Obediência à Autoridade

Obediência à Autoridade Stanley Milgram

Resenhas - Obediência à Autoridade

Felipe.Camargo 06/06/2021

Seja obediente?
Você machucaria uma pessoa inocente apenas obedecendo ordens de alguém superior? A maioria das pessoas responderiam tal questão de forma negativa, entretanto, os experimentos conduzidos pelo psicólogo social americano mostram exatamente o oposto, evidenciando que cerca de 3 em cada 4 pessoas, prefere a punição ante a desobediência a autoridade.
Tal ideia vem confirmar na prática a tese de Hannah Arendt desenvolvida ao assistir o julgamento de Adolf Eischmann em Jerusalém: ele não era um homem monstruoso, mas alguém que estava cumprindo ordens, incapaz de refletir de forma crítica sobre o que estava fazendo.
O experimento de Milgram, consistiu em um aluno (ator que simulava choques), um professor (participante que não sabia do experimento) que ministrava choques ao aluno a cada erro e um pesquisador que conduzia os experimentos e ordenava aos choques. O nível do choque variava de uma escala de 10 a 450, sendo este último extremamente doloroso e arriscado. A pesquisada era cessada quando um professor decidia não participar dos testes ou quando ele chegava no final da escala e aplicava o choque máximo por três vezes no aluno, este último, a partir da escala dos 100 emitia grunhidos de dor e à medida que o choque aumentava, ele reagia de forma mais agressiva, pedindo para cessar os experimentos e no final fingiria a resignação.
Diante de tal quadro, no primeiro experimento, a cada 40 pessoas que participavam, cerca de 29 iam até o final. Por isso, Milgram repetiu o experimento com diversas variáveis, testando desde a proximidade da vítima até a transportação do experimento para um prédio comercial, o que de certa forma não atenuou a frequência de adeptos aos choques.
O mais chocante é que a maioria dos indivíduos se ausentou em relação a responsabilidade, seguindo o mesmo mecanismo de Eischmann, ao demonstrar que apenas cumpriam ordens, o que dá diversos subsídios para o autor dissertar sobre a importância da autoridade na construção do comportamento humano. MIlgram desenvolve uma teoria com muitos elementos psicanalíticos, o que demonstra que até os teóricos próximos a essa abordagem nos EUA, procuram fazer uso de experimentos, algo tão incomum em nosso país.
Excelente leitura, na qual mostra toda a ousadia do psicólogo estadunidense.