Em Águas Profundas

Em Águas Profundas Patricia Highsmith

Resenhas - Águas Profundas

Kyckling 06/01/2024

Olha, ainda bem que veio como livro brinde pq se tivesse gastado dinheiro nele teria ficado imensamente decepcionada.

A proposta do livro é muito interessante e oq me chamou atenção mas não tem nada daquilo, suspense sem suspense.

achei que enrolava muito e focava muito em algumas conversas banais, que parando para analisar possanser para fundamentar o "suspense psicológico" e como ele era dissimulado mas até então pra mim, não foi nada disso. Eram coisas que enchiam a paciência e não iam a lugar nenhum.

Quando finalmente saia daquela linha reta e achei que teria mais emoção simplesmente acabava na mesma página.

Para não falar que não gostei de nada, gostei de como ele surtava aos pouquinho mas aquilo era tão controlado e, ao meu ver, nem tanto desenrolado que deixei uma sensação de ficar sem nada.

enfim, não curti a leitura pensei em diversos momentos largar mas queria muito saber como iria terminar e o final foi condizente a história.

tenho outros livros da autora e espero gostar deles pois apesar de não ter gostado desse livro curti a escrita.

Tatianees 05/01/2024

Segundo livro do ano já me estressou kkkkkk mas no bom sentido. Fiquei com muita raiva dos personagens, gostei mais do "vilão" do que de quem estava certo. Apesar de que nessa história, os personagens principais só fazem coisa errada, não tem ninguém certo.
Pela sinopse do livro, eu nunca leria ele, na verdade o livro veio como brinde, não comprei e como sempre quis ler algo dessa autora, resolvi arriscar.
A escrita é fluída e simples, a leitura é super fácil, porém não tem nenhuma ação até lá pela página cem. Pra quem gosta de histórias mais agitadas ou com grandes reviravoltas, vai odiar esse livro.
Ele é perfeito para quem curte psicologia, personagens psicopatas/sociopatas/egocentricos.
A autora trabalhou de forma magnifica o desenvolvimento dos personagens, você consegue sentir raiva, desprezo, pena dos envolvidos.
O livro conta a história de Victor e Melinda. Ele tem sua própria gráfica, cuida da casa e da filha, faz todas as vontades da esposa. Ela não gosta de ser mãe, não curte ser dona de casa e adora exibir os amantes. Vic finge não se importar, até que um desses amantes o tira do sério, então ele mente, dizendo que foi o respónsavel pela morte do último namorado da esposa. Essa "brincadeira" gera um tulmuto na vida do casal e dos amigos.
Em alguns momentos sentia dó do Vic, na maior parte do tempo, ficava gritando com ele: reage, faça alguma coisa, não aceite isso...
O que mais me impressionou nesse livro foi a autora criar um tipo de psicopata que só se tornou amplamente divulgado nos fins dos anos 70. O livro foi escrito nos anos 50.
Tem uma adaptação, fui assistir e não gostei, mudaram as principais caracteristicas do Vic e da Melinda.

Hyori 04/01/2024

Em aguas profundas
O livro é mto bom a forma como o Vic vai se descobrindo aos poucos e as coisas se desenrolam naturalmente é mto bom
Só o final que eu fiquei meio UE DO NADA mas ainda assim eu adorei adorei

