Star Wars: Provação

Resenhas - Star Wars

1 | 2 | 3 | 4

@solitude_e_books 23/05/2021

Meu Instagram Solitude_e_books
Provação é um romance que se passa quase quarenta anos após os acontecimentos de Star Wars - Episódio Vl, aqui reencontramos grandes personagens que tanto amamos e que marcaram gerações como os velhos amigos, Lando Calrissian, Han Solo, Leia e Luke. Mesmo sendo esse um livro massacrado pela crítica confesso que foi um dos melhores que li até então, isso se pensar que este é um livro não canônico ou seja não respeita os acontecimentos dos filmes, séries e animações, faço questão de frisar isso pois até eu fiquei cheio de dúvidas quanto a vários acontecimentos narrados aqui.

Ao contrário dos outros livros que li aqui o inimigo não se trata do império e sim de dois irmãos gênios capazes de propagar um verdadeiro genocídio para concretizar seus ideais e isso passa por uma vingança pessoal contra Han Solo devido a acontecimentos de infância dos irmãos. Eles não vão parar por nada, para controlar o lucrativo comércio de mineração da Orla Exterior - e finalmente toda a economia galáctica, mas em seus caminhos se encontra nada mais que Lando Calrissian que não os dará vida fácil nessa empreitada.

Foi uma leitura agradável no geral, eu recomendaria para fãs novos e antigos.

Nota no Skoob 4.0/5.0
Mireille 24/05/2021minha estante
Eu gostei muito desse livro tb!

@solitude_e_books 28/05/2021minha estante
Bem ousado

@pedroh_fmendes 24/12/2020

Para amantes da saga.
É um livro legal. Bem escrito e com uma história boa.
Não é um livro para iniciantes na saga, pois tem muitas coisas e citações que precisa de um pouco de conhecimento para saber, mas nada que estrague a experiência tbm.
Antonio 21/02/2023minha estante
Qual seria um livro pra começar??

@pedroh_fmendes 21/02/2023minha estante
Antônio, eu começaria com os filmes clássicos ou os livros que tratam sobre os filmes, para entender sobre o coração da franquia. Só então eu começaria a aprofundar nos legends ou livros cânone.

Ju Ioshi 28/11/2020

Tão bom que enrolei pra terminar
Nossa recomendo demais para qualquer um que já tenha um carinho por sw!

Me fez desejar que os personagens tivessem tido desfechos diferentes nos filmes, sabe? Enfim... O baile segue, e eu acho que a principal coisa que você pode esperar desse livro é a criatividade.

Por diversos momento eu parei e me perguntei de onde tiraram todas aquelas ideias! O universo expandido legends de sw é realmente muito rico e o autor realmente sabe usar muito bem os recursos desse universo!

É interessante sentir também que os personagens realmente saem da zona de conforto e passam por situações de perigo reais. Já aviso que o autor não liga pros seus sentimentos e vai te fazer passar nervoso sim k

Por fim, outro ponto que eu amei experienciar foi como o autor escreve. A dinâmica das cenas de ação é impecávellll porque o mundo tá caindo e você visualiza a toda a situação direitinho, nossa que satisfação! Outro ponto também é que esse livro é uma aventura gigantesca, e apesar de acontecer mil e uma coisas, você não se perde porque está tudo amarradinho s2

Se você tiver a oportunidade, leia com certeza!! Entrou na estante como meu novo favoritinho de sw! Junto com Kenobi, é claro (sempre #1 no meu coração)
Tupã 16/02/2021minha estante
Legal ver vc falar sobre Kenobi...acho que vou atrás. Amei a trilogia Thrawn e amei provação! Vou pro Kenobi hehe

Ju Ioshi 03/03/2021minha estante
Essa trilogia é mt boaaa nossa você vai amar Kenobi!!!

