A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Poliana 21/03/2023

Revisitando a bela e a fera
Gente! Como é nostálgico ler de novo essas histórias agora mais velha, você consegue entender e sentir as coisas de uma forma diferente, além de captar os detalhes ocultos do que aquelas lições querem realmente dizer. A versão original é macabra se comparada ao famoso desenho da disney, e agora que li, prefiro definitivamente o desenho da disney.

Heltér 17/03/2023

" ? Há muitos homens mais monstros que o senhor ? disse Bela ?, e prefiro o senhor com sua feiura àqueles que, sob a pele humana, escondem um coração falso, corrompido e ingrato."
Um livro maravilhoso, que nós ensina a amarmos as pessoas por dentro e não por fora, aprendi bastante sobre o amor tanto com as frases quanto com os momentos da Bela e da Fera. Teve momentos até que chorei. Gostei bastante de ambas as versões tanto a clássica quanto a original muito bem escrita e muito bem explicada a história, principalmente na versão original que é a versão mais longa. Mais um ponto negativo e as milhares de palavras difíceis que quase me faz não enteder a história. Amei! recomendo para aqueles que buscam um romance de entrada ou o primeiro romance igual eu, levem as frases desse livro para vida como pretendo levar porque pode ajudar bastante.

JAssica6 15/03/2023

Que Maravilha ????
Eu sou totalmente suspeita para falar sobre essa história, pois sou completamente apaixonada por ela. Esse livro vem seguindo a minha vida desde a infância. Olha que eu não entendia quase nada na época que o li pela primeira vez. Acho que praticamente quase todos que leram e a conhecem, a amam sem conseguir explicar o porque. Eu sei que eu sou uma dessas pessoas. É só o amor puro e simples. Aquele conto de fadas maravilhoso. Amei a escrita e a diagramação é ótima.

Lucas 13/03/2023

Um clássico, mas que bom que a popularidade fica pros filmes
O livro é divido em diversas etapas. Começando com uma apresentação do responsável pela edição, que traz um contexto histórico sobre possíveis surgimento do conto e como se arranja nos versões das autoras. Um momento interessante e traz uma imersão na história (tanto no conto quanto na vida real).

Duas versões são apresentadas. A da Madame de Beaumont é mais breve e objetiva, fácil de ler, mas não soa superficial. A de Villenueve tem mais profundidade, traz um tom mais crítico, mas culmina numa extensão desnecessária, conveniente e arrastada.

Vale a pena ler por ser um clássico, traz um vocabulário rico e rebuscado, marca bem um tempo histórico, mas não leria novamente, especialmente a versão de Madame de Villenueve, que tentou amarrar pontas com contextos que não sinto que cabem.

Mirna.kalthoum 09/03/2023

Bela e A Fera como nunca vimos antes..
Muito diferente e menos fantasiosa que a bela e a fera da disney porém incrível, esse livro traz duas versões desse clássicos contada de um jeito que nunca vimos antes, mais realista, e menos fantasia. Adorei a escrita dos dois, um pouco difícil pela época que foi escrito eu imagino mas com um pouco mais de atenção da pra ler tranquilo, amei saber da historia das autoras!! que mulheres incríveis mdss!
não importa a versão sempre me encanta o jeito que a fera vai conquistando a bela aos poucos e fazendo tudo e dando tudo pra ela!! e a corgem da bela e como apesar do medo que sentia da fera não julgou, e acabou se encantando com a forma que a fera a tratava. na história em que a fera pedia toda noite para dividir o aposento com a bela, mesmo a bela recusando toda noite, a fera não deixou de trata-la e com respeito e dar tudo que ela pedia, e como confiou nela pra deixa-la ir ver o pai.
ahh e não posso deixar de falar como amo o fato da bela sempre se sacrificar pelo pai e como acho linda a relação deles e o amor dela por ele!! ???
(achei incrível e mt interessante o fato da história da bela e a fera ser inspirada numa história real)

Marcella176 08/03/2023

A Bela e a Fera
Até que enfim terminei esse livro kkkkkkk.
Confesso que deu uma ressaca literária no finalzinho, apesar de ser minha princesa favorita.

Conta a história das versão clássica e a versão original.
Diferente em alguns aspectos da história contada pela Disney, mas com o mesmo significado.
A versão clássica é curtinha, sem muitos detalhes. Já a versão original é mais extensa e com um final completamente diferente do que estamos acostumados. Tem fadas, reis, rainhas e reviravoltas.

Apesar de ter sido cansativo e demorado esse final da história original, eu gostei.
Sempre será minha princesa favorita.

