Paradoxo

Paradoxo Vanessa Aguiare

Resenhas - Paradoxo

Leo 25/12/2021

Ah. O potencial...
É um livro que te pega rápido. Ele começa muito bem instigando curiosidade sobre o mundo e sobre os personagens e te cativa fácil. O andamento é bom, a trama interessante e a escrita é bem feita .
Mas tem muitas partes que são rushadas demais, muitas coisas que parecem que acontecem "offscreen" (ainda que acompanhamos em tempo real) e muita coisa que seria muito interessante de explorar, simplesmente não é.
Ficamos com um ótimo livro, mas que te dá a sensação constante de que podia ser muito melhor. E eu adoraria ver esse livro como uma trilogia explorando e usando tudo que se propõe tomando o tempo para fazer isso direito.
Ainda recomendo a leitura, mas preparem-se pra um pouco de decepção junto

Troncolol 16/11/2020

Só mais um potencial perdido
Realmente começa bem e muito bem por sinal, mas o livro se torna uma metralhadora de informações desnecessárias com uma escrita deprimente.
Queria que o livro tivesse um melhor seguimento, mas foi apenas decepção.
No final das contas é só mais um livro que começa bem com uma ideia legal e segue com um rumo relativamente previsível.

Talvez seja mais infanto-juvenil do que imaginei, o que dá pra ver claramente nas relações entre os personagens, onde a maioria se comporta como um adolescente de 14 anos.

Anna Maia @livrosdashesha 28/05/2018

Maravilhoso!
A estória do livro me prendeu desde o começo da leitura por ser muito criativa e ter muitos pontos para reflexão.
Como os acontecimentos passam em território nacional fica ainda mais fácil de se conectar com essa realidade e até mesmo se apegar aos personagens.
A escrita fácil e fluida deixa tudo tão real que é como se você estivesse vivendo aquilo ou como se estivesse lendo um livro de história.
Eu com toda certeza fiz o upload da minha mente pra dentro do livro durante a leitura.

Hallef 11/09/2017

UM PARADOXO QUE ENCONTREI NO LIXO!
UM PARADOXO QUE ENCONTREI NO LIXO!

ISSO MESMO! ENCONTREI NO LIXO. Sinto pena de quem jogou fora pois perdeu um grande livro. Estava eu andando pela rua e chutei um volume. A principio achei que era um livro desses que não tem serventia (Se é que algum livro não tem serventia). Me arrependo de tal ação... Continuei o percurso, mas algo me chamou a atenção. Voltei e peguei o livro.
Muito desgastado. Com furos na capa. Muito sujo, mas Graças que o miolo estava "intacto" para a leitura. E um cheiro forte de fumaça, mas coincidentemente o cheiro perfeito para descrever o livro e por aí começamos.

Nesse livro o céu é vermelho e o cheiro de fumaça é uma característica que me vem a cabeça ao descrevê-lo.

Um livro distópico e se passa no Brasil. Mas não parece, pois o cenário é muito diferente.
A humanidade está dominada por uma supermega inteligência artificial chamada Sammy. A natureza humana é desprezada e então o grande questionamento surge: "O que faz o ser humano, ser ser humano propriamente dito?"
Em um universo cheio de "seres humanos" com partes "não humanas", com seres dotados de extremo raciocínio lógico e máquinas que são fisicamente humanas... Será que o simples fato de ser Racional é suficiente para nos tornar seres diferentes de qualquer outro na face da Terra?
Sofia Strausse é uma garota que é fruto de um possível "erro" e é a peça que não se encaixa no imenso quebra cabeça desse livro... Mas e se o "erro" for a solução para tudo?
Um universo muito original que se passa em 2078, depois de uma guerra entre inteligências artificiais que oprimem a raça humana. Esse livro nos traz a reflexão do que realmente é a natureza humana e muito os motivos pelos quais devemos nos amar e tratar como tal, além de trabalhar fortemente a ideia "O que é ser livre?"

Mas.... nem tudo é rosas.
O livro possui alguns furos na escrita, e eu perdoo pois é o segundo livro da escritora.
Personagens diz falas que não correspondem a sua personalidade;
Existe ações sem sentidos de muitos personagens;
O triângulo amoroso é um problema para mim (algo bem subjetivo, mas o que seria os YA sem triângulos amorosos?)...
Mas no geral o livro é uma ótima aventura e ideal para sair de uma ressaca (Foi o meu caso) e para iniciandos na leitura pois é uma leitura rápida mesmo sem querer. Entretanto um livro muito filosófico e idealizador...