Murilo 05/06/2015

Um bom livro do Universo Expandido.
Antes de falarmos sobre a trama da obra, gostaria de elogiar a Editora Aleph por mais uma belíssima capa, eles estão caprichando nas capas dos seus lançamentos e, nos livros de Star Wars não poderia ser diferente. A diagramação está perfeita, mas notei alguns poucos erros de tradução, em uma página Luke é chamado de Lucas (O.o), mas além desse pequeno detalhe, nada que atrapalhe a diversão da leitura.

Os vilões apresentados na obra são diferentes do que estamos acostumados a ver na saga, eles não são grandes guerreiros ou usuários da força, são dois irmãos de uma raça chamada Columi. Os indivíduos dessa raça são conhecidos por serem pequenos, terem a cabeça enorme e um corpo atrofiado que mal consegue sustentar a cabeça, fazendo com que os Columi precisem de um aparato robótico, chamado de energicorpo, para poder se movimentar. Muita gente pode não gostar do fato de os vilões serem desprovidos de força física, mas particularmente eu achei bem interessante, pois todas suas decisões são tomadas baseadas em sua inteligência (que os Columi têm muito a mais do que os humanos), e isso é muito legal, pois mostrou que o autor não teve medo de arriscar criar um desafio diferente.

Podemos notar também que Denning buscou um pouco de inspiração no autor J.R.R. Martin (não preciso citar suas obras né?), pois durante quase o livro inteiro os personagens estão no meio de alguma trama, batalha e diversas situações que os colocam em grande perigo e por algumas vezes eles até sofrem ferimentos pesados. Isso também é interessante, pois através desse tipo de narração, nós conseguimos sentir um pouco a sensação de perigo que os personagens estão tendo. Pena que o autor provavelmente não foi autorizado a matar nenhum dos personagens clássicos para ficar bem estilo Martin (hehe, brincadeira...).

O único ponto negativo é com relação ao lançamento dessa obra antes do término da trilogia de Thrawn, pois acabamos tendo alguns spoilers do destino de personagens importantes, eu particularmente não me importei, por já conhecer grande parte, mas um leitor que seja novato no universo expandido pode não gostar.

Star Wars: Provação é mais um livro da saga que é essencial para os fãs, com uma trama diferente e atrativa, mas aos Padawans do universo expandido eu recomendo que antes de ler essa obra, procurem terminar pelo menos a Trilogia de Thrawn.

site: www.nerdbucks.com.br

Café & Espadas 07/07/2015

Resenha Star Wars - Provação
A Orla Exterior está um tanto agitada. Quase quarenta anos após a vitória da Aliança Rebelde sobre o Império, Lando Calrissian enfrenta uma situação delicada com alguns piratas espaciais, que conturbam as atividades de sua nova refinaria.

Mas o que Lando nem imagina é a grande e complexa conspiração que está se formando por trás destes ataques, e nem os planos terríveis oriundos das duas mentes por trás da TEG – Tecnologia de Exploração Galáctica, uma grande empresa que aos poucos vem devorando todos os mercados possíveis dos mais diversos ramos.

Lando não imagina todo o complô, mas o fareja e, assombrado com as proporções gigantescas que iminentemente essa situação irá tomar, ele recorre a ajuda de seus velhos amigos, o trio icônico da saga Star Wars: Luke Skywalker – agora Grão-Mestre Jedi –, Leia Solo – agora uma Cavaleira Jedi – e Han Solo, que dispensa apresentações.

Provação de Troy Denning é o terceiro lançamento relacionado à saga publicada pela Editora Aleph esse ano e, mais uma vez, ela não decepciona e nos entrega um trabalho editorial com o Q de qualidade ao qual estamos acostumados: ótima diagramação, revisão quase impecável e uma capa daquelas que daria um pôster simplesmente maravilhoso.

Há muitos pontos que devem ser mencionados nessa obra que, assim como Kenobi, fogem um pouco ao “lugar comum” da atmosfera de Star Wars. Um desses, e que o leitor irá notar de primeira vista, é a citação de vários acontecimentos – alguns assombrosos – que ocorreram nesse intervalo de quase quarenta anos, entre O Retorno de Jedi e a trama de Provação. Mas isso tem a sua explicação.

