O peso das dietas

Sophie Deram

Resenhas - O peso das dietas

Marianna.Fundao 01/01/2021

O Peso das Dietas
Em uma época onde as dietas são estimuladas por todos os meios de comunicação e pela sociedade como um todo e onde o corpo perfeito é uma utopia para a maioria da população mundial, O Peso das Dietas é uma leitura extremamente necessária. A doutora Sophie Deram explica cientificamente como as dietas acabam tendo o efeito contrário e como a alimentação restritiva é prejudicial para o corpo humano.

O livro ainda conta com uma parte cheia de dicas para a rotina alimentar, sugestões de cardápios e várias receitas simples e rápidas. Ótimo para quem tem uma vida corrida, não consegue se planejar e organizar as refeições e acaba optando por pedir delivery de comida.

Me identifiquei em vários momentos com a situações exemplo apresentadas e me inspirei a me conectar mais com o meu corpo e aprender a ouvir o que ele precisa (ou não precisa). Ótima leitura!

Lili 16/12/2019

O Peso das Dietas
Que livro bom! Queria agradecer à maravilhosa profissional Sophie Deram por ter escrito essa preciosidade. Minha vontade é sair indicando pra todos que eu conheço e isso não tem nada a ver com ~ajudar~ ninguém a emagrecer.

O que fizemos da nossa relação com a comida? Quase todas as pessoas que eu conheço, gordas ou magras têm uma relação desastrosa com a comida. Compulsão e culpa se revezam num ciclo sem fim de terror. Todas as conversas parecem girar em torno do peso das pessoas. Você está satisfeito em viver assim? Eu não. E este livro parecer ser um ótimo primeiro passo para mudar essa situação.

Gabriela 04/02/2020minha estante
"Todas as conversas parecem girar em torno do peso das pessoas." = Vamos trocar de lugar? As conversas por aqui giram em torno de a) mulheres que não se casaram ainda, b) mulheres que estão em um relacionamento há muitos anos sem previsão de casamento, c) mulheres que engravidaram enquanto solteiras (e/ou se casaram num dia e uma semana depois apareceram grávidas, É CLARO, que só correram com os festejos para encobrir a gravidez /sarcasmo), etc, etc. | "Recomendo principalmente para quem olha fotos antigas e em vez de lembrar do momento retratado só consegue pensar em como era mais magro." = Quando oho para minhas fotos antigas, primeiro penso nas lembranças, depois penso "Caramba, quem me fez acreditar que eu tinha barriga? Que tanquinho maravilhoso que eu tinha! Devia ter colocado esse abdomen mais para jogo!"

Lili 08/02/2020minha estante
Hahahahaha
A gente sempre acha que está gorda e anos depois descobre que não estava. Mas ultimamente virou obsessão, é realmente uma doença da sociedade.
A preocupação com os relacionamentos alheios tb, com certeza. Eu satisfiz a sociedade, casei e tive um casal de filhos, então nesse ponto eu estou tranquila! =P

Gabriela 10/02/2020minha estante
Calma. Nâo canta vitória antes do tempo. Assim que eles entrarem na adolescência, vão começar a te encher o saco com o papo de "seus filhos estão namorando?" seguido de algum comentário passivo-agressivo, independente da sua resposta. U_U'

Bárbara Gomes 12/10/2021

Uma relação afetiva com a comida
Uma autora que apresenta estudos que comprovam que uma relação saudável com a comida está diretamente ligada ao prazer em comer. Um livro que mudou bastante coisa por aqui, só não dei 5 estrelas por ainda ter a visão da carne como saudável para nós :)
pampamcviana 19/01/2022minha estante
E a carne é saudável para nós.

Bárbara Gomes 28/01/2022minha estante
Bom dia, Pam! Recomendo a leitura do livro Comer para não morrer ?

Elyene 10/02/2021

Amor e sabedoria em forma de livro
Leitura indicada pela nutricionista e comecei a ler esperando um posicionamento positivo diante da problemática da alimentação. Feliz de dizer que não me decepcionei! Como meu objetivo é melhorar meu relacionamento com a comida e aprender a balancear a alimentação de forma realista e perene, sinto que este livro serve como um ótimo alicerce. A abordagem de Sophie é bem conceituada sem deixar de ser amorzinho! Ensina que nenhum alimento é ruim, mas nos orienta a priorizar o que tem maior qualidade, sem colocar etiquetas de "proibido" em nada. E como extra vem cheeeeio de receitas! Gostei bastante e recomendo sim!
Liria3 12/02/2021minha estante
Vou adicionar na lista hahah

Elyene 16/02/2021minha estante
Ahhh ótimo mesmo!

