Vango

Vango Timothée de Fombelle

Resenhas - Vango - Entre o Céu e a Terra

1 | 2 | 3 | 4

Lar.a04 20/07/2023

Tem assasinato, perseguição, romance,mistérios...
Esse livro encontrei na biblioteca da escola, eu sinceramente amei, mas tem alguns contras que pode ser um pouco ruim.
A escrita é um pouco difícil, mas eu me acostumei. Tem uma explicação bem detalhada dos lugares e usa acontecimentos reais na história, isso que me animou, leia com atenção pq qualquer coisa é importante.

helena 02/09/2022

um dos melhores achados da biblioteca da escola
Quando Vango é acusado de assassinar o padre da catedral um dia antes de virar padre ele se vê em meio ao uma perseguição e a descobertas do próprio passado.

Eu fui um pouco vaga porque se eu desse mais detalhes já seria considerado spoiler

Foi um livro que realmente me surpreendeu de uma forma muito positiva, os acontecimentos vão acontecendo de uma forma que você fica ansioso para saber o que vai acontecer em seguida.

O ponto negativo é que são muitos personagens e muitos lugares que são mostrados no decorrer do livro, então na minha leitura foi um pouco difícil conseguir acompanhar.

Laurete | @queridaeusouleitora 10/09/2021

Um pouco de aventura e um pouco da segunda guerra
Esse livro foi uma surpresa para mim, tinha começado a muitos anos atrás e fiquei confusa porque o livro tinha vindo com defeito e na época não me atinei a isso ...

Agora que retornei a ler penso que foi até melhor pois é um livro com muitos elementos e referências a segunda guerra mundial, pois se passa nessa época. A parte da aventura é muito legal, o Vango é incrível.

Achei só que tinha muitos personagens, as vezes confundia as pessoas e as histórias, pq muda um pouco os cenários, para mostrar o ponto de vista de outro perna.

Fora isso o livro incluem até imagens e informações extras no final, sobre personagens da vida real que foram usados.

DomDom 29/12/2020

Quando recebi a lista com as opções de livros para resenhar, vi que “Vango – Entre o Céu e a Terra” estava entre elas. E, assim que li a sinopse, já me decidi sem nem olhar as outras opções. E só posso afirmar que minhas expectativas foram todas alcançadas.

O livro tem como personagem principal, Vango, um jovem órfão de 19 anos, que não sabe nada de sua origem. Sua vida vira de cabeça pra baixo, no momento em que a Celebração a qual o tornaria padre é interrompida pela Polícia à sua procura, acusando-o do assassinato do Padre Jean (seu protetor). A partir dessa primeira fuga, somos fisgados nessa trama cheia de mistérios, suspenses, perseguições, desconfianças e tudo o mais que um bom thriller pode nos oferecer. E, engana-se quem acha que é apenas a Polícia que está em seu encalço. Muitas outras personagens também estão querendo a pele desse garoto.

Quase todo o livro é ambientado na Europa entre os anos de 1914 a 1935: O conhecido Período Entre Guerras. O autor soube retratar muito bem a atmosfera tensa que o mundo enfrentava nesses anos. Fiquei tão envolvido, que passei a desconfiar de todas as personagens, afinal, confiar cegamente em alguém em um clima como esse é uma possibilidade fora de cogitação. Até as personagens que se mostravam “boazinhas”, me deixavam em dúvida, mas, que bom que, ao final, elas acabaram ganhando minha confiança (só espero que no próximo volume elas não me decepcionem. Risos).