Esse livro é um derivado de uma série de outros livros do universo expandido chamada Fate of The Jedis (nove livros no total), série escrita por Aaron Allston, Cristie Golden e pelo próprio Troy Denning. A série foi publicada somente no exterior e está recheada de informações importantes como a trágica história da família Solo, a aparição da Sith Vestara Khai – que está presente neste volume – e seu envolvimento com o filho de Luke, Ben Skywalker e muito, muito mais.

Desnecessário dizer que o ideal seria esses livros terem sidos lançados por aqui primeiramente, junto com a série Legacy of The Force – cujo os eventos ocorrem ainda antes de Fate of The Jedis. Assim o leitor não ficaria tão perdido diante de tanta informação nova, mas com um pouco de esforço é possível acompanhar a leitura muito bem.
Passado este primeiro impacto, podemos mergulhar um pouco mais na roupagem proposta por Denning para a chamada “última aventura para Han, Leia e Luke”.

Provação possui escrita e enredo ágeis, com uma trama que se desenrola rapidamente e prontamente assumindo um aspecto de thriller de ação quase ininterrupta.

A obra consegue tratar alguns assuntos interessantes no começo – como a cautela da Academia Jedi com os seus padawans – mas não dá uma continuidade e já engrena novas revelações que desencadeiam consequência terríveis para Luke e seus aliados.

A medida que avançamos na leitura, conhecemos um pouco mais dos vilões Marvid e Craethus Qreph, dois irmãos Columi que, mesmo com o físico limitado e obtuso em relação ao padrão de vilões imponentes da saga, se mostram atraídos pela ideia de dominar a galáxia monopolizando primeiramente a sua economia e movidos pelos combustíveis de sempre: vingança e cobiça.

O autor faz valer o título de sua obra. Arrisco-me em dizer que em nenhum outro livro ou filme veremos Luke, Leia e Han serem tão maltratados e feridos como nesta história. É nessas horas que sempre a Força entra em ação, mas nem sempre durante essa história ela estará do lado de nossos heróis.

Provação não chega a ser um livro ideal, otimamente estruturado em sua essência, mas ele rende boas sequencias de ação e diverte o leitor que busca por isso em uma leitura de Star Wars. Talvez os aficionados que busquem algo mais original como o que vimos em Kenobi podem se frustrar levemente pela mecânica da narrativa e pelo pecado dos excessos de situações calamitosas e transcedentais.

Porém, Denning conseguiu elaborar uma narrativa funcional e sólida, com o trio icônico naquela famigerada sincronia que podemos ver nos filmes. E isso é o melhor que este livro tem a oferecer: as lendas da galáxia em ação novamente.

