Star Wars: Provação

Resenhas - Star Wars

1 | 2 | 3 | 4

Marcos Pinto 11/08/2015

O Universo Expandido pode ser incrível
Quando li Herdeiro do Império, eu atribui a esse livro nota máxima no Skoob, visto a facilidade que o livro teve para me ganhar. Ao ler Kenobi, saí ainda mais satisfeito da leitura e mantive a nota máxima. Agora, após terminar de ler Provação, precisarei de seis estrelas, porque as cinco do Skoob não serão suficientes.

Mesmo após muitos anos, Lando continua o mesmo homem obstinado e empreendedor. Dessa vez, está trabalhando na retirada de minerais valiosos de asteroides em uma das regiões mais perigosas da galáxia. Contudo, piratas começam a praticar roubos na região, levando cargas inteiras de artigos já minerados, e vendendo no mercado negro.

Lando, exasperado com a possibilidade da perda de seu lucro, pede ajuda a Han e Leia para combater tais piratas. Contudo, ao chegarem para socorrer o velho amigo, a princesa Leia, agora uma poderosa Jedi, sente que o lado sombrio pode estar envolvido de alguma maneira nos acontecimentos. E o que parecia apenas uma ação pirata se torna uma ameaça em potencial para a toda a galáxia.

“Kaeg abertamente baixou a mão por debaixo da mesa e Han tentou não estremecer. Insinuar violência era geralmente péssima ideia quando se estava em desvantagem e cercado. Mas pelo menos estava se sentindo melhor em relação à história do garoto. Podia entender dívidas de jogo. Ele mesmo já tivera algumas e a dívida explicava por que Kaeg estava tão ansioso para sair da Estação Brink” (p. 26).

Se há algo que ninguém pode reclamar é que não tenha ação nessa obra. Com uma pegada alucinante do começo ao fim, o leitor fica ávido pelo que vai acontecer a seguir e grudado em cada detalhe das batalhas muito bem descritas. Além disso, o autor também ganha pontos por expandir as formas de batalhas, começando pelos tradicionais sabres de luz e armas de laser, passando por massacres em massa (não posso dizer o modo como isso é feito) e terminando com droides assassinos.

Entretanto, nem só de ação se faz uma obra incrível. E, para alcançar esse status, Troy Denning apostou no aprofundamento dos personagens. Como Han, Leia, Luke e Lando já estão bem mais velhos, percebemos claramente um amadurecimento deles em relação aos filmes. As atitudes são mais acertadas; os pensamentos, mais coesos; e a forma de agir é mais inteligente. Além disso, o autor ainda reveste a vivência deles de dramas pessoais, o que os torna muito mais humanos e os deixam mais próximos do leitor.

Como cereja do bolo, o autor não nos deixa órfãos de bons vilões. E melhor, dessa vez são dois! Extremamente inteligentes, cruéis e com sede de vingança, essa dupla simplesmente deseja dominar a galáxia e disseminar uma boa dose de terror por aí. Para isso, usam dos métodos mais escusos e das torturas mais dolorosas. E, se depender deles, não deixarão pedra sobre pedra.

“Leia sentiu um caroço se formar em seu peito. Havia uma certa alegria na voz de Han que ela nunca gostara de ouvir, um entusiasmo louco que vinha apenas quando ele decidia tentar algo maluco e perigoso do qual não seria dissuadido” (p. 128).

Se o autor fez a sua parte para entregar aos leitores um livro incrível, a editora Aleph também a fez. A obra conta com uma capa incrivelmente bela e que retrata bem os personagens, inclusive sua idade mais madura. Além disso, a diagramação está muito confortável, além de bonita, o que ajuda a proporcionar uma ótima leitura. Não obstante, a revisão e a tradução estão ótimas também.

Por ser fã do universo Star Wars, sou um pouco suspeito para afirmar isso: mas vocês precisam ler essa obra! Ela é envolvente, dinâmica e cheia de ação. E ainda dá até para tirar algumas críticas sociais leves do livro. Também dá para ler independente de ter assistido aos filmes. Ou seja, não há desculpas. Aposte nesse livro, você não irá se arrepender.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/10/resenha-provacao.html

Fernanda 11/08/2015

Resenha: Provação:
CONFIRA:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/08/resenha-provacao-troy-denning.html

Nerd Geek Feeli 31/07/2015

Creio que a ação constante, que lembra os melhores momentos da primeira trilogia, agradará a maioria dos leitores. Mas também pode ser um pouco cansativo. Não há imersões psicológicas notáveis ou narrativas contextualizantes.