A narrativa é feita em 3ª pessoa mostrando o ponto de vista de várias personagens. O autor também faz um jogo passado x presente, para apresentar um pouco mais as personagens e os elos que foram criados entre elas, mas, em momento algum ficamos perdidos, pois, somos avisados onde e quando a cena está sendo narrada. Notas de rodapé também se fazem presente, o que achei de extrema importância, afinal, a leitura fica mais fluida quando você recebe essas informações adicionais, sem precisar ir em busca delas fora do livro.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/07/vango-entre-o-ceu-e-terra-timothee-de.html

Thejoaogrilo 25/06/2020

Ta sempre quase lá
São tantos personagens, tantos nucleos, tantos tempos que a história fica confusa. A história cresceu, cresceu e terminou quando ia começar a cair. Espero que o próximo livro responda todas as perguntas feitas pelo primeiro

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2019

O ritmo acelerado, o uso da narrativa em flashback e as descrições cinematografica de diferentes lugares e temporalidades impressionam. Ficamoslado a lado com os persobagens da história, enfrentando o mesmo desafios.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788506077481

Pri A. 21/07/2019

Gostei muito
Bom esse livro trás a história da fuga de Vango, pois ele é acusado de assassinar o Padre Jean. Mas Vango se diz inocente, mas foge se não ele será morto. Mas quem é Vango?? Ninguém sabe as origens desse rapaz de 19 anos. Ninguém sabe quem são seus pais, de que país ele veio, muito menos qual é a sua história. E nem mesmo o próprio Vango sabe sobre sua vida. O que todos sabem é que ele vive no mosteiro em Notre-Dame.

"[...]Vango estava com a testa apoiada no chão. Ele ouvia sua própria respiração. Pensava na vida que o levara até ali. Pela primeira vez não estava com medo. [...]"

Vango foge para que os policiais não o peguem. E ao decorrer da história descobrimos que não é somente os policiais que o querem, e sim outras pessoas que estão dele por um motivo muito grande (que claro não falarei, né? Se não é spoiler...rsrsrs). E no decorrer da história, vamos conhecer outros personagens como a Ethel, que conheceu Vango quando criança e que acabou se apaixonando por ele.

Mas o grande desafio de Vango é descobrir quem ele realmente é, salvar sua vida e também manter segura, de uma certa forma, as pessoas que ele ama. E é claro que tudo isso é só o começo.

"[...]Quando a luz voltou 10 segundos depois, Boris Antonov soltou um grito de raiva, que se perdeu no burburinho dos corredores. Ele havia dilacerado apenas o veludo vermelho da poltrona. Ethel desapareceu. [...]"

O que posso dizer dessa leitura? Sinceramente, eu gostei muito. Apesar que o começo, foi totalmente e intensamente confuso para mim. Por que a historia começou de um jeito, depois entrou a história de outro personagem e no outro capítulo falava de outro. E isso fez com eu demorasse mais para ler, e já estava ficando chateada por achar que de alguma forma poderia abandonar a leitura. Mas continuei firme e forte. E parecia que quanto mais eu lia menos entendia, mas continuei. E assim foi.

Até que em um determinado capítulo (que não me lembro qual, agora..rs), as coisas foram se encaixando aos poucos, fazendo com que fosse prendendo a minha atenção aos poucos também. E quando me dei por conta, já tinha passado da metade do livro e estava mais envolvida do que nunca. E isso fez com que eu quisesse ler mais e mais. E foi o que aconteceu. E quando terminei de ler, fiquei com muitas perguntas na cabeça, mas achei que esse livro terminou muito bem para o primeiro volume. E acredito que essa era a intenção.

E o livro é divido em três partes, para que a história fosse compreendida, conforme os fatos iam sendo relatados. Confesso que achei uma diferença entre as partes, e isso fez com que eu pudesse compreender melhor a história de Vango, até a descoberta de sua história.

De uma opinião geral: achei o livro bem envolvente, apesar do começo ser bastante confuso (como relatei acima). E o que achei mais bacana ainda nesse livro, é que essa história do Vango, foi feita dentro de fotos reais, como a Primeira Guerra Mundial em 1918 - 1939 e até o Tratado de Tordesilhas é citado (se não me engano). E alguns personagens são verídicos, como Hitler, Hugo Eckener, Stalin entre outros. E o mais bacana é a forma como ele encaixou a história dentro desses fatos e pessoas que fizeram sua história no mundo.