site: http://cafeespadas.com/?p=3212

Jack 23/07/2015

40 anos depois...
Primeiramente, se você não está minimamente por dentro do que rola no Universo Expandido após O Retorno de Jedi e não gosta de spoilers, esse livro não é para você - pelo menos não agora. Não se preocupe, esse livro não deve conter spoiler do sétimo filme da franquia por ser um “Legends” (não canon), mas por estar beeeem adiantado na linha do tempo do UE - se passa 40 anos depois de O Retorno do Jedi - você acaba dando de cara com o destino de personagens que mal tinham dado as caras em O Herdeiro do Império. Eu, que tenho pânico de spoilers, teria ficado muito puta bastante contrariada se já não soubesse consideravelmente os rumos do UE. Assim, minha sugestão é: analise se você está pronto para ler esse livro agora ou prefere aguardar para inteirar-se mais sobre o destino da Nova República e seus personagens.
Para mim, que adoro o casal Han e Leia, sem sombra de dúvidas o melhor do livro é o entrosamento dos dois, que depois de quatro décadas casados desenvolveram tamanha cumplicidade que palavras se tornam supérfluas mesmo em momentos de grande tensão - o que não falta nesse livro. Sério, esses dois são lindos *-----* Fora isso, Leia como uma Cavaleira Jedi com décadas de experiência é algo que merece a atenção. Na boa, ela é tããão badass que é impossível não ser fã, eu tieto mesmo. E, como era de se esperar, ela e Luke são uma dupla e tanto, trabalham com uma harmonia que dá gosto de ver. Juntos essa equipe é inspiradora.
O livro também conta com a ilustre presença de muitos personagens queridos de longa data, sendo Lando Calrissian, como sempre, um show à parte. Além disso, espere encontrar muitos do famoso universo expandido que também têm seu momento para brilhar no livro. No entanto, os vilões criados por Denning não me convenceram completamente e me pareceram um pouco forçados e caricatos. Marvid e Craithus, dois irmãos da raça Columi, são basicamente dois empresários alienígenas cabeçudos e ridiculamente inteligentes, cuja a ambição é colocada como uma ameaça potencialmente maior do que a que o próprio Império já foi um dia, chegando ao ponto de eles desdenharem abertamente do Emperador Palpatine - Bitch, please… Odeie o cara, mas respeite seus feitos e maleficência.
O livro tem um ritmo bastante acelerado e que empolga a princípio, tirando o fôlego com ação seguida de ação, mas depois de um tempo a minha leitura já não rendeu tanto. Denning demonstra uma insistente alegria em ferir nossos heróis e depois recuperá-los com o aparentemente intuito de prepará-los para um pouco mais de sofrimento logo em seguida. Em pouco tempo você até se acostuma com o padrão e já não se assusta mais.
Em resumo, é um livro não mais do que interessante e até mesmo divertido até certo ponto, mas mesmo eu que sou novata no UE posso dizer que não é um dos melhores. Basta comparar com O Herdeiro do Império, que é muitoooo mais convincente, empolgante e envolvente. Vale a pena conferir? Até vale, mas com tantos lançamentos de SW, sinceramente eu diria que você pode postergar essa leitura sem grandes preocupações. O final, devo admitir, foi um tanto quanto decepcionante e eu particularmente estou feliz de ter terminado esse livro para, finalmente, poder começar “Star Wars: A Ascensão da Força Sombria”, sequência da trilogia Thrwan. Enquanto isso, que a Força esteja com você.

site: http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/2015/07/resenha-star-wars-provacao-troy-denning.html

phendragon 30/07/2015

UM BRINDE AOS AMIGOS
Resenha do livro: STAR WARS PROVAÇÃO
autor: TROY DENNING
editora: EDITORA ALEPH
404 PÁGINAS

Essa é a primeira vez que leio um livro de STAR WARS. Já li quadrinhos, já vi os filmes umas dezenas de vezes, já vi os desenhos, já joguei várias aventuras, mas foi a primeira vez que li um livro.

Antes de falar do texto, vou falar sobre a qualidade do livro. DEUSES!!! O livro é lindo do começo ao fim. A cada capitulo, duas páginas pretas, com estrelas e um planeta e uma Millennium Falcon (a nave do capitão Han Solo). Esse é o símbolo supremo de Star Wars que nunca pode faltar.

O escritor, Troy Denning conseguiu trazer para o livro o mesmo clima dos filmes, aquelas pausas dramáticas com cenas espaciais, quase consigo ver o filme enquanto leio, ouvir os barulhos dos sabres de luz em combate e tudo mais. Sensacional!!!!

A história, é o roteiro que será usado para o filme 7, que estreia no fim do ano nos cinemas. Claro que o filme vai abordar muitas informações, como a vida de Han Solo e de sua mulher, a Princesa Léia. A família que formaram, seus filhos e tudo o que houve. Também vai abordar a vida de Luke Skywalker o grão mestre da Ordem Jedi, seu casamento, seus filhos e os dramas.

O livro Provação é a última aventura de todos estes personagens e seus descendentes e amigos. Claro que o livro é um spoiler sem fim, de histórias que antecederam ele, então, claro que ler o livro, me fez ficar com agua na boa pra ler outras sagas anteriores (e já estou providenciando isso).

Para quem gosta de Star Wars, como eu, ler o livro não é um acesso a spoiler do filme, na verdade, o filme tem seu valor: Ver tudo o que foi lido em ação. Já li os quadrinho se sabia de tudo que ia ocorrer, então não foi muita surpresa.

