Sapiens (eBook)

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1936 encontrados | exibindo 1 a 16

mariaarins 30/05/2024

Leitura necessária
Se fosse pra recomendar somente um livro pra qualquer ser humano, seria esse. Nada melhor que uma leitura com uma escrita super simples, com dados científicos, de questões necessárias pros dias atuais.
O capítulo sobre felicidade mesmo? sensacional!
O tipo de livro que voltarei em minhas anotações de vez em quando, com certeza.

10/10

Victor Montes 26/05/2024

História e questionamentos sobre a evolução da espécie
Leitura boa e muito interessante sobre a origem, evolução e possíveis futuros da nossa espécie. Muitas curiosidades e questionamentos sobre fatos que não costumam ser abordados nos livros e aulas de história tradicionais, proporcionando diversas reflexões ao leitor.

Julião 24/05/2024

Li pela segunda vez?
Terminei de reler esse livro hoje e foi uma experiência ainda fantástica como foi da primeira vez. Estava querendo ler os outros dois do Yuval Noah Harari (Homo Deus e 21 Lições para o Século 21), mas precisava revisitar alguns desses pensamentos antes de seguir para os próximos.

O que posso dizer desse livro? Ele é incrível, intenso. Harari nos leva por uma jornada através da história da humanidade, desde a evolução dos primeiros Homo sapiens até as revoluções cognitivas, agrícolas e científicas que moldaram o mundo moderno. A narrativa é envolvente e repleta de insights que nos fazem refletir profundamente sobre nossa própria existência e o futuro da humanidade.

Agora, com mais maturidade, consigo discordar de algumas conclusões ou interpretações que o Yuval apresenta, mas são detalhes mínimos comparados ao quanto esse livro agrega na reflexão sobre o homem. Por exemplo, algumas das suas visões sobre a Revolução Agrícola e a natureza humana podem parecer exageradas, mas ainda assim provocam uma discussão valiosa.

Adorei, vou continuar recomendando esse livro para todos e seguirei firme na leitura dos próximos volumes. Harari tem uma habilidade única de tornar complexos temas históricos e científicos acessíveis e fascinantes para pessoas como eu, leitores comum.

Anderson_Candido 23/05/2024

Sapiens
Esta foi uma leitura prazerosamente interessante. A escrita ácida do autor - Harari - trás uma leveza e humor nas páginas, facilitando a leitura e a deixando mais digerível.

A leitura é super interessante e nada tediosa. Aprendi bastante.

Existem partes realmente dolorosas de serem lidas, principalmente na crueldade do Sapiens que, muitas das vezes, nos passa despercebido no dia a dia.

Ótima leitura! Ansioso para ler a sua continuação ?Homo Deus?

Gabriel.Abech 23/05/2024

Baita visão macro, do todo.
Incrível a sintetização que o Harari fez nesse livro, reunindo informações biológicas, históricas e científicas que cercam o passado (e o futuro) humano.

Como estudante de linguística e literatura, achei sensacional os capítulos que falam do surgimento da linguagem, dos mitos. Também me chamou atenção as referências literárias que Harari colocou na obra (Gilgamesh, Frankenstein, Hamlet?), enfatizando o papel fundamental que a literatura exerce na busca de tentarmos nos entender e como certas obras carregam consigo dilemas centrais da condição humana.

Foi revelador compreender como certos eventos históricos ocorreram: surgimento da agricultura, união imperialismo-ciência, grandes navegações chinesas, queda dos impérios asteca e inca, influências deixadas quando impérios caem ou são expulsos?

vini 22/05/2024

A primeira parte do livro achei show de bola mas, Senhor, a partir dos capítulos sobre imperialismo o autor induz o leitor a uma narrativa imperialista e eurocentrica super bem escrita. Inclusive, leitura super fluida e reflexões importantes, necessárias e didáticas, mas, assim, acho que esse livro ser super popular e com uma nota tão alta diz muito mais sobre a falta de interpretação crítica dos leitores somada à escrita pedagógica e fluida do Harari.