E os personagens principais são bem amarrados, assim como os cenários desenvolvidos para a história. E a mesma é tão interessante, que não há espaço para o tédio durante toda a leitura envolvente que vai acontecendo.

Deu para perceber que gostei muito do livro né?? rsrs... e nem preciso mencionar que estou louca para saber o que acontecerá no próximo volume.

Recomendadíssimo!!

site: Resenha do antigo "Blog Resenhando"

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Vango
Eu só conheci esse livro porque a Editora Melhoramentos entrou em contato comigo por e-mail perguntando se eu tinha interesse em ler e, o que me chamou a atenção e fez com que eu aceitasse a parceria foi o fato de ele misturar a ficção com os fatos históricos da época, coisa que eu super curto.

Jamais achei que fosse considerar esse livro tão bom quanto, no fim da leitura eu o considerei. Vango apresenta tudo o que eu gosto numa história: dinâmica, ação, mistério e um ótimo ritmo de leitura. Quanto mais eu li, mais eu queria saber sobre o protagonista, mais eu queria saber de onde ele veio, o que aconteceu com os pais dele – mesmo o próprio personagem nunca tendo levantado essa questão até quase o fim do livro -, quem eram essas pessoas atrás dele e como todos aqueles personagens paralelos conheceram o Vango.

“Em geral, o delegado odiava esperar e bastava que o deixassem um minuto sozinho para que sua pressão subisse, como se estivesse numa sala de espera de dentista. Desta vez, ele se sentiu muito bem ao lado da lareira, no meio dos tapetes e quadros. Estava quase ronronando.

Boulard se deu conta de que nunca havia esperado por uma jovem num castelo. Era uma sensação deliciosa. Aos 69 anos, já era tempo de passar por essa experiência de príncipe encantado.”

E o autor vai dando migalhas de um forma que faz com que fiquemos com ainda mais fome, o que eu acho muuuuito legal numa narrativa e que, poucos autores sabem fazer de forma que dê certo, pois a maioria consegue é irritar o leitor com essa técnica.

Falei no vídeo resenha e vou falar aqui. Em 2014 tive uma surpresa muito legal com Os Garotos Corvos e acho que a mesma coisa aconteceu com Vango, que até o momento é um dos melhores livros que li esse ano.

Além de todo o mistério e ação há vários outros pontos legais, como por exemplo o fato de o tempo presente da história estar ocorrendo durante o nazismo, o que coloca muitos dos personagens em situações que vão envolver esse contexto. O autor envolve muito bem a “história de verdade” na “história de ficção”, com ótima narrativa, capítulos curtos com mudanças de perspectivas e momentos interessantes no fim de cada parte, fazendo com que o leitor não pare a leitura até ter todas as respostas que esse primeiro livro está disposto a dar.

Portanto, tive uma experiência muito legal lendo Vango – Entre o Céu e a Terra e super recomendo a todo mundo que tiver interesse. Ainda não sei quando o segundo volume será publicado, mas assim que tiver a informação atualizo por aqui :)

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-vango-entre-o-ceu-e-a-terra-timothee-de-fombelle/

Lígia Colares 29/01/2017

Resenha de Vango
Vango não sabe nada sobre seu passado, apenas que foi encontrado junto com sua cuidadora nessa ilha, e que sempre se sentiu observado. Já mais velho, ao tentar se tornar padre, foi impedido por uma perseguição em que o acusavam de algo que ele não era culpado. Assim, a partir daquele fracasso na frente da Catedral de Notre-Dame, acompanhamos Vango em uma fuga frenética, em que ele decide descobrir mais sobre si mesmo, e entender porque ele é perseguido desde que se entende por gente. A história de Vango é complexa e envolve muito mais entrelinhas do que o leitor pode imaginar inicialmente, de forma que não posso dar mais informações sobre a história.