Mas se você não conhece nada de Star Wars, a não ser os filmes, então, essa é uma leitura do tipo ame ou odeie. Não há nada de ruim, entenda, mas como eu disse, o livro trás muitos spoilers de fatos que constam em outros livros. E você terá que ler esses outros livros, para entender todas as circunstâncias que levaram os personagens onde estão, dentro desta história.

Quer saber se recomendo? CLARO!!! O livro é muito bom e realmente indispensável para aquela pessoa que se acha fã de Star Wars.

QUE A FORÇA ESTEJA COM TODOS VOCÊS!!

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/07/star-wars-provacao-troy-denning.html

Nerd Geek Feeli 31/07/2015

Creio que a ação constante, que lembra os melhores momentos da primeira trilogia, agradará a maioria dos leitores. Mas também pode ser um pouco cansativo. Não há imersões psicológicas notáveis ou narrativas contextualizantes.

[...]

A edição brasileira é impecável. Possui arte exclusiva, com o logo de Star Wars envernizado, vem com uma marcador em forma de sabre de luz e tem página dupla com uma ilustração da Millennium Falcon orbitando um planeta em cada separação dos capítulos. Para fã nenhum botar defeito!

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://nerdgeekfeelings.com/2015/07/03/livro-star-wars-provacao-resenha/

Fernanda 11/08/2015

Resenha: Provação:
CONFIRA:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/08/resenha-provacao-troy-denning.html

Horroshow 13/09/2015

Explorando a história
Resenha por Gabriel Fiel

Nunca fui um super fã de Star Wars, pelo menos não da mesma forma que sou fã de Doctor Who, porém, toda vez que eu descobria que estava passando um filme, seja da trilogia clássica ou da prequel, na televisão, eu logo corria para tentar assistir alguma parte do filme. Sei algumas falas, joguei alguns jogos, mas nunca havia tido a experiência de ler algo do universo expandido de SW, então esse é o relato do meu primeiro contato com a literatura de uma galáxia muito, muito distante.

Seguindo o rumo de algumas das obras mais aclamadas de Star Wars, Provação acontece após os eventos de Retorno de Jedi (o episódio VI). A diferença é que neste livro 40 anos se passaram desde a queda do Império, e vemos o trio original (Luke Skywalker, Han Solo e Leia Skywalker/Solo) bem mais velho e com mais conhecimento.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/08/star-wars-provacao-troy-denning.html

Debyh 17/09/2015

Viagens intergalácticas, sabres de luz, pirataria, planos que não saem como devem, família perdida e encontrada… nesse livro tem tudo isso, e sim posso acrescentar mais outras várias características.
Acho que o que mais encantou foi por finalmente ter uma continuação para a saga, sei que o final é satisfatório, mas sempre é bom ver o que acontece depois e gostei muito do que li.
Antes de mais nada se você nunca viu Star Wars, e nem ao menos sabe da linha de tempo dos acontecimentos creio que ficará um pouco perdido ao ler este livro. Não sou uma fã fervorosa, mas já vi todos os filmes um certo número de vezes, então até tenho uma familiaridade com as coisas, mas não lembro de todos os nomes nem nada tão detalhado, se você tem ao menos esse nível vai com tudo na leitura que não ficará perdido!
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/star-wars-provacao-1-troy-denning/

Hsc_Aju 26/03/2016

Star Wars - Provação - Troy Denning - Aleph - 2015
Han Solo, Luke Skywalker, Leia Solo, seus filhos, Ordem Jedi, Darkside, Anos após final do episódio 6 e uma história escrita de forma a você sentir a força como se estivesse com você, seja em detalhes empíricos, ou de imaginavam. Uma história de aventura finalmente com eles 3 é um livro que todos devem ler, sejam fãs da terceira maior saga nerd de todos os tempos, ou não. Vem comigo.

