Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

Fernando.Hasil 24/03/2024

Obra prima
Mais um livro lindíssimo de Jorge Amado com inúmeros personagens e Gabriela como catalisadora das principais situações do livro.

Rosa 20/03/2024

Jorge Amado e seu estilo único de descrever a Bahia ??

Apesar de levar o nome de Gabriela, o livro conta sobre o crescimento e revolução na cidade de Ilhéus, terra de cacau, os coronéis perdendo seu poder para o carioca Mundinho Falcão, que imigra lá e revoluciona a cidade.
Gabriela, com seu perfume de canela, e suas ancas dançantes é inocente e devassa ao mesmo tempo. Ela já conseguiu o pouco que sonhava e sem ambição nenhuma apenas aproveita aquilo que tem, terminei o livro apaixonada por ela.

Gabriel Beda 10/03/2024

Para os amantes de fofoca
A forma como Jorge Amado escreve essas histórias é sensacional. Tão empolgante quanto ouvir uma boa fofoca, o livro nos envolve nas histórias dos Ilheenses, sua política, suas mudanças, a vida íntima dos moradores. As brigas, os amores, as fazendas, os comércios e os cabarés e sobretudo a certeza que "certas flores não foram feitas para viver em vasos".
Repleta de reviravoltas, uma história sobre revoluções políticas e sociais. Homens a brigar por poder, outros por progresso, mulheres enfrentando tudo em busca de liberdade, outras agarradas em suas carolices.
Mas acho que o que mais me marcou foi a forma como o autor consegue relacionar amor e violência, posse e liberdade, desejo e castigo. Sem dúvidas, um dos melhores livros que li esse ano!
Leticia 11/03/2024minha estante
uhhh

Gregory.Faguaga 08/03/2024

Jorge muito amado
"Atrasados e ignorantes, incapa- zes de compreender os tempos novos, o progresso, a civilização, esses homens já não podem governar..."

Eu também me apaixonaria por Gabriela

jessyroux 06/03/2024

Gabriela, símbolo da força feminina e da sensualidade brasileira
"Gabriela, Cravo e Canela" é uma obra que me tocou profundamente. Ao mergulhar nas páginas desse livro, senti como se estivesse sendo transportada para as ruas movimentadas de Ilhéus, na Bahia, imerso na atmosfera envolvente e cheia de cores dessa cidade tropical. Conhecer Gabriela foi uma experiência única; sua personalidade cativante e sua simplicidade me conquistaram desde o início.

A maneira como Jorge Amado descreve a cultura e os costumes locais é simplesmente fascinante. Cada detalhe é tão vívido e realista que pude sentir os cheiros das comidas, ouvir as músicas e me perder na beleza da paisagem. E, ao mesmo tempo, a história vai muito além do romance entre Gabriela e Nacib; ele também aborda questões sociais e políticas da época, como o poder dos coronéis e as lutas dos trabalhadores.

No entanto, não posso deixar de reconhecer que, embora Gabriela seja uma personagem forte e inspiradora, a forma como algumas mulheres são retratadas na obra pode ser questionável. Às vezes, parece que elas são reduzidas a estereótipos ou objetos de desejo masculino, o que me deixou um pouco desconfortável.

Apesar disso, "Gabriela, Cravo e Canela" é uma leitura que recomendo sem hesitação. É uma obra-prima da literatura brasileira que nos faz refletir sobre o amor, a cultura e a sociedade de uma forma única e inesquecível.

Eduarda.Reis 04/03/2024

Ainda fico abismada com a forma q Jorge Amado consegue fazer uma análise da política do interior da Bahia de modo nem um pouco chato e completamente brilhante. Gosto como o tema de romance é a estória de fundo e se relaciona com várias outras linhas narrativas ao longo do livro e que no fim, indica o progresso de ilhéus. Enfim, animada para conhecer a cidade depois de ter lido essa obra prima

Cabral 04/03/2024

Linda Gabriela
Amo esse querido Jorge Amado, sua escrita é fluída e deliciosa.
Estou apaixonada por Gabriela, com seu cheiro de cravo que impregna e cor de canela. Como poderia não me apaixonar? Pela autêntica mulata, indomável, com seu corpo de mulher jovem e feições de menina.
Não dou 5 estrelas, porque por mais que eu tenha amado Ilhéus, gostado de participar das brigas políticas, traições, mudanças de vida... queria mais da linda Gabriela ao ler o livro.

monyarareeis 02/03/2024

Gabriela
A escrita de Jorge Amado me encanta. Personalidade das suas mulheres principalmente. Um misto de luta e sexualidade , pureza e safadeza? a riqueza de detalhes e como o todo se encaixa para mim, faz com que as obras dele sejam tão especiais. Uma boa leitura.

Isað¸ 26/02/2024

Perfeito
Gabriela é um livro incrível!
A história é fluída, gostosa de ler (apesar de alguns acontecimentos trágicos)

Miri 23/02/2024

GABRIELA, CRAVO E CANELA
"Gabriela, Cravo e Canela", obra de Jorge Amado, é uma jornada à cidade de Ilhéus, Bahia, durante os anos 1920.

Gabriela, uma mulher sensual e de espírito livre em uma sociedade onde o sexo feminino era restringido pelas normas sociais e culturais da época, é contratada como cozinheira por Nacib, proprietário do bar Vesúvio. Com sua sensibilidade para cativar as pessoas ao redor, ela rapidamente conquista não apenas os paladares exigentes dos clientes, mas também o coração de Nacib. É interessante observar a força de Gabriela em uma sociedade dominada por homens. Ela vai além de ser apenas uma mulher habilidosa na cozinha e bonita; é uma mulher à frente de seu tempo, recusando-se a se conformar com os padrões estabelecidos. Além disso, enquanto o romance entre Gabriela e Nacib se desenrola, somos imersos em um mundo de intrigas políticas e sociais, onde os poderosos coronéis do cacau enfrentam os desafios dos trabalhadores rurais. Com uma narrativa rica em cores e sensações, Jorge Amado captura a essência da cultura nordestina, entre os aromas e sabores da culinária baiana.

Aqui é só um recorte do que ainda estou escrevendo sobre esse livro.

Gabriel1994 23/02/2024

Como não se apaixonar por Gabriela?
Gabriela Cravo e Canela, como não se apaixonar por Gabriela? Moça mais, mais gentil, mais amável, mais bela, tão singela. Jorge Amado apresenta Gabriela, uma das, se não a mais por mim amada personagem literária. Impossível não se apaixonar pela sertaneja apaixonada pela vida, podia ficar a resenha inteira tecendo elogios e falando o quanto me apaixonei pela personagem. Mas não só de Gabriela trata-se o livro, inclusive um aviso pra quem for ler esperando 100% de foco no romance entre Gabriela e Seu Nacib (como eu fui), Jorge Amado trás muito mais que isso. O autor apresenta a cidade de Ilhéus na Bahia em sua caminhada para o progresso e o futuro, nos é apresentado todo o contexto da cidade e da época. Jorge Amado, introduz personagens cativantes cada um com histórias e personalidades marcantes e próprias, o cenário político, e principalmente o cenário de intrigas e fofocas que tanto caracterizam as cidades interioranas, mas não só elas, como também todo o povo brasileiro. Afinal de contas, quem não gosta de uma fofoca? Gabriel Cravo e Canela é com certeza um livro incrível que vale muito a pena ser lido, extremamente cativante e apaixonante, assim como a própria Gabriela.