Minha Mãe É Uma Peça

Minha Mãe É Uma Peça Paulo Gustavo




Resenhas - Minha Mãe É Uma Peça


71 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


KeniaCandido 26/04/2024

Divertido!
Quando fala em Paulo Gustavo rapidamente vem na minha memória a Dona Hermínia, personagem famosa que provavelmente mudou a vida deste ator e comediante que nasceu em Niterói. Infelizmente Paulo Gustavo faleceu em 4 de Maio de 2021 devido as complicações da Covid-19. Fico um pouco triste, porque não consegui vê-lo no teatro, mas tive a chance de assisti-lo na TV através do programa Vai que Cola e nos filmes Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Vou e no cinema os filmes da trilogia Minha Mãe é Uma Peça, onde interpretou a famosa Dona Hermínia.

Conquistei este livro através de uma troca na feira do livro na faculdade de minha filha, onde participei em um sábado de Outubro de 2023. Foi um Sábado com muita cultura e incentivo a leitura. Mas voltando ao livro... Minha Mãe é Uma Peça, edição publicada pela Editora Objetiva em 2015, Dona Hermínia conta alguns acontecimentos de sua vida em seu cotidiano com seus filhos, Garib, Marcelina e Juliano. Não esquecendo da Valdeia, sua ajudante nos trabalhos domésticos da casa, do seu ex-marido Carlos Alberto e a Soraia, atual esposa de Carlos Alberto e madrasta dos filhos de Dona Hermínia, que também não ficou de fora.

Dividido em 16 capítulos com temas variados em torno do preconceito, viagens, dieta, trabalho, sexo e principalmente a maneira de criar os filhos, a escrita do livro conseguiu proporcionar uma leitura agradável, com desenvolvimento ágil e divertida. O grande destaque na narrativa de Dona Hermínia foi contar sua própria história em torno dos filhos Marcelina e Juliano, que ainda moram com ela e do ex-marido Carlos Alberto. A leitura deixou a sensação de um bate papo com desabafos, conselhos, críticas e sugestões, porém com muito humor. Confesso que fui lendo bem devagar para a leitura render alguns dias, pois estava bem divertida.

Afinal, as histórias da Dona Hermínia, na maioria das vezes são situações engraçadas, mas também, não deixa de dar aquela alfinetada com pontinha de verdade. Particularmente, gostei bastante do livro, pois sou fã da Dona Hermínia e durante a leitura a lembrança da personagem veio na mente com bastante tranquilidade. Enfim, sem mais delongas, Minha Mãe é Uma Peça é uma ótima oportunidade para matar saudade de Paulo Gustavo, além dos filmes. Pode ter certeza que vai encontrar uma leitura descontraída enquanto desfruta da sinceridade de Dona Hermínia, pois a essência da personagem está inteira no livro.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2024/01/minha-mae-e-uma-peca-paulo-gustavo.html
comentários(0)comente



Sarah587 09/04/2024

Que saudade
Ler esse livro é como ouvir a dona Hermínia (Paulo Gustavo), falando. Quanta saudade.

Dona Hermínia seria canceladíssima por suas falas bem complicadas ao mesmo tempo que fala muitas verdades.

No final, Freud explica, tudo o que ela projeta no outro tem nela mesma, desde o ódio até o amor.

Livro incrível, que a gente lê com quentinho no coração.
comentários(0)comente



lucca 27/02/2024

Li com a voz dele (como dona hermínia, no caso) na mente

ps: tenho dó da marcelina, toda hora a mãe lembrando que ela tá imensa, tadinha gente

quotes:

GENTE, EU FICO PASMA quando uma pessoa chega pra mim e diz ?minha vida daria um livro?. É, daria um livro, sim. Daqueles bem encalacrados, cheios de problemas, que em vez de ajudar deixa a pessoa mais maluca ainda.

Não pode ter medo de dizer ?não?. O mundo vai dar ?não? pro teu filho o tempo todo, a todo momento, a cada instante, gente. Então ele tem que aprender a receber ?não".

Ela respondeu: ?Ah, Hermínia, você vai dizer que eu tinha que bater na menina?? Falei: ?Nada disso! A solução é você levar uma coça, porque não pode ser dominada pela menina!? Palhaçada isso.

Vai comprar negócio falsificado, porque é o que o dinheiro tá dando pra comprar? Nunca na frente das crianças. Vai mandar a síndica à merda, porque ela tá enchendo o saco de todo mundo? Nunca na frente das crianças. Vai baixar música ou vídeo na internet? Aí tem que ser na frente das crianças mesmo, porque elas é que vão te ajudar nisso. Senão você não consegue.

Eu tava pensando sobre essa coisa de preconceito. É uma coisa engraçada, até, porque todo mundo diz que não tem. Mas todo mundo tem.

A pessoa que corre tá apressando a morte, tá correndo pra chegar na cova mais cedo. Eu sou boba?

Pior que a gente vê novela, vê filme, muda de canal setecentas vezes e só tem isso. Os personagens todos transam, menos a gente, que fica em casa vendo eles transarem.

Sabe como eu chamo animador em bar? Álcool.

Mas a história desse filme complica as coisas um pouco. A trama é que ela sai de Nova York pra comer, rezar e amar em outros lugares. Como se Nova York não tivesse comida, igreja e homem, né? Quer dizer, complicou à toa.

