Os Próprios Deuses (eBook)

Os Próprios Deuses (eBook) Isaac Asimov

Resenhas - Despertar dos Deuses

moki 14/06/2022

Criativo e satisfatório
Uma leitura agradável e empolgante cheia de criatividade, gera um sentimento de curiosidade e satisfação com personagens interessantes mas que poderiam ser mais aprofundados.

Gabriele.Bauer 26/05/2022

Contra a estupidez os próprio deuses lutam em vão?
Meu primeiro livro do Asimov e, nossa, que livro foi esse!. Primeiramente, acho importante dizer que ficção científica não é meu gênero literário favorito, na verdade só tinha lido Duna, mas um dia quando estava vagando pela Amazon achei "Os Próprios Deuses" e fiquei muito interessada, principalmente por conta da frase "a melhor forma de solucionar um problema é ignorando sua existência". Demorei para realmente me engajar na leitura, mas chegou um momento em que eu realmente não queria parar de ler e ansiava para entender o que estava acontecendo e como ia terminar. Acho importante ressaltar que eu não sou fã de física, sempre foi a matéria que tive mais dificuldade e que menos gostava, isso obviamente não interferiu a minha leitura, mas também não vou fingir que entendi tudo que foi escrito sobre a Bomba de Elétrons e o seu funcionamento- claro que o essencial foi compreendido. Gostei muito da mudança de cada parte do livro, sempre alternando entre civilizações diferentes, os para-seres, os lunares e os humanos, e mostrando seu modo de viver, sua tecnologia e como todos estão conectados. História ótima, escrita impecável.

Diego 27/03/2022

Incomum
Trata-se de um livro bem interessante!
Com alguns pequenos arroubos psicanalíticos, uma grande viagem criativa sobre criaturas em um universo paralelo, enfim.
Trata também levemente sobre diferenças entre pessoas e preconceitos daí decorrentes.
O final que eu achei um pouco forçado e abrupto, lembrou um pouco aqueles livros ou filmes que deixam um porta aberta a uma continuação.

RhD 26/03/2022

Deslumbrante
É incrível como Asimov faz conjecturas fantásticas com base em elementos científicos e consegue criar um enredo envolvente e imprevisível. Foi um livro que me fez viajar e que no fim me prendeu de forma sem precedentes. Sem falar nas cenas de sexo entre seres de outros universos. Bem indecentes hehe Five stars.

jessylins 22/03/2022

Asimov
Contra a estupidez os próprios deuses lutam em vão? Os Próprios Deuses é o exemplo mais contundente do que vem a ser uma ficção científica.
Talvez o gênero se misture um pouco com a fantasia, mas isso não é de todo ruim, no entanto, a ficção científica tem sua peculiaridade, ela expõe questionamento, reações e ações humanas diante de uma perspectiva onde há uma influência direta de ações científicas, seja por meio de estilos de vida modificados pela ciência, seja por teorias baseadas na ciência ou aquele ar de se estar lendo um livro de ciência.

Thaise @realidadeliteral 21/02/2022

Contra a estupidez nossos próprios deuses lutam em vão?
Essa frase que é parte uma citação extraída da peça “A Donzela de Orleans”, do escritor alemão Friedrich Schiller, escolhida por Asimov para nomear sua obra e as 3 partes desse livro, bem distintas entre si, ilustra bem o sentimento que vamos encontrar nas páginas dessa obra.

Essa história tem tamanha magnitude que fica difícil resumi-la aqui, mas vou tentar. Tudo começa em um laboratório na terra quando um radioquímico medíocre, Frederick Hallan, percebe que dentro de um frasco que estava esquecido em sua mesa não havia mais tungstênio e sim uma matéria desconhecida não existente na terra. Essa “descoberta” é responsável por uma revolução no suprimento de energia da terra por meio de uma “Bomba de Eletróns” criada para possibilitar aos terráqueos estabelecer uma troca de substancias com o para-universo, que é de onde vem a matéria nova que é enviada, teoricamente, pelos para-homens. Acontece que essa troca entre universos pode causar o colapso de ambos e o fim da humanidade. Entretanto, todos os cientistas que descobrem isso e tentam alertar às autoridades são silenciados por Hallan que se tornou uma figura importante e tirânica da terra e que não quer perder seu lugar de prestígio não deixando assim a verdade ser revelada.
“A forma mais fácil de solucionar um problema é negar sua existência.”