[...]

A edição brasileira é impecável. Possui arte exclusiva, com o logo de Star Wars envernizado, vem com uma marcador em forma de sabre de luz e tem página dupla com uma ilustração da Millennium Falcon orbitando um planeta em cada separação dos capítulos. Para fã nenhum botar defeito!

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://nerdgeekfeelings.com/2015/07/03/livro-star-wars-provacao-resenha/

phendragon 30/07/2015

UM BRINDE AOS AMIGOS
Resenha do livro: STAR WARS PROVAÇÃO
autor: TROY DENNING
editora: EDITORA ALEPH
404 PÁGINAS

Essa é a primeira vez que leio um livro de STAR WARS. Já li quadrinhos, já vi os filmes umas dezenas de vezes, já vi os desenhos, já joguei várias aventuras, mas foi a primeira vez que li um livro.

Antes de falar do texto, vou falar sobre a qualidade do livro. DEUSES!!! O livro é lindo do começo ao fim. A cada capitulo, duas páginas pretas, com estrelas e um planeta e uma Millennium Falcon (a nave do capitão Han Solo). Esse é o símbolo supremo de Star Wars que nunca pode faltar.

O escritor, Troy Denning conseguiu trazer para o livro o mesmo clima dos filmes, aquelas pausas dramáticas com cenas espaciais, quase consigo ver o filme enquanto leio, ouvir os barulhos dos sabres de luz em combate e tudo mais. Sensacional!!!!

A história, é o roteiro que será usado para o filme 7, que estreia no fim do ano nos cinemas. Claro que o filme vai abordar muitas informações, como a vida de Han Solo e de sua mulher, a Princesa Léia. A família que formaram, seus filhos e tudo o que houve. Também vai abordar a vida de Luke Skywalker o grão mestre da Ordem Jedi, seu casamento, seus filhos e os dramas.

O livro Provação é a última aventura de todos estes personagens e seus descendentes e amigos. Claro que o livro é um spoiler sem fim, de histórias que antecederam ele, então, claro que ler o livro, me fez ficar com agua na boa pra ler outras sagas anteriores (e já estou providenciando isso).

Para quem gosta de Star Wars, como eu, ler o livro não é um acesso a spoiler do filme, na verdade, o filme tem seu valor: Ver tudo o que foi lido em ação. Já li os quadrinho se sabia de tudo que ia ocorrer, então não foi muita surpresa.

Mas se você não conhece nada de Star Wars, a não ser os filmes, então, essa é uma leitura do tipo ame ou odeie. Não há nada de ruim, entenda, mas como eu disse, o livro trás muitos spoilers de fatos que constam em outros livros. E você terá que ler esses outros livros, para entender todas as circunstâncias que levaram os personagens onde estão, dentro desta história.

Quer saber se recomendo? CLARO!!! O livro é muito bom e realmente indispensável para aquela pessoa que se acha fã de Star Wars.

QUE A FORÇA ESTEJA COM TODOS VOCÊS!!

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/07/star-wars-provacao-troy-denning.html