Davi.Rezende 04/07/2017

CAMINHO CERTO, MAS FALTA RIGOR CIENTÍFICO.
O livro é ótimo em se posicionar contrariamente a essa onda fitness e de transtornos alimentares, inclusive influenciado por nutricionistas. Portanto, uma nutricionista não concordar com diversos mitos e modas alimentares, pregando que as pessoas comam de tudo, mas com inteligência, já merece todo nosso respeito e é a grande virtude do livro. A escrita também é sincera, fácil e diz várias verdades da prática clínica e dos resultados reais de se fazer dieta (nulos ou apenas momentâneos). O problema é que falta rigor científico, pois as afirmativas não remetem a muitas fontes onde a autora teria visto as informações. Mesmo que a intenção seja mais conversar sobre o assunto e mostrar as razões pertinentes que levam ela a atender os pacientes de forma diferente e sem passar dietas, poderia ter fontes mais robustas, o que não parece ser o caso. Outro defeito é que alguns capítulos são repetitivos.

Vale a leitura como introdução no sentido de fazer as pazes com os alimentos e desmistificar a ideia das dietas. Também sugere receitas e dicas interessantes de culinária.

Nota: 6, REGULAR.

Lido em 2016
Ribeirão Preto-SP.
Edu 25/12/2018minha estante
Sophie desconstrói padrões através de uma linguagem simples e direta.. acho que todo estudante assim como profissional da área deveriam ler e reconstruir a ideia do ato de comer, a ideia do nutricionista como profissional do emagrecimento, restrição alimentar como opção saudável e de que nutrir vai muito além do que se mastiga e das calorias que se contam...

Priscila Furtado 14/07/2021

O peso das dietas - Sophie Deram
O livro é bom, porém senti que é muito repetitivo. Ele é dividido em três partes, a primeira fala sobre a cultura da dieta, o porque não sabemos comer.
Fala sobre o funcionamento do corpo, sobre como as dietas são prejudiciais e acabam fazendo um efeito rebote no organismo.
A segunda parte é basicamente a repetição da primeira parte, porém de forma mais sistematizada. É o que ela chama de método Sophie. E tem sete passos para reequilibrar a alimentação, e mostra como ter uma relação mais saudável com a comida.
A terceira parte é mais prática e tem várias receitas e dicas para criar uma rotina de alimentação organizada.
O livro é muito bom, mas como já disse bem repetitivo.
Duda949 15/03/2022minha estante
eu percebi que ela repetiu várias coisas também, cada vez que eu lia um novo capítulo ficava na dúvida se não estava lendo páginas repetidas kk

Almerissa 10/08/2016

Leve, como num bate papo
Livro leve, fluido e que fala com você como se você tivesse na sala da autora tendo um bate papo bem gostoso. Recomendo!

Fabíola 12/01/2017

O peso das dietas
Primeiro livro de Janeiro terminado.
Gostei do posicionamento da escritora, Sophie Deram defende :

-Diga não à dieta
-Coma alimentos verdadeiros
-Cozinhe
Além disso enfatiza que não existe perfeição, mas sim equilíbrio. Que comer deve ser uma fonte de prazer, de bem-estar e de saúde. Que devemos valorizar mais as refeições em família, observar o alimento, sentir o cheiro, o gosto...Praticar ser consciente: mindful. Entender que o nutricionismo (terrorismo nutricional ) é perigoso, ocasionando uma onda crescente de distúrbios alimentares.
Devemos parar de agredir tanto nosso organismo com estratégias restritivas em prol de sair bem em uma foto. É preciso entender que após dietas restritivas diversas vezes o peso que alcançamos não é real...Por isso a dificuldade de mantê-lo..
É um livro interessante, uma leitura leve . Recomendo.
O que aprendi com essa leitura?
Já fiz várias estratégias alimentares e quem me acompanha sabe. E o que realmente percebi é que a comida de verdade é o melhor caminho. Buscar seu equilíbrio faz parte do processo. Lembro de um post da @nutri_alice sobre sermos muito mais que pratos de comida em nossas vidas e postagens...Esse foi um divisor de águas para mim. Comecei a refletir ...E cheguei a conclusão que algo estava errado. Meu foco excessivo era provavelmente exarcebado...Uma vaidade em excesso... Já estava em busca de minha reforma íntima dentro das bases da doutrina espírita e tudo mudou...Hoje como falei em outro post encontrei meu equilíbrio. E como minhas frutas livremente. E não tomo mais bulletproofcoffee ao acordar pois amo realizar um café da manhã lento e prazeroso outra nutri falou sobre isso , algo que me marcou @djulye.
Sou grata a tanta informação boa e relevante.
E a pergunta que fica é : o que desejo para mim? A resposta eu sei. E você... o que deseja para sua vida?
3/5

