O Manual da Garota Geek

O Manual da Garota Geek Sam Maggs

Resenhas - O Manual da Garota Geek

Leticia | @bardaliteraria 22/08/2015

O Manual da Garota Geek de Sam Maggs.
Um livro em que toda garota geek/nerd encontra um pedacinho de si!
Como boa geek/nerd sempre senti falta de um livro que falasse um pouco desse mundo, já que tudo que sabemos sobre isso é apenas o aprendido com amigos ou amigos de amigos que também fazem parte.
O livro conta de tudo um pouco, os fandoms, as convenções, sites para as garotas geeks novatas e também as mais experientes, dá dicas de como converter suas amigas e etc. O livro teve dois pontos que me surpreenderam bastante o primeiro é que apesar de se dizer um manual eu imaginei algo meio auto ajuda — parte da culpa foi por causa da análise precipitada que fiz da introdução do livro, porém apesar de reforçar que nós geeks não devemos ter vergonha do que somos e gostamos pois existem várias garotas com os mesmos gostos por ai e muitas delas transformaram isso em algo produtivo e profissional, um exemplo citado no livro é a autora Erin Morgenstern ( O circo da noite), o intuito de Sam Maggs é mostrar aos leitores um pouco desse mundo Geek/Nerd que até então era muito criticado e excluído pelos outros.
O segundo ponto é algo um pouco mais complicado mas que foi o motivo do livro agora ser um dos meus favoritos, a autora levantou a bandeira do feminismo o que na minha opinião é raro ver em livros cujo o foco é o público jovem, já que é um assunto que muitos acham chato, porém é realmente importante entrar nesse foco porque garotas geeks sofrem muito preconceito por parte dos garotos desse mesmo universo (no livro a autora cita alguns desses preconceitos) um bom exemplo são as garotas gamers (garotas que jogam jogos de console, pc e etc) que estão cansadas de serem ofendidas e chamadas de mentirosas porque alguns garotos cismam que se ela joga bem só pode ser homem — acreditem a sensação não é boa já passei por isso. Levantando esse assunto Maggs explicou a importância do feminismo para as garotas geeks, deu exemplos de personagens que representam bem o movimento deu dicas de como usar isso no seu dia-a-dia e desmistificou alguns pré-conceitos sobre assunto.
O livro tem 190 páginas e 4 capítulos que vão se intercalando entre os assuntos tratados e entrevistas com garotas geeks que tornaram de seu prazer uma profissão, a edição feita pela editora ficou muito bem feita, a capa é linda as ilustrações bem feitas, no começo não gostei muito da diagramação porque achei a letra meio pequena mas após iniciar a leitura não senti nenhum incomodo relacionado a isso. Sam Maggs conseguiu trazer a leitora várias coisas sobre o mundo geek com que ela pudesse se identificar sem deixar monótono e apesar do livro ser O manual da garota geek os garotos não só podem como devem ler ele.

site: http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/2015/05/o-manual-da-garota-geek-de-sam-maggs.html

Portal JuLund 06/08/2015

O Manual da Garota Geek, @EditoraGente
Com certeza eu nunca vou me desfazer deste livro, ele é totalmente fofo e espetacular. Ele é um guia para garotas geeks natas ou que estão se descobrindo nesse vasto e incrível mundo. Nele tem entrevistas, termos usados no mundo geek e feminista, tutoriais, dicas, e tudo isso em pouquíssimas páginas.

Esse livro não foi apenas uma forma de me entreter, ele renovou minha autoestima, mudou alguns conceitos que eu tinha sobre os assuntos tratados nele, etc. Estou completamente deslumbrada com ele, é muito lindo! Durante a leitura me pegava pensando em frases como “é exatamente assim que me sinto” ou “sempre faço isso”.

Leia a resenha completa!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/o-manual-da-garota-geek-editoragente

C. Aguiar 08/06/2015

Esse é um daqueles livros que apesar de ser voltado para a cultura geek e com diversas dicas sobre esse universo, podemos observar que a "coisa" vai muito mais além. Podemos aprender a fazer amigos, respeitar as mulheres, saber mais um pouco sobre o feminismo e como o mercado geek se comporta diante da presença feminina.

De um modo divertido e envolvente, a autora apresentou dicas importantes e muito úteis não apenas para garotas, mas como também para garotos geeks (apesar do nome).
Engraçado como as pessoas excluem e até mesmo tem preconceito com garotas que gostam de coisas que anteriormente eram vistas como "coisas de menino"!
Temos um relato durante a leitura de um atendente que se recusou a auxiliar a autora em uma loja de quadrinhos simplesmente porque ela era mulher, pois se fosse homem ele não faria uma pergunta e só ajudaria o homem a comprar se ele acertasse o nome de todos os personagens.
Então quer dizer que ser mulher me caracteriza incapaz de gostar de algo e por isso não mereço a devida atenção que um homem recebe em uma loja de quadrinhos?

O livro não é completo (no meu ponto de vista), acho que faltou muitas coisas, mas foi uma ótima leitura.
Pude aprender diversas coisas e foi uma leitura que veio mostrar o que acontece com as mulheres em relação ao cenário geek. Você pode sim ser fã dos livros e não gostar dos filmes ou virse versa, você pode sim gostar de quadrinhos e saber ou não o nome de tudo que é personagem. Você não deve ser menosprezada porque e mulher e joga vídeo game, afinal você tem capacidade para ganhar de um homem mesmo sendo mulher, ou até mesmo perder!
O importante é se divertir sem menosprezar alguém por ser homem ou mulher.

