São Francisco de Assis G. K. Chesterton

Resenhas - São Francisco de Assis

anoca 25/05/2021

chesterton inicia o livro dizendo: "para descrever a vida de um santo seria realmente necessário outro santo" aludindo ao são boaventura, para deixar claro suas intenções de escrever não uma biografia, mas um ensaio.

s. boaventura e chesterton tiveram objetivos diferentes: o primeiro descreve a vida de s. francisco enquanto o segundo analisa alguns acontecimentos em seus contextos sócio-culturais ? por isso os recomendo necessariamente em tal ordem, apesar de ter apreciado mais o segundo.

Leonardo 20/04/2022

Muito além de "Protetor dos Animais"
Essa é a primeira obra do Chesterton que leio, e confesso que nunca nunca vi tamanha precisão e poesia em um livro biográfico, que segundo o autor, é apenas uma introdução à vida de São Francisco de Assis.

Diferentemente de outras obras biográficas, Chesterton não segue uma ordem cronológica, mas decide contar a história na ordem em que acredita que os fatos da vida de S. Francisco farão mais sentido ao leitor. Portanto, você o verá falando sobre a morte de Francisco lá pela metade do livro, por exemplo.

Logo no começo, Chesterton nos fornece um contexto histórico da época, para que não cometamos o comum erro de julgar os comportamentos passados baseado nos conceitos de liberdade política e religiosa que temos hoje. Mas mesmo assim, a idade média tinha muito mais semelhanças com a modernidade do que a gente imagina.

Para começar, a igreja católica parecia velha na época como parece agora; e alguns até pensavam que ela estava morrendo, como muitos pensam hoje. A metafísica incoerente que veio da Ásia já parecia mais atraente do que o cristianismo também. São Francisco foi o responsável por reerguer a igreja e revolucionar o asceticismo de todas as religiões, reformas e heresias que vieram depois.

Além de abraçar leprosos e de sua habilidade de falar com animais, sozinho, restaurou igrejas através de tijolos que pedia como esmola; recebeu autorização do Papa para fundar a primeira ordem franciscana; ajudou Santa Clara a fugir de casa e fundar a segunda ordem; tentou converter, também sozinho, um dos líderes muçulmanos durante as cruzadas, que curiosamente o recebeu muito bem por conta de seu carisma; além de ter recebido o primeiro estigma da história - após uma visão, seus pés e mãos passaram a ter as marcas da crucificação de Jesus Cristo, além de vários outros milagres e fatos extraordinários.

São Francisco não tentou reformar a igreja. Era humilde demais para cometer heresias e humano demais para desejar ser extremista, no sentido de viver em exílio. Como Chesterton ressalta, "Toda a essência de seu ponto de vista estava no fato de olhar com novos olhos um mundo novo, um mundo que podia ter sido criado esta manhã."

São Francisco de Assis levou todas as gerações seguintes a um novo entusiasmo espiritual, coisa que ele pôde ver muito claramente, desde o começo.

Gigi 14/02/2023

São Francisco de Assis
Francisco: homem que , por sua pobreza e radicalidade, acabou por tornar-se o santo mais popular do cristianismo depois da Virgem Maria.

LangDLivia 14/01/2022

"É preciso lembrá-lo que este livro é declaradamente apenas uma introdução a São Francisco ou ao estudo de São Francisco."

"Quando examinamos a vida dos santos, deparamos esse fenômeno. A vida deles parece quase ficção, faz de conta, e não realidade"

Caroline.Sandin 18/04/2022

Leitura pra quem não conhece nada sobre São Francisco de Assis, para depois se aprofundar em sua grande obra. Chesterton o apresenta dentro do contexto histórico da época , deixando clara a importância que esse Santo homem representa.
Pra deixar aquela pulguenta de curiosidade e depois se dedicar ao estudo de sua vida.

TalesVR 08/01/2018

Lindo
Já tinha ouvido muito falar do autor G.K. Chesterton e sua contribuição para a Cristandade e esse foi meu livro ''introdutório'' em suas obras, uma biografia do grande São Francisco de Assis de um jeito diferente, pontos de vista e reflexões interessantíssimas que só aumentaram minha busca pelo amor fraternal. Não é atoa que está listado na bibliografia inicial e básica da Ordem Franciscana.

