Vango

Resenhas - Vango - Entre o Céu e a Terra

1 | 2 | 3 | 4

Mila F. @delivroemlivro_ 28/07/2015

Instigante...
Vango - Entre ciel et terre foi escrito pelo francês Timothée de Fombelle, que escrevia principalmente peças de teatro, mas lançou-se também na literatura. Vango - Entre o Céu e a Terra é a primeira parte do romance, dividido em dois livros, cujo volume dois intitula-se: Vango - Um príncipe sem reino.
O livro se passa no entre guerras mundiais e, portanto, faz algumas alusões a personalidades histórias, concatenando com fatos fictícios e personagens fictícios. É o retrato da sociedade, ideologias daquela época, e isso é um grande achado cultural, porque nossa história não pode ser esquecida, e sempre acho livros assim extremamente inteligentes.
Durante toda a narrativa acompanhamos as peripécias de Vango, um garoto que cresceu e viveu de forma bem misteriosa, ele foi criado por uma mulher que sempre disse que depois de um acidente perdeu a memória.
Vango está a ponto de tornar-se padre quando a polícia chega para prendê-lo e ele começa a saga de sua fuga. Como na época do entre guerras tudo era incerto e cheio de conspirações há muita aventura, perigo e ficamos angustiados quando lemos. Vango é um cidadão cosmopolita, viajou por vários lugares do mundo em um Zepellin e fala vários idiomas. A narrativa vai acontecendo enquanto Vango está em fuga e passa por vários países e época, pois ela é recortada por flashbacks.
É através dos flashbacks e dos acontecimentos presentes que nós, leitores, vamos destrinchando os mistérios da vinda de Vango, vamos criando nossas teorias, vamos torcendo pelo personagem.
Particularmente, achei a narrativa eletrizante, envolvente e bem diferente, Timothée de Fombelle escreve de uma forma recortada, com suspense, mistério e historicidade dentro da ficção, isso me atrai, não obstante, achei que em alguns pontos a narrativa fica confusa, justamente por conta de tantos detalhes, datas, anos e essas coisas. Vango - Entre o Céu e a Terra, de certa forma, exige uma atenção muito grande do leitor.
Para finalizar, vou deixar a indicação, sobretudo, para quem curte livros com muito mistério e aventura; indicado também para quem gosta de livros que utilizam de fatos históricos dentro da ficção.

site: www.delivroemlivro.com.br

SahRosa 01/08/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Quando a editora Melhoramentos apresentou-me os primeiros capítulos de Vango – Entre o Céu e a Terra, eu fiquei muito entusiasmada, afinal, o enredo prometia aventura, mistério e uma jornada fabulosa de deixar qualquer leitor querendo mais! Quando terminei este livro, meu pensamento era: Preciso do segundo livro! A história de Vango é impressionante, com ótimos ganchos e envolvente, este foi o meu primeiro contato com o enredo criado por Timothée de Fombelle e já considero o autor como um dos meus favoritos!

Vango esta preste a se tornar Padre e um misterioso assassino surge disposto a tirar a vida do rapaz, sem saber o que fazer e o motivo de ser caçado, ele foge de uma maneira curiosa. A vida de Vango sempre foi cercada de pessoas lhe perseguindo, querendo acabar com ele, Vango nunca entendeu o motivo de ser perseguido, desde criança tem vivido assim, com gente ao seu encalço. No entanto, esta não é a única surpresa que o destino trouxe a Vango. Ao tentar pedir ajuda ao Padre Jean, seu protetor e amigo, o jovem tem uma terrível confirmação, “Eles” mataram Jean e para piorar sua situação, a polícia francesa suspeita que Vango tenha assassinado o padre.

Precisando fugir para sobreviver, Vango tentará provar que é inocente, ao mesmo tempo em que tenta descobrir quem são as pessoas que o perseguem. Em meio a essa jornada, o jovem ainda irá buscar as peças do quebra-cabeças que é seu passado, Vango nunca soube quem eram seus pais, ou sua vida antes de “cair” do céu junto com sua babá, talvez seus perseguidores tenham alguma coisa relacionada a seu passado misterioso, mas será que Vango está preparado para a verdade?

Uma aventura de tirar o fôlego, que reúne personagens verídicos, com muita ação e mistério, ao lado de Vango, vamos tentar restaurar cada peça de seu passado, ao embarcar nesta história, o leitor conhecerá personagens carismáticos e envolventes. A narrativa do livro é feita totalmente em terceira pessoa, só que não é apenas voltada a Vango, mas também aos demais personagens importantes do enredo, dando assim, uma visão ampla sobre todo o acontecimento, é preciso ficar atento aos detalhes deixados na trama, para ir juntando esse quebra-cabeça em torno de Vango.