Jack 23/07/2015

40 anos depois...
Primeiramente, se você não está minimamente por dentro do que rola no Universo Expandido após O Retorno de Jedi e não gosta de spoilers, esse livro não é para você - pelo menos não agora. Não se preocupe, esse livro não deve conter spoiler do sétimo filme da franquia por ser um “Legends” (não canon), mas por estar beeeem adiantado na linha do tempo do UE - se passa 40 anos depois de O Retorno do Jedi - você acaba dando de cara com o destino de personagens que mal tinham dado as caras em O Herdeiro do Império. Eu, que tenho pânico de spoilers, teria ficado muito puta bastante contrariada se já não soubesse consideravelmente os rumos do UE. Assim, minha sugestão é: analise se você está pronto para ler esse livro agora ou prefere aguardar para inteirar-se mais sobre o destino da Nova República e seus personagens.
Para mim, que adoro o casal Han e Leia, sem sombra de dúvidas o melhor do livro é o entrosamento dos dois, que depois de quatro décadas casados desenvolveram tamanha cumplicidade que palavras se tornam supérfluas mesmo em momentos de grande tensão - o que não falta nesse livro. Sério, esses dois são lindos *-----* Fora isso, Leia como uma Cavaleira Jedi com décadas de experiência é algo que merece a atenção. Na boa, ela é tããão badass que é impossível não ser fã, eu tieto mesmo. E, como era de se esperar, ela e Luke são uma dupla e tanto, trabalham com uma harmonia que dá gosto de ver. Juntos essa equipe é inspiradora.
O livro também conta com a ilustre presença de muitos personagens queridos de longa data, sendo Lando Calrissian, como sempre, um show à parte. Além disso, espere encontrar muitos do famoso universo expandido que também têm seu momento para brilhar no livro. No entanto, os vilões criados por Denning não me convenceram completamente e me pareceram um pouco forçados e caricatos. Marvid e Craithus, dois irmãos da raça Columi, são basicamente dois empresários alienígenas cabeçudos e ridiculamente inteligentes, cuja a ambição é colocada como uma ameaça potencialmente maior do que a que o próprio Império já foi um dia, chegando ao ponto de eles desdenharem abertamente do Emperador Palpatine - Bitch, please… Odeie o cara, mas respeite seus feitos e maleficência.
O livro tem um ritmo bastante acelerado e que empolga a princípio, tirando o fôlego com ação seguida de ação, mas depois de um tempo a minha leitura já não rendeu tanto. Denning demonstra uma insistente alegria em ferir nossos heróis e depois recuperá-los com o aparentemente intuito de prepará-los para um pouco mais de sofrimento logo em seguida. Em pouco tempo você até se acostuma com o padrão e já não se assusta mais.
Em resumo, é um livro não mais do que interessante e até mesmo divertido até certo ponto, mas mesmo eu que sou novata no UE posso dizer que não é um dos melhores. Basta comparar com O Herdeiro do Império, que é muitoooo mais convincente, empolgante e envolvente. Vale a pena conferir? Até vale, mas com tantos lançamentos de SW, sinceramente eu diria que você pode postergar essa leitura sem grandes preocupações. O final, devo admitir, foi um tanto quanto decepcionante e eu particularmente estou feliz de ter terminado esse livro para, finalmente, poder começar “Star Wars: A Ascensão da Força Sombria”, sequência da trilogia Thrwan. Enquanto isso, que a Força esteja com você.

site: http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/2015/07/resenha-star-wars-provacao-troy-denning.html

Café & Espadas 07/07/2015

Resenha Star Wars - Provação
A Orla Exterior está um tanto agitada. Quase quarenta anos após a vitória da Aliança Rebelde sobre o Império, Lando Calrissian enfrenta uma situação delicada com alguns piratas espaciais, que conturbam as atividades de sua nova refinaria.

Mas o que Lando nem imagina é a grande e complexa conspiração que está se formando por trás destes ataques, e nem os planos terríveis oriundos das duas mentes por trás da TEG – Tecnologia de Exploração Galáctica, uma grande empresa que aos poucos vem devorando todos os mercados possíveis dos mais diversos ramos.

Lando não imagina todo o complô, mas o fareja e, assombrado com as proporções gigantescas que iminentemente essa situação irá tomar, ele recorre a ajuda de seus velhos amigos, o trio icônico da saga Star Wars: Luke Skywalker – agora Grão-Mestre Jedi –, Leia Solo – agora uma Cavaleira Jedi – e Han Solo, que dispensa apresentações.

Provação de Troy Denning é o terceiro lançamento relacionado à saga publicada pela Editora Aleph esse ano e, mais uma vez, ela não decepciona e nos entrega um trabalho editorial com o Q de qualidade ao qual estamos acostumados: ótima diagramação, revisão quase impecável e uma capa daquelas que daria um pôster simplesmente maravilhoso.

Há muitos pontos que devem ser mencionados nessa obra que, assim como Kenobi, fogem um pouco ao “lugar comum” da atmosfera de Star Wars. Um desses, e que o leitor irá notar de primeira vista, é a citação de vários acontecimentos – alguns assombrosos – que ocorreram nesse intervalo de quase quarenta anos, entre O Retorno de Jedi e a trama de Provação. Mas isso tem a sua explicação.

Esse livro é um derivado de uma série de outros livros do universo expandido chamada Fate of The Jedis (nove livros no total), série escrita por Aaron Allston, Cristie Golden e pelo próprio Troy Denning. A série foi publicada somente no exterior e está recheada de informações importantes como a trágica história da família Solo, a aparição da Sith Vestara Khai – que está presente neste volume – e seu envolvimento com o filho de Luke, Ben Skywalker e muito, muito mais.

