virou de ponta cabeça e um horror tomou conta de tudo.
Especial Natalino é em minha humilde opinião, uma ótima novela de terror e não, não irei que contar que terror é esse que assombra Amberline porque eu estaria estragando tudo. Só tenham em mente que é um assunto bem conhecido e com muitos fãs - inclusive eu.
A história é muito bem escrita, mesclando o presente e o passado para explicar algumas coisas sobre os irmãos, irmãos estes que não ganharam meu coração mas ganharam minha simpatia. Todos os três são infelizes com suas vidas e esse é um sentimento que transbordou pela tela do celular e me atingiu profundamente, fazendo com que eu ficasse solidária e torcesse por uma reviravolta feliz.
A escrita da Clara é ótima, totalmente rápida e envolvente sendo possível ler a história em uma sentada, mesmo se não tivesse o fato das poucas páginas. Os personagens são bens construídos e muito reais e as cenas de mais ação rodaram como um filme em minha cabeça. Recomendo a leitura, em qualquer época do ano.

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2015/06/resenha-especial-natalino-clara.html

Tamires 19/12/2016

Leituras Natalinas
Sinopse: "Conto de terror de Clara Madrigano. Justin está voltando para casa, afinal é Natal. Ele e suas irmãs, Cheryl e Brooke, nasceram e cresceram em Amberline, de onde cada um partiu por seus motivos, pretendendo não retornar. Mas agora estão ali para o feriado, uma data que todos tentavam evitar, e entre mágoas antigas e novas, algo mais grotesco e perigoso se insinua pela pequena cidade, ameaçando a pouca estabilidade que resta à família."

Essa dica é para os leitores que desejam algo mais intenso, em contraponto às histórias tradicionais com temática natalina. Clara Madrigano, escritora e jornalista, finalista premiada pelo concurso de roteiros do produtor da BBC John Yorke, ambienta sua história nos Estados Unidos e podemos realmente sentir toda a atmosfera americana na leitura, como se estivéssemos assistindo a um blockbuster de suspense. A neve, o mercadinho de cidade pequena, estão todos lá. É uma leitura rápida, envolvente, mas tenha em mente o seguinte (sem spoilers):

“Essa não é uma história com final feliz.”

No blog tamiresdecarvalho.com você encontra outras dicas de leituras natalinas. Boas Festas!

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/etc-leituras-natalinas/

SahRosa 20/12/2016

Resenha Exclusiva do Blog Da Imaginação à Escrita
Mais um conto de natal lido! Vocês irão reparar que durante essa semana eu irei trazer algumas mimi-resenhas natalinas e dessa vez o e-conto escolhido é o Especial Natalino da autora Clara Madrigano.

O conto possui cerca de 71 páginas e é uma boa escolha para quem procuram uma leitura que possa ser feita em pouco tempo e que de quebra tem uma história macabra e violenta, ou seja, se você está em busca de um conto nada bonitinho, Especial Natalino pode ser uma boa opção sim, principalmente se gostar de zumbis. Mas apesar disto, vocês devem estar se perguntando o motivo da minha nota já que estou recomendando a leitura.

Acima de tudo, a experiência de ler um livro ou em conto é diferente para cada leitor. Quando decidi ler essa história foi porque uma amiga me recomendou e ela gostou bastante, mas como pode notar comigo foi ao contrário, por isso mesmo, apesar de não ter sido uma leitura satisfatória para mim, acredito que cada um deva tirar suas próprias conclusões, afinal, pode ser ou não que a sua experiência seja igual ou diferente da minha e somente cabe a você descobrir.

Bem, a história em si tem uma premissa boa, uma cidade aparentemente pactada, com seus segredos, é assolada por um estranho caso que contamina as pessoas, como um vírus ou doença e tudo desmorona para de nossos protagonistas que apenas esperavam passar o dia de Natal sem grandes acontecimentos... Só que infelizmente eu não me senti envolvida com o conto. A autora tem uma escrita legal, mas a narrativa não me pegou, em muitos momentos o enredo foi entediante e pouco atraente, além de dar voltas e demorar para que o clímax chegasse, mas mesmo quando este chegou, não senti nenhum impacto perante a história, não houve uma explicação ou motivo para o surto zumbi e nem uma empatia da minha parte com os personagens. Na verdade, considero bem confuso o desenrolar de Especial Natalino e parecia não ter fim mesmo sendo um conto. É uma pena que a trama não tenha sido satisfatória para mim, não sei se é pelo tema, o gênero (Especial Natalino está classificado como Terror que é um estilo gosto, mas para mim, não houve nada que me deixasse aflita, com medo ou aterrorizada, mas sim horrorizada, por tanto, eu classificaria como Horror) ou se eu não estava no clima para uma história sangrenta, talvez se tivesse um fundo mais paranormal eu teria gostado mais. No entanto, recomendo sim a leitura, ainda mais se você procura algo diferente para ler neste época do ano.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/12/mini-resenha-especial-natalino-clara.html

Marcos Antonio 13/03/2017

Natal
Uma família resolve se reunir para o natal da sua cidade de nascimento, todos com seus problemas, porém ninguém poderia prever que a cidade tinha zumbis. Conto de natal de terror.

Camila 08/11/2017

Não é meu tipo de livro.
Não sei se foi o tema que eu não gosto muito (zumbis) - apesar de adorar TWD - e que eu não fazia ideia que estava presente no livro, ou se foi o fato de eu não conseguir me conectar com nada da história e com nenhum personagem. Mas eu não consegui gostar desse conto. Achei raso e forçado.