Os Próprios Deuses (eBook)

Os Próprios Deuses (eBook) Isaac Asimov

Resenhas - Despertar dos Deuses

Dhalila 05/01/2022

Bom mas nem tanto
Esse é o primeiro livro que leio do Asimov e sim li somente pela capa.
A obra é dividido em três partes. A primeira segue um jovem doutor e sua tentativa de destruir a reputação do Pai da Bomba. É uma fofoquinha deliciosa, mas o personagem principal é um saco e estava torcendo contra.
A segunda parte acontece no para-universo e é muito boa. A ideia que o Asimov desenvolve me faz lembrar do Sagan ao falar que talvez não achamos ainda vida fora da terra porque procuramos de acordo com os nossos padrões terráqueos
A terceira parte parece q foi feita na correria. É chata, tem um suspensinho, mas nada que deixe você tão conectado quanto as outras. Mesmo eu DEVORANDO a última parte, a achei a mais fraquinha.
Vale a pena ler o livro porque o autor é um dos pais do Sci-Fi, é uma leitura fácil e não enfadonha. Tirando isso, não é um livro 5 estrelas.

emiliapsouza 05/01/2022

Algo diferente do que estava acostumada...
Depois de ler a trilogia da Fundação e O Fim da Eternidade, eu me acostumei com um estilo do Asimov, diferente do que vi em Os Próprios Deuses. Não é que eu não gostei, mas inicialmente me causou estranheza e essa estranheza perdurou até o fim da leitura.

O livro consiste em três histórias que ocorrem em momentos diferentes, mas que são interligadas por um único fator: energia. É a energia que vai ditar praticamente tudo o que ocorre na história.

O título do livro faz referência à uma frase que diz: ?Contra a estupidez, os próprios deuses lutam em vão?? e as três partes do livro são divididas de acordo com a frase. Minha parte preferida foi a primeira, "Contra a estupidez..." as outras duas não foram tão boas assim pra mim, mas gostei!

No geral, foi uma boa leitura e uma boa conclusão. Esperava mais em termos de desenvolvimento de alguns personagens e mais explicações sobre algumas coisas que ocorreram na trama. Mas gostei por ser Asimov!! ?

Gabriel.Chiquito 04/01/2022

"Que luta contra a estupidez seja finalmente vitoriosa"
Logo de cara eu já vou elogiar a imaginação do Asimov, que nesse livro estava inspirada, e também por fazer uma estória que tem o mérito de colocar a estupidez humana como a grande vilã que é.

Como a maioria dos livros do bom doutor, esse tem uma boa base científica para se apoiar e então entrar na ficção de uma forma que não pareça simplesmente viagem na maionese. A estória é composta por alguns arcos, que inicialmente parecem separados, mas acabam se mostrando somente partes que acontecem em lugares ou períodos diferentes. As diferenças de cenário, personagens e motivações entre os arcos é onde o autor trabalha a imaginação de forma muito boa e consegue resultados maravilhosos.

Mas, em minha opinião, o final deixou a desejar, e as mudanças de objetivo e direção da estória acabaram com um final que não satisfez toda a motivação que surgiu com o problema inicial, acabou sendo algo ok. E como sempre, temos mais um romance ruim do bom doutor, mas que, felizmente, recebeu pouco destaque na trama.
Fred 04/01/2022minha estante
Nunca escreveu sobre "extra terrestres", aí qdo escreve, escreve a coisa mais bizarra que já li kkkkkk Não digo o livro em sí, mas os personagens que ele criou aí.
De tudo que eu já li dele, esse foi o que menos gostei

Gabriel.Chiquito 04/01/2022minha estante
Eu gostei justamente por ser tão criativo, mas eu quase não consegui ter uma imagem na cabeça de como seriam por ser tão bizarros assim kkkkkkkkk

Marcio 29/12/2021

Alucinante e louco.
Achei diferente de tudo que já tenha lido Isaac Asimov, três historias em uma , ou uma história divida em três, é um livro cheio de física e ciência como não tem em outros que tenha lido, por isso deva ser o preferido do autor, foi uma ideia inovadora que o leitor irá gostar e como já é normal não espere muita ação.

mclara.88 26/12/2021

Ok
Li uma das melhores histórias da minha vida nesse livro, ao mesmo tempo que me arrastei pra terminá-lo.

Sylanne 23/12/2021

Atemporal
Se tem uma coisa que esse livro é, é atemporal. Amei como Asimov trata de assuntos que na época eram tabus de uma forma tão fluída. A relação entre os personagens, as sociedades apresentadas, tão diferentes mas com pontos e questionamentos importantes ainda hoje. Foi uma leitura lenta pra mim, mas nem um pouco desgostosa, acho que é uma história que tem seu tempo certo pra desenvolver e o plot twist que tem por volta da metade pro final, onde uma revelação muito importante é feita, é muito bom, me fez devorar o final. Enfim, recomendo de mais, Asimov é genial!

Jeronimo8 21/12/2021

Tão medíocre quanto Hallam
Nunca achei que ficaria tão decepcionado com um livro de Asimov. Ele é inteiramente feito de um lenga-lenga científico que parece que só foi colocado para que o escritor pudesse se exibir com seu vasto conhecimento. Monótono, repetitivo, repleto de diálogos expositivos e com um final de doer na alma de tão brega, Os Próprios Deuses é tão prepotente que beira ao ridículo.