Esse livro passou por uma guerra para estar em minhas mãos e agora que está em boas mãos será para sempre, dentro do meu finito, o meu PARADOXO.

Andy 28/11/2016

Para ser pensar...
Uma história que te coloca em uma trajetória onde um futuro pós-apocalíptico controlado por máquinas nos priva do nosso maior prazer a liberdade ou será que até mesmo nos dias de hoje já não a temos faz um tempo, recomendo.

Calma Sem Pressa 10/02/2016

Paradoxo é uma história sobre o que é ser humano de fato...
Pense em um mundo onde os humanos são submetidos a constante violência por parte das máquinas, pense num futuro no qual não há esperança para a humanidade, agora pense em um planeta constantemente frio e com um céu vermelho, como um pôr do sol infinito. Pensou? Então bem vindo ao Red Dawn. "O Futuro começou".

No ano de 2078 Sammy, uma inteligencia artificial, é o maior temor da humanidade, criada para substituir a tecnologia como conhecemos hoje, a criação venceu seu criador e com o auxilio de um exercito robótico controla homens e mulheres para que estes sirvam ao interesses exclusivos das máquinas.

"Eles são uma nova espécie, o novo topo da cadeia alimentar, fazendo nada mais do que assegurar sua sobrevivência. Nós fizemos isso [...] milhares de anos atrás quando modificamos o planeta para que nossa espécie se sentisse mais confortável, mais inteligente, mais dona do mundo."

Nossa protagonista Sofia Strause é uma jovem de 18 anos, que após entrevistar um trabalhador negro, vê sua vida mudar completamente, descobertas aterradoras começam a cair sobre ela, que ao longo da narrativa irá perceber que seu futuro está intimamente ligado ao da espécie humana. A personagem possui um único amigo Rafael, que gosta muito da garota e se preocupa com ela, os sentimentos do rapaz ficam evidentes logo no início da leitura.
Há um triângulo amoroso mas muito diferente de tudo que eu já vi por aí, nada de uma jovem indecisa e inconstante, mais um ponto positivo para a leitura.
Há algum tempinho que eu não lia nenhuma distopia e devo confessar que esse livro me surpreendeu demais. Pense em um enredo repleto de linguagens técnicas ligadas ao mundo da internet e tecnologia, que traz um futuro medonho e deixa o leitor roendo as unhas durante a leitura. Paradoxo é assim, apesar da linguagem incomum e de um mundo totalmente diferente do nosso, a história é fluída e as explicações ao longo da narrativa tiram qualquer dúvida que um leitor leigo possa ter voltado a tecnologia, sem contar nos termos criados pela própria autora. Ao final do livro há um glossário também detalhado caso alguma dúvida possa ter ficado ou que pode ser consultado ao longo da leitura.

A ambientação também é um ponto que me agradou demais, a história se passa em São Paulo e é muito, muito bem feita, as explicações de como o mundo ficou dominado pela máquinas também foi muito bem construída e a autora não deixou margem para nenhum furo. O desenvolvimento da protagonista e o desenrolar do enredo me deixaram com vontade de sair lendo mais e mais ficção científica. Sem dúvida um livro mais do que recomendado para quem gosta de ficção e ação!

"[...] eu tinha três verdades incontestáveis, e com as quais eu vivia muito bem. A primeira, que há uma energia que conecta todas as coisas vivas. Chame de Deus, natureza, campo magnético, qualquer coisa, para mim é energia. Segunda, a morte é necessária. Não se pode viver para sempre. É ilógico e improdutivo. Terceira, todas as coisas vivas têm alma. Uma fagulha de ignição, única, como uma impressão digital no universo. E eu não sei o que acontece com ela quando morremos. Eles não têm nada disso e, portanto, não podem ser humanos. Essa era a minha verdade."
E não só isso, Paradoxo é uma história sobre o que é ser humano de fato, sobre o que nos torna humanos diferente de todas as outras espécies. Com ação e muita emoção Paradoxo é também um livro que te faz refletir sobre muitas coisas!

O final mesmo não sendo o que eu esperava foi sem dúvida o mais adequado e crível, a autora está de parabéns, entrou para os favoritos. Confesso que eu gostaria de uma possível continuação!

XoXo!

site: http://www.deixaela.com/2015/11/resenha-paradoxo.html