Um dos pontos que adorei em Vango – Entre o Céu e a Terra foi o fato de o autor ter incluído personagens verídicos, um deles Hugo Eckner, comandante do Graf Zepelin foi o que mais gostei, os detalhes que Timothée de Fombelle escreveu sobre o Zepelin, deu a sensação de estarmos voando dentro dele. Os capítulos do livro não são longos e este fator, deixou minha leitura mais instigante, não sei se já comentei aqui, mas adoro livros com capítulos menores, me dá mais vontade de ler (risos). Claro, que este não foi o fator que me fez ficar envolvida nesta leitura e sim a escrita de Timothée de Fombelle, a qual é fluida e contagiante, os ganchos deixados estimulam o leitor a querer saber mais e mais. Vango – Entre o Céu e a Terra, finaliza com muitas dúvidas, deixando ótimas brechas para o segundo livro, que com certeza terá ainda mais aventura, estou ansiosa para saber as surpresas do segundo volume!

Antes de finalizar a resenha, quero agradecer a editora Melhoramentos por ter me dando a chance de ler Vango e também parabeniza-los pelo trabalho com a obra, a diagramação é um primor, as folhas do livro possuem uma textura boa muito, a cor e escolha da fonte são ótimas, quanto a revisão, não encontrei um único erro, simplesmente maravilhoso o trabalho e cuidado da editora!

Aos leitores que buscam um livro cheio de aventura, com toques históricos, mistério e pitada de romance, recomendo a leitura de Vango – Entre o Céu e a Terra, um enredo instigante, inteligente e deveras fascinante!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/07/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

Larissa Benevides 05/08/2015

Vango - Entre o Céu e a Terra
"Que pegada profunda era aquela que ele deixava no calçamento ou na areia por onde passasse que fazia com que sempre o encontrassem? Como haviam localizado sua pista, se mais nada o ligava à Terra?"

Hoje eu apresento a vocês um livro que muito mais do que entretenimento, envolve também um período histórico bastante marcante: As duas Guerras Mundiais.

Vango é dividido em três partes, durante todo o livro o autor nos traz passagens do presente e do passado dos diversos personagens envolvidos. Confesso que, na primeira parte do livro, fiquei um pouco confusa e o livro exigia bastante concentração. Demorei um pouco para entrar na narrativa do Timothée, mas assim que entrei foi uma aventura. O motivo que fez com que eu ficasse confusa em uma parte do caminho é o mesmo que torna esse livro diferente e especial.

A utilização de passagens no livro, com flashes do passado e do presente dos personagens, é um recurso que bastante autores utilizam. Porém em Vango encontramos lembranças de vários personagens, que possuem histórias tão interessantes quanto o protagonista. Acredito que a simplificação do livro não nos levaria ao final gracioso que encontramos.

Bom, a história de Vango é um verdadeiro mistério. Foi encontrado junto com a babá em uma ilha na Sicília e lá morou até completar 14 anos. Deixou a ilha com intenção de retornar um ano depois, mas mal sabia que muita coisa aconteceria após deixar seu lar.

"O menino foi encontrado uma hora depois, entre dois rochedos, na praia. Tinha 2 ou 3 anos. Chamava-se Vango. Estava vestido com um pijama de seda azul. Cachos de cabelo caíam nos olhos dele. Não parecia assustado. Segurava na mão um lenço bordado, todo embolado. Olhava para todos os que o cercavam."

O personagem é encantador e várias vezes o autor traz algumas descrições que nos permite a montagem não somente física como também psicológica do garoto.

"Ele cresceu com três babás: a liberdade, a solidão e Mademoiselle. As três se encarregavam de sua educação. Ele recebeu delas tudo o que era possível aprender. Aos 5 anos, compreendia cinco linguas, mas não falava com ninguém. Aos 7, subia as falésias sem precisar dos pés. Aos 9, alimentava os falcões, que mergulhavam em cima dele para comer em sua mão. Dormia com o torso nu em cima dos rochedos, com um lagarto sobre o peito. Chamava as andorinhas assobiando. Lia romances franceses que a babá comprava em Lipari, a maior das ilhas do arquipélogo. Subia até o alto do vulcão para molhar os cabelos nas nuvens. Cantava canções de ninar russas para os besouros. Observava Mademoiselle cortar os legumes com facetas impecáveis, como se esculpisse diamantes. Depois devorava sua comida de fada."

No desenrolar da história para que descubramos a verdadeira história de Vango, conhecemos diversos personagens que com suas peculiaridades nos faz aprender lições ou nos conta um ponto da história desta época tão turbulenta. Mostra-nos o pós guerra e o totalitarismo que a Itália e a Alemanha sofreram e que levaram a Segunda Guerra Mundial, desestruturando várias vidas.