Decepcionante é a palavra chave. Decepcionante pois sou apaixonado pelas outras obras de Asimov que li. Decepcionante pois a premissa do livro era incrível e o segundo ato é simplesmente fantástico, nunca antes tendo experienciado algo igual. Mesmo assim, toda a criatividade, mistério e fantasia estabelecidos previamente caem por terra no terceiro ato.

É muito triste como uma história com tanto potencial, ao invés de ser aproveitada, foi usada apenas como base para que o autor pudesse dissertar sobre teorias científicas no horroroso terceiro ato. Nele, foca-se não mais em imergir o leitor na narrativa, como nas primeiras partes, mas sim em explicar tudo, tudo, tudo, tudo através de diálogos expositivos. A regra dourada "Show, don't tell" é quebrada incontáveis vezes, tornando o livro irritante, chato e repetitivo.

brasiliyear 14/12/2021

Os Próprios Deuses
"Os Próprios Deuses" foi o primeiro livro que li do Asimov e foi realmente amor a primeira página. Eu já reli este livro tantas vezes e em todas elas eu consigo me surpreender de uma maneira diferente.
Esse livro acabou se tornando meu livro preferido, justamente por ter me proporcionado uma experiência inesquecível e apaixonante durante minha introdução ao mundo da robótica (principalmente pelo segundo ato da história).
Asimov se tornou meu autor favorito e este livro acabou se tornando meu ponto de paz, então sou muito suspeita a comentar sobre o livro, porque acho ele simplesmente perfeito!

Rafael467 05/12/2021

Do que fala ?os próprios deuses??
Os próprios deuses fala sobre: inveja, burocracia, egoísmo, briga de interesses e alienação.

Tudo isso sob a perspectiva de um drogado sob efeito de psicotrópico, recomendo a todos.

Leticia 01/12/2021

Adorei
O autor não dá nada de mão beijada nesse livro... Você vai entendendo conforme vai lendo, ou não ?.Eu amei a forma com que as coisas faziam sentido ao poucos, mesmo a parte pesada de ciência dá ora ter uma noção.

Fora que ele sabe fazer personagem escroto e sabe fazer um bom barraco também.

Toda historia que leio do asimov tem muita ciência mas também é inovadora. O mais importante é que sempre vem com uma mensagem atual, a ciência não esta nem ai para o você acha que é verdade, ou quer que seja a verdade. Negar não faz com que o problema suma. Me lembrou muito algumas pessoas com relação ao covid.
É atual e muito bom.!!

Laísa 18/11/2021

Me interessei pelo livro mais por ser um romance do Asimov do que pelo tema em si. O livro me surpreendeu, não esperava nada parecido em como se desenrolou a história!! Confesso que para quem está começando no gênero sci-fi é um livro difícil, com muita teoria e um romance/história mais em segundo plano. Mas, depois que li alguns comentários sobre como o livro é muito mais uma crítica ao lado sombrio da academia, todo o livro passou a fazer muito mais sentido!! É interessante, tem altos e baixos não posso negar, porém os momentos altos do livro são muito bons e te prendem com aquele jeito que só o Asimov sabe escrever.

Henrique.Alves 14/11/2021

Asimov, nunca decepciona
Uma ficção científica de alto nível (talvez não recomendável pra leitores iniciantes) o começo é um pouco monótono mas no recorrer a trama que se desenvolve empolga e enlaça vc, se você é fã de ficção científica que envolva conceitos de física quântica e ciências sociais essa obra é pra você

Deco 30/10/2021

Contra a estupidez, os próprios deuses lutam em vão.
Os críticos da obra de Asimov sempre focavam em dois aspectos fundamentais: a falta de seres extraterrestres, e a excessiva racionalidade dos seus personagens, ou seja, a falta de interações sentimentais e sexuais entre eles.

Incomodado, o bom doutor decide escrever "the gods themselves". Fugindo do seu já complexo e bem formado universo de robôs, império e fundação, nos maravilhando com a sua capacidade criativa, produz uma nova temática multidimensional, com a presença de alienígenas física, sexualmente e emocionalmente complexos, cujo ciclo de vida é totalmente diverso do nosso.

A história contada na obra é simplesmente incrível, impecavelmente escrita, e traz um tema que sempre existiu e sempre existirá, "a narrativa de interesses". Como convencer alguém sobre algo que lhe desagrada? como contar uma má noticia e faze-la ser aceita?
O ser humano não enxerga o que não lhe interessa, pois, "contra a estupidez, os próprios deuses lutam em vão".

A cada livro que leio, Asimov parece ainda mais genial.

Bruno 05/10/2021

Infelizmente não funcionou
Primeiro livro do Asimov que não gostei. A idéia geral do livro é interessante, mas não consegui me prender a nenhum dos personagens. Acredito que a execução ficou confusa.

Sarmentox 27/09/2021

O mais fraco que li do Asimov até agora mas ainda é bom
Fiquei com uma sensação ruim de livro inacabado por causa da historia da segunda parte do livro, onde na minha opinião é o ápice disparado, onde o Asimov faz aquelas viagens dele com coisas muito abstratas. Enquanto isso, a primeira e ultima parte são apenas normais em relação ao que o Asimov já apresenta em outros livros