Brasil: Os Frutos da Guerra

Brasil: Os Frutos da Guerra Neill Lochery

Resenhas - Brasil: Os Frutos da Guerra

Marcello.Pacheco 30/06/2021

Boa Leitura
Mas um bom registo histórico sobre uma época muito pouco conhecida pelos brasileiros. O livro da luz a política externa e anseios econômicos de um país subdesenvolvido, diante de um cenário de Guerra Mundial. Muito interessante. O brasileiro precisa urgentemente saber mais sobre seu passado. Os erros se repetem incessantemente, quase que em looping.

LeandroBurla 26/02/2016

Um excelente relato da época
Esbarrei com este item numa livraria e, numa rápida conferida na "orelha", percebi que era um material diferente. Os livros sobre o período da guerra possuem foco no combate propriamente dito, mas não no embate político. Também me atentei ao fato de não ser escrito por um brasileiro. Isso é refletido na neutralidade da abordagem, não sendo tendencioso a qualquer lado do embate nacional. O autor passa de forma concisa por todas as etapas desta importante fase na história mundial e brasileira. O conteúdo é bem organizado, de uma forma levemente romanceada, tornando a experiência da leitura mais prazerosa, apesar de soar redundante em alguns momentos.
É um livro relativamente curto em páginas, mas recheado de conteúdo. Um parágrafo possui um valor agregado significativo e os capítulos trazem uma carga de informação tão grande que pausei a leitura e me vi forçado a reler alguns momentos pra retomar "o fio da meada".
Por não ser carregado de aspectos técnicos e ter uma abordagem simplista, é uma excelente recomendação aos fãs de história da guerra e da história do Brasil, tanto para os que querem conhecer o tema quanto para os que buscam mais conhecimento.

Tiago Queiroz 31/01/2021

Resumo em uma palavra: formidável
Há muito tempo eu não lia um livro tão empolgante.
O autor destrincha a condução política do Brasil durante a Segunda Guerra, levada a cabo por Vargas e Oswaldo Aranha, seu ministro das relações exteriores, e com a assistência de sua filha Alzira.
Ele pontua cada passo da política externa adotada, bem como os resultados esperados com cada uma.
Dentre os pontos abordados, ele fala das deliberações para decidir qual lado beneficiaria mais o Brasil, a fundação da CSN, a colaboração do Brasil na guerra, os acordos comerciais celebrados, a aproximação com Hollywood, o fornecimento de armas ao Exército tanto pela Alemanha quanto pelos EUA, entre muitos outros.
Ele aponta também claramente não só os acertos, mas também os erros de Vargas; não só o que o Brasil ganhou com a guerra, mas também o que deixou de ganhar.
O texto é bem escrito, tem o ritmo certo, tem o tamanho ideal, nem curto e nem longo de mais. A história é em grande medida uma história de gabinetes e burocratas, tendo tudo para ser enfadonha, mas o autor soube escrever uma história interessante e dinâmica.
Enfim, eu gostei muito do livro, recomendo fortemente e acho uma leitura imprescindível para qualquer um que se interesse pelo tema.

joaoaranha 15/10/2017

Ótimo passeio pela história do Brasil.
Neill Lochery faz uma pesquisa incrível sobre o andamento da era Vargas em "Brasil - Os Frutos da Guerra", da Intrínseca, facilitando o nosso entendimento de que "a realidade brasileira ainda é um prolongamento crepuscular das trevas ditatoriais". Recomendado.

Marielle6 03/05/2019

Esclarecedor
Enriquecido em detalhes, esse livro faz uma abordagem que apesar de histórica, não trata apenas da guerra em si, mas no contexto social e político vivido na época; o que nos faz entender um pouco dos acontecimentos gerados e seus impactos no país ao que se refere a era vargas e sua tomada de decisões no período de guerra e pós guerra.

Neto.Antonelli 08/10/2023

A transformação em meio ao Caos
Alguns dados do Brasil antes da Guerra são apresentados, mostrando o quanto havia de atraso no país.

Então começa a delinear a Segunda Grande Guerra e acompanhamos as decisões, as dificuldades e passamos também a ver os ganhos e perdas.

Um livro escrito em linguagem fluida e com acompanhamento próximo do Governo.

Excelente opção para conhecer esse período por uma visão de fora, que foge da paixão e ódio que a figura de Vargas carrega.