Desde o começo da leitura somos absorvidos pela narrativa genial de Asimov, que nos prende do início ao fim numa trama envolvente e cheia de mistério. É incrível como o autor consegue imaginar situações e seres complexos e fascinantes e ao mesmo tempo tratar de assuntos que parecem muito fáceis de acontecer a qualquer momento.
Vamos acompanhar o árduo trabalho dos personagens para evitar uma catástrofe apocalíptica e torcer para tudo dar certo no final mesmo com Hallan tentando impedir a todo custo que isso aconteça, apenas para manter sua fama e pode - qualquer semelhança com Brasil de 2022 não é mera coincidência. A trama é muito bem amarrada, só senti falta de uma interação entre os terráqueos e os para-homens na conclusão, mas o final me surpreendeu muito, não imaginava o que aconteceu. Ou seja, além de tudo fui mais uma vez feita de trouxa por Asimov, e claro, amei mais ainda a leitura por isso.

Vencedor dos prêmios Hugo e Nébula, Os próprios deuses era, segundo ouvi dizer, o livro favorito de Asimov, e se o mestre falou a gente só assina embaixo e se delicia com o prazer de poder ler esse livro incrível!

Marciano.Silva 20/02/2022

Os Próprios Deuses
Meu escritor favorito sem duvida, com criatividade com certeza muito a frente do seu tempo recomento com com certeza. Mais na minha opinião não tem relação direto com a séria "Fundação ou a seria dos Robôs.

from my window 06/02/2022

Um misto de coisas boas e coisas ruins
Sou Muuuito fã do asimov, mas esse livro me decepcionou um pouco, principalmente, na segunda parte parecia que eu tava lendo um livro diferente. Além disso, o asimov se empolgou muito na descrição de mundo dessa vez, o que deixou o meio pro final do livro bem massante, apesar de na parte três dá uma melhorada ainda acho que ele descreveu muito muito o povo da lua e como eles viviam.

Em relação a parte da ciência eu gostei muito, ainda acho que é o livro mais complexo do asimov nesse quesito, então se vc não gosta muito de física talvez esse livro não seja pra você(o asimov tem outras ficções científicas bem mais leves pra esse público). Mas se vc for como eu, louco pela física, pega esse livro, porque pra mim esse foi o ponto alto do livro a construção de ideias tá bem diferente do que estamos acostumados e tem umas sacadas muito geniais.

Pedro.Henrique 04/02/2022

Os Proprios deuses
Apesar do meio ter sido difícil inicialmente, o conjunto completo de temas, personagens, ciência e entretenimento, esse livro se tornou uma das mais prazerosas experiências que eu tive lendo um livro.

(Hallam e Neville deviam se casar, é o que eu digo)

Henrique 02/02/2022

Um livro bom
"Os próprios Deuses" trata da "criação" da bomba de elétrons e suas consequências tanto no universo padrão quanto no para-universo. Recomendo, mas não é um livro que se destaca tanto pela história(a segunda parte do livro é uma doidera boa ksksk).

Chumbinho 20/01/2022

Uma história tripartida
Bem ao estilo Asimov, a história se divide em 3. Independentes e interligadas como sempre. Isso não é um spoiler, acredito, pois no índice já dá pra ver que o autor segue seu padrão.

A segunda história é de uma beleza incrível. Ela, sozinha, já seria um livro e tanto! A descrição da espécie alienígena, revelada em detalhes sutis ao longo da leitura, delicia o leitor. O desfecho desta parte é impressionante da mesma forma. Digo seriamente, por estes motivos, que esse livro entrou pra minha lista dos 10 mais. Asimov gostava muito dele também.