Lelejsantos 03/01/2024

Esperei o plot e ?
Adorei o livro, fui presa desde o início e não foi nada maçante para mim. Gostei da escrita da autora, ela é leve e fluida, pouco descritiva em questão de espaço (o que eu amooo) e bem objetiva. O fato do livro ser escrito como um narrador observador mas em um ponto de vista mais específico de Vic me deixou mais confortável para fazer diversas avaliações. Claro que fui do time de torcer pelos assassinatos, mas que no fim, sabia que tudo poderia ser resolvido com uma terapia de casal seguida de divórcio. Com toda certeza a intenção da autora foi fazer todos odiarem Melinda, e sem sobra de dúvidas ela conseguiu. Era quase que impossível não se questionar o pq de Vic ainda estar com aquela mulher detestável que fazer ele se sentir tão mal e que era desprezível ao vê de todos ao seu redor. A cada capítulo que lia eu sentia mais desprezo e raiva de Melinda, mesmo sabendo q depois dos acontecimentos ela se tornará a ?inocente?. Ainda estou avaliando o discurso que farei para indicar esse livro, pq sinceramente? ainda estou do lado de Vic, sabendo que ele tem o lado sombrio e amargurado de um homem traído dentro da sua própria casa. Sentia pena de trixie, ficava pensando em como era terrível vê tamanha situação ? mas de forma mais avaliativa, esperei muitooooo por um plot de de fazer gritar de desespero e que faz eu me sentir a pessoa mais burra por não presumir, mas não aconteceu, pelo contrário, foi tão linear e coerente com o que já estava acontecendo que não foi taooo surpresa.
Gostei muito da forma de escrita da autora e da história também. Como uma boa fofoqueira, adorei saber das traições.

Fernanda Telli 31/12/2023

Em águas profundas
Gostei bastante desse livro, no começo estava meio parado mas depois não consegui parar de ler, me vi torcendo pelo assassino e com dó do mesmo pelo o que sua esposa o fazia passar.

lazybookstan_ 30/12/2023

Instigante
Em Águas Profundas tem uma trama simples porém interessante. Nós acompanhamos um casamento fragilizado mantido apenas por conveniência entre Vic e Melinda. Melinda tem diversos amantes e Vic ignora esse fato sendo inclusive muito cordial com todos eles. A trama vai nos mostrando como depois de alguns anos nessa situação Vic resolve fazer algo. Ele assume a autoria pelo assassinato de um dos amantes mesmo sem realmente ter feito isso. A partir dai, somos levados a acompanhar as tramoias do Vic, sendo inclusive obrigados a ver a história do ponto de vista dele. Que se mostra um narrador nada confiável. Ele manipula a visão que nos temos dos personagens ao longo do livro e muitas vezes é até difícil ficar contra as ações do Victor por conta da forma como ele caracteriza os outros personagens, os tornando irritantes e fazendo com que compremos os motivos por trás das ações do Victor.
A impressão que eu tive é que a Patricia Highsmith é muito boa na tarefa de construir um personagem manipulador e intrigante. O final tem um ritmo bom e me agradou. Minha única questão foi com o início do livro, demorei mais ou menos ate umas 50 páginas pra realmente engatar na história. No mais foi uma boa leitura.

dehfariia 30/12/2023

Comecei a ler imaginando que seria um livro de investigação, mas a história não tem reviravoltas nem plot twists. Por conta disso, a leitura ficou um pouco arrastada e tediosa em alguns momentos.

Mesmo assim, achei muito interessante a forma que a história foi contada. Durante quase todo o livro nos é mostrado que Vic é o marido sofrido e Melinda a esposa louca e egoísta, mas a narrativa é super tendenciosa e ao final nos mostra que estávamos errados o tempo todo sobre o comportamento do casal. Fui totalmente manipulada rs.

Vic se mostra um psicopata que faz de tudo para não ser visto dessa forma pelos vizinhos e por nós leitores, nos mostrando que não podemos confiar em uma história que só tem um lado!

leiladavitoria 22/12/2023

Livro interessante. Engraçado que durante a história a gente acaba torcendo pelo "vilão" como se ele fosse o mocinho, rsrs. Fui muito manipulada, rsrs
Achei a narrativa um pouco lenta, com muitas repetições, o que acaba deixando a leitura um pouco cansativa.