O autor nos traz tanto a visão de quem era a favor daquele regime quanto quem não entendia o motivo de tanta batalha.
Ter essas visões nos faz refletir sobre como as pessoas são testadas nos momentos de grande dificuldade. E que aquele ditado que no amor e na guerra vale tudo, não é tão verdadeiro.

"Eis como nós quatro nos conhecemos: um alemão, um africano da Costa do Marfim, um italiano de batina de combate e um médico frânces, deitados embaixo do carvalho, entorpecidos, exautos, meio estropiados, sem saber o que nos havia levado até lá e o que íamos fazer. [...] Num instante, todo o absurdo da guerra se revelou aos quatro. Se combatentes podiam se conhecer à beira de um campo de batalha transformado em cemitério e partilhar uma lembrança tão frágil e tão fugidia quanto o rosto de uma moça, tudo era possível. A guerra não era uma fatalidade."

Além de toda aventura e suspense que cerca a vida do nosso jovem protagonista, podemos desfrutar de romance envolvendo alguns dos personagens.

O livro conta com uma anexo que mostra partes da história que existem dentro da história. Assim sabemos quais os personagens citados no livro que realmente existiram na nossa história. Além de diversas fotos históricas.

Esse livro daria uma boa adaptação cinematográfica, pois todos os personagens estão bem definidos e mesmo quando o protagonista não aparece, a leitura é proveitosa e interessante. O final deixou aquele gancho para o próximo livro que ainda está por vir. Então estou ansiosa para ter algumas perguntas respondidas na continuação dessa aventura.

Por enquanto só temos o título: Vango - Um príncipe sem reino. Então quem vocês acham que está comendo as unhas?! Hahaha Isso mesmo EU!

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2017/07/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

"Ana Paula" 08/06/2015

"Vango se sentia ameaçado. Desde que tinha 14 anos, diziam que ele sofria de uma doença cujo nome um médico psiquiatra escrevera em letras maiúsculas em sua ficha: PARANOIA."

Quando recebi a proposta para ler este livro, aceitei prontamente por dois motivos: adoro histórias que falam sobre guerra - principalmente as que realmente aconteceram - e por causa da capa.

Como a sinopse diz, neste livro vamos conhecer Vango, um jovem dotado de grande coragem que não sabe nada sobre sua vida. Ele cresceu em uma ilha, e quando ficou mais velho, foi conhecer o mundo. Logo no começo do livro, Vango está prestes a receber o ordenado de Padre, mas a polícia chega querendo prendê-lo e mais uma vez, Vango tem que fugir.

Porque a polícia está atrás dele? Porque sempre ele se sentiu seguido e vigiado? O que aconteceu com seus pais que ele nem chegou a conhecer? São perguntas que o autor sabiamente responde durante a leitura, fazendo o leitor querer mais e mais. A história toda é crível e como consta no livro, com personagens que realmente viveram naquela época.
A história de Vango começa em 1918, no ano em que teve fim a Primeira Guerra Mundial, conseguimos sentir o que esse período desencadeou no mundo inteiro, pois a história roda os cinco continentes juntamente com Vango.

"No entanto, ao se levantar pouco depois, Vango teve a certeza de que as duas palavras escritas pelo Padre Jean não eram uma acusação.
Eram um grito de alerta, uma ordem dada a Vango.
Fugir."

Eu adorei conhecer essa história! A narrativa é em terceira pessoa e acompanha todos os personagens principais da trama. Não temos somente Vango como protagonista principal - conhecemos outros personagens e alguns até reconheceremos os nomes, como Adolf Hitler e Hugo Eckener. A escrita do autor é gostosa e sucinta, cheia de ação do começo ao fim da leitura.

Como eu havia dito, eu adorei essa capa e ela condiz perfeitamente com o enredo (vocês entenderão quando lerem!). A diagramação também é uma das mais bonitas que já vi: as páginas são impressas em papel off white, o que deixou o livro leve e flexível; as letras são em um tamanho confortável para a leitura e pasmem: a cor das letras não é o costumeiro preto, é em vinho! Aí vocês podem pensar que prejudica a leitura... Não prejudica gente, eu adorei abrir o livro e dar de cara com essa surpresa! Outra coisa que também gostei muito: Os capítulos são separados por títulos e data, também encontramos algumas imagens e fotos da época narrada.

Sem mais, só tenho a agradecer a Carol pela oportunidade única e desejar desesperadamente, a continuação! Para quem gosta de romances com aventuras, esse livro é um prato cheio! Super recomendo!

"Vango avançava na vida apagando seus rastros. Ele não chamava mais isso de paranoia e, sim, de sobrevivência."

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra-1.html#.VXUHMc9Viko

1 | 2 | 3 | 4