Que tipo de homem escreve uma história de amor?

Que tipo de homem escreve uma história de amor? Luciana Pessanha

Resenhas - Que tipo de homem escreve uma história de amor?

Carlos 11/10/2023

Diferente
Não consegui simpatizar com esse protagonista.
Umas atitudes tão incoerentes e repudiantes, e em nenhum momento foi responsabilizado por elas.

Ache a leitura simples, não é tão difícil, e também não acontece tanto coisa assim.

fabricio :) 27/05/2024

Abominável.
Acho que nunca, mas NUNCA vai existir um conjunto de paginas tão ruins quanto a isso aqui, a pessoa que se prestou a escrever isso certamente tem que rever muitos conceitos e aqueles que leram e amaram isso ou justificam que isso aqui é bom, tá mais louco da cabeça do que essa autora, além de conter um desvio de moral e ética GIGANTESCO!
Como que uma editora se prestou a lançar isso aqui? não é possível que uma pessoa leu isso e aprovou o lançamento dessa bomba

"Que tipo de homem escreve uma história de amor?" conseguiu em um conjunto de 253 páginas conter:
machismo, gordofobia, homofobia, desprezo pelo processo de escrita e desvalorização de escritores, racismo, xenofobia, "piadas" com problemas psiquiátricos, manipulação, abuso sexual, agressão, misoginia e MUITAS outras problematicas!

O protagonista dessa historia consegue ser tudo o que há de pior no mundo e em nenhum momento é confrontado por isso! nessa trama, as mulheres são tratadas somente como um objeto, um símbolo sexual e quem difere disso é 🤬 #$%!& , louca ou paranoica (palavras do próprio protagonista) que sempre estarão
presentes para satisfazerem ele e depois fodam-se, já não é mais um problema dele.
Em determinado momento, é narrado pelo próprio protagonista um ABUSO que ele cometeu com a melhor amiga que é denominada pelo próprio como "sobremesa".

Ana, a coadjuvante da trama e também amiga do cujo protagonista, sofre de depressão após sofrer um aborto aos 20 anos, desolada com o triste acontecimento, Ana decide viajar sem rumo e tentar redescobrir a vida e ressignificar a felicidade. Essas e outras informações são dadas através dos diários de Ana que são roubados pelo protagonista já que o mesmo vai morar na casa de Ana com intuito de escrever um livro (que na opinião dele, qualquer pessoa consegue fazer já que é algo fácil) após ser demitido do trabalho e despejado de seu antigo apartamento. Daniel (o protagonista) mesmo tendo noção do que aconteceu com Ana, se recusa a todo momento a ajudá-la e ainda despreza a situação de Ana!
"Era um exercício grande demais buscá-la dos escom-bros, e preferi acompanhar de longe."

FOI TERRÍVEL ver a forma como a depressão e a dependência emocional foi retratada nesse livro, sobretudo os sentimentos da Ana ao longo da história e o final então nem se fala?

Pra mim, pior do que o próprio livro é ver que aqui mesmo nessa plataforma teve pessoas que leu e amou essa história e esse personagem, o que me leva a acreditar que lemos livros diferentes ou temos valores totalmente opostos.

?trechos da bomba;

"Nada como o gozo para fazer uma mulher dizer a verdade. Mulher que mente é mulher mal comida. Pode apostar [?] Às vezes só o gozo não é o suficiente. Para dizer a verdade, algumas mulheres também precisam de pelo menos setecentos e cinquenta mililitros de álcool no sangue."

"Sentei-lhe a pica com violência, até amanhecer. Para deixar bem claro quem manda em quem obedece no meu galinheiro."

" - Tá gostando, Titi? Não conhecia esse seu lado escravo - e apertou a faca contra o meu saco."

" - Aí eu me descontrolei e te apertei, te lambi, tirei o pau pra fora e te comi ali, em pé. Te fodi feito louco. Não tinha amizade, carinho, amor, 🤬 #$%!& nenhuma, só foda. [?] Eu dormi agarrado com você, de pau duro. Mas aí você já tava desmaiada"
> Isso é ele relatando um abuso QUE ELE MEMSO COMETEU contra Ana e que segundo ele foi um consolo e piedade da parte dele já que ela estava bêbada!

" - Imagina se você ia conseguir abrir mão do seu ego, da sua autopiedade, dessa sua obsessão por você mesma e por essa sua tristeza que você ama, pra dar atenção a outra pessoa."
> Se referindo ao fato dela ser mãe!

"[?] - Cala a boca! - ordenei, pregando ela pelo pescoço"

"A vida é isso aí: Uma mulher quente do seu lado quando você está com tesão."

"Nada como uma mulher que sabe ir embora - ainda que tarde. Nada como uma mulher que sabe o efeito de sua ausência"

"Sinto saudade da sensação de poder que eu tinha sobre Verônica. Bastava puxar as cordas e ela dançava."

há muitos outros mas acho que isso já da pra ver o que Luciana Pessanha lançou ao mundo!