Felipe 10/10/2022

ão Francisco de Assis é um dos santos mais famosos. A maioria das pessoas tem algum tipo de conhecimento sobre momentos marcantes de sua vida, ou suas características principais.
Chesterton bem compreende esse fato, trás a tona a vida do santo de maneira humana e prática. Tenta compreendê-lo em sua totalidade, passeando por sua vida antes, durante e depois do seu chamado defnitivo a sair da casa paterna.
O próprio autor reconhece seu trabalho como uma obra introdutória para aqueles que querem se aprofundar na vida de Francisco, mas nem por isso se torna menos rica, bem contextualizada, ou pertinente. Vale a pena a leitura, por toda a riqueza e grande conhecimento empregado a tornar o santo tão próximo de nós.

Marina 28/01/2023

São Francisco de Assis
Me deliciei com a leitura, conhecer São Francisco de Assis pelos olhos de Chesterton foi um alento p a minha alma, senti como se estivesse escutando a aria na corda sol de Bach. Foi uma leitura simples, é só deixar fluir.

Bertrand.Moura 22/03/2018

Ensaio de Chesterton sobre São Chico
Muito agradável essa leitura. Trata-se mais de um ensaio do que uma biografia sobre São Francisco de Assis, com a graça inigualável de G.K. Chesterton. Recomendo para quem já leu alguma biografia de São Francisco, como a de Tomás de Celano ou de Füllöp-Miller.
Eis um fragmento com toda a potência da obra:
"Entretanto, ao passo que numa corte se vê um rei e centenas de cortesãos, nesta história, vemos um cortesão e centenas de reis, pois ele tratava a multidão de homens como uma multidão de reis. (...) Nem se consegue dando ouro nem pão; pois, diz o provérbio, qualquer pândego pode lançar riquezas pelo simples desprezo. Nem se consegue dando tempo e atenção; pois numerosos filantropos e burocratas fazem isso com um desdém muitíssimo mais frio e horrível no coração. Não há planos nem propostas ou reajustamentos eficientes que devolvam a um homem humilhado o respeito de si mesmo e o senso de falar de igual para igual. Um gesto pode fazer isso. Com esse gesto São Francisco de Assis movia-se entre os homens...com uma espécie de delicadeza impetuosa. 😊
Lindo, não? 👏🏼👏🏼👏🏼

Jub's 26/08/2023

Chesterton, um bom biógrafo!
Irei iniciar a resenha com um aviso que Chesterton deixa claro em algumas parte do livro: se você vai introduzir seus estudos sobre São Franscisco, esse livro vai te ajudar. Diferente de livros de biografia, o autor não vai direto ao ponto, em cada capítulo, falar a história de Franscico de forma linear, ele sempre inicia contando contextos daquela época, exemplos, algumas mitadas dele (kkkkk) e daí que ele parte para a história do santo, pois ele sabe que o seu leitor alvo são pessoas que querem saber "quem foi esse cara?", além de que pra ele não tem como você contar algo pra outra pessoa pelo desconhecido. Essa forma que ele escreveu a biografia foi muito boa porque eu não li apenas a história de São Francisco de Assis, li também curiosidades históricas do que ocorreu na Idade Média. É como eu disse, você vai ler São Franscisco e tudo oque acontecia ao redor dele, e isso é muito bom, muito gostosinho de ler e aprender, além de me identificar algumas vezes com o santo em sua forma de agir, oque me deixa mais fascinada de como um homem tão humilde e simples pode influenciar o mundo inteiro (ao ponto de criarem quase uma seita pra ele kkkkkk). Enfim, Chesterton conseguiu transmitir isso tudo, de história do homem poeta até a história da humanidade, sem deixar que a imagem do santo fosse além da imagem de Deus, como São Franscisco sempre queria. ?

Cams 02/09/2023

Introdução a São Francisco
Como uma grande apaixonada a São Francisco, recomendo a leitura para os que querem compreendê-lo melhor. É uma boa leitura para anteceder leituras mais detalhadas sobre São Francisco como Irmão de Assis ou outras.

