Minha Mãe É Uma Peça

Minha Mãe É Uma Peça Paulo Gustavo

Resenhas - Minha Mãe É Uma Peça

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Helena Eher 07/05/2015

Leitura rápida e divertida!
O livro não traz uma história, mas sim a D. Hermínia falando de diversos assuntos: filhos, preconceito, viagem, ex-marido, vizinhos, etc. É como se ela estivesse conversando com a gente, numa linguagem bem informal, sobre suas opiniões acerca desses e outros assuntos. E para quem conhece D. Hermínia sabe o quanto suas opiniões são fortes e o quanto é divertido o jeito que ela nos conta as coisas.

Acho indispensável ver o filme, ou conhecer a Dona Hermínia dos quadros no programa 220 volts, porque o livro é escrito exatamente do jeito que ela falaria, então se você conhece esse jeito fica mais fácil de entender as entonações do texto. Enquanto eu lia, ouvia ela falando.

Particularmente, preferi o filme. O livro é um compilado de textos (próximos de crônicas) e, naturalmente, alguns textos/temas são melhores que outros. Alguns mais engraçados que outros. Alguns um pouco repetitivos.

Mas, no geral, é uma leitura bem tranquila e divertida. Li o livro todo bem rapidinho e foi ótimo matar a saudade dessa personagem que eu adoro!

site: http://doslivrosumpouco.wordpress.com

Eddie Saraiva 24/05/2015

Mães! Realmente são todas iguais. [...]
O que dizer sobre o livro "Minha mãe é uma peça"?

De cara, eu digo que o livro foi inspirado na minha mãe, assim como minha amiga diz que a mãe dela é igualzinho a D. Hermínia.
No final das contas, mãe é tudo igual gente; e D. Hermínia é uma representação fiel dessas mulheres tão maravilhosas que ora no perturbam a vida ora nos ajudam quando mais precisamos.
Quando li o livro espera apenas uma representação do filme, mas o enredo contém novas histórias que são tão boas quanto as do filme. Mas que mantêm o bom humor, a ironia e o sarcasmo de D. Hermínia e suas aventuras na criação dos filhos.

O livro é bem interessante no ponto em que aponta fatos que ocorrem em toda família que se ame, momentos e altos e baixos são retratos com muito bom humor. Até porque, brasileiro gosta de algo que chame atenção, que faça rir... porque é disso que precisamos. A correria do dia-a-dia já é bem exaustivo e sentar pra ler uma sátira do nosso próprio dia-a-dia pra quem é mãe (ou age como tal) ou pra quem é filho e tem uma assim em casa.

Adoro o Ator/Comediante Paulo Gustavo. Pude prestigiar tanto a peça, quanto o filme e agora pude me deliciar com o livro em si... D. Hermínia ficará pra sempre em minha memória, e em minha casa também. Já que aqui tenho uma D. Hermínia, que é minha mãe.

Rodrigo 27/05/2015

Minha Mãe É Uma Peça
Apesar de repetitivo, esse livro consegue ser tão engraçado e divertido quanto a personagem principal. Bem trabalhado e adaptado, parece que estamos ouvindo dona Hermínia falando suas tiradas absurdas ao nosso lado. No mínimo imperdível para quem conhece o incrível trabalho de Paulo Gustavo e é fã.

Antonio Maluco 15/09/2017

Humor
foi legal ler novas histórias da Dona Hermínia

Portal JuLund 26/06/2015

Minha Mãe é uma Peça, resenha, @edobjetiva
Minha Mãe é uma Peça foi lançado no teatro em 2006, virou personagem em programa de tv em 2011 (no Multishow), foi para os cinemas em 2013 e agora virou livro! E se você acha que não irá rir com as loucuras da Dona Hermínia por já ter visto o filme, está muito enganado!

O livro é uma junção de 16 contos narrados por dona Hermínia e se você assistiu ao filme, é impossível ler o livro sem ouvir os trechos mais engraçados e não imaginar a voz da Dona Hermínia.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/minha-mae-e-uma-peca-de-paulo-gustavo-edobjetiva

hugaldo 08/07/2015

Nada melhor do o humor das telas e palcos virem ate nosleitores
Na verdade uns dos melhores filmes,vem em forma de letras para nos, alegrar... Dona Hermínia, e seus filhos vamos falar nada melhor no campo do humor....
Sendo que o livro em si não è o filme, mas episódios em que Dona Hermínia: fala sobre dicas, como ir para o exterior, e falando das dietas da sua filha, e sobre o preconceito em que Juliano seu filho sofre por conta ser gay...
Fala sobre seus sofrimento em cuidar de crianças ( assim como chama seus filhos)...
Um dos mais engraçados capítulos e a parte em que ela vai aos paises e conta a sua experiência... e dando a suas dicas em que nenhum capítulo falta...
Terminando assim com seu grande coração de mãe.... agradecendo a Deus pelos seu filhos e ainda pede a Deus que tire a sua dor nas costas, vala a pena ler.... O melhor livro em que já li nacional.... The best....

