A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Laila.Esteffany 09/02/2024

Um espetáculo de imersão cultural em meio a uma aventura+
+fantasmagórica (perdão pelo trocadilho).

Eu simplesmente amei esse livro. No começo, eu senti que foi um pouco mais lento, mas, com o passar das páginas, a narrativa vai se construindo de uma forma muito instigante, bonita e muito sensível.

Eu adoro a temática de usar elementos da cultura chinesa, sua mitologia e entidades, e construir uma fantasia muito singular, é de um capricho impressionante. Há uma atmosfera diferente quando você abre o livro e é carregado pelas palavras, história, acontecimentos e ações. Claro que, muito isso se dá devido a sua ambientação fantástica!

Um pouco sobre do que se trata o livro: a família Pan está a beira da falência e, um dia, o patriarca da família faz a seguinte proposta para sua única filha: se ela aceita ser uma noiva fantasma.

Eu gosto da protagonista, Pan Li Lan, gosto da sua jornada de amadurecimento, entendo as suas escolhas e, mesmo havendo alguns aspectos que me incomodavam, eu conseguia saber de onde vinham aquelas escolhas e atitudes.

Acho que tem alguns personagens que funcionam mais do que outros, alguns são mais interessantes e outros, menos. Mas, há um personagem que é simplesmente incrível e me conquistou facilmente pelo seu carisma e personalidade singular. Eu não vou dizer quem é, para não comprometer a narrativa, mas vou dar uma dica: ele usa um grande chapéu de palha chinês.

Enfim, fiquei muito contente de ter lido essa história e recomendo muito que outras pessoas leiam também. É muito interessante, principalmente porque sai do eixo EUA-EUROPA de livros, então, vale a chance por isso, também.

PS: recomendo que leia com um instrumental chinês tradicional, é maravilhosamente imersivo.

Dede 08/02/2024

Diferente e interessante
Eu amo conhecer novas crenças e culturas, então achei esse livro incrível! Super interessante ver o jeito que "o mundo dos mortos" é representado e a conexão que as almas mantém com suas famílias. Sobre o romance em si, achei o conflito meio chatinho, houve algumas reviravoltas interessantes mas que demoraram muito para se iniciarem, o que deixou a leitura meio lenta e me desanimou um pouco. Sobre o final, achei bem "aleatório" mas gostei bastante, já estava torcendo para isso acontecer desde que ele surgiu na história.

Caikoski 15/01/2024

Entre História e Mitologia
Yangsze é imperdível, A Noiva Fantasma é facilmente minha ficção favorita, o modo como a autora constroi a narrativa incluíndo elementos reais da história da Malásia e elementos folclóricos sempre me surpreende, bem como as reviravoltas que acontecem ao longo da história.

Uma história de aventura e romance pela mitologia budista e pela Malásia do século XIX. Recomendo A Noite do Tigre também, ambos são sensacionais.

E a Darkside arrasou na edição.

Lu Salles 15/01/2024

Simplesmente uma leitura incrível, onde autora conseguiu trazer um livro tão cheio de sentimento e cultura. Amei as referências e até pesquisei pra saber se descobrir sobre os assuntos. Livros que te fazem querer buscar sobre as suas referência são ótimos. A história é muito boa e a jornada da personagem é muito surpreendente. Super recomendo!

Michelle.Possani 14/01/2024

De aquecer o coração muito fofo e romântico 😍🤗
Conta a história de Li lam uma menina da cidade de malaca hoje a atual Malásia.
A história se passa no ano de 1893.
Li lam se vê prometida para um noivo da família mais rica da região família Lim o noivo é o lim Chiang,detalhe ele já é falecido.Pratica comum na época para acalmar e deixar felizes espíritos. E também dar segurança a mulheres e famílias.
Uma das partes mais interessantes do livro e saber sobre essas culturas e costumes.
Também é prática da época queimar oferendas para que essas cheguem aos espíritos como por exemplo queimar um carro desenhado em papel ele chegaria no além para o morto ao qual foi ofertado.entre outras curiosidades.
Gostei demais dessa leitura super indico.
Voltando a história sem spoiler rsrs
Em determinado momento a Lilian que fica muito impressionada por ter sido prometida em casamento a um morto adoece. E fica em uma espécie d coma o seu espírito sai do corpo e ela não consegue voltar d imediato ,então vai viver algumas aventuras e decifrar problemas e enigmas nesse mundo espiritual.....
Super recomendo amei ......

site: Leitora apaixonada canal you tube

Bia~* 10/01/2024

Cansativo
Li o e-book. Várias vezes vim conferir quantas páginas tem a edição física, porque era inacreditável esse livro ter menos de 500 páginas e não render desse jeito. Lia muito, e parecia que não saía do lugar.
A história é interessante. Apresenta a visão de uma cultura oriental sobre a morte e a vida após, com toques de criatividade da autora. Um longo conto de fantasmas e superstições.
Mas eu pensei que fosse ser mais fixo na realidade - já que as noivas fantasmas são uma tradição real de países do Estreito, embora bastante raras. Achei que fosse ser uma história meio Herdeiras do Mar. Então me frustrei um pouco.
O texto não é muito visual na maior parte e quando descreve situações de ação, por exemplo, dá uma ênfase que faz momentos curtos parecerem longuíssimos, ou ressalta coisas que a personagem principal pensa que nunca mais vão acontecer como se, para sempre, realmente não tivessem mais ocorrido. É difícil até de explicar o que me incomodou. Pode ser, ainda, falha de tradução - o que seria uma pena!
Enfim, penso que há histórias muito melhor delineadas e mais prazerosas de acompanhar. Mas também não tiro o mérito de originalidade e certa criatividade, então não é de todo ruim. Não sei se recomendo, acho que não.

