Batman: O Messias

Batman: O Messias Jim Starlin...

Resenhas - Grandes Clássicos DC #11 - Batman - O Messias

Pedro2361 01/12/2022

Parece a minha redação do Enem
Achei a construção do enredo muito boa, a sensação de perigo e desastre é notória durante o início e desenvolvimento da história. Porém, o final foi bem fraco, não foi proporcional ao caos que envolveu os personagens.

Daubian 17/09/2022

O fim do Messias
É impressionante a atualidade desta história. Um líder usa a religião para tomar conta da cidade. Defendendo a violência contra bandidos, líder carismático ganha o apoio das massas que em prol da segurança defendem absurdos. Atual? Infelizmente. Tem aqui uma crítica considerável sobre porque a morte não é justificável o que é bem Batman. Tem uma frase muito boa que mostra que o Bruce se tornou Batman não pela vingança, mas para superar seu próprio medo. Um ponto que eu acho interessante e ecoa um pouco nesse ano eleitoral é que a história fala que é muito perigoso incitar uma massa violenta. Monstros exigem que seu Messsias seja forte. Esse é o problema de se criar monstros.
Um dia ou outro, novos Messias vão surgir para usar a violência. Mas no fim, é sua fraqueza que vai ser o motivo da sua queda.

Medeia.Miron 05/06/2022

Que hq linda
To extasiada com essa história, cara, puts, me tirou da realidade.

Eu ia abandonar nas primeiras páginas por conta da arte e das cores horríveis, as letras nem são tão ruins, mas ainda bem que não larguei, puts, favoritado, obs: diácono é meio estúpido da cabeça

Marcus.Cammp 31/01/2022

O Batman no fundo do poço!
Uma HQ que o morcego merecia, aquela que te deixa sem chão a cada página ?

Leitura maravilhosa do início ao fim!

Marcio Claver 27/10/2021

Batman
Batman confronta-se com o carismático líder religioso Blackfire, uma figura com um misterioso passado. Com suas raízes profundamente entranhadas na cidade, o diácono está prestes a criar um exército.

jessiviesser 25/05/2021

Uma obra que aborda sobre como as pessoas podem ser manipuladas pelo medo e pela fé, sendo extremamente atual. O diferencial aqui é que vemos um Batman mais humano, destruído pela culpa e pela sensação de ter sido mais um mal à própria cidade, e que precisa se reerguer para “salvar o dia”. Acho o trabalho de cores incrível e dá muito tom a história.

rubens.nt 31/03/2021

Não está entre as mais clássicas, mas a leitura para um bom fã é necessária e importante. Tá claríssimo a inspiração de Christopher Nolan para o Cavaleiro das Trevas Ressurge. Só coloca o Bane no lugar do Blackfire e pronto. E essa temática? Atual? Imagina! Líderes que converte as pessoas propagando paz, mas na verdade só almejam mais poder pra si mesmos.

eriksonsr 04/12/2020

Orinalmente publicado em 1988 com o título Batman: The Cult, este é sem dúvida um dos melhores quadrinhos do Batman de todos os tempos, e olha que o Batman tem histórias!

Outra coisa que sem dúvidas este hq é também é violento e sangrento! A ótima referência ao filme Psicopata Americana com o Batman segurando um machado com as duas mãos indo descer o machado no Coringa logo na sétima página já da o tom de violência que será visto, essa cena e a do Batman sangrando sobre uma pilha de mortos no esgoto, o vilão se banhando em sangue de oponentes, o batmóvel modificado entrando em Gotham com corpos enforcados pendurados nos postes ficaram gravadas na minha cabeça!

O que essa história tem de violência, tem de qualidade no enredo! Jim Starlin nos traz a história do diácono Blackfire, um religioso que está recrutando moradores de rua, fazendo literalmente uma lavagem cerebral (a ponto de conseguir fazer até o Batman se dobrar) nos mesmos para torna-los membros de seu exército travestido de seita. Pouco a pouco o diácono e sua seita vão tendo várias ações no minímo questionáveis e ganhando o apoio de várias pessoas que não veem as verdadeiras intenções malignas escondidas sob uma face carismática, disfarçada de benevolente e solução para os problemas...

Um dos pontos positivos de boas histórias como está é que mesmo ela tendo sido escrita a mais de trinta anos, continua boa e atual, dialogando perfeitamente com muita coisa que aconteceu e está acontecendo por ai...

Essa edição também merece ser elogiada por trazer um prefácio do propio Jim Starlin falando sobre o Comics Code, um cerceamento das liberdades artísticas imposto por extremistas e religiosos aos quadrinhos e como isto serviu de base para essa história.

Bom, ai está um ótimo quadrinho de super-herói, principalmente para quem quer algom com um pouquinho mais de conteúdo.

Bruno Caldas 16/09/2020

Podia ter sido melhor
Aqui temos um Batman que foi subjugado por um líder religioso e vê a cada momento sua sanidade e Gotham serem perdidas aos poucos.

A HQ é uma clara analogia aos diversos líderes religiosos que pregam a moralidade e por baixo dos panos são inescrupulosos, porém acaba pecando a não apontar diretamente o cristianismo como inspiração.

Se tivesse sido melhor trabalhado a questão da religião como "ópio do povo" a HQ teria mais corpo, pois não é necessário drogas pra arrebatar milhões de seguidores dispostos a pelo menos votar em quem você quiser, e hoje em dia sabemos o poder do voto nas democracias modernas, vide nossa bancada evangélica e quanto poder de persuasão certos pastores tem.

Não sei se foi medo de ser impopular no EUA, ou questões editoriais, mas se o líder fosse um pastor ou coisa do tipo seria muito mais impactante, seria mais real.

No fim ficou esse gostinho de poderia ter sido melhor e bem mais crítico.

Pimentel 29/07/2020

Batman O messias
Qual motivo de termos a necessidade de buscarmos um líder para que nos guie segundo suas regras de retidão, não somos capazes de nos questionar? Ou é mesmo uma deficiência humana impregnada em nosso íntimo para aceitarmos essa válvula de escape, Froid explica?

Rinaldo 10/06/2020

O Messias
Batman contra um suposto líder religioso e sua suposta cruzada contra o mal...uma grande história de Jim Starlin, desenhado por Wrightson e Wray.

lleo_rmg 20/05/2020

"O cavaleiro das trevas irá se erguer das cinzas."...?
Se vc é alguém que adora a triologia do Batman do Nolan,certamente irá adorar este quadrinho.
Nela vemos o Batman sendo testado ao máximo!A história mostra aos poucos o espírito do morcego sendo quebrado e os sacrifícios que ele tem que fazer para recuperar suas forças.
O roteiro de Jim Starlin e a arte de Bernie Wringhtson e Bill Wray combinam perfeitamente com o estilo sombrio que a história traz,enquanto o roteiro apresenta passo a passo a jornada de superação do herói.Essa é uma leitura extremamente instigante e obrigatória para qualquer fã do Batman!