Vango é um personagem cativante. Sua vida no meio da natureza lhe deu habilidades singulares, como escalar em grandes altitudes sem equipamento, e a capacidade de compreender alguns animais. E isso se torna contrastante com a situação em que ele se envolve, afinal, quem é esse menino que acaba mobilizando tantas forças atrás dele? Por que o estão perseguindo? E qual sua relação com o que está acontecendo no mundo?

E nesse quesito, posso dizer que esse livro também foi uma aula de história. Enquanto acompanhamos a fuga de Vango, entramos em contato com um contexto histórico dominado pelo nazismo. Conhecemos personagens que realmente existiram, e cada um deles está reagindo de forma diferente às exigências do exército nazista.

Então temos Vango no meio dessa confusão que é a vida dele, e temos o mundo, no meio da confusão que é o prelúdio da 2ª Guerra Mundial, e temos essa linha tênue, que dá a sensação de que as duas coisas estão ligadas… Mas seria possível que esse menino tenha ligação com algo tão grandioso?

Infelizmente esse é o primeiro volume, então nem eu tenho essa resposta. Mas digo que a leitura foi rápida e envolvente! E ao final, porque o livro é lindo e completo, temos informações técnicas sobre todos os personagens e fatos históricos citados, de forma que, se você for como eu e tiver certa dificuldade em história, poderá se contextualizar e ainda reconhecê-los em fotos!

Pri 15/11/2016

{Resenha} Vango - Blog As Meninas que leem livros
Quando a Editora Melhoramentos entrou em contato e a leitura me foi oferecida, não exitei nem um minuto para aceitar! Me pareceu muito boa a ideia de um menino acrobata(!!!) escalando as paredes (Assassin's Creed, oi.) durante o prenúncio da Segunda Guerra Mundial. E eu, amante de Anne Frank, absorvo tudo sobre esse momento da história. Admito que quando vi o início religioso me frustrei um pouco, mas que ótimo que mordi minha língua pelo julgamento errôneo.

Sabe quando uma história te empolga do começo ao fim? E com reviravoltas que você nem imaginava - é claro, a não ser, que há uma razão muito forte oculta para que Vango seja perseguido como é, tão implacavelmente.

O que mais me deixou presa ao livro foi a história presente, os acontecimentos e pessoas reais envolvidas na vida de Vango, me fizeram imaginar como teria sido conhecer aquelas personagens da vida real. Você realmente não gosta do Stalin, mesmo sua presença sendo pouca nesse livro e demore para que você perceba quem é. E ama Hugo Eckener, por tudo o que ele tenta fazer para ajudar qualquer um que alcance seu Zeppelin.
[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/06/vango-entre-o-ceu-e-terra-timothee-de.html

Gramatura Alta 06/11/2016

Muita aventura
Chovia. Uma tempestade violenta tomava conta de um vilarejo em uma ilha no meio do mar. Salina, era assim que se chamava o pequeno lugar. Um aldeão, em meio à noite, encontrou uma mulher desmaiada na praia. Logo a refugiou. Quando ela despertou, revelou a localização de um pequeno menino, Vango. A mulher disse que se chamava Mademoizelle, era babá de Vango. Para todos no vilarejo, ela havia perdido a memória. Até mesmo Vango acreditava nesse fato. O povoado os acolheu, dando um lar para que vivessem. Vango cresceu se aventurando por toda a ilha e até mesmo fora, aprendeu a escalar sozinho. No alto, ele se sentia a salvo. Fez grandes amizades. Uma em especial que marcou sua vida e a pôs em um perigo imenso. Ele se chamava Zefiro, um monge que liderava o mosteiro que o menino conheceu em uma ilha próxima a dele, Alicudi, também conhecida por Arkudah. O monge o tratava como o filho que nunca tivera, porém, um dia, teve que mandá-lo embora, mas nunca imaginou que essa decisão colocaria a vida dele em risco. Felizmente, o monge indicou um amigo confiável que poderia ajudá-lo, Hugo Eckener.