Desnecessário dizer que o ideal seria esses livros terem sidos lançados por aqui primeiramente, junto com a série Legacy of The Force – cujo os eventos ocorrem ainda antes de Fate of The Jedis. Assim o leitor não ficaria tão perdido diante de tanta informação nova, mas com um pouco de esforço é possível acompanhar a leitura muito bem.
Passado este primeiro impacto, podemos mergulhar um pouco mais na roupagem proposta por Denning para a chamada “última aventura para Han, Leia e Luke”.

Provação possui escrita e enredo ágeis, com uma trama que se desenrola rapidamente e prontamente assumindo um aspecto de thriller de ação quase ininterrupta.

A obra consegue tratar alguns assuntos interessantes no começo – como a cautela da Academia Jedi com os seus padawans – mas não dá uma continuidade e já engrena novas revelações que desencadeiam consequência terríveis para Luke e seus aliados.

A medida que avançamos na leitura, conhecemos um pouco mais dos vilões Marvid e Craethus Qreph, dois irmãos Columi que, mesmo com o físico limitado e obtuso em relação ao padrão de vilões imponentes da saga, se mostram atraídos pela ideia de dominar a galáxia monopolizando primeiramente a sua economia e movidos pelos combustíveis de sempre: vingança e cobiça.

O autor faz valer o título de sua obra. Arrisco-me em dizer que em nenhum outro livro ou filme veremos Luke, Leia e Han serem tão maltratados e feridos como nesta história. É nessas horas que sempre a Força entra em ação, mas nem sempre durante essa história ela estará do lado de nossos heróis.

Provação não chega a ser um livro ideal, otimamente estruturado em sua essência, mas ele rende boas sequencias de ação e diverte o leitor que busca por isso em uma leitura de Star Wars. Talvez os aficionados que busquem algo mais original como o que vimos em Kenobi podem se frustrar levemente pela mecânica da narrativa e pelo pecado dos excessos de situações calamitosas e transcedentais.

Porém, Denning conseguiu elaborar uma narrativa funcional e sólida, com o trio icônico naquela famigerada sincronia que podemos ver nos filmes. E isso é o melhor que este livro tem a oferecer: as lendas da galáxia em ação novamente.

site: http://cafeespadas.com/?p=3212

Murilo 05/06/2015

Um bom livro do Universo Expandido.
Antes de falarmos sobre a trama da obra, gostaria de elogiar a Editora Aleph por mais uma belíssima capa, eles estão caprichando nas capas dos seus lançamentos e, nos livros de Star Wars não poderia ser diferente. A diagramação está perfeita, mas notei alguns poucos erros de tradução, em uma página Luke é chamado de Lucas (O.o), mas além desse pequeno detalhe, nada que atrapalhe a diversão da leitura.

Os vilões apresentados na obra são diferentes do que estamos acostumados a ver na saga, eles não são grandes guerreiros ou usuários da força, são dois irmãos de uma raça chamada Columi. Os indivíduos dessa raça são conhecidos por serem pequenos, terem a cabeça enorme e um corpo atrofiado que mal consegue sustentar a cabeça, fazendo com que os Columi precisem de um aparato robótico, chamado de energicorpo, para poder se movimentar. Muita gente pode não gostar do fato de os vilões serem desprovidos de força física, mas particularmente eu achei bem interessante, pois todas suas decisões são tomadas baseadas em sua inteligência (que os Columi têm muito a mais do que os humanos), e isso é muito legal, pois mostrou que o autor não teve medo de arriscar criar um desafio diferente.

Podemos notar também que Denning buscou um pouco de inspiração no autor J.R.R. Martin (não preciso citar suas obras né?), pois durante quase o livro inteiro os personagens estão no meio de alguma trama, batalha e diversas situações que os colocam em grande perigo e por algumas vezes eles até sofrem ferimentos pesados. Isso também é interessante, pois através desse tipo de narração, nós conseguimos sentir um pouco a sensação de perigo que os personagens estão tendo. Pena que o autor provavelmente não foi autorizado a matar nenhum dos personagens clássicos para ficar bem estilo Martin (hehe, brincadeira...).

O único ponto negativo é com relação ao lançamento dessa obra antes do término da trilogia de Thrawn, pois acabamos tendo alguns spoilers do destino de personagens importantes, eu particularmente não me importei, por já conhecer grande parte, mas um leitor que seja novato no universo expandido pode não gostar.

Star Wars: Provação é mais um livro da saga que é essencial para os fãs, com uma trama diferente e atrativa, mas aos Padawans do universo expandido eu recomendo que antes de ler essa obra, procurem terminar pelo menos a Trilogia de Thrawn.

site: www.nerdbucks.com.br

1 | 2 | 3 | 4