Felipe Ogawa 18/07/2023

Insuportável e VICIANTE!
Um protagonista machista, nojento, bizarro e estranhamente humano. Tão cheio de falhas, cheio de pensamentos horríveis e, ainda assim, perdido em uma história de amor. Eu AMO quando leio um livro assim, de supetão, e encontro uma escrita primorosa, personagens complexos, frases impactantes e reflexões à beça. Certamente uma autora que eu quero ler mais.

Rildery 10/07/2023

Um manual de brinquedo seria mais interessante
Se você pretende ler esse livro baseado na capa, título, sinopse, ou primeira frase, DESISTA! Foi uma das leituras mais massivas que tive em um longo período de tempo. O narrador protagonista é tudo de ruim que você possa imaginar: machista, misógino, sexista, xenofóbico, capacitista, agressor, homofóbico e chato. Os diálogos são chulos e o enredo é equivalente a um hot do wattpad.

anjú 08/07/2023

Quando e onde a gente puder
Em ?que tipo de homem escreve uma história de amor? vamos encontrar um narrador detestável, um homem hétero cis extremamente machista, misógino e escroto ao máximo. a partir de sua visão acompanhamos o desenrolar de dois relacionamentos em que o personagem principal está envolvido e o seu processo de escrita, bastante complicado de seu primeiro livro.

comprei esse livro porque vi nas rede sociais de uma pessoa que sigo e porque estava barato, não vi sinopse nem nada sobre do que se tratava, antes do livro chegar a pessoa postou que terminou de ler e não gostou tanto assim do livro, então acabei que fiquei com receio de ler.

porém, até que o livro funcionou bem pra mim. gostei da capa, achei bonita e gostosinha de segurar, a leitura é rápida e acho que calhou para o momento que eu me encontro. foi difícil acompanhar a construção da relação abusiva e tóxica do daniel e da veronica, por vezes na minha vida já estive no lugar dela.

mas creio que o que me ganhou foi a personagem da ana, me vi muito nela e nos seus diários, e a construção da relação entre ela e o daniel, é uma história de amor que não remete aos clichês de filmes hollywoodianos e fora da realidade. acompanhar eles dois também me trouxe à tona momentos que vivi nesse mesmo enredo e a questão complexa da construção desse tipo de amor e relação.

gostei bastante das páginas finais e no mais, é um livro que não vai funcionar pra todo mundo.

Flavio56 01/07/2023

A montagem do livro é muito confusa
Se não fosse a montagem do livro ou talvez o tipo de escrita, a história do livro teria um destaque maior

malanotti 25/02/2023

Péssimo
Comprei o livro imaginando ter um romance, ou qualquer coisa parecida, mas só tive decepções, apesar da leitura rápida e de uma escrita simples e fluída, a história é ruim, os personagens são zero cativantes, o protagonista simplesmente não tem personalidade, a história é a mesma coisa do começo ao fim, fora as cenas porno sem sentido jogadas a qualquer hora, nada fez sentido, não teve um pingo de emoção, não teve sensação alguma, a não ser uma vontade absurda de acabar logo a história (detalhe que fui até o fim na expectativa de uma reviravolta ou um pingo de emoção) mas não teve. Pra mim, opinião completamente particular, foram 200 páginas gastas atoa, porquê simplesmente não tem uma história, apenas um monte de letras e palavras jogadas na tentativa de formar algo

mabi 05/02/2023

!!!!
Daniel é um pentelho. Sem dúvidas o pior dos caras! Luciana Pessanha escreveu um personagem tão repulsivo e o colocou na missão de escrever uma história de amor. Ter acesso aos pensamentos aversivos de Daniel nos faz pensar como, ele, um cara tão babaca, conseguiria sequer ser amado por qualquer moça. Mas mesmo tão fedelho, ele tinha em sua companhia duas moças absurdas de tão intrínsecas. Verônica era autêntica e apaixonada, Ana trágica e misteriosa. Mesmo com uma cozinheira de mão cheia ao seu lado, oferecendo seu charme e seu colo, Daniel só pensava em sua musa, Ana. Luciana Pessanha soube escrever três personagens únicos e extremamente bem. Transitou pela feminilidade de Ana, sensualidade de Verônica e escrotidão de Daniel. Que tipo de homem escreve uma história de amor eu não sei, mas Luciana soube escrever uma ótima história.
(que muito me admira que poucos tenham lido!!)

raíssa. 27/04/2022

É uma história bem ruim, mas provavelmente por culpa do Daniel, que é um personagem horroroso. No entanto, achei muito interessante essa atmosfera da criação. Toda essas etapas de desejo, apagão, insônia, inspiração, incerteza e insegurança no processo de criar (no caso, um livro).
Fiquei refletindo se o Daniel foi criado propositalmente da forma que foi pra justificar a liberdade da criação.