Pachec.o 22/05/2024

Sapiens sapiens sapiens
É um livro bastante informativo ? não de modo maçante. De forma que durante a leitura cheguei a me perguntar se o autor seria formado em história, economia, teologia ou biologia para se aprofundar tanto em tantas áreas diferentes. Mas a verdade é que não há como analizar a história de forma completa se você só se aprofundar em temas específicos; é necessário dar um passo para trás.

O cotidiano é diversificado. E a vida humana também é.

Não é um livro fácil de ler. Não porque a escrita não seja excelente. Não porque seja muito detalhista.

É difícil daquela forma que sempre é quando olhamos para o passado e pensamos no futuro.

Man Filho 20/05/2024

Bom próximo do razoável
Como tentativa de capturar e representar a conturbação, incoerência, contradição, dispersão e estados mentais - hora esperançoso e hora apocalíptico - da natureza humana, é um bom exercício. Faltam referências para a construção das principais ideias narrativas... é quase uma conversa de bar. Esperava encontrar um livro com caráter mais científico e sério, porém, está muito longe dessa expectativa. É um bom livro, não mais do que isso.

Lessandra2 17/05/2024

Um livro típico de toda a prateleira
Esse é um livro que sem sombra de dúvidas todo ser humano moderno deve ter na sua prateleira. É um clássico da atualidade, que tem como temática principal o progresso da humanidade. Ele aborda acontecimentos históricos alinhados cronologicamente e com explicações sucintas sobre cada fato, traz uma visão sobre as 3 revoluções da humanidade: a cognitiva, a científica e a agrícola.
É um livro que também faz parte das minhas releituras, pois preciso revê-lo com uma visão crítica um pouco mais madura.

Estefania 15/05/2024

Que livro incrível! Nos dá uma visão geral e clara de para onde estamos caminhando no sentido evolutivo. Quantas questões a serem aprendidas. Todos deveriamolee esse livro ao menos uma vez na vida.

Gih 14/05/2024

Sapiens
Li meramente para uma aula na faculdade e mds q chatice sem fim. Metade do livro é só "encheção" de linguiça

Caneira Martins 14/05/2024

Ótimo livro. Sucinto, preciso e bastante inspirador para fazermos uma reflexão do que é ter-se humano.

Vanessa2114 10/05/2024

Intrigante
"Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", é uma obra que se destaca por sua capacidade de envolver e intrigar o leitor desde as primeiras páginas. O livro nos leva por uma jornada fascinante através da história da nossa espécie, desde o surgimento dos primeiros Homo sapiens na África até a complexidade das sociedades contemporâneas. O livro é habilmente escrito, combinando uma narrativa fluente com insights profundos sobre a evolução humana, economia, política e cultura.

No entanto, apesar de sua base em estudos científicos e históricos, "Sapiens" não está livre de parcialidade. Harari apresenta suas interpretações e visões pessoais como se fossem verdades absolutas. Enquanto ele traz à tona argumentos e dados importantes, a obra também reflete uma quantidade significativa de opinião pessoal e parcialidade, o que pode levar o leitor a questionar a objetividade do autor em certos pontos.

Em resumo, "Sapiens" é uma leitura envolvente e estimulante, que oferece uma perspectiva ampla sobre a história humana. No entanto, é essencial manter uma postura crítica diante das afirmações do autor, distinguindo entre o que é fato científico e o que é opinião pessoal.

Luana.Domanski 08/05/2024

Recomendo a leitura. O livro resume bastante a evolução da humanidade, e a parte mais interessante é justamente os capítulos que tratam sobre o passado.

Alex 08/05/2024

Imperdível
Todas as pessoas deveriam ler este livro. As reflexões que o autor nos traz são indescritíveis. Além de agregar muito sobre a história da humanidade, nos faz pensar qual será o nosso futuro.

1936 encontrados | exibindo 1 a 16