Se você quer aprender um pouquinho mais sobre fanfics, games, algumas gírias, fazer amigos com os mesmos interesses e outras coisinhas, recomendo essa leitura de olhos fechados. Tenho certeza que vale a pena!

O livro tem algumas ilustrações, a diagramação é muito bonita e com certeza a editora está de parabéns pelo trabalho feito nessa obra.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Gabii 30/05/2015

Voltado para qualquer um que tem interesse no fabuloso universo geek, O Manual da Garota Geek traz dicas das mais básicas, desde como fazer novos amigos com interesses em comum, até como encarar e entender o feminismo, aliás, na ultima parte ela se concentra em explicar um pouco do feminismo, o que esta dentro do contexto do tema: apesar das mudanças ocorridas durante o tempo, ainda existe indícios de que nós, garotas, ainda não somos muito bem aceitas em alguns lugares.

Intercalando um pouco da história das coisas consideradas geeks, e de métodos práticos como deixar a vida mais divertida, no livro ainda constam vários relatos de verdadeiras nerds que hoje são referencia, tanto de cultura como de empenho e competência. É interessante ver como esse universo é amplo e multifacetado, e como o fato de alguém pertencer a um grupo não o exclui de outros.

Em especial achei o modo como Maggs apresentou as informações e suas experiências bem simples e divertido, eu senti um pouco de falta de aprofundamento, mas acho que a proposta de ser um guia simples desse universo foi bem cumprida. Apesar de Maggs apresentar o feminismo e os conceitos e gírias básicas dele, eu achei meio “limitada” sua lista de “Personagens femininas poderosas”, não questiono o “poder” delas, mas achei meio triste não constar algumas “personagens” mais reais, eu vejo exemplos e mais exemplos de mulheres fabulosas e poderosas, que apesar de pertencerem sim ao universo geek/nerd não foram lembradas (levando em consideração que essas listas são meio “particulares” a minha critica talvez não seja muito valida, mas achei legal registrar, vai que mais alguém se sinta assim...).

Mais do que dicas, Maggs planta a semente do “questionamento” com a parte final do seu livro, é quase um convite para abrirmos nossos olhos e perguntarmos “isso esta certo mesmo?”. Boa pedida para as mocinhas mais jovens, e bem divertido para as mocinhas mais velhas, na verdade, seria legal se alguns mocinhos também dessem uma olhada nesse manual.

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com.br/2015/05/o-manual-da-garota-geek-sam-maggs.html
emy 05/04/2020minha estante
ola, você leu em algum site ou em pdf ?, se sim, qual você usou ?

@cheiade9h 05/05/2015

O Manual da Garota Geek é um dos lançamentos da Única Editora e o pedi porque ano passado a Editora lançou um livro dessa mesma temática mas sobre a vida amorosa de um Geek, o livro do Eric Smith: "Geek Love". Eu realmente não estava esperando grande coisa de OMDGG mas fui pega de surpresa em alguns pontos da leitura.

Como disse na resenha de Geek Love, eu não sou uma pessoa nerd ou fã de alguma num nível EXTREMO, eu sou daquelas que gosta de tudo um pouco e consegue ter uma conversa com vários fandom (grupo de fãs de alguma coisa) mesmo não sendo deles. E no Garota Geek também tive aqueles momentos de "do que vocês tão falando?" (principalmente quando o assunto era games e HQ... ou seja, grande parte do livro era sobre isso) FT. "nossa, me encontrei" (quando o assunto era livros, poucos momentos mas beleza).

Garota Geek tem uma pegada mais séria por conta de falar sobre o feminismo e o mundo Geek. E esse foi o grande ponto que gostei de a Garota Geek. A autora mostra que as garotas sofrem grande preconceito no mundo Geek por ser simplesmente garota e deixa bem claro que não tem essa de "garotas não são bem vindas!". Então a Sam Maggs dá umas dicas de como se esquivar de garotos babacas (ou os trolls da internet e da vida real) com classe. E sempre aperta a mesma tecla de: seja quem você quiser e goste do que você quiser e ponto final! Além de apresentar algumas ideias básicas do feminismo, acho válido pra quem ainda diz que "feminismo e machismo é a mesma coisa"... Isso doí meu coração e não custa nada aprender sobre o tema :3

Teve muito assunto abordado no Garota Geek, sobre fanfic, convenções, entrevista com mulheres (autoras, diretoras, dubladoras) falando sobre o universo Geek e as dicas do Manual. O bom foi que essas dicas não são do estilo "Faça tal coisa para ser Geek" ou "Você precisa falar e se portar de tal forma para ser Geek" as dicas são de como você pode ter novas amizades em eventos de anime/HQ/livros (caso você seja MUITO tímida), de como você pode fazer seu cosplay e sua fanfic, entre outras coisas, não foi um livro que cagou regras para as leitoras (ou leitores). Então sim, curti a leitura.

LEIA MAIS

site: http://www.livroterapias.com/2015/05/resenha-o-manual-da-garota-geek.html