Isabella 25/07/2015

Adorei o livro! Comprei por me interessar por mais histórias sobre os personagens que são muito engraçados, logo nas primeiras páginas já garantem risadas. Muito bom mesmo e muito engraçado.

Jessica Oliveira 20/08/2015

Resenha feita para o blog Books and Movies
Confesso que já li livros engraçados, mas nenhum me fez rir tanto quanto "Minha Mãe é uma Peça". Paulo Gustavo já me fazia dar altas gargalhadas em seu programa, Vai que Cola, no Multi Show, mas sem sombra de dúvidas em Minha Mãe é uma Peça ele consegue superar-se e mostrar um outro nível do humor. Para quem já viu o filme sabe do que eu estou falando.

Dona Hermínia é uma personagem extremamente hilária, seus relatos fizeram com que eu quase morresse rindo no ônibus. Juro, era completamente impossível controlar os ataques histéricos de riso. Principalmente quando Dona Hermínia resolvia discorrer sobre as suas aventuras com as novas tecnologias. Esse é com certeza um dos melhores livros, se não o melhor, que li esse ano.

Para terem uma ideia eu terminei a leitura em apenas 4 horas, a leitura é tão instigante e leve que é impossível deixar o livro de lado. Os capítulos são curtíssimos e divididos por assuntos, algo como título da crônica que irá vir a seguir. Esse formato de compilação de textos torna a leitura mais dinâmica, afinal o livro não segue uma sequência, o leitor pode ler as crônicas sem seguir uma ordem. Outra coisa que dá um ar mais relaxado a leitura são as fotos, bilhetes e emails de Dona Hermínia.

Minha Mãe é uma Peça é um livro divertidíssimo, Dona Hermínia é a típica mãezona, afinal todos sabem que mãe só muda o endereço, não é mesmo? Apesar do seu jeito ranzinza e um tanto reclamona, é inevitável não sentir um enorme carinho por essa personagem. Eu que já havia me apaixonado por Dona Hermínia quando assisti ao filme, fiquei muito mais depois dessa leitura.

Para quem procura um ótimo livro para passar o tempo e dar ótimas gargalhadas, Minha Mãe é uma Peça é uma ótima pedida. Claro que não vamos ver histórias muito diferentes do que vimos no filme, mas em minha opinião todas as cenas são muito mais engraçadas aqui do no primeiro. Sendo assim, leitura mais que recomendada.

site: www.booksandmovies.com.br/

Veronica 22/08/2015

Rir (e ler): melhor remédio
Um livro tão surpreendente que em menos de duas horas, o trajeto de ônibus que fiz, e ele foi meu companheiro e causa de gargalhadas que chamavam a atenção de quem sentava próximo.
Paulo Gustavo surpreende colocando Dona Herminia em livro. É impossível não ler suas páginas sem imaginar a voz, os trejeitos e os bobes na cabeça. A mãe possessiva e controladora volta agora com histórias inéditas, mas o mesmo humor afiado e amor pelos filhos de sempre.

Marcinha 01/09/2015

É uma figura!!!!
Muito bom!!!! Nem terminei ainda e já dá para definir!
Difícil é ler e conter a risada no ônibus/metrô. Ou as pessoas olhando para o leitor rindo. É interessante ler e imaginar dona Hermínia contando suas histórias e de seus filhos e ainda dando dicas!!! Adorei!!!

Paulo Gustavo mandou bem!!!!

ju 10/09/2015

É muito legal eu recomendo e também adoro o Skoob é uma idéia muito boa

? ? ? ?

Vivi Martins 03/11/2015

As histórias de Dona Hermínia são muito engraçadas e a narrativa do livro é leve, muito divertida e gostosa. Para se dar boas risadas!

Isaias Gamma 02/09/2016

Dona Hermínia e os Desafios de ser Mãe Solteira
O livro Minha Mãe é uma Peça do autor Paulo Gustavo é um livro de comédia que relata a vida de Dona Hermínia e os desafios para cuidar dos dois filhos depois do divórcio.
Ele retrata com humor as situações complicadas dos adolescentes tratando de assuntos como desobediência; drogas; sexualidade e obesidade de maneira leve e sarcástica; o que faz com que tenhamos uma leitura rápida e prazerosa. Todas as mães deveriam ler pois se sentiriam muito bem representadas por este livro que já é um sucesso entre os jovens leitores e o público que assistiu a peça ou filme em que conhecemos Dona Hermínia e seus filhos pela primeira vez. P.S.: O livro não é a mesma história do livro ou da peça.