Edu 25/12/2018

Muito bom!
Sophie desconstrói padrões através de uma linguagem simples e direta.. acho que todo estudante assim como profissional da área deveriam ler e reconstruir a ideia do ato de comer, a ideia do nutricionista como profissional do emagrecimento, restrição alimentar como opção saudável e entender que nutrir vai muito além do que se mastiga e das calorias que se contam...

Camila Farias 15/09/2019

Dietas da moda não funcionam
Nesse livro, a Nutricionista vai desenrolando através dos capítulos o porque as pessoas, hoje em dia, correm tanto atrás de dietas, porém no final acabam se frustando. O terrorismo nutricional e o desequilíbrio fome/saciedade também fazem parte da temática da obra.
A autora também incentiva com que as pessoas se dediquem mais a entrar em contato com os alimentos e a fazerem o uso do "comer consciente", para obterem uma relação mais saudável com a alimentação. O final do livro é recheado com receitas incríveis!

Bruna.Barbieri 26/09/2019

O método sophie é maravilhoso
Uma das melhores nutricionistas.

Paula Hoffmann 26/04/2024

Ideal para todo mundo que quer abandonar as dietas
Leitura gratificante sobre como se alimentar melhor sem ficar refém de dietas.

Ele tem uma linguagem bem simples, o que mostra que é feito justamente para o público geral.

Eu li pq, como estudante de nutrição e defensora de uma vida saudável sem fazer dietas, acho importante ler para futuramente poder indicar para pacientes.

Leonardo 20/03/2020

Excelente
Esse livro apresenta ideias sobre alimentação contrárias ao que se encontra por aí. Surpreendi-me com a abordagem simples e direta da autora sobre o porquê as dietas não fazem bem. Ela usa ao longo do livro literatura científica e lógica simples para nos provar isso.

Para mim que estou acima do peso foi um livro essencial, pois me acordou para uma verdade básica: os alimentos de verdade não são nossos inimigos. Devemos respeitar o nosso corpo e a nossa fome e sentir prazer em cada momento que estamos comendo. Isso promove o auto conhecimento e a aceitação.

A autora, como comentado em outras resenhas, se tornou repetitiva depois de um tempo, mas foi para o bem. Certos conceitos precisam, na minha opinião, ser ressaltados repetidas vezes para quebrar paradigmas bem enraizados na mente e no coração das pessoas.

Enfim, por ter sido um livro que mudou minha maneira de pensar, dou nota máxima.

Sapere Aude 20/04/2020

De acordo com diversos estudos científicos, as dietas restritivas não só fracassam 95% das vezes, como propiciam o ganho de peso no longo prazo. É isso mesmo: fazer dieta não funciona e até engorda. Neste livro, a nutricionista Sophie Deram derruba uma série de mitos e crenças sobre a alimentação e, de maneira clara e objetiva, reúne evidências contundentes das áreas da nutrigenômica e da neurociência para mostrar um caminho muito mais sustentável e prazeroso de alcançar um peso saudável. Com os 7 Segredos da Sophie e mais de 70 receitas simples e saborosas, você encontrará dicas e recursos para conseguir um peso saudável sem restrição ou terrorismo nutricional, mas com prazer e consciência.

Layla Kohls 25/04/2020

Um livro para começar a se questionar sobre a nutrição tradicional
Se é uma primeira leitura sobre o tema, o livro se mostrará bastante interessante uma vez que apresenta uma perspectiva diferente do entendimento da maioria das pessoas e até mesmo da própria comunidade médica tradicional em relação às dietas restritivas e suas consequências/eficácia. Entretanto, a autora não delineia muitas alternativas para possíveis mudanças (além de frisar a questão de se consultar com um profissional que tenha uma abordagem semelhante, a nutrição comportamental, que pode ou não acompanhar outros tipos de tratamento). Talvez para quem já tem contato com livros de nutrição comportamental e Intuitive eating essa seja uma leitura um pouco decepcionante em função da amplitude de temas que são abordados superficialmente, afinal é um livro introdutório. Mas considerando que o principal intuito da autora era apenas mostrar essa nova perspectiva , ainda pouco conhecida no Brasil, é uma leitura muito válida e interessante para um leitor de primeira viagem sobre o tema.