Osbert, o Vingador

Osbert, o Vingador Christopher William Hill

Resenhas - Osbert, o Vingador

Silinhas 23/12/2023

De infantil só a capa e o título mesmo. O livro traz uma proposta bem interessante de juntar a escrita infantil ou terror e clima mórbido da cidade. O final é meio desanimador, mas não tira a beleza do livro

chavesz_ 14/12/2021

Livro extremamente mórbido em alguns momentos, com uma escrita súper infantil mas temas e mortes muito pesadas. Não gostei muito do final e das motivações (do Osbert e da Isabella), mas vida que segue né?

Stefany.Balbino 04/06/2020

Não é um livro para crianças.
Pelo título vocês podem imaginar que iniciei a leitura pensando que esse seria um infanto juvenil de suspense haha Ledo engano, essa história é sinistra e tem cenas pesadas, Osbert é um garotinho que se torna um mini Serial Killer e que agora quer se vingar de seus professores e de todos que foram maus com ele.

É um livro infantil, mas não para crianças.

Nádia 27/06/2018

De 0 a 10 - nota 7
Um suspense/terror, porém na minha opinião o livro é mais um teor infanto-juvenil do que adulto. O final do livro da margem para uma continuação e talvez até com um teor mais forte de terror e suspense podendo vir a ser um conteúdo adulto...

Nádia 27/06/2018

De 0 a 10 - nota 7

Inlectus 03/06/2017

Perfeito.
Esse livro não é para crianças, foi o melhor que li até agora, esse ano, e reforcei aqui minha filosofia de vida, um homem deve ser como um leão da montanha, solitário em um natureza temperada.

Blog MDL 30/05/2015

Osbert sempre foi um menino inteligente. Isso poderia ser uma consequência do pedido silencioso que sua mãe fez quando estava grávida ou do seu cérebro maior do que o normal e que deixava sua cabeça um tanto quanto desproporcional. O fato é que após ter passado os primeiros anos de sua vida sendo educado pelos seus pais e devorando todos os livros que via pela frente, a sua capacidade de aprender parecia ir além do que uma educação caseira podia oferecer. Foi pensando nisso que mesmo tendo uma boa profunda mágoa em seu coração causada pelo Instituto, o pai de Osbert se viu obrigado a inscrever o menino na prova que selecionaria os melhores candidatos para estudar no lugar. No dia da prova, ele já tem um vislumbre do que o espera, pois em um antigo casarão que parece ser mal assombrado e com professores diabólicos, a única coisa boa ali parecia ser a doce e bela Isabella.

Quando o resultado foi anunciado e Osbert finalmente ingressou no Instituto ele mal sabia que as piores coisas estavam para acontecer. Mostrando desde o início ser uma aluno exemplar e ambicioso, ele fez o possível para mostrar que sua inteligência era um motivo de orgulho. Entretanto, diferente de outras escolas, os alunos mais inteligentes eram punidos rigorosamente. Pelo menos era isso que todo o corpo docente do Instituo acreditava... Mas a verdade era que por trás dos gritos soados corredor afora, o professor Lomn era um homem apaixonado por sua profissão e que tratava as crianças com muita doçura. E foi esse carinho que acabou colocando ele o jovem Osbert em maus lençóis. Tanto que o menino e sua família acabaram sem casa e sem dinheiro. Ver os seus pais sofrendo, bem como, a bela Isabella, ele arma um plano. Um plano de vingança terrível, mas genial.

Costumo adorar livros voltado para o público infantil. Gosto da sensação de me ver rodeada por aventuras fantásticas e dilemas não tão difíceis assim de resolver. No entanto, mais do que isso, Christopher William Hill trouxe para "Osbert, o Vingador" uma história horripilante em seus detalhes. Nesse sentindo ele traz o mesmo clima de "Desventuras em Série" do Lemony Snicket, já que além de ambientar muito bem o seu enredo, com descrições de prédios no melhor estilo gótico e histórias de aterrorizar sobre os fundadores da cidade, ele também coloca um quê de comicidade nos seus personagens. Narrado em terceira pessoa, é impossível não devorar o livro avidamente. Com ingredientes já costumeiros no gênero infantojuvenil, o autor conseguiu me surpreender através de um detalhe: o menino tornasse um serial killer.

Sim, você não está lendo errado. Após tudo o que acontece com as pessoas que ele ama, Osbert busca uma maneira de descontar toda a sua frustração nas pessoas que fizeram ele sofrer de alguma maneira. Por isso decide que vai matar cada um deles. A maneira que ele faz isso demonstra toda a inteligência que ele possui, já que sempre faz com que as coisas aconteçam de modo a combinar com a personalidade de suas vítima e principalmente, que não deixe pistas. Não tenho como negar que a princípio fiquei estarrecida que um livro voltado para o público infantil tivesse tantas mortes requintadas e bem planejadas, mas no decorrer da leitura acabei vendo que o que choca mais é a maneira tão consciente com a qual o Osbert age e não a morte em si, já que essa, é possível ver em vários outros livros.

