A Bela e a Fera Madame de Beaumont
Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Jessica 28/05/2024

Acho difícil alguém não conhecer essa história. Bela, uma moça de grandes virtudes, se oferece para salvar a vida de seu pai, que foi ameaçado por uma Fera. Em companhia desse ser terrível, a moça começa a aprender que há muito por trás das aparências. O livro trás duas versões diferentes da história.

💬 Primeiro conto (Madame de Beaumont) - Dá para perceber a influência dos objetivos de vida da autora, ensinar, educar. Essa é a mensagem que ela pretende passar com sua história, que as virtudes de uma pessoa vão muito além de sua aparência ou inteligência. É um conto bem curto, com uma moral bem clara, não entra em muitos detalhes, mas é gostosinho de ler.

💬 Segundo conto (Madame de Villeneuve) - Essa autora nós presenteia com muitos detalhes; aliás, tantos detalhes que chega um momento que exagera. Ao tentar explicar a origem dos personagens e as coincidência da história, tudo fica um tanto elaborado e um pouco confuso. Mesmo assim, a escrita é muito gostosa (não sei se foi trabalho da tradução ou é algo presente no texto original) e eu amei conhecer a origem de uma das minhas histórias favoritas.

💬 Aliás, tenho que apontar algo interessante: apesar do texto ser tão antigo, e ainda retratar a rivalidade feminina (resultado do machismo tão presente na história do mundo), temos um extremo protagonismo feminino. Aqui temos uma vilã feminina, várias heroínas femininas salvando e sendo a força dos homens, uma rainha comandando um reino só e indo a guerra a frente de seus soldados... Eu fiquei encantada em ver essa quebra.

emanoelle.santos1 25/05/2024

A Bela e a Fera
"É mais vantajoso ter um marido de bom caráter que um cujo único mérito é a estampa bonita."
Eu não sabia que essa história tinha um fundo verídico, muito menos que havia duas versões para ela.
Essas duas versões até que são interessantes mas nenhuma me cativou igual a Disney.
A primeira é muito curta e pouco faz referências ao amor da Bela pelos livros.
Já a segunda, mais é tensa, é cheia de drama familiar , inúmeros pretendentes, joias, espetáculos para não deixá-la frustrada.

Jucileidy 24/05/2024

Que versões maravilhosas!! A versão da Madame de Villeneuve é tão intensa, interessante, extremamente bem escrita, além de ter coisas que me surpreenderam bastante que não tem em qualquer outra versão. Ótima leitura!

Valéria 24/05/2024

Foi divertido de ler, sabre mais sobre as autora e como foi popularizado a história. Ficou um pouquinho cansativo no final mas vale a pena.

manooks 21/05/2024

Um Clássico!!
Eu adorei as duas histórias!! Acredito que a edição de clássicos de bolso da editora ajudou muito para que a gente se "apegue" na história, pois trás a vida das duas autoras e quando começaram a escrever a obra antes de dar início às histórias (sem contar que é uma edição capa dura maravilhosa e com várias ilustrações).
Sobre as histórias em si, a primeira é bem mais fácil de ler, tendo em vista que era destinado ao grupo mais novo da época. A segunda é bem mais detalhada e profunda, com críticas em peso sobre a sociedade em que a autora vivia (critica essa que ainda se adequa aos dia atuais).
Vale muito apena tirar um tempo para ler as duas obras. Me deu vontade de ler as outras histórias clássicas que a zahar publicou nesse estilo de bolso.

@thamilleviana 20/05/2024

"Ame quem a ama, não se deixe enganar pelas aparência... ?
Dentre essas duas, eu prefiro a primeira. Mesmo não apresentando tantos detalhes como a outra, me agradou mais.
Laisoly 20/05/2024minha estante
A sua resenha também tá dando problema?

Snowxmann 15/05/2024

Tale as old as time...
Bom, é um conto de fadas.
Uma versão mais curta e a original e estendida que conta também a história da fera e a genealogia de Bela.
É sempre bom conhecer de onde nossas histórias favoritas nascem e é claro que essa é uma obra muito datada e tremendamente machista, mas essas são abordagens fáceis de ver hoje no século em que estamos e que não refletiam o pensamento da época em que foi escrito, talvez aquela época a história poderia ser até mesmo progressista.
Valeu a pena para conhecer a história mas meninas se um cara fica com vocês em troca de não matar seu pai, não importa quantos castelos ele te dê, você não tem nada a ser grata.

HofmanG 13/05/2024

A Bela e a Fera
Reli esse conto maravilhoso que me apaixonei primeiramente com o desenho clássico da Disney e fui procurando outras representações até chegar ao livro.
Nele conta duas versões, sendo uma delas a original - e a minha favorita. Nele descobrimos o porquê de tudo acontecer com o casal "amaldiçoado".

Nicollynha1 07/05/2024

O melhor conto de fadas
Particularmente meu conto de fadas preferido, tudo bem que meio que podemos interpretar como síndrome de Estocolmo MAS a relação da bela e da fera é fofa, temos que admitir, e por se tratar de um conto destinado ao público infantil, a lição que o conto passa é sim importante (o que conta é a beleza interior). Esse cinto também difere da animação, mas até que não é taaao diferente não, mas continua sendo bom.

isabellinara 04/05/2024

A princesa dos livros e o monstro fofo
Sou apaixonada pela história ?A Bela e a Fera? desde sempre, e me surpreendeu o fato de eu nunca ter lido a versão original. A quantidade de personagens e a riqueza de informações, torna a história mil vezes mais interessante.

Óbvio que a premissa não muda. Mas me diverti lendo novamente e de outra forma.

O amor pelos livros nos torna muito mais próximos dessa princesa. Válido pra toda mulher que sonhava ser a bela quando criança. ?

Carolina2972 25/04/2024

Duas versões interessantes
Apesar de preferir a versão da Disney, eu gostei muito das duas versões apresentadas nesse livro. A da Madame de Beaumont, é uma versão mais curta, porém muito interessante. Já a versão da Madame de Villeneuve é um conto mais longo, com mais detalhes e conta a história de como a fera foi enfeitiçada. Dentre essas duas, eu prefiro a primeira. Mesmo não apresentando tantos detalhes como a outra, essa me agradou mais.

Priscila.Aline 16/04/2024

"Ame quem a ama, não se deixe enganar pelas aparência e liberte-me da prisão"

Levei 36 anos para descobrir que a Bela era princesa, e que a tia (dada boa) pata proteje-la entregou a uma família para cuidar dela.

Thais645 10/04/2024

"Porém ela aconselhou a não se deixar enganar pelas aparências pois a beleza está no interior das pessoas".

Maria15099 08/04/2024

Livro muito complexo
Livro extremamente complexo de ser lido, muita enrolação nas palavras que acabei me perdendo na história