Gabi 25/12/2023

GRITOS INTERNOS.
Foi uma releitura. A 1a vez que li, não achei tao bom como achei da 2a. Tudo nesse livro tem uma aura mágica e fantasmagórica. Até no final você tem dúvidas do que realmente vai acontecer e de como vai acabar.
Li Lan, a protagonista, no começo é meio bobinha, mas você percebe que ela vai adquirindo a inteligência das ruas, sabe?! Até porque ela passa muito tempo vagando no mundo dos mortos.
Enfim, é gostoso acompanhar a evolução dela, os amores indo e vindo, as emoções, as descobertas, as decepções.
Ela sai transformada da jornada, e nós também ???

floramarya 21/12/2023

A noiva? Correu do altar.
Que sabor delicioso, esse livro comprei no aeroporto, paguei horrores mas valeu cada centavo. A cosmologia do leste asiático com o romance, meudeus, que coisa mais linda. Não consegui assistir a série da Netflix pois sinto que foge demais do livro e o livro pisa muito. O livro tem plot até da roupa que a personagem usa, surpresa pra todo lado e eu amei!

Priscila.Damiani 19/12/2023

@ler.terapia
  ?...Alguém que morra de amor pode retornar como uma assombração.?

A noiva fantasma é um livro macabro, romântico e sobrenatural. Me peguei aos suspiros, tanto pelo suspense quanto pelo leve toque de romance.

O livro tem como plano de fundo Malaca, o terceiro menor estado da Malásia e conta a história de Lin La, uma jovem de uma família renomada porém falida.

Lin La é prometida para se casar com um rapaz, Lim Tian Ching, de uma família muito rica que pode tirar seu pai e sua família do fundo do poço. A única questão é o quão macabro pode ser esse acordo.

O enredo nos proporciona embarcar numa aventura sobrenatural no mundo dos vivos e mortos. Com direito a cabeças e boi, espíritos famintos, parentes presos na planície dos mortos e até mesmo deidades.

Numa história envolvente, passeamos por toda cultura do sudeste asiático. Tanto regional, como culinário, crenças espirituais e diversas curiosidades. O que torna a leitura riquíssima e muito proveitosa.

Os personagens me cativaram muuuito, super desenvolvidos e complexos. Amah, com seu amor e sua rabugentice acolhedora. Er Lang, com todos seus mistérios e surpresas. O velho Wong, que apareceu na melhor hora, rs.

Uma leitura divertidíssima, apesar de dar um medinho às vezes. Amei conhecer a escrita de Yangsze Choo e com certeza vou assistir a adaptação que virou uma série da Netflix.

Super indico!!

Alerta de gatilhos com o tema: suicídio, drogas

"Aquele não era o jeito que eu planejava morrer, mas que seja . Não podia esperar vencer todas as batalhas. Na verdade, eu já perdera a guerra, nessa vida."

Ryna.Fernandes 04/12/2023

O livro tem uma ideia geral interessante, mas peca no desenvolvimento dos personagens e do enredo e acaba ficando muito raso.

Achei que o livro não foi muito fluido pra ler e não entendi diversas escolhas da protagonista.

Achei o final abrupto e preguiçoso, é como se a Autora tivesse uma ideia do que queria contar, enrolou bastante, mas não teve interesse em aprofundar os personagens ou construir um desfecho sólido.

Sofia.Eternal 30/11/2023

Muito bom.
Gostei muito do romance ambientado na Malaia de finais do século 19.
Uma história de fantasmas, intrigas e conspirações.
A personagem Li Lan, a protagonista, está muito bem construída.
Há muito que não lia um romance contemporâneo bem escrito.

Akemi 03/11/2023

Gostei bastante
Então eu gostei bem mais do que esperava, mas tenho enormes ressalvas. A historia é legal, a personagem é basicamente forçada a investigar a morte de seu """noivo""" que a visita em sonhos, (sendo que ela é apaixonada por outro), Li Lan precisa lidar com uma teia gigante de brigas familiares de uma familia que ela caiu de parquedas, tendo diversas descobertas até sobre sua propria familia - e toda a investigação acontece quando Li Lan vai para o mundo dos mortos.
Eu demorei bastante pra terminar essa leitura, empaquei no meio, quando cheguei nos 40% parecia que a historia não ia pra lugar nenhum. Acho que a historia fica bastante focada no caminho pra resolver tal assunto, mas quando o momento da resolução chega eles resolvem em 10 segundos. Me incomodou um pouco que basicamente não teve desenvolvimento amoroso,Tian Bai é gentil e ela se apaixona, Er Lang foi sarcastico por 10 minutos e a menina se apaixonou e ai não temos desenvolvimento nenhum desse triangulo amoroso e nem depois da escolha de Li Lan, sabe o que aconteceu? Como é a vida dela depois da escolha dela?

Mesmo com varios momentos querendo largar de mão alguma coisa na historia me pegou e eu acabei ficando e gostando mesmo, minha maior ressalva foi realmente o final, foi tudo corrido e pouco aprofundado diferentemente do resto do livro.

Kell 01/11/2023

Um livro mágico
Eu to simplesmente apaixonada por esse livro. Ele tem uma cultura, escrita é ritmo bem diferente do que eu to acostumada mas que me deixou completamente apaixonada por essa cultura. É um livro sobre uma jornada muito muito interessante e que em determinado momento parece que pode ir pra todo lado possível kkkk

Naviskys 23/10/2023

Péssimo
Apesar de curtir conhecer culturas diferentes, achei que o livro foi muito arrastada e com história nada a ver, e os personagens são todos sem sal! Enfim não gostei