Ana 20/12/2023

Uma trama de explodir a mente
É uma leitura fluida e bem envolvente. O narrador não é uma pessoa extremamente confiável e por vezes vc pensando ?coitado de Vic? mas será que isso justifica seus atos?
A relação dos dois é muito estranha e inexplicável e eu realmente não esperava esse final, fiquei supresa. Fico com pena da filha.
Com toda certeza um dos melhores livros que li esse ano.
Millena 20/12/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

Ana 20/12/2023minha estante
A história é muito envolvente e doida mas viciante de ler. Amei bastante

Bia 18/12/2023

Potencial desperdiçado
Esse livro tinha tudo pra ser bom, a autora trouxe elementos que dariam um ótimo enredo, porém tudo foi executado de maneira medíocre.
Passei o livro todo sem entender onde a autora queria chegar com a história, não tinha nenhum objetivo e plot aparente, parecia que nada saia do lugar, o que deixou a leitura extremamente maçante.
Fiquei bem decepcionada, e teria dado 2,5 como nota, porém a escrita da autora é muito boa, e a forma como ela desenvolveu o assassino foi incrível, era impossível não sentir simpatia por ele e não querer que ele saísse impune de tudo.
Joana 20/12/2023minha estante
senti a mesma coisa, metade do livro são histórias dispensáveis. mas enfim, fiquei torcendo pra que vic se desse bem, pq achava a Melinda uma chata, uma traidora mesmo. Só não entendi ele oferecer o divórcio e quando ela aceita ele fica bravo. Mas ok kk

AriannyF 17/12/2023

Custei!
História MUITO arrastada, custei acabar de ler, não consegui "engatar" a leitura.
Não consegui sentir nem um pouco de empatia da Melinda, já do Vic eu gostei (eita, né?).
Karine.Maco 18/12/2023minha estante
Mulher, eu não consegui gostar de nenhum personagem desse livro. A única sensata, que simpatizei um pouco, foi a criança, por incrível que pareça.

AriannyF 19/12/2023minha estante
E eu acredito que a intenção da autora tenha sido exatamente essa kkkkk

Karine.Maco 19/12/2023minha estante
Acho você tem razão, tem o filme desse livro mas, não assisti ainda. Alguns amigos me informaram que gostaram mais do filme do que do livro.

Joana 20/12/2023minha estante
aonde tem o filme?

AriannyF 20/12/2023minha estante
@joana na prime tem

AriannyF 20/12/2023minha estante
@karine.maco eu concordo com seus amigos, também gostei mais do filme hehe

Tatianees 05/01/2024minha estante
Eu terminei o livro e fui no filme. Gostei muito do livro, mas achei o filme ruim. O que gostei no livro foi justamente o comportamento psicopata do Vic, ele faz todos gostarem dele. Já o Vic do filme tem Maluco estampado na testa, enquanto a Melinda apronta, mas depois se redime, não dá tanto ódio quanto a do livro.

lindssen 10/12/2023

Sem conteúdo, sem emoção, sem "tômpero"
Decepcionante do início ao, talvez, fim, afinal não tem como terminá-lo, simplesmente intragável.

Enrolação inacabável repetindo as mesmas coisas por inúmeras páginas.
Não há nada de relevante até meados da página 100 e mesmo assim a autora não conseguiu aproveitar nada do que ela mesma criou e quando você pensa "agora vai" logo se percebe que não vai a lugar algum.

Um show de: nada.

Jkellyds 07/12/2023

Em águas profundas
Para evitar o divórcio, Vic concorda que Melinda tenha quantos amantes quiser. Mas, na tentativa de afugentar os casos da mulher, passa a se dizer responsável pelo assassinato de um deles. Até que a situação foge do controle.

Gostei bastante da leitura. A protagonista feminina, Melinda,  é detestável. Quase dei razão as atitudes do Vic. Quaseeeeee. Kkkk Vic não é nenhum santo, claramente dá pra perceber que ele quer parecer ser um bom moço, mas não é.
Resumindo: Um casal problemático que só precisava se divorciar.