Uma Paixão no Deserto

Honoré de Balzac

Resenhas - Uma Paixão no Deserto

Rafa 19/02/2023

Não é romance! kkkkkk
Confesso que peguei esse livro pelo título. a linguagem é difícil, meio pesado, mas foi um ótimo desafio! são 3 contos: uma paixão no deserto, o carrasco e a estalagem vermelha. o primeiro conto foi bem gostoso, mesmo com uma lição moral. já o segundo conto me incomodou bastante o final, do jeitinho que o autor que fosse. e o terceiro conto foi bem dramático, quase desisti dele com tantas reviravoltas. foi uma ótimos experiência! apesar da linguagem ser difícil, é possível ler o livro em um ou dois dias

Bianca 07/02/2018

Primeira obra de Balzac que li, é um apanhado de 3 contos (Uma Paixão no Deserto, O Carrasco e A Estalagem Vermelha) que giram basicamente em torno do que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver.
Senti um tapa na cara enorme após a leitura e reflexão de como podemos, muitas vezes, ser cruéis por insegurança, poder e falta de coragem em assumir nossos próprios erros, condenando aqueles que são inocentes.
Recomendo.

Hellene 03/02/2012

Analisando a condição humana
O livro traz três contos de Balzac: Uma paixão no deserto, O carrasco e A estalagem vermelha. Todos os contos ambientados no período das guerras napoleônicas. Uma paixão no deserto narra uma amizade incomum entre um soldado perdido no deserto e uma pantera, O carrasco mostra o extermínio de uma nobre família espanhola e A estalagem vermelha narra o destino de dois amigos que foram cúmplices de um crime,sendo que apenas um deles foi legalmente condenado. Os três contos tem em comum algo peculiar ao ser humano:o instinto de sobrevivência, que o faz cometer atos de qualquer natureza. É um passeio sobre a condição humana, suas ambições, egoísmos e mesquinhez, eu prefiro o Balzac contista ao Balzac romancista, aqui seus contos vestem ares do fantástico o que torna a leitura perturbadora e ao mesmo tempo envolvente.

Marta Skoober 04/02/2012minha estante
Interessante o seu comentário, Hellene: eu prefiro o Balzac contista ao Balzac romancista, aqui seus contos vestem ares do fantástico o que torna a leitura perturbadora e ao mesmo tempo envolvente.
Comecei a ler o livro hoje. Já li o primeiro conto , comecei o segundo e estava procurando o Balzac romancista... (risos)

Marta Skoober 04/02/2012minha estante
Interessante, Hellene, seu comentário sobre o Balzac, ao contrário de você eu fico procurando o romancista enquanto leio o contista.:)