Deception Point

Deception Point Dan Brown

Resenhas - Deception Point

Fabi_Colaco 31/01/2024

Deception Point
Dessa vez Dan Brown não falou de nenhuma sociedade secreta e nem teve nenhum tipo de simbolismo, portanto meu querido Robert Lagdon não teve vez nessa trama como em Da Vince Code, Angels and Demons, Lost Symbol e Inferno, mas isso não diminuiu em nada sua capacidade de instigar curiosidade.

Esse livro é repleto de mistérios e conspirações, Rachel Sexton, uma analista de inteligência da NSA, se vê no centro de uma descoberta científica incrível: um meteorito no Ártico que supostamente contém provas de vida extraterrestre, uma grande descoberta da NASA, convenientemente anunciada num momento crucial, pois a NASA tornou-se o pivô de uma batalha entre o atual presidente, que a apoia, e seu adversário, o Senador Sedgewick Sexton, que usa o custo elevado da agência como arma política.

Caso o Senador ganhe as eleições, a NASA está à beira de ter uma grande redução no seu orçamento devido a repetidos erros e pouquíssimos acertos que justifiquem seu custo e o mercado privado de exploradores espaciais está ansioso por esse acontecimento pois pode vir a abocanhar o que a NASA vier a deixar de fazer.

À medida que Rachel mergulha mais fundo na investigação, descobre que essa trama vai muito além das aparências, onde pessoas são assassinadas e a verdade está oculta nas sombras de políticos ambiciosos, cientistas renomados e corporações poderosas. O que inicialmente parecia ser uma confirmação emocionante de vida fora da Terra, torna-se um perigoso jogo de enganos e manipulações, e Rachel terá que usar de toda a sua capacidade física, emocional e intelectual para desvendar essa trama, descobrir seus verdadeiros culpados e não ser também assassinada.

O Senador Sedgewick Sexton, pai de Rachel, uma pessoa totalmente sem escrúpulos até mesmo com a própria filha, e cego pelo desejo de se tornar presidente, mas ele não é o único com segredos sombrios. Sem querer decepcionar quem acha que já descobriu o culpado e responsável pelos assassinatos da história, já adianto que não é o Senador, tem gente bem pior que ele e você nem percebe durante todo o livro.

Em meio a tudo isso, Michael Tolland, o charmoso oceanógrafo e apresentador de TV, emerge como um aliado fundamental de Rachel, trazendo sua perícia para desvendar os mistérios do meteorito, ele foi o meu inteligente favorito desse livro.

A trama é uma montanha-russa de ação, dilemas éticos e mistérios científicos, onde a verdade é uma commodity rara. Dan Brown nos faz refletir sobre as mentiras que moldam nossa opinião, não apenas na política, mas em várias esferas da vida.

erbook 08/04/2020

Dan Brown é sempre uma boa pedida para relaxar um pouco, pois seus livros sempre trazem boas aventuras, com assuntos interessantes e suspenses de tirar o fôlego.

Em razão disso, resolvi ler o livro “Deception Point” no original, em inglês, com o intuito de aprimorar o idioma e aprender novas palavras. Para quem pretende ler em outra língua, sugiro a leitura no Kindle, pois se pode baixar o dicionário e verificar o significado das palavras com apenas um clique. No Brasil, o livro recebeu o título “Ponto de Impacto”, pela editora Arqueiro.

Pois bem, neste livro Dan Brown aborda aspectos da política norte americana, envolvendo a NASA, a Casa Branca, as forças especiais de operações táticas, bem como a NRO (agência de inteligência americana que constrói satélites e fornece informações para outras agências dos EUA).

Para não dar "spoiler", pois o livro possui o enredo muito bem desenvolvido e as histórias são bem entrelaçadas, menciono apenas o básico. No ano das eleições americanas, a NASA supostamente faz uma descoberta de grande impacto para a humanidade, que pode influenciar fortemente o resultado das eleições. No meio dessa trama, há assassinatos, casos de corrupção, espionagem, chantagens, bem como uso das agências de estado para fins escusos.

O livro segue o roteiro básico do Dan Brown, mas, de forma impressionante, sempre nos surpreende no final. Gostei!

Jonas 07/01/2016

LEIA!
Demorei bastente tempo para terminá-lo. Não vão achando que é porque ele é ruim, porque ele é maravilhoso. A questão é que eu li essa edição em inglês e por se tratar de um SciFi há muitos termos científicos que dificultam a leitura de falantes do inglês como segunda língua, como eu. E veja, já estudo inglês a mais de 4 anos.

Voltando ao livro...
O livro é eletrisante, cheio de reviravoltas do começo ao fim. Ele prende você e te instiga a pensar no que está havendo. Ele também é uma aula de ciência e de geografia. Dan Brown sabe como fazer uma boa história e tenha certeza que essa é mais uma de ótima qualidade.

Carmita Swire 30/10/2013

História muuuuuiiiito inconsistente. Só para leitores muito pouco exigentes.
Jonas 07/01/2016minha estante
Você claramente não conhece o método de escrita do Dan Brown. Esse é o segundo melhor livro dele que eu já li. Inferno é melhor, mas nem tão melhor assim. É uma aula de ciência, eu aprendi bastante com esse livro. O suspense é a melhor parte, ele sabe fazer um suspense como ninguém.

Carmita Swire 15/06/2017minha estante
Prezado Jonas, achei inconsistente porque a trama teria que ter envolvido centenas de pessoas para ser armada, o que tornaria difícil mantê-la em segredo: a tripulação do submarino que levou o "meteorito" para o Ártico e o lançou gelo adentro, os operadores do túnel de vento em que a rocha foi "maquiada" para parecer que havia entrado na atmosfesra terrestre e havia tido sua superfície modificada pelo calor, etc, etc, etc. O pessoal da NASA também é composto por cientistas e dificilmente tantos se prestariam a um conluio desse tipo. Dan Brown nunca fecha bem as pontas de suas histórias, por isso digo que só atende a leitores pouco exigentes.

crixeno 17/01/2013

Comentários
O livro é de prender você animado conferindo a estória do começo ao fim. Muito bom mesmo! Vale cada minuto, um fino prazer.

chorumelas 03/10/2009

não decepcionou
wow, o "tio dan" sabe escrever!
apesar de não ser o meu gênero preferido, esse livro me envolveu de tal forma que foi dificil larga-lo. como não li as obras mais populares do mesmo escritor (anjos e codigo) não posso compara-lo, mas posso dizer que se vc gosta de uma trama de suspense bem estruturada, teorias conspiratórias insanas e que mesmo assim acabam nos convencendo, além de personagens muito bem construidos e um toque de humor bem feito, vai gostar desse livro. acho que nunca vai vou pensar na NASA do mesmo jeito daqui pra frente. ;)
e, em tempo, depois de ler me diga se vc não achou o dr. corky um dos "sidekicks" mais engraçados dos últimos tempos! hehehe