Mion 09/03/2021

Referencias literarias poderiam estar mais present3s ou se mais central. Mas pensando qu3 é um autor em busca e no descobrir-se escritor...ainda tá valendo. Mas senti que a historia engata só no final. Agora que estava acabado foi que eu nao quis que o livro acabasse.

Culpa do livro ou sera que estou em um momento da vida mais proximo da parte do final do que do inicio? xD

Samarah 04/09/2016

Um romance Br , pra rir e se apaixonar
É uma historia sobre um cara que de um dia pro outro ele resolve largar tudo pra ser um escritor, é um romance mas é um tipo de romance que não é meloso e ate tem algumas cenas hot, mas na maioria é engraçado e divertido principalmente porque o personagem praticamente fala com vc.

Maria Faria 13/12/2015

Que tipo de homem escreve uma história de amor? Daniel Teixeira é que não é.
O livro da Luciana Pessanha é um romance que vai te entreter por longos minutos, você vai rir e achar engraçado como uma autora consegue descrever os pensamentos de um homem com tanta propriedade. É uma estória com passagens desbocadas e com algumas frases que você sempre acreditou, mas nunca conseguiu unir as palavras para formar de fato os pensamentos. A autora escreveu algumas coisas que podem ser eternizadas, como:
“Nem só de ficção vive um homem. Amor platônico é muito bonito na literatura, mas causa incômodo físico, e eu ainda sou de carne e osso.” Pag. 37
“Deus escreve certo por linhas tortas. E só quando está inspirado. Na maior parte do tempo, que para Ele é infinito, tem bloqueio - como qualquer criador. E você que se vire com a sua trama.” Pag. 151
“O amor é a última utopia, Daniel. O capitalismo não deu certo, o comunismo e o socialismo micaram, o amor romântico é a última chance do ser humano não vagar sozinho num mundo que não faz o menor sentido.” Pag. 156
Daniel é um jornalista que foi demitido por se comportar de forma indevida em frente às câmeras. Na verdade ele encarou a demissão como uma oportunidade de ter tempo para ser aquilo que sempre sonhou: um escritor de sucesso. É assim que ele acaba desempregado e sem dinheiro, morando de favor no apartamento da sua amiga Ana, que está viajando para algum lugar que ninguém conhece, nem Daniel nem o leitor. Daniel nutre um amor por sua amiga Ana, mas como a frase da autora revela, amor platônico é bonito na literatura, mas na realidade Daniel precisava alimentar seus desejos. Foi assim que conheceu Verônica pela internet. Daniel e Verônica “gastaram” muitos lençóis ao longo do enredo, mas ele não conseguia se livrar do pensamento fixo em Ana. Aliás, Ana é um personagem que telefona para Daniel de vez em quando, fala coisas desconexas e nunca revela onde está. Daniel aproveita estas oportunidades para lembrar por qual motivo se apaixonou pela amiga e fica lembrando dos poucos momentos que tiveram juntos.
Daniel tinha ávida inspiração para o sexo com Verônica, porém para escrever o seu tão sonhado livro que o eternizaria como autor de sucesso não saia uma única linha, aliás, nem vírgula. Você não lerá ao longo desse livro uma palavra desse romance que Daniel queria tanto escrever. Como está sem inspiração Daniel resolve ler os diários de sua amiga Ana deixados no apartamento. Quando esta possibilidade aparece na estória, pensei que o enredo se tornaria ainda mais interessante e não foi o que aconteceu. Os escritos de Ana não podem ser classificados como poesia nem como texto que nos explique algo, são aqueles trechos que você lê e lhe causa sensação de que você foi enrolado.
Além dos escritos desconexos de Ana, outros dois detalhes no livro incomodam. O primeiro quando o autor conhece Verônica através da internet (com nome de Lolla22) e ao sair para o primeiro encontro fica com receio de encontrar algo diferente do prometido na conversa pela internet, o que é perfeitamente natural. Para ilustrar este medo de Daniel, a autora utiliza aqui como exemplo a possibilidade de ele encontrar uma gordinha se fazendo passar por outra no chat. Bem, utilizar gordinhas como a piada da vez não foi muito agradável, pois da mesma forma que poderia ser uma “falsa magra”, poderia ser um homem se passando por mulher, uma morena se passando por loira etc. Fiquei com a sensação de que a gorda foi utilizada ali como piada proposital.
Outro escorregão do livro é quando nas lembranças de Daniel há o relato que ele se aproveitou de um dia que Ana estava bêbada para transar com ela. Em momentos de tanta discussão feminista acredito que esta cena não deveria estar no livro, ainda que o romance tenha sido escrito em outro ano não é agradável ler que a primeira transa deles ocorreu num momento em que ela estava super bêbada precisando de banho frio.
É um livro que diverte, mas não encanta. Foi por isso que ao postar foto dele em meu Instagram o classifiquei como bom, mas medíocre e qual não foi minha surpresa quando vi que a própria autoria tinha curtido minha foto. É legal, vai te levar a algumas conclusões no final, mas como todo leitor, eu mudaria o final e tiraria alguns detalhes.