Melimë 28/04/2022

Meu primeiro livro de Chesterton.
Eu tive alguns problemas pessoais de organização e procrastinação e falta de motivação de leitura durante esse livro mas não tem nada a ver com o livro em si, foram problemas pessoais. Mas isso infelizmente afetou na rapidez e constância com a qual eu o li, provavelmente era pra eu tê-lo terminado em uma semana no máximo, e levou um mês.
Mas agora falando sobre o livro em si- foi a minha primeira leitura do Chesterton e eu gostei bastante, achei que foi ótimo ele ter escrito esse esboço com um foco no público em geral, não só nos católicos mas PRINCIPALMENTE nos céticos, isso torna o livro mais fácil de ser compreendido.
Não vou comentar a biografia em si já que todos conhecemos a história de São Francisco de Assis e não há nada novo em relação a isso.
Também não acho que esse seja Chesterton em seu máximo, por isso não dei cinco estrelas, mas estou bem satisfeita e achei um livro lindo, com uma escrita poética na medida certa, especialmente em se tratando de uma biografia de um santo que foi poeta ele mesmo.
almeidalewis 28/04/2022minha estante
??????

Wendell 20/02/2024

Francisco de Assis
Uma biografia diferente que não visava tão somente enaltecer os feitos e milagres de São Francisco, mas a sua personalidade, analisando as vezes até de forma dicotômica alguns aspectos de sua vida

Ruan34 07/06/2023

Francisco foi um poeta que fez de sua vida um poema.
Essa brevíssima introdução não só mostrou a vida de um homem que corria para entregar-se inteiramente a Deus, como ele fazia ao correr aos cuidados dos mendigos antes de sair da casa de Pietro Bernardone, seu pai. Chesterton mostra a capacidade de um único santo de humilhar-se tanto ao ponto de ser um bobo da corte de Deus, ou mesmo um malabarista de Deus, ou como próprio autor fala um Jongleur de Dieu. Um homem cujo a graça foi de deixar-se maravilhar com a Criação e inflamar-se com o amor que dispunha em cada criatura.

Francisco foi um homem que, no seu tom humorado, foi capaz de fazer um levante de homens a abandonar suas posses e tudo que tinham para viver o Evangelho de Nossos Senhor. Foi um homem capaz de, ao sair despido de casa somente com seu cilício, tecer mais nobres honras e glórias a Deus pelas dores que sentia ao rolar na neve e queimar-se naquele amor divino. Não foi somente um homem que viveu numa época de crise, foi um homem que fez de sua tragédia um triunfo, como diria Viktor Frankl, pois ele não só pegou um mundo decadente com o paganismo, mas pegou também uma igreja decadente.

Ele não só matou seu orgulho de cavaleiro medieval, mas derrotou cada deus e ninfa para trazer a tona as criaturas, suas irmãs. Não andou só a desvelar o mundo dessa neblina, mas ao enxergá-lo de cabeça para baixo, como um verdadeiro bobo da corte, pôde ver o mundo corretamente, essa é a função do catolicismo. Viu o mundo de cabeça para baixo e nessa condição o viu segurado com uma grande piedade pelas mãos de Deus. Viu verdadeiramente um mundo sustentado por um fio que podemos chamar de Amor. Um fio ao qual não se romperá mesmo que o mundo deseje cair. Um fio que poucos se propuseram a enxergar, pois não se permitiram ser jogados na lama, ou na neve, como Francisco, e vê-lo logo ali diante do seu nariz.

Logo, esse livro é uma introdução para o mundo moderno, esse mundo que deseja romper-se desse fio de amor que o sustenta. Um mundo que vê na figura de Francisco um dos mais adoráveis comunistas e um dos mais inigualáveis santos. Esse livro é uma introdução não para aqueles que desejam conhecer meramente essas partes do Santo, mas é uma introdução de como encontrar esse fio de amor, de como maravilhar-se com a Criação, de como inflamar-se em santidade no adorável caminho da pobreza.