Restante da Resenha no link abaixo

site: http://www.papeletas.com.br/2016/01/star-wars-provacao-troy-denning-aleph.html

jugueiroos 26/06/2016

Resenha feita para o Blog Mundo dos Livros
Depois de 40 anos dos acontecimentos do episódio VI, Han e Leia se encontram em uma grande missão novamente. Solicitados por seu amigo de longa data, Lando Calrissian, eles embarcam para enfrentar um estranho conflito com piratas espaciais em sua nova refinaria na Orla Exterior. Porém, não é nada perto do que se imaginava, já que a conspiração paira no ar e as ameaças que sofrem mostram que existe muito mais em jogo.

Dois grandes vilões extremamente inteligentes movidos por vingança e ambição com grande poder a se igualar com o próprio Império farão o ex-contrabandista e a agora cavaleira Jedi se unirem a Luke para enfrentar perigos inimagináveis e caminhos desconhecidos que os mudará pelo resto de suas vidas.

“Provação” é uma obra surpreendente. Nele, reencontraremos os personagens principais da saga Star Wars depois de 40 anos de sua “última” aventura, onde destruíram a Estrela da Morte e fez o Império cair de uma vez. Han Solo já não é mais um contrabandista e a Princesa Leia Organa se torna uma Cavaleira Jedi. Os dois se casaram há muito tempo e já constituíram sua família com mais Jedis. Temos também, Lando Calrissian, que não mais governa Bespin e agora tem uma das maiores refinarias de asteróides da galáxia. E Luke Skywalker, que se tornou grão-mestre Jedi e ensina os poderes da força a jovens de toda parte a se tornarem Cavaleiros Jedi.

Para ajudar Lando, Han e Leia partem para a refinaria com o intuito de resolver problemas com simples piratas espaciais, mas acabam encontrando dois grandes vilões que farão de tudo pra conseguir o que querem, passando por cima de todos que estiverem em seu caminho.

O modo como o autor introduziu novamente os personagens a um enredo totalmente novo, apegando-se aos detalhes de suas personalidades para o seu amadurecimento já feito é algo impressionante. De um modo impecável, nos leva a o universo tão conhecido pelos fãs da saga, mas totalmente renovado, com diversos tipos de alienígenas desconhecidos e a perigos tão comuns antes, de um modo extremamente mais perigoso. Ele também abrange a Força com uma nova perspectiva, muito mais intensa. Revela muitas coisas antes desconhecidas sobre a Força e o modo como ela age nas pessoas e no universo.

Conseguir usar uma obra aclamada mundialmente por décadas para criar algo novo é algo extremamente difícil, principalmente para impactar pessoas que acompanharam as histórias durante toda sua vida. Troy Denning conseguiu fazer isso com verdadeira perfeição, não deixando nada a desejar. Sua narrativa é suave e fluida, fazendo com que a leitura seja fácil e rápida, tanto pela escrita como pela estória em si. Além da edição maravilhosa da Editora Aleph, que também acrescenta bastante no livro.

Para quem assistiu “Star Wars VII – O Despertar da Força”, digo que este livro tende a ter muitos acontecimentos semelhantes aos que se passaram no filme. Digamos que é um passo a frente do que aconteceu no filme, mas com um aprimoramento no desfecho dos personagens, revelando um “universo paralelo” para o destino deles. Conta um pouco de acontecimentos que antecederam a história principal do livro, o que levou a cada personagem a se tornar o que é no momento da trama e as reviravoltas que a vida levou até eles.

Tem muita emoção contida em toda a trama, as quais eu absorvi intensamente. Não achei que leria uma “continuação” tão forte quanto os livros/filmes que inspiraram o autor a escrevê-la. Com ação do início ao fim, “Provação” conseguiu provar ser um dos melhores livros de toda a saga. E está entre os meus favoritos, sem dúvida nenhuma. Sei que não falei o suficiente, mas não quero dar spoiler nenhum, pois o livro se baseia em um mistério e qualquer detalhe pode interferir na interpretação da leitura. Espero que gostem tanto quanto eu.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/02/resenha-star-wars-provacao-por-troy.html

1 | 2 | 3 | 4