Vini Romadel 06/03/2023

Disney soube adaptar
O livro vinha num ritmo mt bom. Após a conclusão da trama principal e o início de uma história regressa (que ngm pediu)? meu deus que chatice arrastada repleta de justificativa que eu não estou nem aí? foi duro passar pelos últimos 10% da versão de Madame de Villeneuve.

05/03/2023

Gostei
Edição e histórias muito bonitas. A escrita pode ser mais arrastada para algumas pessoas, mas eu não tive dificuldade.

Andreza.Zimbaldi 26/02/2023

Livro como um todo!
A capa é bem chamativa, mas, se você está atrás da versão da Disney, não é uma leitura para você! A apresentação das autoras e sobre como pode ter se originalizado as versões expostas no livro da Zahar são um tanto quanto cansativas de ler, porém, necessárias para a expressar a escrita e modo de visualizar das épocas que foram produzidas. Ambas as autoras tem aquele modo bem formal de escrita/fala... A versão Clássica, sendo mais curta, não atrai tanto a atenção quanto a versão original, ela é um pouco mais breve em sua história sendo assim contínua, literalmente um conto! A versão original para mim, foi a melhor, pois, trouxe uma perspectiva maior, dividida em 3 partes no conto geral e uma parte exclusiva para a Fera, trás, detalhes que destroem alguns paradigmas até mesmo do desenho animado refeito pela Disney. Onde a Fera e a Bela já são destinados a ficarem juntos e não parecendo que a Bela sofre de uma síndrome de Estocolmo por exemplo kk Vale a leitura, mas, para pessoas que tem tédio de linguagem formal, vai demorar para desenrolar. Nota 4 de modo geral.
leticia_s2 26/02/2023minha estante
Deveria ser a resenha fixada no perfil do livro

Andreza.Zimbaldi 26/02/2023minha estante
Obrigada ?

ncrln 23/02/2023

Muito intrigante ver a mesma história escrita duas vezes e a quantia de detalhes que podemos acrescentar ou deixar de lado. O primeiro conto achei bem objetivo, já o segundo segue um romance. Mas em ambos a história se desenvolveu bem. Não é minha história favorita, até porque não passa depura síndrome de Estocolmo, mas enfim, bom livro.

Lary 20/02/2023

Duas versões de um mesmo Clássico
Acredito que a maioria das pessoas costumam conhecer a história de A bela e a fera através dos filmes, e não foi diferente comigo. Desde criança essa história me marcou mas não imaginava que ela vinha de uma história escrita. Escolhi essa edição da zahar por eu já conhecer o belo trabalho que essa editora faz dos clássicos, e justamente essa edição tem a presença de ilustrações mais antigas que compõe os momentos principais da história, o que deixa tudo muito conectado.

A história (historicamente) possue duas versões, a primeira e que inicia o livro é da Madame de Beaumont (1756), essa versão é a que conhecemos sendo a clássica. A segunda versão e que finaliza o livro é a da Madame de Villeneuve (1740), essa é a versão original. A primeira versão é mais curta e bem direta, você lê com mais facilidade porque segue em partes o que já conhecemos. Porém a segunda versão é bem maior e mais detalhada, ela possue uma direção bem diferente que a primeira, mesmo que o objetivo seja o mesmo, além de possuir uma parte exclusiva da visão da Fera. De todo modo, é um bom livro e essa edição vale muito a pena pra te fazer conhecer esse clássico.

Fabricio.Macedo 12/02/2023

Já de cara aquela identificação com a Bela, admiradora da música (risos). As ideias sobre aparências e a relação com verdades e falsidades, o bem e o mal, o belo e o asqueroso. E 'sombora' para a leitura do próximo conto!

Shemilly0 08/02/2023

Um clássico em duas versões
Esta edição conta com duas versões desta história: a clássica escrita por Madame de Beaumont em 1756, mais conhecida por conta das adaptações para cinema, teatro... que inspirou os filmes da Disney e a versão original publicada por Madame de Villeneuve em 1740, que nos apresenta uma história mais assustadora, com mais detalhes da vida passada da Bela e da Fera e insere novos personagens ao enredo.

Apesar de ter um vocabulário muitas vezes rebuscado a leitura é fluida, porque a história nos prende, principalmente a versão original que, por não conhecê-la, me deixou mais curiosa.

Gostei muito da leitura e desse formato de colocar as duas versões no mesmo livro (primeiro a clássica, depois a original). A Zahar elaborou uma edição muito linda e cheia de informações muito interessantes e relevantes na introdução do livro.