Outra coisa que eu adorei na composição do primeiro livro da série "Histórias de Schwartzgaten" foi a composição dos personagens. Todos eles são tão peculiares a sua maneira que me lembraram a originalidade que sempre permeia os personagens de Tim Burton, aliás, "Osbert, o Vingador" se tornaria ainda mais maravilhoso se adaptado pelas mãos desse diretor. Diante de tantas coisas bacanas que pude ver nesse livro, não tive como deixar de favoritá-lo. Apesar dos próximos livros da série ter outros narradores que não o Osbert, já estou ansiando avidamente por ler cada um deles. Tenho certeza que as leituras serão tão divertidas quanto essa. E se você gostou da premissa dessa história, não deixe de ler esse livro. Você não se arrependerá!

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/04/resenha-osbert-o-vingador-por.html
Marcos Seix 09/09/2015minha estante
Também gostaria de uma adaptação pelo Tim Burton.
O livro também me lembrou um pouco Matilda.

Isabelle 20/10/2015minha estante
É verdade, Marcos! Não tinha feito essa relação com Matilda, mas pensando bem tem tudo a ver. :D

Moonlight Books 21/04/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

A trama é forte em algumas partes, mas dado o jeito caricato e excêntrico da cidade e seus moradores, me fez rir em muitos momentos, pois a forma como as coisas acontecem ali são surreais e totalmente improváveis, só que em Schwartzgarten praticamente tudo é possível, então é indicado dar asas à imaginação e se deixar levar.
É um livro que dá para ler rapidamente, a narrativa em terceira pessoa é abrangente, permite que o leitor tenha uma visão de cada parte de Schwartzgarten e de seus moradores. Os detalhes não são exagerados, mas na medida certa, fazendo com que você sinta e veja cada acontecimento. O autor aborda questões de cunho moral, vejo opiniões divergentes sobre o protagonista e suas atitudes, creio que alguns vão entender, outros condenar e ainda teremos aqueles que ficarão divididos, afinal Osbert é um personagem complexo, com muitas facetas.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/04/resenha-osbert-o-vingador.html

Barão 19/04/2015

Um livro infantil, mas não para crianças!
Osbert, O Vingador, um livro com um ar bem sinistro.
Aqui conheceremos Osbert Brinkhoff, uma criança super inteligente, disposta a tudo para se vingar de seus (malucos) professores do instituto que fica localizado na cidade de Schwartzgarten. Um livro cheio de ação e comédia, vale a pena a leitura!

Carlos Magno 02/04/2015

Parte da resenha do blog "Cantina do Livro":

Osbert Brinkhoff sempre foi considerado pelo seu pai, o Sr. Brinkhoff, aquele que viria ser o orgulho de sua respeitável família que vivia no centro da estranha Schwartzgarten. Inteligente desde sempre, Osbert sempre preferiu a companhia dos livros de Álgebra e Física que brincar com outras crianças. Seu hobby era passear pelo Cemitério Municipal de Schwartzgarten.

A maior frustração da vida do Sr. Brinkhoff é não ter conseguido ser aceito no Instituto, considerada a melhor escola daquele local. Porém, a contrapartida, lá também é considerado um dos locais mais crueis e cavernosos para um aluno estudar. Depois de contratar a Babá não sabe-se o nome dela (com um passado um tanto curioso e sombrio) para educar, ele decide que é o momento certo de fazer Osbert entrar para o Instituto.

[...]

Ao ler a obra, me vi em um filme criado pelo famoso diretor de cinema Tim Burton, por suas características marcantes: aquela aura sombria, situações "cômicotoscas", personagens excêntricos e uma cidade "assombrosa" com um passado pesado e sangrio. Sério, se por um acaso esse livro for adaptado, não haverá pessoa melhor para dirigi-lo.

Falando dos personagens, Osbert é um garoto que, apesar das suas peripécias, consegue nutrir no fundo de seu coração um sentimento puro: o amor por sua família (e a Babá) e por sua amiga Isabella Myop, que (assim como previ), também guarda seus segredos.

RESENHA COMPLETA EM:

site: http://cantinadolivro.blogspot.com.br/2015/04/resenha-osbert-o-vingador.html

Fernanda 30/03/2015

Resenha: Osbert, o vingador
CONFIRA A RESENHA NO SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/03/resenha-osbert-o-vingador-christopher.html