Livroseliteratura 31/12/2016

Extremamente divertido e criativo!
Uma das coisas que mais amo em Dona Hermínia é que ela sou eu amanhã. Já estou na metade do caminho, a outra metade, vem com a adolescência de Lucas. 😂
_
Teatro, cinema e TV não foram suficientes para a nossa querida Dona Hermínia, personagem inspirada, esculpida em Carrara da mãe de seu criador, o ator @paulogustavo31.

Na verdade, como afirma o próprio Paulo Gustavo, um livro só é pouco para retratar o modelo de mãe que anda em falta hoje em dia.

Dona Hermínia, o mundo seria muito mais feliz, correto e educado se as mães ouvissem suas lições.
_
Minha mãe é uma peça é aquele livro que a gente se delicia numa tarde; ri descontroladamente (e em público, pra todo mundo pensar que você surtou do nada), se emociona, quer aplaudir, se depara com lições de vida por trás da sinceridade exacerbada da personagem.

Sou muito fã do Paulo Gustavo, da Dona Hermínia e daquela que se doou por inteiro para dar vida a esses dois. ❤️ Dona Déa Lúcia, eu sou mesmo é fã da sra e quando Lucas crescer, quero ser igualzinha à sra. Mãe sofre, mas sofre porque quer que o filho seja gente, não é mesmo?

site: https://www.instagram.com/p/BNdGOi-j_xk/?taken-by=livroseliteratura

Jeh Asato 31/05/2017

Indicado para mães, filhos, ex-maridos e ajudantes de casa!
Dona Hermínia é o tipo de mãe que todo mundo conhece, tem ou vai ser! É impossível não se identificar ou mesmo seguir o exemplo dessa mãe divorciada experiente, dona de si mesma e que sabe educar seus filhos.
Não acredita?
No livro Minha mãe é uma peça, a dona de casa (e mãe, é sempre bom relembrar, rs) não vai contar historinha, não. É sua vida mesmo, no dia a dia, com suas conversas com a filha Marcelina, seu filho Juliano, com o ex-marido Carlos Alberto e sua ajudante no trabalho de casa Valdeia.
E pra provar que não tô mentindo, o livro tem pedaço de jornal, e-mail, foto, bilhete e tudo o mais. Porque sua vida dá um livro, sim. E ilustrado, com muito mais do que só letrinhas.

Você pode chamar esse livro de guia, manual, autoajuda, não importa, o que vale mesmo é se apegar às dicas que ela nos dá sobre diferentes áreas da vida, como por exemplo “Guia de dona Hermínia sobre como criar os filhos” ou “Vamos falar de sexo” e quem sabe “Intimidade com Deus”. A mulher pode não ser totalmente instruída mas é vivida, experiente e a gente precisa de conselhos de quem realmente sabe.

Eu adorei “Guia de dona Hermínia sobre como criar os filhos”, porque nesse capítulo ela deixa claro que nenhuma babá famosinha de TV pode ensinar como é que se cria um filho. Só quem é mãe sabe. E pra criar um filho tem que saber dar limite. E para dar limite, tem que saber dizer “não”. Ela diz “não” com a maior tranquilidade.
Sabe qual foi a primeira palavra que Juliano aprendeu a falar? Exatamente: foi “não”! Porque a ouvia falar muito, óbvio que ia ser a primeira coisa que ele ia dizer. E a primeira palavra da Marcelina? É, não foi “não”. Foi “papá”.

Outro ensinamento valiosíssimo que a gente aprende é que devemos fazer algumas coisas escondidas das crianças, pra não instruir errado desde cedo. Vai comprar negócio falsificado, porque é que o dinheiro tá dando pra comprar? Nunca na frente das crianças. Vai mandar a síndica à merda, porque ela tá enchendo o saco de todo mundo? Nunca na frente das crianças. Vai baixar música ou vídeo na Internet? Aí tem que ser na frente das crianças mesmo, porque elas é que vão te ajudar nisso. Senão você não consegue.

Você sabia que todo mundo tem preconceito, até mesmo você? Dona Hermínia, além de explicar como isso funciona, também se dá como exemplo quando relata que logo que se separou de Carlos Alberto, sofreu o primeiro preconceito. Porque as pessoas a olhavam torto na rua. Achavam que ela era puta. Mas não era. Pelo contrário, porque depois que se separou ela não vi mais homem. Puta, só se fosse puta da vida com Carlos Alberto.

Veja a resenha completa no blog:

site: http://www.maegnifica.com.br/resenha-minha-mae-e-uma-peca

1 | 2 | 3 | 4 | 5