Já com uma certa idade, Vango conheceu muitas pessoas, muitos locais, através das viagens que fazia a bordo do dirigível no qual trabalhava como clandestino, emprego que Hugo lhe havia dado, o homem que no inicio não gostava dele, mas, depois de um tempo, se apegou ao menino.

Vango foi para Paris e se tornou um seminarista, que um dia seria padre. Esse dia chegou, porém algo deu errado, ele foi acusado de um crime que jura não ter cometido: o assassinato de um dos padres, o padre que Vango tinha mais afeto. Foi perseguido não apenas pela policia, mas também por pessoas que não o queriam vivo. Envolveu-se em um romance, que, na minha opinião, foi maravilhoso.

Ele conheceu uma jovem em um dirigível turístico. Ela se chamava Ethel, uma garota que perdeu os pais muito nova. Ela e seu irmão resolveram fazer uma viagem a bordo do famoso Graf Zappelin, a viagem que mudou sua vida para sempre, depois que conheceu Vango. O mais interessante é que, logo após o fim da viagem, os dois se separaram, mas os corações dos dois permaneceram juntos, ambos nunca desistiram de se encontrar novamente.

Vango nunca soube quem era na verdade, desconhecia totalmente sua historia, ele não imaginava o motivo trágico que o levou à ilha e nem o motivo pelo qual era perseguido. O que importava para ele era provar sua inocência, conhecer seu passado e reencontrar seu amor.

Neste livro, muitas historias se entrelaçam. Tudo se passa no período da Guerra Fria, no fim da 2° Guerra mundial. Muitos nomes que marcaram a historia foram citados, como Adolf Hitler (ele fazia de tudo para prender Eskener, que se negava a registrar o símbolo nazista em seu dirigível), Ernst Lehmann (engenheiro e piloto de dirigíveis, comandante do Zeppelin), Hugo Eckener (diretor da companhia que construiu o famoso Graf Zeppelin, amigo indicado por Zefiro para Vango), Joseph Stalin (líder da União Soviética, que, por algum motivo, mandava perseguir Vango e fazia de tudo para capturar o garoto, inclusive sequestrar sua babá), entre outros.

Logo que comecei a ler, pensei que iria desistir. Comecei com muita empolgação, que desapareceu nas primeiras paginas. O inicio não me prendeu como eu esperava, porém resolvi começar novamente para ver se dessa vez pegava o ritmo, e foi aí que o livro conseguiu me cativar, pois consegui entender algumas partes que na primeira leitura me embaralhou toda. É muito detalhista, porém, quando se pega o jeito, ele se torna muito bom.

VANGO é um romance, misto de aventura e muito mistério.

RESENHA ESCRITA PELA MARI DO GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2016/11/vango-entre-o-ceu-e-terra.html

vinicius.fagundes.93 16/06/2016

O enredo é bastante complexo, e tem muitas reviravoltas surpreendentes. O mistério do passado de Vango, que eu imagino vai ser mais explicado na continuação do livro, é uma ótima forma de agarrar a atenção de leitores mais jovens, enquanto também os informa sobre fatos e acontecimentos históricos. Eu nem quero contar muito sobre a história nessa resenha pra não estragar o suspense pra quem for ler o livro.

O aspecto mais legal do livro é como ele consegue misturar a ficção com a realidade. O enredo do personagem fictício Vango acaba se enrolando com os acontecimentos reais da época em que o livro se passa, inclusive contando com aparições de figuras históricas como Hugo Eckener (capitão do dirigível Graf Zeppelin), Joseph Stalin e até mesmo Adolf Hitler.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/vango-entre-o-ceu-e-a-terra

1 | 2 | 3 | 4