? É que eu sou heterossexual, Hermínia. Não quero corresponder ao seu assédio.
? O quê?!!! Eu não sou sapatão! I?m not big tennis!!!
comentários(0)comente



JessChandler 14/02/2024

Dona Hermínia como sempre
Muito divertido. Me tirou várias risadas. Melhor parte é a do currículo kkkk A coitada sofre muito com os ingratos dos filhos.
comentários(0)comente



Taylla.Costa 14/02/2024

A voz de Dona Hermínia
Uma leitura tão leve que mais parece um audiobook. A voz de Dona Hermínia ecoa em minha mente que em muitos pontos pensei já ter visto a "cena" que lia no filme.
comentários(0)comente



freitaskoober 31/01/2024

?????
Que saudade o Paulo Gustavo deixou!
O livro arranca risadas do leitor do início ao fim, simples e cativante, como o Paulo era.
Suas falas cheias de humor e tão comumente usadas por todas as mães no dia a dia ainda conseguem trazer profunda criatividade.
É uma arte.
De um grande artista.
comentários(0)comente



Vanessa 25/05/2023

Rir é resistência
Eu li esse livro inteiro só escutando a dona Hermínia falando, como se ela tivesse do meu lado. As vezes eu imaginava nós duas no sofá e ela contando sobre a vida dela. Bem engraçado e tem referência do filme no livro.
comentários(0)comente



Caroline Foletto 20/01/2023

Maravilhoso!
Ouvi a voz da Dona Hermínia do início até o fim desse livro!
Incrível como o Paulo Gustavo marcou o país! Era um gênio! Uma perda lastimável! Em tão pouco tempo fez história e se tornou imortal!
Esse livro traz histórias diferentes das do filme, no início ri demais, depois foi ficando mais morno.
Ainda assim, foi uma experiência ótima! Não sabia q existia e agora quero na minha estante!
Paulo Gustavo eterno! Obrigada por mais uma obra de arte!
comentários(0)comente



Sté 20/11/2022

Rir é um ato de ressistência.
Por ser muito fã desse grande ator e ver o filme minha mãe é uma peça várias e várias vezes, sempre quis ler e também presentear minha mãe com esse livro. Confesso, que esperava algo muito engraçado, mas poxa não achei. Sabe não foi um livro ruim, mas mediano. Teve algumas partes engraçadas, mas o filme supera. Algo que preciso pontuar que me incomodou muito foi a forma que dona Hermínia se refere ao peso de Marcelina. Por fim foi uma leitura boa, foi bom lembrar desse humorista incrível que nos deixou tão cedo.
comentários(0)comente



Carol Pita 05/10/2022

Paulo Gustavo ARTISTA
Já queria ter lido esse livro há muitos anos, mas nessa de empurrar com a barriga, infelizmente não temos mais esse grande artista que foi o Paulo Gustavo aqui. Foi uma mistura de sentimentos porque ao mesmo tempo que o texto é uma comédia super engraçada, a melancolia de lembrar a tragédia que se passou com ele me derrubou em alguns momentos. Principalmente durante a apuração, eu vendo tanta gente votando no homem que de certa forma foi responsável pela morte dele, também em alguns momentos em que a Dona Hermínia rasga diversos elogios pra Regina Duarte como Julia Roberts brasileira. Enfim... doeu ao mesmo tempo que me fez sorrir. E acho que isso é o que resume a arte ne? É entretenimento mas também é política, então talvez tenha sido um bom momento pra prestigiar essa obra afinal de contas. Paulo Gustavo vive e é através do legado que deixou pra gente! Não podemos deixar isso morrer!
comentários(0)comente



Jeh New 19/07/2022

Diversão que deixa saudades!
Primeiramente, é impossível não ler esse livro sem imaginar a voz da Dona Hermínia em sua cabeça! Livro rápido, divertido, memorável obviamente e com apenas um intuito: Te fazer dar boas risadas!!
Esse livro tem um lugar especial em meu coração, pois eu comprei quando fui assistir o 220 Volts ao vivo, marcando então a única e última vez que vi o Paulo Gustavo ao vivo. Um rapaz genial que deixa muitas saudades. Esse livro me traz um pedacinho de paz, pois me lembra dele e o quanto sou grato de tê-lo visto ao vivo.
comentários(0)comente



Roberta Jornalista 12/04/2022

PGFC
Como as resenhas abaixo disseram: ouvimos a voz da dona Hermínia ao ler este livro. Interessante como esta personagem marcou...
Paulo Gustavo (1978-2021) se foi durante esta pandemia horrorosa que vivemos, mas nos deixou uma obra tão engraçada quanto o filme homônimo.
Em “Minha mãe é uma peça” dona Hermínia conta, de modo cômico, as labutas diárias com os filhos, a empregada, consigo mesma, com os vizinhos e, óbvio, com o ex, Carlos Alberto. E tudo regado a muito humor, legado eterno deste mega comediante.
RIP PG!!! Matem a saudade sem moderação.
Jornalista Roberta
comentários(0)comente



Joyce.Mara 23/03/2022

É uma delícia de ler...
O livro traz toda a alegria e a comédia do Paulo Gustavo, uma leitura gostosa e triste por lembrar que ele se foi.
comentários(0)comente



oariellucas 13/11/2021

Perfeito...
Li alguns anos atrás e só lembrei agora vendo o filme. Simplesmente uma leitura incrível e extremamente engraçada. Recomendo!
comentários(0)comente



Giovanna 07/11/2021

Grande ícone
- Paulo Gustavo é um ícone que será sempre enaltecido em nossos corações! ?
- Me emocionei, dei MUITAS risadas...
- Vai fazer muita falta.
?Leitura rápida e super gostosa?
comentários(0)comente



71 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR